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Sobre a refrigeração do Fusca

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  • #16
    Re: Sobre a refrigeração do Fusca

    Ótimo tópico.
    Meu carro é um TL 1700 com comando W100 e escape silenauto 4x1.
    Ele tem medidor de temperatura do óleo do motor, juntamente com medidor de pressão de óleo.
    ainda, tem bomba de óleo 30 mm da Shadek.

    Muitos "mexânicos" não gostam do motor plano por causa que é "esquentador", tanto é que é muito comum ver os type3 com motor de capela alta.

    Eu não ando acima de 100 km/h. Já peguei estrada nessa velocidade, no verão (moro no interior do RS) e nunca esquentou. A bem da verdade, a temperatura do óleo fica perto dos 90 graus em estrada. Vale lembrar que meu carro tem roda 14 e na estrada, a 100 km/h, ele está a 3300 rpm, aproximadamente, em 4a marcha.

    Na cidade, não passa de 80 graus a temperatura do óleo.

    O mecânico pediu pra eu monitorar de perto essa temperatura, pois, em caso de aquecimento excessivo, deve-se avaliar a necessidade de melhor dimensionamento do sistema de refrigeração, seja por meio do sobrecárter ou por radiador suplementar. Essa 2a opção é bem "chata" nos motores "planos" porque não existe bomba de óleo com circulação externa para encaixe neles.

    A adaptação consiste em retrabalhar a carcaça da turbina, o que eu não quero.


    Abs

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    • #17
      Re: Sobre a refrigeração do Fusca

      Complementando:

      dizem que esse motor é esquentador porque o pessoal tinha mania de tirar latas de refrigeração e não recolocá-las. Ainda, já ouvi histórias de que o termostato que abre o damper da carcaça da turbina quebrava muito e deixava esta sempre fechada, prejudicando a refrigeração.

      A exemplo, meu carro tem uma carcaça muito boa, com damper, mas esse termostato e seu referido atuador eu nunca vi. O meu damper está funcionando, mas travado aberto. Uma opção seria eu fazer um método manual de atuação, como um cabo de afogador.

      Gostaria da opinião do pessoal que tem o motor "plano" sobre refrigeração.

      Comment


      • #18
        Re: Sobre a refrigeração do Fusca

        Postado originalmente por Massinha Ver Post
        Complementando:

        dizem que esse motor é esquentador porque o pessoal tinha mania de tirar latas de refrigeração e não recolocá-las. Ainda, já ouvi histórias de que o termostato que abre o damper da carcaça da turbina quebrava muito e deixava esta sempre fechada, prejudicando a refrigeração.

        A exemplo, meu carro tem uma carcaça muito boa, com damper, mas esse termostato e seu referido atuador eu nunca vi. O meu damper está funcionando, mas travado aberto. Uma opção seria eu fazer um método manual de atuação, como um cabo de afogador.

        Gostaria da opinião do pessoal que tem o motor "plano" sobre refrigeração.
        Sistema de filtro e/ou radiador externo para type 3:

        http://www.thesamba.com/vw/forum/vie....php?p=6557825

        Abraço
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

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