Re: Sobre a refrigeração do Fusca
Ótimo tópico.
Meu carro é um TL 1700 com comando W100 e escape silenauto 4x1.
Ele tem medidor de temperatura do óleo do motor, juntamente com medidor de pressão de óleo.
ainda, tem bomba de óleo 30 mm da Shadek.
Muitos "mexânicos" não gostam do motor plano por causa que é "esquentador", tanto é que é muito comum ver os type3 com motor de capela alta.
Eu não ando acima de 100 km/h. Já peguei estrada nessa velocidade, no verão (moro no interior do RS) e nunca esquentou. A bem da verdade, a temperatura do óleo fica perto dos 90 graus em estrada. Vale lembrar que meu carro tem roda 14 e na estrada, a 100 km/h, ele está a 3300 rpm, aproximadamente, em 4a marcha.
Na cidade, não passa de 80 graus a temperatura do óleo.
O mecânico pediu pra eu monitorar de perto essa temperatura, pois, em caso de aquecimento excessivo, deve-se avaliar a necessidade de melhor dimensionamento do sistema de refrigeração, seja por meio do sobrecárter ou por radiador suplementar. Essa 2a opção é bem "chata" nos motores "planos" porque não existe bomba de óleo com circulação externa para encaixe neles.
A adaptação consiste em retrabalhar a carcaça da turbina, o que eu não quero.
Abs
Ótimo tópico.
Meu carro é um TL 1700 com comando W100 e escape silenauto 4x1.
Ele tem medidor de temperatura do óleo do motor, juntamente com medidor de pressão de óleo.
ainda, tem bomba de óleo 30 mm da Shadek.
Muitos "mexânicos" não gostam do motor plano por causa que é "esquentador", tanto é que é muito comum ver os type3 com motor de capela alta.
Eu não ando acima de 100 km/h. Já peguei estrada nessa velocidade, no verão (moro no interior do RS) e nunca esquentou. A bem da verdade, a temperatura do óleo fica perto dos 90 graus em estrada. Vale lembrar que meu carro tem roda 14 e na estrada, a 100 km/h, ele está a 3300 rpm, aproximadamente, em 4a marcha.
Na cidade, não passa de 80 graus a temperatura do óleo.
O mecânico pediu pra eu monitorar de perto essa temperatura, pois, em caso de aquecimento excessivo, deve-se avaliar a necessidade de melhor dimensionamento do sistema de refrigeração, seja por meio do sobrecárter ou por radiador suplementar. Essa 2a opção é bem "chata" nos motores "planos" porque não existe bomba de óleo com circulação externa para encaixe neles.
A adaptação consiste em retrabalhar a carcaça da turbina, o que eu não quero.
Abs
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