Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Mas infelizmente, ainda não será hj que botaremos fogo nas velas...... Vou dizer, tem que ter saco...

Estavamos nós montando o esquema de alimentação de combustível com bomba elétrica e tal e resolvemos passar as linhas de combustivel de alimentação e retorno por dentro do túnel central, no lugar da mangueira de combustível que alimentava o carburador... como fizemos... desconectamos a mangueira de combustível do tanque, alinhamos ela por baixo do tanque de forma a sair pelo cabeçote do chassi e então a unimos as duas pontas da mangueira para injeção elétrica de combustível de 7 mm, fomos para a traseira do carro, localizamos a mangueira de combustível e a puxamos, a intenção era usar a mangueira de combustível atual como guia (ou como os eletricistas falam: passa-fio) para as linhas de alimentação e retorno de combustível.

Só que engripou no meio do caminho, não ia nem para um lado nem para o outro... imaginem o tempo perdido (praticamente a tarde toda)... Então resolvemos tirar, na bruta mesmo, as mangueiras lá de dentro, pela frente. Não conseguimos identificar o que interrompeu a progressão das mangueiras dentro do túnel, mas já estamos estudando algum trajeto secundário a fim de amanhã evitarmos entrar em um túnel que não vemos a luz no fim dele.

Aos que forem se aventurar nessa empreitada, recomendo evitar o túnel central para a colocação de mangueiras de combustível, não sei se será muto fácil esse caminho.

Abs.

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
      Cristiano e Bugtec,

Muito bom o comentário de ambos!

Celojr,

E aí, conseguiu levar o verruga pro eletricista??? Espero que sim!
      Seu fórum tá rendendo bastante material tecnico, isso é muito bom!

Abraço.
      Pois é, Rafael, não, não conseguí, veja no post acima a bananosa que foi o trampo com as mangueiras de combustível... mas faz parte e o show tem que continuar...

Estou muito feliz com o incremento de material técnico que o tópico esta angariando, a participação de todos está sendo espetacular e eu, por tabela, estou aprendendo muito com isso... Somente uma coisa... O tópico não é meu não, brother... ele é democraticamente nosso!!!!

Todos nós temos nossa parcela de autoria, dicas valiosas foram colocadas por todos. Não citarei nomes para não correr o risco de deixar ninguem de fora, mas não foram poucos membros do clã que deixaram suas opiniões e idéias aqui não, basta ler o tópico de seu início, o que já nem está t]ão fácil, pois ele está crescendo rápido (estou me aperfeiçoando em tópicos longos)... não agradecerei a ninguem, pelo fato de não termos terminado o projeto ainda, os agradecimentos virão depois... quando terminarmos.

E vamo nois, Para o alto e avante!!!!

Abs.

Comment

Celojr,

Isso aí!
        O bugtec passou as mangueiras fora do túnel também, se não me engano...Tem que ser tudo muito bem estudado. Eu tinha pensado em usar mangueiras de injeção do tanque pra bomba, da bomba para o tubo metálico que passa por dentro do chassis(é um tubo inteiro, ou com a parte do meio em mangueira e as pontas de metal?). pois se for inteiriço de metal, talvÊs dê certo....

Mas o ideal mesmo, é tudo de mangueria pra carro injetado. Fica ums erviço mais limpo e sem chances de dar pepino. Só dar uma olhada no carr que vocês irão achar uma solução boa. Talvez nas caixas de ar, não?

Abração e boa sorte pra vocês amanhã!
        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Celojr,

Isso aí!
          O bugtec passou as mangueiras fora do túnel também, se não me engano...Tem que ser tudo muito bem estudado. Eu tinha pensado em usar mangueiras de injeção do tanque pra bomba, da bomba para o tubo metálico que passa por dentro do chassis(é um tubo inteiro, ou com a parte do meio em mangueira e as pontas de metal?). pois se for inteiriço de metal, talvÊs dê certo....

Mas o ideal mesmo, é tudo de mangueria pra carro injetado. Fica ums erviço mais limpo e sem chances de dar pepino. Só dar uma olhada no carr que vocês irão achar uma solução boa. Talvez nas caixas de ar, não?

Pois é, Rafael,

Foi cogitado utilizar canos de cobre por dentro do chassi, mas confesso que na hora não gostei muito da idéia pelo número maior de emendas (uma da mangueira da bomba ao cano, outra do cano ao TBI), como vc disse, considerei que aumentaria o nº de pontos com possibilidades de problemas, alguns até de acesso um pouco mais complicado e já com a mangueira inteiriça, apenas nas conexões da bomba, do filtro e do TBI, todas de fácil acesso, existem pontos de maiores chances de ocorrer manutenção corretiva, mas aí fica mais fácil.

Vou levar a sugestão das caixas de ar, vamos ver o que me dizem amanhã...

Abs.

Comment

Celojr,

Isso aí!

É isso aí! Passei as mangueiras de injeção eletrônica por dentro do carro sob o carpete.
            Como linha de retorno usei a original do carro porque não tem pressão.
            Mexer no túnel não é tarefa muito fácim mesmo.
            Abraço!
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
              É isso aí! Passei as mangueiras de injeção eletrônica por dentro do carro sob o carpete.
              Como linha de retorno usei a original do carro porque não tem pressão.
              Mexer no túnel não é tarefa muito fácim mesmo.
              Abraço!
              Muito bem,

Depois de muito queimar neurônio tentando localizar algum caminho acessório que evitasse passar as mangueiras de combustível por dentro do carro, percebemos que vcs tem razão, sem dúvida é o melhor caminho... e será utilizado por nós. Quem quiser se aventurar por outros caminhos, depois conta aqui a experiência, nós optamos por um caminho já utilizado e consagrado, já estamos inventando muita coisa com a TBI para arrumar mais sarna pra se coçar...

Bugtec, nossa mangueira de retorno será de injeção mesmo, não sobrou muita coisa da original que tinhamos no local depois da guerra com as mangueiras no túnel central do chassi e eu não sabia que não havia pressão nela, então já tinha dimensionado a mangueira de combustível com tamanho para alimentação, retorno, saída para bomba de gasolina e filtro.

Mas foi muito bom vc ter citado essa questão, pois é um ponto importante no orçamento total do projeto para quem for reproduzí-lo, pois reduz em praticamente 50% o preço final da mangueira de combustível que tem que ser adquirida.

Abs.

Comment

E ai celo blz, tem uns pontos que dao pepino so uma vez, e no caso foi esse do cano de combustivel, essa solucao de passar dentro do carro e boa mas depende da mangueira a ser utilizada, depois disso e so alegria, abraços
                Enfim falta pouco, aff...

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
                  E ai celo blz, tem uns pontos que dao pepino so uma vez, e no caso foi esse do cano de combustivel, essa solucao de passar dentro do carro e boa mas depende da mangueira a ser utilizada, depois disso e so alegria, abraços
                  Fala Joel,

Então, já está resolvido, utilizamos a caixa de ar frontal, ela tem uma mangueira para escorrer água que passa por dentro do carro, daí a retiramos e utilizamos sua abertura para a cabine, além dessa pasagem existe uma outra, na parte de dentro da carroceria, um pouco mais abaixo perpendicualr a ela que parece que foi feita para isso.

No final das contas ficou assim o circuito de alimentação: da bomba de gasolina para debaixo do tanque tivemos que fazer uma abertura na furadeira, a mangueira de alimentação passa pela abertura da caixa de ar entrando no carro, uma vez dentro do carro a direcionamos para debaixo do carpete pelo assoalho bem ao lado do tunel central, passamos por baixo do banco traseiro e saímos de dentro do carro pela abertura da fiação eletrica que vai para a parte de trás do veículo; o retorno tem o mesmo trajeto, somente que saiu de dentro do carro pela abertura superior da caixa de ar.

Seguem imagens preliminares:

Espero que tenha dado para entender... qualquer dúvida, é só falar.

Abs.
                  Arquivos Anexos

Comment

Atualizando...

O Verruga já está na auto-elétrica, não mexemos nele hoje ainda porque escureceu e como será um momento de escolhas e decisões importantes, preferimos que seja à luz do dia... tamo quase lá...se tudo correr bem, amanhã mesmo ele volta lépido e fagueiro para casa.

Mas como existe a lei de Murphy, vamos deixar para cantar vitória depois...

Só nos resta aguardar.

Abs.

Comment

Esperamos por amanhã e por boa notícias.
                      Boa sorte nessa fase final.

Abraço

Comment

Celojr,

Muito bacana! Estamos na espera e na torcida por amanhã!
                        Aguardamos notícias!

Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                          Esperamos por amanhã e por boa notícias.
                          Boa sorte nessa fase final.

Abraço
                          Celojr,

Muito bacana! Estamos na espera e na torcida por amanhã!
                          Aguardamos notícias!

Abraço!
                          Muito obrigado, amigos...

Assim que tudo estiver acertado mando noícias...

Também estou na torcida, na verdade, desde o começo...

Abs

Comment

Marcelo, simplesmente sensacional, tanto seu tópico quanto sua coragem de colocar em prática suas idéias. Meus parabéns!

Só agora vi o tópico, e a cada página ficava mais empolgado e curioso para saber se você já tinha funcionado o motor. Ai quando cheguei na 13ª página já tinha dado (e até passado) a hora de sair para o trabalho, então tive de para por ai mais fiquei super curioso e torcendo por um final feliz. Comentei isso até com a minha namorada. Agora cheguei e a 1ª coisa que fiz foi abrir seu tópico. Ainda não tivemos o tão aguardando momento, mais só de saber que o carro já está no auto-elétrico já é um grande passo.

Só reforço uma sugestão, já dada por alguns colegas de, no final do tópico, mencionar os materiais e custos da adaptação.

E só uma perguntinha: de onde veio a idéia de utilizar a injeção do Uno? Ou melhor, porque do Uno, e não do Gol, por exemplo?

Repito, meus parabéns.
                            AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Comment

Postado originalmente por AIRpower
                              Marcelo, simplesmente sensacional, tanto seu tópico quanto sua coragem de colocar em prática suas idéias. Meus parabéns!

Só agora vi o tópico, e a cada página ficava mais empolgado e curioso para saber se você já tinha funcionado o motor. Ai quando cheguei na 13ª página já tinha dado (e até passado) a hora de sair para o trabalho, então tive de para por ai mais fiquei super curioso e torcendo por um final feliz. Comentei isso até com a minha namorada. Agora cheguei e a 1ª coisa que fiz foi abrir seu tópico. Ainda não tivemos o tão aguardando momento, mais só de saber que o carro já está no auto-elétrico já é um grande passo.

Só reforço uma sugestão, já dada por alguns colegas de, no final do tópico, mencionar os materiais e custos da adaptação.

E só uma perguntinha: de onde veio a idéia de utilizar a injeção do Uno? Ou melhor, porque do Uno, e não do Gol, por exemplo?

Repito, meus parabéns.
                              Fala Vinicius, obrigado pelos elogios,

Deixa comigo que no final passo os custos (depois que eu souber...)

Então, Essa é uma boa pergunta, hein? por que uno? Por que fiat e não Vw?

A inspiração veio desse relato:
                              Postado originalmente por maisonjbersch@hotmail.com
                              pessoal é o seguinte não vejo vantagem em furar coletor para se colocar os bicos para quem tem cabeçotes antigos no caso de 1 entrada para cada cabeço .
                              no meu caso adaptei o tbi do uno monoponto no coletor ariginal do 1300 sem problema algum este tbi alimenta um caro de ate 100 hp no caso dos gol gti so muda somente o bico se vcs colocarem 2 tbis usando o coletor dos 1300 e 1500 a alcool que é somente de 1 entrada vcs pode alimentar um carro de ate 200 cvs tendo em vista que os coletor dos tbis são de 40 mm o unico problema é encontrar estes coletore são raros e quem tem quer uma fortuna .
                              este negocio de adptar os bicos nas buras é so arrumar sarna para se encomodar o custo vai ficar alto em vista do tbi completo eu paguei 140 $$ no tbi completo com todos os senssores , com a burra vcs vao ter que comprar todos os sensores a parte bico , ar , marcha lenta vai sair mais caro .
                              ( http://forum.fusca4ever.com.br/showp...6&postcount=57)

Se aparentemente deu certo com um miletres, por que não tentar com um mileseis? Daí saí a campo para obter mais informações sobre essa TBI, o caso é que ela trabalha com um regime bem seco, poucos sensores, fácil adaptação (tirando a roda fonica, que deu um pouco mais de trabalho), de sensores utlizaremos apenas um de temperatura, um MAP e um de rotação, já as TBI's Vw são mais complexas, tem mais sensores, mais elementos a serem adquiridos o que funciona como complicador para a execução da adaptação, de qualquer forma, também já estamos com uma TBI dessa aqui pra ver o que pode ser feito (inclusive ela tem uma borboletinha de 40 mm, pensa aí...), pensamos em temtar utilizar duas delas para fazer uma IE dupla, mas como não teremos como mapear a central para identificar as duas, por enquanto, este projeto está apenas na prancheta (até pelos seus custos mais altos).

Só queremos saber primeiro como o vocho responderá a esse esquema mais simples para depois alçar voos mais altos... vamos ver no que dá...

Abs.
                              Last edited by celojr; 13-05-2009, 05:04 PM.

Comment

Postado originalmente por celojr
                                Fala Joel,

Então, já está resolvido, utilizamos a caixa de ar frontal, ela tem uma mangueira para escorrer água que passa por dentro do carro, daí a retiramos e utilizamos sua abertura para a cabine, além dessa pasagem existe uma outra, na parte de dentro da carroceria, um pouco mais abaixo perpendicualr a ela que parece que foi feita para isso.

No final das contas ficou assim o circuito de alimentação: da bomba de gasolina para debaixo do tanque tivemos que fazer uma abertura na furadeira, a mangueira de alimentação passa pela abertura da caixa de ar entrando no carro, uma vez dentro do carro a direcionamos para debaixo do carpete pelo assoalho bem ao lado do tunel central, passamos por baixo do banco traseiro e saímos de dentro do carro pela abertura da fiação eletrica que vai para a parte de trás do veículo; o retorno tem o mesmo trajeto, somente que saiu de dentro do carro pela abertura superior da caixa de ar.

Espero que tenha dado para entender... qualquer dúvida, é só falar.

Abs.
                                Opa tudo blz, Entendi sim, duvidas nenhuma mais, so esperando o vocho queimar gasosa, pra ter mais duvidas, abraços.
                                Enfim falta pouco, aff...

Comment

Working...
                                X