Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por celojr
    Bom, só lembrando... o Verruga é mileseis...

Abs.
    Então me enganei... não sei onde eu li que era 1300

Mas a questão do seu custo, foi de certa forma melhor assim, pelo menos voce vai acertat com eles depois de ver funcionando..

Comment

Postado originalmente por Schmit
      Então me enganei... não sei onde eu li que era 1300

Mas a questão do seu custo, foi de certa forma melhor assim, pelo menos voce vai acertat com eles depois de ver funcionando..
      Foi no outro tópico, o do Rafael_MO: "adaptando TBI no coletor original", foi de onde eu tirei a inspiração, o fusca da foto com TBI de uno é miletrinca.

Já os caras aqui, é tuto bonna Gennte...tudo amigo, tamo fazendo na maior farra, batendo papo, rindo a beça... coisas que somente fuscas proporcionam.

Abs.

Comment

Senhores,

Bomba de combustível elétrica providenciada, utilizarei a de Monza que é externa e farei como esse esquema que o Pipo ensinou no tópico:http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10 em particular utilizando essas instruções, que ficaram excelentes: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...7&postcount=38, no esquema onde está o dosador, vai a TBI que tem saída de combustível para o retorno, trabalharei sem dosadorpor enquanto, o que acham?

Ainda na labuta atras do distribuidor com sensor hall, queria evitar o ML pela demora, mas se até o fim de semana não conseguir, vou ter que apelar para ele mesmo.

Imagem da bomba:

Abs
        Last edited by celojr; 29-04-2009, 09:50 PM.

Comment

Senhores,

Bomba de combustível elétrica providenciada, utilizarei a de Monza que é externa e farei como esse esquema que o Pipo ensinou no tópico:http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10 em particular utilizando essas instruções, que ficaram excelentes: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...7&postcount=38

Ainda na labuta atras do distribuidor com sensor hall, queria evitar o ML pela demora, mas se até o fim de semana não conseguir, vou ter que apelar para ele mesmo.

Imagem da bomba:

Abs
          E então Celão, o Uno EP usa distribuidor Hall mesmo?
          Confirme isso, pois se não for e a adapação do sinal Hall no módulo não ficar boa, é dimdim gasto atôa...

Abração!
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
            E então Celão, o Uno EP usa distribuidor Hall mesmo?
            Confirme isso, pois se não for e a adapação do sinal Hall no módulo não ficar boa, é dimdim gasto atôa...

Abração!
            Bão, essa é a minha grande dúvida, pergunto isso sempre que encontro com os caras lá na oficina, me garantiram que funciona sim, que como é monoponto, o bico injetor funciona por pulsos, e que o sensor hall cumpre essa função perfeitamente, mas, pelo sim, pelo não, vou tentar confirmar isso amanhã (de novo...)

Abs.

Comment

Bão, essa é a minha grande dúvida, pergunto isso sempre que encontro com os caras lá na oficina, me garantiram que funciona sim, que como é monoponto, o bico injetor funciona por pulsos, e que o sensor hall cumpre essa função perfeitamente, mas, pelo sim, pelo não, vou tentar confirmar isso amanhã (de novo...)

Abs.
              Celão,
              tenta falar direto com o cara que vai mexer no módulo. Ele que vai saber dizer melhor...

Fico mais preocupado pois, o sinal do Hall pode ter uma corrente ou mesmo uma voltagem maior que a do sensor original, e isso pode dar problema no módulo do Uno EP...

Já ouvi falar de usar roda fônica com o sensor Hall(o mesmo sensor que tem dentro dos distribuidores Hall). Mas não sei se é o caso. Confirma isso. Se o uno usar distribuidor Hall, só colocar a do fusca. Se o uno usar Roda fônica, aconselho adaptar uma roda fônica em uma polia e ir de roda fônica mesmo. Quanto menos adaptações, melhor.

Abração!

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Rafael,

A questão é a seguinte, originalmente, o uno não utiliza sensor hall e sim a roda fonica, a idéia de utilizar o sensor hall originou-se exatamente da vontade de realizar poucas modificações. O sensor de rotação entra nessa questão de calcular o momento da centelha?

Muito bem colocada a sua observação, como ainda vou começar a entender um pouco de IE (assim espero...hehehe...depois dessa bravata), nem tinha pensado em diferenças de tensão ou algo parecido, vou começar a por pilha no povo daqui em favor da roda fonica, vamos ver no que vai dar.

Abs.

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,
                  Pode contar comigo sempre que precisar...Adoro esses projetos que tem um intuito de ajudar a galera e tenha um tikim de "professor pardal" no meio.hehehe

Então, se o modelo de módulo que vocÊ via usar é que precisa de roda fônica, procure uma de tempra e instale como o Bugtec fez, numa Polia de alumínio.(só não tô conseguindo lembrar em qual tópico tá a foto..se alguém lembrar, coloca o link aqui, por favor!)

Acredito que evita adaptação, ficaria mais confiável. Assim, você vai poder tirar fora o distribuidor. Só que terá que comprar uma bobina quádrupla.

A vantagem das injeções programáveis é poder montar ela do com o equipamento(leia-se sensores) que se tem a mão...

Dê uma olhada na roda fônica do Uno...se for uma chapinha que dê para separar da polia, use dele mesmo e adapte na polia original do fusca. A torneadora daí, que fez a flange consegue colcoar facinho. Só deixar alinhado com a polia, e já era!

Confirme lá com o cara e posta aqui, que faremos o que for possível pra te ajudar!

Abração parceiro!
                  Rafael, parceiro,

De tanto vc falar em roda fonica saí a caça de mais informações sobre ela e suas funções... achei um material interessantíssimo aqui no forum mesmo (lógico ...onde mais, né? inclusive a adaptação do Bugtec) a respeito dela e posso dizer que estou um pouquinho menos ignorante no assunto...

Bem, a turma da torneadora , como se diz por aqui... é porreta, essas adaptações eles encaram de olhos fechados,se brincar eles fabricam uma roda fonica pra mim, os caras são o bicho, basta eu chegar com um modelo... mas aí é que me vem a dúvida, basta alinhar a roda fônica em relação a polia, as cegas, ou seja, pegar a roda fonica e centralizá-la em relação a polia ou existe uma posição correta a ser colocada em relação ao eixo do vira para que a checagem do sensor para a centralina se faça de modo correto? O pedaço banguela da roda fonica deve ficar em que posição? E quando eu for fazer o upgrade para duas TBIs?

Brother, desculpe a enchurrada de perguntas, você já notou que estou mais perdido que cego em tiroteio no que se refere a injeção eletrônica, alias, em relação a mecânica de um modo geral, nem sei bem porque me meto nessas odisséias Dark Side... mas é que quero chegar embasado na oficina para ter um poder de convencimento maior.

Tô começando a gostar da idéia da roda fônica, vai ficar bem DarK esse negócio hein? Bobina quádrupla... distribuidor pra casa do caraio...e, só pra variar, não está tão fácil como imaginei que seria...hehehe... bem ao gosto darK side...

Mas, vamo que vamo...

Abração pra ti.
                  Last edited by celojr; 30-04-2009, 12:45 AM.

Comment

Rafael, parceiro,

De tanto vc falar em roda fonica saí a caça de mais informações sobre ela e suas funções... achei um material interessantíssimo aqui no forum mesmo (lógico ...onde mais, né? inclusive a adaptação do Bugtec) a respeito dela e posso dizer que estou um pouquinho menos ignorante no assunto...

Bem, a turma da torneadora , como se diz por aqui... é porreta, essas adaptações eles encaram de olhos fechados,se brincar eles fabricam uma roda fonica pra mim, os caras são o bicho, basta eu chegar com um modelo... mas aí é que me vem a dúvida, basta alinhar a roda fônica em relação a polia, as cegas, ou seja, pegar a roda fonica e centralizá-la em relação a polia ou existe uma posição correta a ser colocada em relação ao eixo do vira para que a checagem do sensor para a centralina se faça de modo correto? O pedaço banguela da roda fonica deve ficar em que posição? E quando eu for fazer o upgrade para duas TBIs?

Brother, desculpe a enchurrada de perguntas, você já notou que estou mais perdido que cego em tiroteio no que se refere a injeção eletrônica, alias, em relação a mecânica de um modo geral, nem sei bem porque me meto nessas odisséias Dark Side... mas é que quero chegar embasado na oficina para ter um poder de convencimento maior.

Tô começando a gostar da idéia da roda fônica, vai ficar bem DarK esse negócio hein? Bobina quádrupla... distribuidor pra casa do caraio...e, só pra variar, não está tão fácil como imaginei que seria...hehehe... bem ao gosto darK side...

Mas, vamo que vamo...

Abração pra ti.
                    Brother,
                    Seguinte, existem dois tipos de módulos de injeção eletrônica:
                    1) As que controlam a Injeção e a Ignição.
                    2) AS que controlam apenas a Injeção.

Para o tipo 1, o sensor de rotação(hall ou roda fônica) indica a posição do vira para o combustível ser injetado na hora certa e pra faísca ser mandanda na hora certa, dependendo da curva de avanço programada no módulo de injeção/ignição.

Para o tipo 2, o sensor de rotação só informa a posição do vira para que o módulo mande o bico pulsar na hora certa.

Quanto ao posicionamento da roda fônica na polia, as duas tem que ficar concêntricas( para assim ficar balanceadas) e tem uma posição certa pro dente banguela ficar....Eu não sei essa ultima, fala com o Bugtec que ele sabe de cabeça, tenho certeza!

Confira quantos dentes tem a roda fônica do Uno EP: 36-1 ou 60-2.
                    Tente caçar em desmanches as roda fônicas do tempra, igual a que o bugtec colocou no carro dele(como você achou os tópicos que falam disso, coloca aqui no post, pra servir de referencia pro pessoal). Caso esteja difícil de encontrar, mande fazer! O pessoal daí é fera nisso!

Cara, quanto a vc encarar essas empreitadas, eu só tenho que lhe dar parabéns. Como bom curioso, vc sempre vai atrás e aprende muito sobre o assunto! É assim que se faz!!! Fico feliz de te da ruma luz, pra vc já chegar bem informado para falar com seus mecânicos! Isso só tende a ajudar na hora de realizar a façanha!

Quanto ao upgrade ára duas tbis, não sei se o módulo de injeção do Uno EP(por ser monoponto, o módulo tem saída apenas para um bico o bancada) aguentará colocar um segundo..talvêz dê certo. Na megasquirt, o módulo tem duas bancadas, sendo que dá pra colocar muitos bicos em cad auma delas. Em motor 4 cilindros e um bico por cilindro, fica dois bicos por bancada. Sendo que cada bancada é pulsada em um determinado instante. Então, talvêz dê pra usar duas tbis de uno EP monoponto, se considerar a saída do módulo como para uma bancada e ligar os dois bicos nela...Mas não sei se dá certo....

Se você tiver saco pra ler em inglês, vá no site da megasquirt, e lê o manual, na parte "How Megasquirt Works". Dá pra ter uma idéia de como um módulo de injeção funciona. É bem bacana!

Eh..tá ficando Dark o negócio! hehehehe

Abração e precisando, só falar! Estamos contigo nessa empreitada! hehehehe

Megasquirting

284º

Comment

Rafael, foi bem mais fácil convencer o pessoal a respeito da roda fônica do que eu pensei...

Diário de bordo:

Polia com roda fônica e sensor de rotação do uno providenciados seguindo as orientações e conselhos de meu amigo Rafael_MO, quando fui contar os dentes estava conversando com uns camaradas e perdi a conta, contei 58 dentes e, como estava abafado de tempo, não recontei... deve ser 60:2.

BYE BYE, SO LONG, VERY WELL DISTRIBUIDOR!!!!

No olho grande ela é menor que a polia do vira do fusca, então tive a idéia de ao invés de retirar a roda fonica e acoplá-la a polia do vira do fusca, tentar adaptar a polia inteira com roda fônica do uno no eixo do vira... vamo ver no que vai dar... cada vez mais dark esse negócio, hein?...

Sensor MAP providenciado...

As bobinas, inicialmente usaremos as de dupla saída do uno mesmo, mais na frente uma quádrupla será incorporada ao sistema.

Ainda não tenho imagens das peças porque, como disse, o tempo estava meio curto e não deu para tirar fotos, hj a tarde vou ver se com calma faço isso.

Abs
                      Last edited by celojr; 30-04-2009, 11:59 AM.

Comment

Em tempo,

O tópico que o Bugtec mostra a roda fônica do tempra é esse: http://forum.fusca4ever.com.br/showt...ghlight=fonica

e o post é esse aqui ó: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...2&postcount=11

Arquivos Anexos

Comment

Bem, pessoal,

De hardware, acho que já tenho tudo para por essa injeção para funcionar, agora é arregaçar as mangas, sujar as mãos de graxa e fosforilar muito o cérebro para montar essa traquitana toda.

Deus nos ajude...

Abs.
                          Last edited by celojr; 30-04-2009, 12:01 PM.

Comment

Celojr,
                            Muito bem!!! Tô gostando de ver!

Como você está usando um módulo de outro carro adaptado no seu, é interessante usar o máximo de coisa desse carro doador, para evitar problemas. Só por cautela...Depois com o tmepo, via futricando! hehehe

Seguinte, cuidado com o diâmetro da polia do Uno. Se for muito menor que a do Fusca, recomendo você trocar a polia do alternador/dínamo para manter a mesma relação entre os raios da polia do vira e do alternador do motor original. Assim não se compromete a carga da bateria e nem a a refrigeração do motor.

A posição do sensor da roda fônica, recomendo você colocar próximo à base do alternador. Assim, quando tiver que tirar a correia pra trocar, nã oterá que soltar o sensor... Soltou uma vez, tem que regular no local certinho e talz..Daí faz esse trampo só uma vez. Pode fazer um uporte de metal, que pode ser aparafusado junto com a base do alternador na carcaça. Ou seja viria a porca, esse suporte a base do alternador e acarcaça(falanado a ordem dos componentes de cima pra baixo). Acho que fica bom.

Sem ditribuidor, vai sobrar um belo espaço naquele canto...Dê aquela geralzona no motor, que vai ficar de capa de revista!!!! hehehehe

Essa roda fônica do uno, veio junto com a polia dele. Mas como a roda fônica é presa na polia, por parafusos? ou a roda fônica e a polia são uma peça só?

Abração e manda ver aí, brother!

PS: Valeu por colocar os links dos posts do Bugtec! Vai ajudar a galera que se aventurar em colocar injção, igual você!
                            Last edited by Rafael_MO; 30-04-2009, 01:46 PM.

Megasquirting

284º

Comment

Celo, to gostando de ver, manda bala que to anotando tudo, e depois de dar certo passa uma lista de material exato para comprar, vou me aventurar tbm, como vc diz se fosse facil nao seria DARK, abraços e parabens!!!
                              Enfim falta pouco, aff...

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
                                Celo, to gostando de ver, manda bala que to anotando tudo, e depois de dar certo passa uma lista de material exato para comprar, vou me aventurar tbm, como vc diz se fosse facil nao seria DARK, abraços e parabens!!!
                                Beleza, Brother, deixa comigo... Abração pra ti.

Comment

Working...
                                X