Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por luiz
    Ai Celo,

A parte da montagem já está resolvida com o Paulo,
    Ele monta com muito capricho, pode ser uma alternativa legal para você.

Paulo, Está montando qual? mini ou 2.2?
    Tô montando uma Mini-Ms.
    Até sábado ela tá pronta na case com chicote.
    Abraço!
    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
    Ignition: COP(Coil On Plug)
    AFR controller: JAW Wideband
    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Ai Celo,

A parte da montagem já está resolvida com o Paulo,
      Ele monta com muito capricho, pode ser uma alternativa legal para você.

Paulo, Está montando qual? mini ou 2.2?
      Postado originalmente por bugtec
      Tô montando uma Mini-Ms.
      Até sábado ela tá pronta na case com chicote.
      Abraço!
      Nossa, aí mudou completamente a direção do projeto... giro de 180º rumo norte.

Nesse rítmo, esse tópico vai acabar sendo transferido para a seção Dark Side...

Luiz, meu amigo, vc tem razão, o problema da montagem está resolvido, conheço o trabalho do Bugtec, sei que é muito bem feito e ainda vem com chicote e tudo... tá bão demais sô!

Bugtec, fico muito feliz que a notícia do retorno as as suas montagens de MS tenha sido dada em primeira mão aqui no tópico. Ainda mais que foi a que o Rafael_MO recomendou, agora só preciso apernder a brincar com ela...HEHEHE HEHEHE

Já tô pensando em por duas TBI's ao invés de uma só... mas vai ficar pra outro tópico, porque virá junto com o W120 e outras cositas mais...

Abraços Brothers!
      Last edited by celojr; 01-06-2009, 12:08 AM.

Comment

Entendo Celo,

Mas acho que seria menos trabalhoso que tudo isso que você vem passando.
        Mas para mim falar é fácil, pois o Fusca é como um brinquedo para mim, não tenho que me preocupar se ele vai funcionar amanhã e é fácil falar mesmo.

Espero que pelo menos você consiga terminar essa parte do seu projeto de injetar o carro.

Continuo na torcida por aqui.

um grande abraço

Luiz
        Pois é, Pra mim também é um brinquedo, mas o caso é que é um brinquedo útil, que me desestressa ao ir e voltar do trabalho, só por isso que não posso ficar arriscando muito.

Mas agora que o Santo Bugtec tá montando MS de novo, parece que vai ficar mais fácil.

Abração
        Last edited by celojr; 01-06-2009, 12:41 AM.

Comment

Postado originalmente por celojr
          Diga aí meu parceiro de missões impossiveis... que encrenca que fomos arrumar hein?

Vc quiz dizer qeu as chances de funcionar são bem menores ao colocar sensores de TBI do Logus com a central do SX não foi?

Então, minha aposta no bom funcionamento do sistema se baseia no fato de ambas as TBI's serem Magneti Marelli, assim como seus sensores, dessa forma, acho que a questão de voltagem e corrente devem ser as mesmas... mas é algo a ser confirmado ainda... mas uma coisa é certa, os conectores casam que é uma beleza.

Vai ser uma tarefa hercúlea adquirir uma miniMS, nem sei por onde começar a procurar, montar uma sozinho, nem pensar, levaria meses até eu aprender alguma coisa, não conseguirei por falta de conhecimento técnico na área, não somente em injeção eletrônica como em eletrônica pura também.

Verei o que consigo em relação ao chicote e módulo EP para colocar na TBI, mas não creio que seja algo fácil também, essa TBI era uma peça avulsa, estava esquecida quando a resgatamos para o projeto, ela não veio com módulo e chicote... mas se eu conseguir, essa se configura como a melhor solução.

Não tinha pensado na possibilidade de tentar uma TBI de SX, vou sair a cata amanhã, pode ser que também haja um caminho por aí.

Já em relação a utilizar o módulo do logus, esse até que temos aqui, mas outros entraves se configuram, ele utiliza distribuidor hall e não roda fônica, daí é recomeçar da prancheta tudo de novo, essa alternativa, confesso, não estou muito animado a tentar, principalmente em virtude da dificuldade que já existiu, logo no começo, conseguir esse danado do distribuidor hall, além do mais, já estou com a roda fônica colocadinha em seu devido local, já até descobrimos a posição do sensor de rotação em relação a ela, não queria jogar fora todo esse trabalho.

Já em relação a realizar um enxerto dos sensores do SX na TBI do logus, realmente também é algo a se pensar, resta saber se os encaixes casam, provavelmente casam sim (talvez sejam até os emsmo e ainda não sabemos), já que ambas são produzidas pela mesma fábrica e, se formos analisar em termos de custo, não faz muito sentido modificar os encaixes, pois teriam que produzir dois sensores diferentes ao invés de um só, encareceria a produção, é por essa razão que acredito que tais sensores possuem a mesma forma de funcionamento em ambos os casos e o que muda são os parametros do mapa de injeção para cada modelo de motor.

Foi muito bom você ter feito essas colocações e sugestões, me deram algumas inspirações em relação a o que fazer. Agora que lí seu post, penso em fazer o seguinte, vê aí o que vc acha... logo pela manhã conversarei com o técnico em IE para saber em relação ao regime de trabalho dos sensores, voltagem, corrente e tal para sabermos se haverá algum tipo de conflito no uso combinado Fiat/Vw, dependendo da resposta dele, decido se mantenho essa linha de atochar a TBI com sensores e tudo no coletor ou não, se optar por não realizar esse movimento, começo a procurar por outras coisas, ou uma central com seu devido chicote de EP ou os sensores corretos do SX para tentar adaptá-los na TBI do Logus, porque já aventei a possibilidade de conectá-los na TBI do EP e isso não é possível, os locais onde eles entrariam são lacrados de fábrica, isso se não achar uma TBI completa de SX (o que seria o ideal, pois seu chicote já está todo lá), provavelmente seria somente modificar o flange, pos percisariamos de um que desse mais altura para os sensores não baterem no alternador.

Agora, não sei qual significado isso tem... mas um pequeno fato me chamou muito a atenção... a mufla da TBI EP encaixa certinho no topo da TBI do logus, mesma furação para os parafusos, mesma altura, mesmo diâmetro, enfim, mesmo tudo, são plenamente intercambiáveis, como disse, não sei o que isso significa, mas me faz pensar que se um componente de plástico injetado e latão, como é o caso da mufla e sua respectiva base (materiais relativamente baratos se comparados a componentes eletrônicos mais complexos), que motivo a fábrica teria (considerando produção em série) para fazer dois sensores distintos para exercer a mesma função? Entende? para que dois sensores com características de funcionamento diferente para ler a posição da borboleta, ou a temperatura do ar, ou a pressão do ar, ou seja lá o que for que o sensor leia, principalmente pelo fato da unidade de medida ser sempre constante em todos os casos( graus para inclinação da borboleta, bar para pressão, graus celsius para temperatura e assim por diante), o que muda é o valor em unidades de medida para cada caso.

Bom vamos ver no que vai dar.

Abração pra ti.
          Celo,

Ok, se os sensores forem do mesmo modelo, provavelmente a inejção funcionará numa boa, desde que completa e tudo mais. Confira com o tecnico em injeção se o logus e o uno SX usam os mesmos sensores na tbi. Concordo com o que você disse do corte de gastos das empressa fabricantes dos ensores, mas sempre tem modelos com uma leve diferença..então, melhor conferir.

Abração!
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
            Celo,

Ok, se os sensores forem do mesmo modelo, provavelmente a inejção funcionará numa boa, desde que completa e tudo mais. Confira com o tecnico em injeção se o logus e o uno SX usam os mesmos sensores na tbi. Concordo com o que você disse do corte de gastos das empressa fabricantes dos ensores, mas sempre tem modelos com uma leve diferença..então, melhor conferir.

Abração!
            Rafael,

Sim, vc tem razão, pequenas diferenças devem com certeza existir, mas não creio que elas sejam em relação ao regime elétrico nem a forma de leitura e sim em relação ao formato da peça, mas claro, de toda forma tem que conferir. Uma coisa é certa, os conectores casam certo, acredito que as maiores diferenças repousem nas configurações de cada central, ou seja, um mapa de injeção específico para cada tipo de motor, mas como não utilizarei nenhum dos dois, acho até que sairei no lucro.

Pelo menos até a mini-MS que o Bugtec tá montando ficr pronta...

Abração.

Comment

Muito bem,

Conversei com o técnico em IE, expliquei a ele toda a situação atual do projeto, questioneio a respeito desse enxerto de sensores do logus...

A conversa foi animadora, ele me disse não haver nenhum problema em relação a compatibilidade dos sensores e nem riscos de elitura errada...

Estamos nesse pé então, de volta para o torneiromecânico para confeccionar um flange mais alto e com os devidos dimensionamentos em relação ao tamanho da borboleta em relação ao coletro (a borboleta é de 35mm e o cano de 32mm).

O que me chamou a atenção foi que antes tinha informado que ela era de 40mm..pois é, entre o corpo de borboleta e o coletor do logus vai posicionado um flange que aumenta o diâmetro da boca de 35 para 40mm... não sei bem porque, mas esse foi o motivo do meu engano, a primera medda que fiz foi nesse flange, que agroa não vai mais ser utilizado.

Mas ta valendo, tamo no jogo ainda.

Abs.

Comment

Muito bem,

Conversei com o técnico em IE, expliquei a ele toda a situação atual do projeto, questioneio a respeito desse enxerto de sensores do logus...

A conversa foi animadora, ele me disse não haver nenhum problema em relação a compatibilidade dos sensores e nem riscos de elitura errada...

Estamos nesse pé então, de volta para o torneiro mecânico para confeccionar um flange mais alto e com os devidos dimensionamentos em relação ao tamanho da borboleta em relação ao coletor (a borboleta é de 35mm e o cano do coletor de 32mm).

O que me chamou a atenção foi que antes tinha informado que ela era de 40mm..pois é, entre o corpo de borboleta e o coletor do logus vai posicionado um flange que aumenta o diâmetro da boca de 35 para 40mm... não sei bem porque, mas esse foi o motivo do meu engano, a primera medida que fiz foi nesse flange, que agora não vai mais ser utilizado.

Mas ta valendo, tamo no jogo ainda... acho que agora vai, não exatamente como foi a idéia inicial, ams chegaremos a uma conclusão mais efetiva.

se não funcionar, aí é esperar pela mini que o bugtec está montando, enquanto isso, vou adiantando a retífica e assentamento do comando novo, e quem sabe partir para dupla TBI ou outra coisa mais insana ainda que minha mente imaginar, que com a megasquirt vai ficar bem mais fácil... mas é assunto para outro tópico... hehehe.

Abs.

Comment

Senhores,

Novidades, furação da sonda lambda feita, só tem um probleminha... como eu não estava junto, mesmo tendo orientado qual era o local a ser feita a furação, conseguiram errar... fizeram a furação na lateral, no meio do cano antes da última curva antes do abafador.

Estou cansado... muito cansado de fazer e ter que refazer as coisas... Acho que deixarei como está mesmo para ver no que é que dá...

A nova flange para a TBI provavelmente ficará pronta amanhã pela manhã, se tudo correr bem...

Abs.
                  Last edited by celojr; 01-06-2009, 04:47 PM.

Comment

Bom, pessoal, descobri o motivo pelo qual colocaram a sonda na lateral, mesmo contrariando minhas orientações...

O caso é que ela é muito alta e ficou batendo na lata traseira do motor... para adiantar, resolveram colocá-la na lateral... fazer o quê ne?

Vamos ver no que dá.

Abs.

Comment

Desculpe a intromissão mas ao invéz de trocar de tbi por causa dos sensores, coloque os sensores/atuadores do sx.Na tbi do ep vc pode colocar o tps (já tem o lugar), a sonda vc já providenciou, falta a temp. do ar que pode ser adicionada entre o filtro de ar e a tbi. O motor de passo (marcha lenta) não tem necessidade pois vc consegue ajustá-la atravéz do parafuso que já tem na tbi.
                      Acredito que de menos trabalho com menor custo.
                      Tenho esquema elétrico dos dois sistemas,caso interesse te passo (assim que conseguir)
                      Abraço

Comment

Postado originalmente por Judson
                        Desculpe a intromissão mas ao invéz de trocar de tbi por causa dos sensores, coloque os sensores/atuadores do sx.Na tbi do ep vc pode colocar o tps (já tem o lugar), a sonda vc já providenciou, falta a temp. do ar que pode ser adicionada entre o filtro de ar e a tbi. O motor de passo (marcha lenta) não tem necessidade pois vc consegue ajustá-la atravéz do parafuso que já tem na tbi.
                        Acredito que de menos trabalho com menor custo.
                        Tenho esquema elétrico dos dois sistemas,caso interesse te passo (assim que conseguir)
                        Abraço
                        Fala, Judson...

Não tem do que pedir desculpas, intromissão nenhuma, fique sempre a vontade para opinar, todas as sugestões e críticas ao projeto são e serão sempre benvindas, faz parte da minha filosofia de trabalho e vida e acredito que do forum também.

Pois então, realmente partir para adaptar os sensores do SX na TBI do EP aparentemente parece mais fácil, cheguei a cogitar essa hipótese com o técnico em IE que está me assessorando, parece... mas não é, realmente os espaços para a colocação dos sensores existem todos, mas estão lacrados, não tem comunicação com a parte interna da TBI, o único que facilmente seria adaptado seria o de posição de borboleta, mesmo assim teria que abrir uma rosca na furação... o sensor de temperatura do ar funciona com uma espécie de resistência dentro da TPS, colocá-lo no filtro de ar parece uma boa idéia realmente, mas a adaptação seria muito trabalhosa e engenhosa, sem garantia nenhuma de bom funcionamento.

O caso é que já possuimos uma outra TBI, tudo bem que não é do SX e sim de logus, completinha e compatível com a Central, já foi checado, o técnico disse que se a central fosse Bosh, por exemplo, daria chabu, mas não é, sensores e central, nesse meu caso, são todos fabricados pela mesma fábrica, no caso Magneti Marelli, fiz questão de checar isso hoje quando estive com a TBI em mãos, todos, sem exceção, funcionam em um mesmo regime "eletrônico" - vamos colocar assim - não havendo problema nenhum em utilizá-los, como o flange terá que ser confeccionado de uma forma ou de outra pois, de um jeito ou de outro, na atual altura não haveria espaço para o TPS, optams por economizar tempo mudando a TBI completa ao invés de sair a cata dos sensores.

Quanto aos custos, não ficarei com as duas TBI's, apenas com a que funcione, caso nenhuma das duas funcione, ambas serão devolvidas, sem ônus nem choro de ambas as partes.

Agradeço os esquemas elétricos, se puder colocá-los aqui no tópico, ou talvez no outro tópico onde estão fazendo uma compilação sobre IE, será interessante para o pessoal que for partir pra essa aventura, no meu caso, já os tenho, digo, eu não... o técnico tem os manuais das injeções e centrais por aqui, de qualquer forma agradeço.

Como, se tudo der certo, muito em breve estarei migrando para a miniMS, ficara mais simples fazer com que as coisas funcionem corretamente, quem sabe até com duas TBI's independentes... mas daí já é assunto para outro tópico, no "Já comecei" ou no "Insanidade"... enfim, é outra história...

Abração pra ti.

Comment

Muito bem senhores,

Identificamos pequenas dificuldades para utilização da mini megasquirt nessa minha configuração atual, uma é que as bobinas do no não possuem driver de ignição interno, a solução para isso seria ou adaptar um driver externo ou mudar de bobina... pela do corsa, do golf ou do gol geração IV, salvo engano são as da imagem abaixo:
                          A de cima do corsa e a de baixo do golf/gol IV

Agora, não tenho certeza se são essas aí, esperarei pela opinião dos experts para confirmarmos isso.

Mas se formos analisar bem, não é um mau negócio a troca das bobinas não, lembrem-se da minha imensa dificuldade para arrumar cabos de velas que dessem comprimento suficiente para a ordem de ignição do fusca, das diversas adaptações com cabos de vela e suportes para as bobinas que tive que lançar mão...com uma dessas bobinas aí de cima, da até para utilizar os cabos originais do próprio fusca, se for o caso, basta colocá-las próximas ao local original da bobina do fusca, não medí mas talvez o próprio local mesmo seja bom... Além do mais, tem-se que providenciar apenas uma fixação para bobina, e não duas...
                          Isso fora o visual super agressivo e Dark Side que ficará o cofre...

Para minha sorte, tenho como arrumar as duas rapidamente se for o caso.

O outro probleminha refere-se ao sensor de rotação, que no caso é do tipo VR e para a mini MS realizar sua leitura tem que ser feito um circuito condicionador (mais um cotovelo no projeto) a solução mais apropriada é realizar a troca deste por um sensor de gol ou golf, esses não tenho de bate e pronto , mas não acredito que sejam difíceis de se encontrar.

Bom, é isso... para os que aainda não começaram e optarem pela MS (a melhor opção, na minha leiga opinião), atentem a esses detalhes na hora da escolha das peças.

Abs.
                          Arquivos Anexos

Comment

Bem, bem, ainda no aguardo do novo flange... O povo enrolado sô...

Ou será que é a ansiedade que está se apossando do meu ser e estou começando a ficar com tolerância zero????

Abs.

Comment

Celo,
                              A sonda lambda onde está pode não ser o ideal, mas funciona.
                              No manual da megasquirt há uma discussão a respeito de colocação de sonda lambda em motores com grupos independentes de cilindros (tipo v8, boxer) e eles falam que nos casos onde não há "cruzamento" dos coletores de escapamento, você pode colocar a sonda de um lado só e 'considerar' que o outro grupo de cilindros está funcionando aproximadamente nas mesmas condições...
                              Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

Comment

Postado originalmente por Ernesto
                                Celo,
                                A sonda lambda onde está pode não ser o ideal, mas funciona.
                                No manual da megasquirt há uma discussão a respeito de colocação de sonda lambda em motores com grupos independentes de cilindros (tipo v8, boxer) e eles falam que nos casos onde não há "cruzamento" dos coletores de escapamento, você pode colocar a sonda de um lado só e 'considerar' que o outro grupo de cilindros está funcionando aproximadamente nas mesmas condições...
                                entendi, Ernesto.

Já fiz meu registro lá no MSBR e aida estou fazendo o dever de casa (lendo os manuais e tópicos).

Também estou achando que vai funcionar sim, hoje dei uma olhadinha na posição dela e vi que não foi barberagem dos caras não, nos outros locais possíveis sempre batia em algum lugar... na lata do motor, na bomba de óleo, no próprio escapamento, ou ficava muito próxima ao chão, enfim, não teve jeito e na verdade, ela está bem próxima da da segunda curva, nem ficou tão longe assim, depois coloco fotos pro pessoal entender melhor a situação.

Não sabia disso de colocar a sonda de um lado só, mas no caso do fusca, teria que ser em um cilindro só, todas as admissões de escapamento do fusca são independentes, não seria arriscar demais admitir que o que está acontencendo com apenas um dos cilindros possa ser projetado para os outros três?

Abs.

Comment

Working...
                                X