Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por celojr
    Muito bem senhores,

Identificamos pequenas dificuldades para utilização da mini megasquirt nessa minha configuração atual, uma é que as bobinas do no não possuem driver de ignição interno, a solução para isso seria ou adaptar um driver externo ou mudar de bobina... pela do corsa, do golf ou do gol geração IV, salvo engano são as da imagem abaixo:
    A de cima do corsa e a de baixo do golf/gol IV

Agora, não tenho certeza se são essas aí, esperarei pela opinião dos experts para confirmarmos isso.

Mas se formos analisar bem, não é um mau negócio a troca das bobinas não, lembrem-se da minha imensa dificuldade para arrumar cabos de velas que dessem comprimento suficiente para a ordem de ignição do fusca, das diversas adaptações com cabos de vela e suportes para as bobinas que tive que lançar mão...com uma dessas bobinas aí de cima, da até para utilizar os cabos originais do próprio fusca, se for o caso, basta colocá-las próximas ao local original da bobina do fusca, não medí mas talvez o próprio local mesmo seja bom... Além do mais, tem-se que providenciar apenas uma fixação para bobina, e não duas...
    Isso fora o visual super agressivo e Dark Side que ficará o cofre...

Para minha sorte, tenho como arrumar as duas rapidamente se for o caso.

O outro probleminha refere-se ao sensor de rotação, que no caso é do tipo VR e para a mini MS realizar sua leitura tem que ser feito um circuito condicionador (mais um cotovelo no projeto) a solução mais apropriada é realizar a troca deste por um sensor de gol ou golf, esses não tenho de bate e pronto , mas não acredito que sejam difíceis de se encontrar.

Bom, é isso... para os que aainda não começaram e optarem pela MS (a melhor opção, na minha leiga opinião), atentem a esses detalhes na hora da escolha das peças.

Abs.
    Bom Celo as bobinas que você mostrou são realmente uma de Corsa e outra de Gol GIV ou Golf MKIV! A escolha é sua na que for mais em conta por aí!
    Além da vantagem de se poder usar os cabos originais ainda há que a tensão destas bobinas aí são maiores do que as de Pálio que você estava usando! Consequentemente melhor centelha.

O sensor de rotação de relutância variável só é plug-and-play nas MegaSquirt V3, mas aí a brincadeira é muiiiiito mais cara por este detalhe. Qualquer coisa usamos um módulo HEI de Kadett pra condicionar este sinal aí caso você não encontre um sensor hall!
    Abraço!
    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
    Ignition: COP(Coil On Plug)
    AFR controller: JAW Wideband
    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Não se esqueça que vai necessitar de um condicionador pro sensor da roda fonica, que é do tipo VR...
      Caso vc consiga adaptar um sensor do tipo hall na RF tá tranquilo!
      Abçs
      2100 aspro

Comment

Postado originalmente por bugtec
        Bom Celo as bobinas que você mostrou são realmente uma de Corsa e outra de Gol GIV ou Golf MKIV! A escolha é sua na que for mais em conta por aí!
        Além da vantagem de se poder usar os cabos originais ainda há que a tensão destas bobinas aí são maiores do que as de Pálio que você estava usando! Consequentemente melhor centelha.

O sensor de rotação de relutância variável só é plug-and-play nas MegaSquirt V3, mas aí a brincadeira é muiiiiito mais cara por este detalhe. Qualquer coisa usamos um módulo HEI de Kadett pra condicionar este sinal aí caso você não encontre um sensor hall!
        Abraço!
        Postado originalmente por FILIPE A
        Não se esqueça que vai necessitar de um condicionador pro sensor da roda fonica, que é do tipo VR...
        Caso vc consiga adaptar um sensor do tipo hall na RF tá tranquilo!
        Abçs
        É por essa e por outras que digo que se fosse fácil, não seria dark.

Só mais algumas questões:

Entre as duas qual a de maior tensão? O conector na miniMS para a bobina é o mesmo em ambos os casos? O sensor hall que vcs fala é o do Gol ou do golf? Vcs acham que o case e os componentes eletrônicos suportarão o calor dentro do cofre do motorou é melhor começar a pensar em posicioná-lo dentro da cabine?

Tá ficando Dark esse negócio hein?

Abs.

Comment

Eh celão...

O buraco é mais em baixo, hein?

Bacana que o trem tá andando, e vc tá pensando em usar uma MS. Acho que será um upgrde muito bom! Quero ver esse motor DarkSide com MS!!!

Tendo novidades, posta aí!

Abraço!
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Minha Nossa Senhora da Injeção Eletrônica!

Este tópico soma 40 páginas e 394 (+1) posts, prometo que vou terminar de lê-lo. E eu que pensei que a questão era só adaptar um corpo TBI de Uno no coletor de Fusca!

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
              Eh celão...

O buraco é mais em baixo, hein?

Bacana que o trem tá andando, e vc tá pensando em usar uma MS. Acho que será um upgrde muito bom! Quero ver esse motor DarkSide com MS!!!

Tendo novidades, posta aí!

Abraço!
              Fala Rafael!!!!

É verdade, é bem mais embaixo do que imaginei, mas acho que foi mais por culpa minha do que qualquer outra coisa, nsistir em utilizar uma TBI incompatível com o funcionamento do módulo foi de uma teimosia (para não dizer outra coisa... se vcs pensaram burrice... eu ia dizer desconhecimento...hehehe) sem tamanho... acredito que se fosse a central do uno EP, já estaria funcionando tranquilamente...

Pois é, vou de MS sim, surgiu a oportunidade, já estou acertando tudo com o Bugtec, vc sabe né? MS montada por alguém de confiança não é todo dia que aparece, ainda mais para mim, que nunca na vida me aventuraria a montar uma no estilo by myself... mas mesmo assim vou dar continuidade ao projeto no desenho atual, nem que seja pra saber se funciona ou não (continuo teimoso... percebeu né?).

Mas é isso, se fosse fácil , não seria DarK, não é mesmo?

Então, atualizando as informações, nova flange já confeccionada. Por questões de economia de tempo e dinheiro, ela ficou com esse layout:

Conforme foi sugerido pelo Joel bem lá no começo do projeto (http://forum.fusca4ever.com.br/showpost.php?p=61947&postcount=45), somente com a diferença de que não serão 10 cm e sim 2,5 polegadas, não há necessidade de mais, talvez seja até muito 10 cm por conta da mufla e filtro de ar no topo da TBI.

A TBI já está instalada, com seus senores devidamente conectados, o único que está dando um trabalhinho é a sonda lambda, cujos estojos de conecção são diferentes, mas já está sendo resolvido também.

a programação é botar fogo nas velas aida hoje, eu fico na espectativa de conseguirmos seguir o cronograma, por agora é só o que posso fazer...

Deixa comigo que qualquer novidade eu falo...

Vamo que vamo!!!!

Abração pra ti, Brother.
              Last edited by celojr; 03-06-2009, 12:40 PM.

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                Minha Nossa Senhora da Injeção Eletrônica!

Este tópico soma 40 páginas e 394 (+1) posts, prometo que vou terminar de lê-lo. E eu que pensei que a questão era só adaptar um corpo TBI de Uno no coletor de Fusca!
                Fala Groetaers, tem tempo hein?

Pois é, bicho, desculpe o tamanho do tópico, a culpa foi da minha teimosia de tentar coisas que estavam fadadas ao insucesso, se eu tivesse feito como reza a cartilha e posto uma TBI de uno EP com sua respectiva ECU, tenho certeza que o Verruga já estava rodando por aí lépido e fagueiro, mas, como resolvi inventar demais... deu no que deu... um tropeço atrás do outro.

Mas desanime de ler não, acho que agora vai...

Abração pra ti.

Comment

Postado originalmente por celojr
                  ........se eu tivesse feito como reza a cartilha e posto uma TBI de uno EP com sua respectiva ECU, tenho certeza que o Verruga já estava rodando.......
                  Celo,
                  Ainda não vi o post no qual voce diz que colocou uma TBI e uma ECU originárias de carros diferentes, mas chego lá.

Não manjo de Injeção Eletrônica e posso estar escrevendo besteira, mas na minha visão (de leigo chato) se os sensores e atuadores presentes na TBI usada forem compatíveis com os da TBI original, o problema seria apenas ligar os fios (alimentação e sinais) nos terminais corretos da TBI e da ECU.

Na minha opinião (de leigo chato) se fossem usados uma TBI de Uno com sua respectiva ECU, não faria muita diferença. Considere que o motor (VW-AR) onde o conjunto casado TBI/ECU (de Uno) foi aplicado, é diferente do motor para o qual o conjunto, notadamente a ECU, foi "programado". A ECU recebe as informações dos sensores da TBI (e de outros sensores tambem) e envia os comandos (sinais) para a TBI que cumpre as ordens, mas a ECU "pensa" que o motor é de Uno.

Pô Celo, não fique sacaneando a ECU, diga para ela á verdade, que o motor é um VW-AR e forneça a ela os mapas de funcionamento inerentes ao motor correto para que ela os execute.

Como fazer isso, não sei, sou apenas um leigo chato.

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Celo,
                    Ainda não vi o post no qual voce diz que colocou uma TBI e uma ECU originárias de carros diferentes, mas chego lá.

Não manjo de Injeção Eletrônica e posso estar escrevendo besteira, mas na minha visão (de leigo chato) se os sensores e atuadores presentes na TBI usada forem compatíveis com os da TBI original, o problema seria apenas ligar os fios (alimentação e sinais) nos terminais corretos da TBI e da ECU.

Na minha opinião (de leigo chato) se fossem usados uma TBI de Uno com sua respectiva ECU, não faria muita diferença. Considere que o motor (VW-AR) onde o conjunto casado TBI/ECU (de Uno) foi aplicado, é diferente do motor para o qual o conjunto, notadamente a ECU, foi "programado". A ECU recebe as informações dos sensores da TBI (e de outros sensores tambem) e envia os comandos (sinais) para a TBI que cumpre as ordens, mas a ECU "pensa" que o motor é de Uno.

Pô Celo, não fique sacaneando a ECU, diga para ela á verdade, que o motor é um VW-AR e forneça a ela os mapas de funcionamento inerentes ao motor correto para que ela os execute.

Como fazer isso, não sei, sou apenas um leigo chato.
                    Diga Groeaters...

Leigo por leigo... eu também sou... hehehe... agora já o chato, não acho não.

A questão não é exatamente essa, mas não vou falar nada para não estragar a surpresa.

Mas pode deixar que em breve ensinarei a central direitinho como é que deve ser o mapa da injeção (quer dizer, eu nao exatamente, quem vai fazer isso é nosso parceiro Bugtec, eu ainda terei que aprender mais um cadinho), só que vai ser em outra central, vou de Megasquirt... aí vai ficar o bitcho... pelo menos assim espero...

Boa leitura.

Abs.

Comment

Muito bem, senhores...

Estamos no seguinte pé:

Montamos a TBI no lugar, na altura de 2' acima do coletor original...deu até com sobra... conectamos todos os sensores a central... o problema com a conexão da sonda lambda foi devidamente resolvido na base da peixeira... tudo certinho... rezamos três Pai nossos e duas ave Marias e botamos fogo nas velas...

Funcionou, de prima, com lenta estável e tudo, um suadouro danado no coletor, que por sua vez ficou geladinho e chegou a pingar, geladinho que só ele (só lembrando tô na gasosa...)

Mas ....

Não rasgou a aceleração, sobe de giro bem e tal, mas não está desenvolvendo bem, colocamos ele na pista, demos uma rodadinha e ele não esta solto... está frouxo...

Bem,

Agora parece que não é a Injeção que é o grande vilão da história não... fizemos uma pequena junta médica, ou melhor mecânica, da qual participaram meu mecânico, o mecânico da retífica e o técnico em IE... e eu... de ouvinte e dono da bagaça...

A primeira hipótese diagnóstica formulada foi que uma válvula parece estar travada e o motor está trabalhando com três pistões... daí o motivo dele não desenvolver bem na pista... Tive que sair do debate para ir trabalhar, fiquei até o momento que seria feito um diagnóstico na injeção eletrônica com aquele aparelho próprio para tal... depois não tive como me comunicar com o pessoal para saber dos resultados.

Bom, por enquanto é isso... só me resta continuar aguardando o desfecho dessa novela mexicana que me metí.

Vamos nós...

Abraços a todos.
                      Last edited by celojr; 04-06-2009, 11:28 PM.

Comment

Caros amigos,

O caso é o seguinte:

O diagnóstico do técnico em injeção foi que a I.E. está funcionando perfeitamente, todos os sensores estão lendo as informações corretamente, não está havendo nenhum tipo de conflito entre a TBI do logus e seus sensores e a central do Uno SX.

Infelizmente, testes de campo serão adiados para mais adiante e talvez nem sequer aconteçam na configuração atual e sim já com a miniMS, pois hoje a tarde baixamos o motor novamente, desta vez para abrí-lo, realizar a retífica e checar as condições de todas as peças internas...pistões, bielas, bronzinas, balanceiros e por aí vai, nesse processo já colocaremos o comando w120 e com isso, a configuração original do motor já irá pras cucuias...

Peço desculpas àqueles que esperaram até agora para saber como ficariam a resposta do motor quanto a performance e autonomia, mas é que não deu mais para esperar para mandar pra retífica, não bastasse a suspeita de válvula travada, o vira do Verruga estava com uma folga danada e acho que seria pior esperar ou apenas tentar regular as válvulas no cabeçote mesmo... a encrenca seria bem maior do que já vai ser.

Mas vamos em frente, provavelmente migrando para outro tópico, possivelmente com a adaptação de não apenas uma, mas talvez duas TBI's, juntamente com a minimegasquirt, o comando w120, o radiador de óleo externo e provavelmente mais algumas coisa que pensarei no caminho, mas será assunto para outro tópico, e não mais neste, pois fugiria muito do escopo deste aqui.

O fato é que, mesmo sem conhecermos, na prática, quais serão as respostas do motor boxer utilizando a injeção do Uno EP, essa adaptação é perfeitamente viável e funcionará perfeitamente, quem quiser ser mais arrojado pode colocar a injeção do Uno SX ou do logus/pointer 1.8, o único pré requisito é utilizar centrais compatíveis com o número de sensores utilizados pela TBI, no caso do uno EP, roda fônica, sensor de rotação, sensor de temperatura do motor, sensor MAP e pronto, funcionará que é uma beleza, já para quem for de logus/pointer/Uno SX, terá que providenciar, além dos acima, o sensor de posição de borboleta, o sensor de temperatura do ar admitido e o sensor de pressão do ar admitido e a sonda lambda (se não me falha a memória agora, se for de central do SX tem que adaptar uma roda fônica 60-2, se for de central de logus/pointer daí é colocar o distribuidor da Kombi injetada) e partir para o abraço, não esquecendo de respeitar a sequência de ignição sugerida pelo Bugtec... Bobina A cilindros 1 e 3 e bobina B cilindros 2 e 4 caso use as bobinas duplas do uno, se for utilizar a bobina quádrupla do gol G4/golf ou a quádrupla do celta, ainda não sei bem como proceder (em breve saberei), mas imagino que se deva inverter os cabos dos cilindros 3 e 4... e não esqueçam, central e sensores de mesmo fabricante...

Peço sinceramente que vcs me perdoem por não ter terminado a empreitada como ela se desenhou no início... mas é que não deu mesmo, já não bastasse o retentor de óleo do vira ter ido pelos ares, apareceu um novo possível problema em relação as vávulas... daí num deu né?

Em relação ao retentor do vira, uma dica para os que ainda não o tem instalado no carro, utilizaremos o retentor do comando de válvulas da Ford F100, dessa forma evitaremos a questão de precisar de polia com sobremedida na retífica, como o Cristiano bem alertou mais lá pro início do tópico

Abraços a todos

Comment

Celo,

Que isso cara, tem que pedir desculpas por nada! foi uma longa e incessante batalha, mas deu bons frutos. Muitos aqui, e eu me incluo neles, aprendeu bastante sobre injeção eletrônica, e isso já é muito bom!

Queria lhe parabenizar por isso e pela coragem!

Abraço e bola pra frente, com novos projetos....Mais Dark Side do que nunca!
                          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Aew celo que desculpas que nada!!!!, quero ver agora a mega funcionando, e nao me venha falar que a mega nao funcionou viu!!!!, mais pra frente vou me aventurar com a TBI e ver no que vai dar, abraços, mas se fosse facil nao seria dark.
                            Enfim falta pouco, aff...

Comment

Celo,

Tá desculpado, mas não pode desistir. Queremos ver esse carro funcionando redondinho.
                              2276 FK8 .

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                                Celo,

Que isso cara, tem que pedir desculpas por nada! foi uma longa e incessante batalha, mas deu bons frutos. Muitos aqui, e eu me incluo neles, aprendeu bastante sobre injeção eletrônica, e isso já é muito bom!

Queria lhe parabenizar por isso e pela coragem!

Abraço e bola pra frente, com novos projetos....Mais Dark Side do que nunca!
                                Beleza, Rafael...

É verdade, ficou bem interessante o tópico, eu fui um dos que mais aprendeu sobre injeção nele...

Vamo em frente sim...

Abs.

Comment

Working...
                                X