Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Flange para sensor de temperatura e cebolinha instalada.

Segue como ficou:

A tampa do encaixe do distribuidor já está sendo providenciada...

Abs.
    Arquivos Anexos

Comment

Legal o trabalho aí CeloJR!!

Assim que tiver oportunidade de colocar o sensor no local original em que a Kombi utiliza(carcaça) é interessante faze-lo. Digo isto porque já usei uma flange como esta aí na cebolinha e o carro fica um pouco mais gastador.
      Isto acontece porque a central fica enriquecendo a mistura de combustível com o motor à frio em virtude da temperatura na cebolinha demorar um pouco mais a subir que na carcaça. Cheguei a medir o tempo de aumento da temperatura e é considerável.

Quanto ao TPS é possivel saber se a borboleta está aberta sem ele sim!
      Quando a borboleta abre a depressão(vácuo), que é lida pelo MAP ou pela massa de ar admitida lida pelo MAF, vai chegando próximo a pressão atmosférica do local em que você se encontra. Um exemplo: se você está próximo ao nível do mar a pressão no coletor com a borboleta 100% aberta aproxima-se de 100Kpa(Kilopascal). Em marcha lenta, que tem maior vácuo no coletor, chega próxima a 20Kpa, aí o resto é só calibração do sensor mesmo, pura e simples regrinha de 3 interna à central.
      TPS só serve para dar referência de injeção rápida. Ele é um potenciômetro linear simples, igual volume dos rádios das antigas. Já pensou você viajando com o seu carro e dá um pau no TPS, defeito muito comum, e vc ficando empenhado?

Voce havia me mandado MP à respeito do ponto inicial na RF. Na polia tem um furinho.
      Abraço!
      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
      Ignition: COP(Coil On Plug)
      AFR controller: JAW Wideband
      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
        Legal o trabalho aí CeloJR!!

Assim que tiver oportunidade de colocar o sensor no local original em que a Kombi utiliza(carcaça) é interessante faze-lo. Digo isto porque já usei uma flange como esta aí na cebolinha e o carro fica um pouco mais gastador.
        Isto acontece porque a central fica enriquecendo a mistura de combustível com o motor à frio em virtude da temperatura na cebolinha demorar um pouco mais a subir que na carcaça. Cheguei a medir o tempo de aumento da temperatura e é considerável.

Quanto ao TPS é possivel saber se a borboleta está aberta sem ele sim!
        Quando a borboleta abre a depressão(vácuo), que é lida pelo MAP ou pela massa de ar admitida lida pelo MAF, vai chegando próximo a pressão atmosférica do local em que você se encontra. Um exemplo: se você está próximo ao nível do mar a pressão no coletor com a borboleta 100% aberta aproxima-se de 100Kpa(Kilopascal). Em marcha lenta, que tem maior vácuo no coletor, chega próxima a 20Kpa, aí o resto é só calibração do sensor mesmo, pura e simples regrinha de 3 interna à central.
        TPS só serve para dar referência de injeção rápida. Ele é um potenciômetro linear simples, igual volume dos rádios das antigas. Já pensou você viajando com o seu carro e dá um pau no TPS, defeito muito comum, e vc ficando empenhado?

Voce havia me mandado MP à respeito do ponto inicial na RF. Na polia tem um furinho.
        Abraço!
        Grande Bugtec...

Então, depois que tivermos certeza que tudo funcionará bem, meto bronca, quer dizer, broca na carcaça. Muito boa dica, grato!!!

Pois é, ess parte da TPS, foi essa explicação que tive hj a tarde, mas sem essa riqueza técnica que vc colocou, me disseram apenas: "o uno não tem TPS, a leitura é toda feita pelo sensor MAP e pelo sensor de rotação", no que respondi:"então tá".

Saquei a questão do furinho da roda fônica, na nossa adaptação a polia fizemos da seguinte forma: alinhamos no torno o furo do ponto inicial da roda fônica ao entalhe do ponto inicial da polia do vira, daí soldamos as duas, de forma bem balanceada (um saquinho de fazer...) para que uma não ficasse inclinada em relação a outra, ficou muito bem feitinho o trabalho do pessoal, só não deu tempo pra fotografar (dia corrido paca hoje), o conjunto já está encaixado no vira, amanhã (se de tempo), tiro umas fotinhas até pra mostrar o tal furinho que estamos falando pro pessoal.

Abs.

Obrigado pela ajuda.
        Last edited by celojr; 06-05-2009, 12:06 AM.

Comment

Bem, agora a má notícia pra mim...

Conversei com o cara que trabalha com IE por aqui, comentei com ele as preocupações que o MCIOLA levantou e perguntei a respeito do remapeamento da central...

Pois é... que da pra fazer, realmente da... porém, não aqui na região, disse ele que ninguém no extremo sul da Bahia tem o equipamento necessário para realizar esse remapeamento... dito isso, concluo que, pelo menos por enquanto, ficarei com as configurações da centralina do uno mesmo e vou ver no que vai dar... mais a frente penso numa Mega Squirt ou alguma outra que se preste bem ao objetivo.

Bão, de qualquer forma, a questão está resolvida, o que não tem remédio, remediado está, e depois, quem sabe não fica bom, né? Vamos ver

Abs.

Comment

Postado originalmente por celojr
            Bem, agora a má notícia pra mim...

Conversei com o cara que trabalha com IE por aqui, comentei com ele as preocupações que o MCIOLA levantou e perguntei a respeito do remapeamento da central...

Pois é... que da pra fazer, realmente da... porém, não aqui na região, disse ele que ninguém no extremo sul da Bahia tem o equipamento necessário para realizar esse remapeamento... dito isso, concluo que, pelo menos por enquanto, ficarei com as configurações da centralina do uno mesmo e vou ver no que vai dar... mais a frente penso numa Mega Squirt ou alguma outra que se preste bem ao objetivo.

Bão, de qualquer forma, a questão está resolvida, o que não tem remédio, remediado está, e depois, quem sabe não fica bom, né? Vamos ver

Abs.
            Celojr,

Então, qual tipo de remapeamento pode er feito na central, por aí?
            Pois, se der pra fazer um "enriquecimento" geral, em todo o mapa, pode ser um quebra-galho para não dar falta..Mas com certeza deve dar excesso em locais indevidos... não é a melhor solução, é solução meio que de "chipeiro". mas é um quebra galho.

Como você está disposto a testar a injeção, vai em frente! talvez com um módulo de uno 1.6 deve ficar bacana. Tudo isso tem que ser visto, em relação a qual tipo de trabalho o cara pode faer aí.

Espero que tenha sorte, e tô aguardando as fotos da polia com roda fônica!

Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
              Celojr,

Então, qual tipo de remapeamento pode er feito na central, por aí?
              Pois, se der pra fazer um "enriquecimento" geral, em todo o mapa, pode ser um quebra-galho para não dar falta..Mas com certeza deve dar excesso em locais indevidos... não é a melhor solução, é solução meio que de "chipeiro". mas é um quebra galho.

Como você está disposto a testar a injeção, vai em frente! talvez com um módulo de uno 1.6 deve ficar bacana. Tudo isso tem que ser visto, em relação a qual tipo de trabalho o cara pode faer aí.

Espero que tenha sorte, e tô aguardando as fotos da polia com roda fônica!

Abraço!
              Fala, Rafael,

Então, ainda não conversei com o cara da IE para saber o que pode ser feito por aqui, mas acho que solução de "chipeiro" eu pretendo declinar. Vou primeiro testar para ver como que é a resposta a central com sua configuração original...

Mas tenho novidades, as imagens falam por si:

Acho que tá ficando bonito esse negócio, vamos ver se funciona...

Abs.
              Arquivos Anexos
              Last edited by celojr; 06-05-2009, 12:18 PM.

Comment

Mais alguns detalhes:

Detalhe da vedação dos orificios do distribuidor e da bomba de gasolina:

Detalhe do flange do sensor de temperatura e cebolinha do óleo (c/ mais nitidez):

E aqui o "Verruga" com a boca aberta cheia de dentes esperando o motor voltar...

Abs.
                Arquivos Anexos

Comment

aeeee sim hein celojr....se um dia o sedan for ganhar injeção quero fazer esse esquema tbém de roda fônica ....show de bola...

eu nÃo comentei porq nÃo manjo nada de IE mas estava acompanhando o tópico...

parabéns o verruga vai ficar com um motor lisim lisim de funcionamento...
                  Last edited by sedan74turbo; 06-05-2009, 12:59 PM.
                  Fernando / German Look 74
                  2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

Comment

Postado originalmente por celojr
                    Mais alguns detalhes:

Detalhe da vedação dos orificios do distribuidor e da bomba de gasolina:
                    Muito legal a vedação do distribuidor!! Vai me servir de inspiração!
                    Esse aí foi feito em tecnil nylon???
                    Já vou pedir ao torneiro aqui do trampo que faça um para mim.
                    Abraço!
                    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                    Ignition: COP(Coil On Plug)
                    AFR controller: JAW Wideband
                    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Caro Celo,estive vendo o tópico todo,acompanhando
                      a evolução do projeto,tá tudo muito "bacana".
                      Quero te parabenizar pela empreitada e os profissio_
                      nais q estão executando as adaptações,tudo muito
                      bem feito,com aspecto d original,é claro q quando me
                      refiro à aspecto orig. é q não tem gambiarras.
                      Parabéns.

Abraço

Comment

Postado originalmente por sedan74turbo
                        aeeee sim hein celojr....se um dia o sedan for ganhar injeção quero fazer esse esquema tbém de roda fônica ....show de bola...

eu nÃo comentei porq nÃo manjo nada de IE mas estava acompanhando o tópico...

parabéns o verruga vai ficar com um motor lisim lisim de funcionamento...
                        Fala aí, Sedan... Então, quem foi que disse procê que eu entendo??

Tô indo na aventura mesmo, fico feliz que vc está acompanhando. Depois que se começa, nem fica tão difícil assim, o básico, claro.

Abs.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                          Muito legal a vedação do distribuidor!! Vai me servir de inspiração!
                          Esse aí foi feito em tecnil nylon???
                          Já vou pedir ao torneiro aqui do trampo que faça um para mim.
                          Abraço!
                          FAla, Bugtec, que bom que gostou, a vedação do distribuidor é sim de tecnil nylon, eu não estava presente quando confeccionaram e nem quando instalaram, mas tenho a impressão que ela tem uma rosca por dentro, depois confirmo e te passo aqui.

Abs.

Comment

Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                            Caro Celo,estive vendo o tópico todo,acompanhando
                            a evolução do projeto,tá tudo muito "bacana".
                            Quero te parabenizar pela empreitada e os profissio_
                            nais q estão executando as adaptações,tudo muito
                            bem feito,com aspecto d original,é claro q quando me
                            refiro à aspecto orig. é q não tem gambiarras.
                            Parabéns.

Abraço
                            Muito obrigado, Fabrício,

Realmente, os caras daqui são super profissa, além de extremamente caprichosos, também estou muito satisfeito com os resultados, estão além do que eu esperava.

Abs.

P.S.: pra ficar excelente de tudo, falta só funcionar...hehehe...

Comment

Celojr,

Show de bola hein???
                              Ficou muito bem instalada essa roda fônica, o suporte do sensor....Meus parabéns ao pessoal da torneadora!

Isso mesmo, fuja das soluções de "chipeiro". Espero que funcione bem!

Ah, vai usar módulo de uno 1,6?

Abraço.
                              Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Celo, ta ficando boa essa injeçao. belas fotos, Pra quando e o teste?? faz um video do primeiro funcionamento, pelo menos uns dois minutos hein, ah e poe uma foto do detalhe do alinhamento das polias(marcas dos pontos) heheheh, parabens aos profissionais e a vc tbm, abraços.
                                Last edited by Joelmuz; 06-05-2009, 04:56 PM.
                                Enfim falta pouco, aff...

Comment

Working...
                                X