Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por realenemy
    Celo, no fusca CHT do meu amigo, o cabo do acelerador original do fusca também ficou muito curto e o curso do pedal era muito pequeno. Como solução rápida, foi imendado um cabo de acelerador (ou era de embreagem?) de kadett no original do fusca com um quebra-galho. Para resolver o problema do curso, meu amigo cortou o limitador que tem atrás do pedal, quando acelera até o final, o pedal fica paralelo ao assoalho. É meio bizarro, mas funcionou. Espero que te dÊ alguma luz!
    Beleza, Brother...

Muito boa a sugestão de cortar o limitador do acelerador, deu uma luz sim, vai fazer jus a expressão "pé embaixo", literalmente, já a questão do cabo do acelerador, foi resolvida utilizando um cabo de acelerador de Kombi, deu com uma sobra imensa.

Valeu

Abs.

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
      Celo pelo menos o carro ja andou com a tbi, isso e meio caminho andado, agora e pouca coisa, colocar no ponto certo e cabos e mais facil que ficar com ele parado. Abraços, e ate mais.
      Fala, Joel,

Já andou sim ,com a TBI, não do jeito que eu queria, mas andou, isso é muito importante... afora achar o bendito do ponto, ficarão faltando apenas alguns detalhes de acabamento... estamos bem no finzinho da parada, agora... ou vai ou racha...

Abs.

Comment

Postado originalmente por fabricio.vergetti

Parabens , Estamos Muito Felizes Por Vc.
        Fala, Fabricio,

Obrigado, cara...

Comment

Bem, amigos,

Achar o PM continua o "samba do criolo doido", deslocamos o sensor o máximo que foi possível para a direita e mesmo assim continua fora de ponto. DEsta vez a marcação do ponto ficou deslocada para algo em torno de 11 dentes antes do sensor de rotação.

então, vamos tentar uma nova estratégia, seguindo a dica deixada pelo Bugtec. Alinharemos a marcação do ponto na polia do fusca exatamente com o 15º dente da rda fônica para vermos no que vai dar...

Vamo em frente...

Abs.

Comment

Postado originalmente por celojr
            Bem, amigos,

Achar o PM continua o "samba do criolo doido", deslocamos o sensor o máximo que foi possível para a direita e mesmo assim continua fora de ponto. DEsta vez a marcação do ponto ficou deslocada para algo em torno de 11 dentes antes do sensor de rotação.
            então, vamos tentar uma nova estratégia, seguindo a dica deixada pelo Bugtec. Alinharemos a marcação do ponto na polia do fusca exatamente com o 15º dente da rda fônica para vermos no que vai dar...
            Vamo em frente...
            Abs.
            Observe se a marcação original na polia coincide realmente com o PMS.
            Um problema quando se tira o distribuidor é a referência se realmente o 1° cilindro está em PMS e não o 4°.
            Qualquer dúvida só tirar a tampa de válvulas e ver se 3° está "em balanço".

Abraço!
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
              Observe se a marcação original na polia coincide realmente com o PMS.
              Um problema quando se tira o distribuidor é a referência se realmente o 1° cilindro está em PMS e não o 4°.
              Qualquer dúvida só tirar a tampa de válvulas e ver se 3° está "em balanço".

Abraço!
              Pois é. Bugtec,

Esse foi um dos principais cuidados que tivemos, checar o PMS do cilindro 1 ainda com o distribuidor encaixado pois sabiamos que depois ia dar mais trabalho, o entalhe da polia ficava exatamente em 12h e foi onde inicialmente fixamos o sensor.

A questão que estou achando interessante é que quando ainda estavamos com a sequência de ignição trocada, o PMS era jogado para as 5h (após o sensor), acertamos a sequência, do jeito que vc orientou e ainda deslocamos o sensor em aproximadamente 20º em relação a posição original e agora ao checarmos na lâmpada, o ponto aparece localizado em torno das 10h (aparece antes do sensor agora).

Desligamos o motor e giramos a polia para que o entalhe (por enquanto no mesmo alinhamento da "bolinha" da roda fônica) se posicionasse exatamente ao meio dia, onde achamos que seja o PMS do cilindro 1. Fizemos uma projeção imaginária de onde a marcação aparece na lâmpada com o motor girando e contamos 11 dentes antes de chegar ao sensor.

É fato irrefutável que o ponto está atrasado, nota-se pelo esforço no arranque na hora da partida. Também é fato que a "bolinha" da roda fônica está localizada 27 dentes após a marcação lisa da parte banguela e que nessa posição o ponto está atrasado.

Qual está sendo meu raciocínio atual (sem nenhum embasamento mais técnico, diga-se de passagem), como o ponto está atrasado, aumentar a distância entre o sensor e a marcação não vai adiantar, ocorrerá que o ponto ficará mais atrasado ainda, então, pela lógica, devemos aproximar o ponto do sensor, atualmente ele encontra-se deslocado do sensor em 11 dentes, como sua marcção na roda fônica situa-se 27 dentes após a banguela, acredito que devemos subtrair essa distância da marcação, ficando 27-11=16 dentes.

Hipotéticamente, seria essa a distância ideal para termos o PMS correto, mas considerando que ela não foi medida com exatidão e que vc sugeriu uma distância de 15 dentes da banguela ao sensor e que em fragmento de texto técnico da prórpia Magneti Marelli informa que:"O sensor de rotação é do tipo de efeito Hall e é utilizado pela central para realizar o cálculo da rotação o reconhecimento do PMS e o calculo do avanço de ignição. Esta fixado na base do motor ( parte posterior do volante ) exposto a roda fônica de 60 - 2 dentes. A E.C.U. faz o reconhecimento dos dois dentes faltantes e inicia a contagem de 14 dentes para o PMS do 1 e 4 cil. e de 44 dentes para o PMS do 2 e 3 cil. " e ainda ilustra o caso:

E que outro texto técnico, que confesso não saber exatamente a procedencia, diz: "No caso dos motores de 4 cilindros, a falta de dois dentes na roda dentada gera um sinal de referência que permite a unidade de comando reconhecer, com avanço de 120º, o PMS da dupla de cilindros 1 e 4, ou seja, quando da chegado do vigésimo dente (20 dentes x 6º = 120º), a unidade reconhece o PMS do 1-4 cilindros, enquanto que em correspondência com a frente de descida do qüinquagésimo dente, reconhece a dupla de cilindros 2 e 3. Em base a esses dados, a unidade de comando estabelece o exato momento da ignição e injeção de combustível."

Fica razoavel achar que esse bendito PMS do cilindro 1 esteja localizado nas imediações do 14º ao 20º dente após a banguela e por essa razão estou seguindo essa nova estratégia de montagem, agora, se vai funcionar... só saberemos depois de feito.

Caso eu esteja completamente equivocado, fiquem todos a vontade para corrigir-me, acho que, a essa altura do campeonato, todos,além de mim, queremos ver essa desgrama funcionando redondinho. O mais rápido possível!!!!!

Eu confesso que já estou ficando sem idéias...

Abs.

Comment

Considerações...

Sendo o módulo do Uno, injeção monoponto, eu acredito que o prob seja outro...

Temos diferença de comprimentos entre os coletores de admissão...
                o do Uno é beem mais curto, além do que o fluxo é unidirecional...
                O do fusca não...
                Como a injeção "vê" onde está o ponto morto superior do carro e segue os tempos do comando original, injetando combustível sempre um pouco antes da abertura das válvula de admissão, não é isso?

Acho que a dessincronização começa nisso...
                Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser
                  Considerações...

Sendo o módulo do Uno, injeção monoponto, eu acredito que o prob seja outro...

Temos diferença de comprimentos entre os coletores de admissão...
                  o do Uno é beem mais curto, além do que o fluxo é unidirecional...
                  O do fusca não...
                  Como a injeção "vê" onde está o ponto morto superior do carro e segue os tempos do comando original, injetando combustível sempre um pouco antes da abertura das válvula de admissão, não é isso?

Acho que a dessincronização começa nisso...
                  Ok, Ominus,

Concordo contigo que não somente a estrutura física de ambos os motores, como seus funcionamentos são bem diferentes, e que isso por sí só já gera um fator de dessincronização importante, mas aí vem a minha pergunta:

Na prática, qual é o significado disso? Vc acha que as chances dessa adaptação funcionar são pequenas devido as diferenças brutais entre ambos os motores? Essa estratégia de adiantar bem o PMS levando o sensor a ler o décimo quinto dente da roda fônica e não o vigésimo sétimo tem alguma chance de funcionar? Ou, a única chance de logramos sucesso nessa bravata é com uma ECU programável tipo Megasquirt ou fueltech, por exemplo?

Enfim vc vislumbra alguma saída pra esse embróglio em que eu, voluntariamente, me enfiei??? tô aceitando sugestões... como eu disse, minhas idéias estao acabando...

Abs.

Comment

Meu velho...qdo vc falou q iria usar o módulo do uno, lembra-se do q eu disse? Pois bem, que cheirava a merda....!
                    Se vc quer uma solução barata, tente um módulo 1AVB (acho q eh esse o nome). É um módulo q pode ser facilmente reprogramado, o que facilita a adequação a um motor diferente do original!!
                    Tudo o q o ominus disse é real. A estrutura do motor, como comprimento do coletor, configuração do comando, cilindrada, temperatura de trabalho...enfim. O módulo lê, por exemplo que a temperatura alta de trabalho do motor do fusca requer um enriquecimento da mistura (é apenas um exemplo)...e por aí vai.
                    Eu acho q, mesmo que funcione um dia, esse projeto é inviável! Não creio que o objetivo de melhoria de performance e economia de combustivel sejam atingidos, até pq as configs estariam "armengadas"! Vc quer colocar pro sensor ler o dente "x" ao invés do "y"!!! Não creio q isso seja viável!
                    Sei que a última coisa que devemos tirar de uma pessoa é a esperança, mas...parta pra um módulo programável e seja feliz
                    Usa um sensor hall ao invés do VR ou coloca um distribuidor (eu acho melhor o dist) e usa uma mega ou outra programável! Aí sim ;)

Abçs
                    2100 aspro

Comment

As minhas considerações foram de um ponto de vista que possa iluminar as idéias do pessoal...
                      Derrepente, seria necessário mudar o ponto da roda fônica em relação a polia do vira, de modo que ela ficasse adiantada, por causa do comprimento do coletor do fusca, ou ainda, fazer a sincronização não pela polia do vira, mas sim pelo comando de válvulas, o que faria mais "sentido"...

Neste caso, derrepente, poderia ficar claro que uma outra roda fônica seria mais adequada...entendem?
                      Não quero desanimar ninguém não, pelo contrário!

Sei que é difícil, mas não impossível!
                      Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Postado originalmente por FILIPE A
                        Meu velho...qdo vc falou q iria usar o módulo do uno, lembra-se do q eu disse? Pois bem, que cheirava a merda....!
                        Se vc quer uma solução barata, tente um módulo 1AVB (acho q eh esse o nome). É um módulo q pode ser facilmente reprogramado, o que facilita a adequação a um motor diferente do original!!
                        Tudo o q o ominus disse é real. A estrutura do motor, como comprimento do coletor, configuração do comando, cilindrada, temperatura de trabalho...enfim. O módulo lê, por exemplo que a temperatura alta de trabalho do motor do fusca requer um enriquecimento da mistura (é apenas um exemplo)...e por aí vai.
                        Eu acho q, mesmo que funcione um dia, esse projeto é inviável! Não creio que o objetivo de melhoria de performance e economia de combustivel sejam atingidos, até pq as configs estariam "armengadas"! Vc quer colocar pro sensor ler o dente "x" ao invés do "y"!!! Não creio q isso seja viável!
                        Sei que a última coisa que devemos tirar de uma pessoa é a esperança, mas...parta pra um módulo programável e seja feliz
                        Usa um sensor hall ao invés do VR ou coloca um distribuidor (eu acho melhor o dist) e usa uma mega ou outra programável! Aí sim ;)

Abçs
                        Fala parceiro...

Lembro sim, do que vc disse, lembra do que eu respondi?

Que não está cheirando bem isso não está não, alias está bem longe de cheirar bem, mas era o que eu tinha em mãos... além do fato de eu ser um cara teimoso pacas...

As dificuldades estão as mais diversas o possível, a cada instante uma novidade, mas fora o fato de eu estar a pé, o que realmente tem me desagradado sobremaneira, no mais, acaba sendo ais um experimento a ser tentado... no rítmo do vamo ver no que vai dar, se num der em nada, tá tudo bem também, entre mortos e feridos salvam-se o carburador e o distribuidor do carro que voltam para seus devidos locais e vamo em frente... o caso é que agora, já era... tenho que tentar reinventar a pólvora, se funcionar, ótimo, se não funcionar, pelo menos já valeu pelo tópico (que ao meu ver está num nível de informação muito bom - mérito de todos) e pelas experiências que angariei ao longo do percursso, para que quando eu for partir para a megasquirt, já não saia reto na curva...

Abs.
                        Last edited by celojr; 26-05-2009, 06:22 PM.

Comment

Celo tenho uma ideia meio trapaiada mas vai lá, se for feito outro dente "banguela" no sentido oposto da roda o que aconteceria???, tem como ser feito esse teste??? terá um certo desgaste a mais ou nao??? Eu pensei assim porque dai teria dois sinais alem de um, nao sei se dará mas foi um pensamento, para nao quebrar muito a cabeça, se dei mancada me desculpem hein, abraços
                          Enfim falta pouco, aff...

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser
                            As minhas considerações foram de um ponto de vista que possa iluminar as idéias do pessoal...
                            Derrepente, seria necessário mudar o ponto da roda fônica em relação a polia do vira, de modo que ela ficasse adiantada, por causa do comprimento do coletor do fusca, ou ainda, fazer a sincronização não pela polia do vira, mas sim pelo comando de válvulas, o que faria mais "sentido"...

Neste caso, derrepente, poderia ficar claro que uma outra roda fônica seria mais adequada...entendem?
                            Não quero desanimar ninguém não, pelo contrário!

Sei que é difícil, mas não impossível!
                            Beleza Ominus,

O que vc tem em mente ao sugerir que se faça a sincronização pelo comando? Como isso seria feito? Já que é pra ficar insano, vamos lá...

Abs.

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
                              Celo tenho uma ideia meio trapaiada mas vai lá, se for feito outro dente "banguela" no sentido oposto da roda o que aconteceria???, tem como ser feito esse teste??? terá um certo desgaste a mais ou nao??? Eu pensei assim porque dai teria dois sinais alem de um, nao sei se dará mas foi um pensamento, para nao quebrar muito a cabeça, se dei mancada me desculpem hein, abraços
                              Fala aí, Joel,

Valeu pea sugestão, mas acho que abrir outra referência sem dentes vai gerar conflito e a central não conseguirá realizar a contagem do ponto corretamente... veja, pelo que entendi, apos a passagem da banguela a central conta x dentes para a ignção do cilindro 1 e a partir daí conta mais y dentes para a ignição do cilndro 4, logo em seguida a banguela passa de novo pelo sensor e a mesma contagem é feita para o cilindro 2 e 3.

Colocando uma banguéla acessória, a contagem provavelmente ficará errada o que gerará sobreponto (iniciará a contagem antes de terminar a anterior),

Agora, não sou entendido no assunto, sou apenas mais um curioso inventando moda...

Apenas acho que por enquanto o melhor caminho é tentar avançar ou atrasar o ponto mudando o alinhamento da roda fônica na polia juntamente com ajustes no posicionamento do sensor.

Vou aguardar também para saber o que o Ominus Kaiser tem em mente em relação a sincronização através do comando, talvez a solução passe por aí...

Vamo em frente. Já que tôu na melda mesmo, um pouco mais um pouco menos... não vai fazer diferença...

Mas valeu mesmo brother, tem que sugerir sempre que tiver uma idéia, tenho certeza que será de uma dessas idéias que surgirá a solução, caso ela exista... Vide a DarK Five, que até duplo carpato já teve...

Abração pra ti.

Comment

Bem senhores,

Vejam como são as coisas, um parente do mecânico passou mal e ele ficou a tarde toda por conta disso, simultaneamente, um cisco de limalha de ferro entrou no olho do torneiro mecânico o tirando de combate temporariamente.

Resumindo, trabalhos suspensos por justos motivos de força maior , fico na torcida pelo pronto reestabelecimento de ambos...

Pelo menos terems mais tempo para debater esse assunto...

Abs.

Comment

Working...
                                X