Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Ah, sim,

Rafael,

Não, ainda não resolvemos o problema do curso do pedal, na verdade, ainda nem colocamos o cabo do acelerador em seu local correto...mas isso é galho fraco, perto das encrencas que estamos administrando...

Já até temos algumas alternativas para resolver essa situação do pedal... mas vamos esperar chegar a hora dele para decidir qual caminho seguir.

abs.

Comment

Blz celo?? gostei das novidades, agora ta quase mesmo hein, essa de deixarem a chave ligado e fogo, mas ainda bem que nao aconteceu nada hein, abraços
      Enfim falta pouco, aff...

Comment

Postado originalmente por felipedmori
        perdi uma bobina accel assim ein ...
        cuidado
        Por aqui evito este problema ligando a ignição no mesmo relé ou após o da bomba de combustível, assim quando a bomba desliga consequentemente desenergiza o circuito da ignição.
        Quando você liga o pós-chave o módulo de injeção manda a bomba dar apenas o "prime pulse" e fica aguardando sinal de rotação para religar a bomba de combustível.
        Se tiver ligado no circuito original da bomba de combustível, foi o que evitou a queima da bobina do CeloJR na ocasião.
        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
        Ignition: COP(Coil On Plug)
        AFR controller: JAW Wideband
        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
          Por aqui evito este problema ligando a ignição no mesmo relé ou após o da bomba de combustível, assim quando a bomba desliga consequentemente desenergiza o circuito da ignição.
          Quando você liga o pós-chave o módulo de injeção manda a bomba dar apenas o "prime pulse" e fica aguardando sinal de rotação para religar a bomba de combustível.
          Se tiver ligado no circuito original da bomba de combustível, foi o que evitou a queima da bobina do CeloJR na ocasião.
          O meu, que é carburado, meu pai colocou a chave no contato e virou, p/ destravar o volante e empurrar o carro dentro da garagem, p/ fazer alguma coisa, e esqueceu.
          acho que ficou mais de um dia ...
          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por bugtec

Comentaram hoje comigo alguma coisa a esse respeito, acho que tem um lance assim de rele sim. Graças a Deus, senão ia maltratar muito a amizade...
            Postado originalmente por felipedmori
            O meu, que é carburado, meu pai colocou a chave no contato e virou, p/ destravar o volante e empurrar o carro dentro da garagem, p/ fazer alguma coisa, e esqueceu.
            acho que ficou mais de um dia ...
            É verdade, e nem precisa ficar mais de um dia não, basta uma hora, que foi mais ou menos o tempo que o meu ficou ligado ... detona com a bobina, no meu caso, não passou de uma hora e meia.

Bom a gente estar comentando sobre isso aqui, para o pessoal ficar atento a esse detalhe, que pode acontecer daqui pra li...

Abs.

Comment

Cara, sobre injeção do uno, tenho minhas considerações:

1- O motor do Uno tem eficiência volumétrica maior, consegue mais CV/deslocamento que o motor do fusca, ou seja, alimenta um motor maior;

2 - O comprimento do coletor no meu entendimento não interfere. Esses sistemas monoponto, seu não me engano, trabalham com a abertura do bico, e não por pulso;

3- Desista de usar o comando para referência do PMS. Só se utiiza o comando para o caso de motores que não trabalham com centelha perdida, onde tenho que saber exatamente qual pistão deve ter ignição, ou seja, isto também vale para a central que comanda a injeção de combustível. Aparentemente a central não sabe em qual cilindro injetar primeiro, então coloca a quantidade de combustível necessário e ponto final, tal qual um carburador, pois ela tem somente referência do PMS, e não de qual cilindro está em PMS, por isso trabalha com centelha perdida;

4- Do ponto de vista de controle, está injeção trabalha com o principio de Alfa-N, ou seja, rotação com posição da borboleta, não tendo sensor MAP. Se isso for correto, a quantidade de combustível não vai ser correta, podendo dar falta em caso de um comando que proporcione maior potência que o motor original do uno. Mas, do ponto de vista de consumo, se andar com o pé leve, ela provavelmente injetara a mesma quantidade de combustível que o uno, ou seja, o consumo será próximo. É calro que o consumo depende das acelerações. Se a injeção trabalha sem sonda, circuito aberto, não há correção da mistura, então, cuide para não fundir o motor por mistura pobre. Mas se tem sonda, trabaha com circuito fechado, então, em uma viajem, em regime permantente, haverá correção da quantidade de combustível injetada até que está trabalhe o com mistura em lambda.

Resumindo, acho que o projeto do Célio funciona sim, e com todo o respeito, vai funcionar muito bem. Sobre sensores de temperatura, você pode corrigir a medição dele a partir de uma resistência elétrica em série ou paralelo, depende se quer aumentar ou diminuir a referência.

Espero ter sido útil e acredito que seu projeto tem tudo para dar certo.

Boa sorte,

Cristiano, muito teórico e pouco prático.
              Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
              |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
              (o\_!_/o) 68 - Jepo
              PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
              http://fuscami16.blogspot.com
              Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Repetido.
                Last edited by fusca_74; 27-05-2009, 10:04 PM.
                Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 68 - Jepo

Comment

Postado originalmente por celojr
                  Fala Rafael,

Não entendí, Vc sabe que eu sou apenas curioso, né? Mas atrasado não estava antes? Quando o arranque sofria, de tão pesado que estava, para dar partida? Não seria adiantado agora?

Bão, de qualquer forma, ainda não estive com meu mecânico, ele ainda está lá atrapalhado com questões de saúde na família, mas checaremos o ponto, sem dúvida, assim que der.

É nosso próximo passo, passar na lâmpada de ponto, mas estou achando que agora está bem próximo da posição correta sim, agora aparentemente é uma questão de ajuste fino.

Vamo em frente

Abração.
                  Celojr,

Você está correto. Inclusive alterei o que eu tinha falado alí em cima. Gafe minha..hehehehe

Tendo mais novidades, por favor, avise-nos!

Abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Bom...tomo a liberdade de postar uma fiura aqui que talvez esclareça melhor o que eu disse, afinal, uma imagem vale por mil palavras...

Quando observamos esta tabela frente a docomando original de um fusca, entendemos o por que da diferenciação que citei...
                    Tal qual um carburador, a injeção monoponto injeta a quantidade necessária pro motor funcionar e só...isto é verdade?
                    Depende...
                    Senão não precisava usar sonda pra correção da mistura...
                    Senão não precisava dos outros sensores de temperatura, que indicam o estado geral do motor...
                    Por exemplo, eles dizem se existe a necessidade de atrasar ou não o ponto em função do aquecimento do motor.

Vou procurar a tabela do enquadramento do comando do fusca original...
                    aí, comparo os dois enquadramentos, tempo por tempo, pra ver no que dá...
                    Mas o que imaginei foi um "encavalamento" dos tempos...que faz vc ter "perdas" em seu motor...só isso.

Estou torcendo pra que funcione, e muito!
                    Isso ajudaria a todos do fórum e derrubaria barreiras em termos de preparação...
                    Espero ajudar sempre com idéias...
                    Não tenho a intenção da crítica...hehehe
                    Até mais, galera!
                    Arquivos Anexos
                    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser
                      Bom...tomo a liberdade de postar uma fiura aqui que talvez esclareça melhor o que eu disse, afinal, uma imagem vale por mil palavras...

Quando observamos esta tabela frente a docomando original de um fusca, entendemos o por que da diferenciação que citei...
                      Tal qual um carburador, a injeção monoponto injeta a quantidade necessária pro motor funcionar e só...isto é verdade?
                      Depende...
                      Senão não precisava dos outros sensores de temperatura, que indicam o estado geral do motor...
                      Por exemplo, eles dizem se existe a necessidade de atrasar ou não o ponto em função do aquecimento do motor.

Mas o que imaginei foi um "encavalamento" dos tempos...que faz vc ter "perdas" em seu motor...só isso.

Isso ajudaria a todos do fórum e derrubaria barreiras em termos de preparação...
                      Até mais, galera!
                      Estou falando do ponto de vista de controle. Se o uno não trabalha com MAP, porvalvemente a injeção seja analógica, ou seja, não utiliza processador, clock, EPROM. Ela é um controlador PID (Proporcional, Integral e diferencial) que de acordo com os parâmetros rotação e posição da borboleta, injeta a quantidade de combustível. Acho que essa injeção não tem nem sensor de temperatura de ar, ou seja, não corrige a quantidade de combustível com o ar. Partindo do principio de controle, o Alfa-N poderia ser um circuito aberto, ou seja, sem correção, para cada posição da borboleta e rotação do motor ocorre uma quantidade de injeção de combustível, isto é um controle proporcional em malhar aberta, com leitura de dois parâmetros, e quando acelero, entra o controle diferencial, que ve a variação do sensor de borboleta e injeta uma quantidade de comustível e percebe a variação de rotação, com esta variação de rotação ela se estábiliza, e quem é o responsável por está estabilização é o controle integral.

Isto que falei acima vale para malha aberta.

Para malha fechada, além dos parâmetros acima, se tem as correções, ou seja, retroalimentações. Para ter malha fechada, deve-se ter uma leitura no fim do processo, combustão, qué é realizada pela sonda lambda. Com estes sinais de processo, se muda a referência do sinal básico de controle, geralmente com uma soma ao sinal de entrada do processo. Além das retroalimentações por conta da sonda lambda, para alterar os valores básicos do processo (imagine uma equação do primeiro grau, essas retroalimentações fazem variar não a constante angular, mas sim a constante linear, ou seja, o zero sobe e desce mas o cofeciente angular continua o mesmo, isso é a retroalimentação para este caso), se tem as retroalimentações para o ajuste fino do processo, que funcionam do mesmo jeito citado para a sonda lambda, subindo ou descendo a reta.

Espero que tenham entendido, faz muito tempo que estudei controle e estou meio enferrujado.

E o projeto do Celio vai funconar ehehehehehe.

Abs,

Cristiano.
                      Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 68 - Jepo

Comment

Postado originalmente por fusca_74
                        Cara, sobre injeção do uno, tenho minhas considerações:

...

Espero ter sido útil e acredito que seu projeto tem tudo para dar certo.

Boa sorte,

Cristiano, muito teórico e pouco prático.
                        Cristiano, meu amigo...

Bacanas suas considerações, só que elas me geraram algumas dúvidas e comentários...
                        1. Vc disse que a IE alimenta um motor maior que o do fusca, isso trará algum ganho de potência no motor do fusca?
                        2. Quanto ao coletor, também acho que não interfere muito, a não ser pelo fato de que teoricamente a mistura fica ainda mais homogênea.
                        3. Entendi a questão da centelha perdida, estamos quase achando o PMS do cilindro 1 correto, feito isso... é só partir pro abraço?
                        4. O princípio Alfa-N, rotação com posição da borboleta, não tendo sensor MAP... pois então, estou trabalhando com uma TBI que não tem TPS e sim sensor MAP, que tipos de conflito podem ocorrer dessa associação? A sonda lambda já está separada e será instalada em breve, antes de começar a sentar o pé nele, essa parte é ponto pacífico e eu não abrirei mão dela de jeito nenhum.
                        5. A questão de dar falta em caso de um comando que proporcione maior potência que o motor original do uno, essa me preocupou um bocado, já estou com um comando w120 a caminho para ser assentado logo em seguida ao término da injeção... esse comando é compatível com a potência do uno ou me lasquei?
                        Desculpe se por acaso perguntei alguma besteira, ainda estou começandoa aprender alguma coisinha sobre isso, me meti a realizar o projeto de teimoso mesmo, nenhum conhecimento técnico... E já que vc foi muito teórico e pouco prático, aproveitei para aprender um tantinho mais.

Fico feliz de vc achar que o projeto tem tudo para dar certo... isso me dá um ânimo a mais para continuar...

Abração

Marcelo
                        Muito prático e pouco teórico.
                        Last edited by celojr; 28-05-2009, 12:21 PM.

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celojr,

Você está correto. Inclusive alterei o que eu tinha falado alí em cima. Gafe minha..hehehehe

Tendo mais novidades, por favor, avise-nos!

Abraço!
                          Rapaz, não é que eu estou fazendo o dever de casa???

Viu só que aluno aplicado vc foi arrumar?

abração pra ti

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser

Depende...

Até mais, galera!
                            Postado originalmente por fusca_74
                            Estou falando do ponto de vista de controle. Se o uno não trabalha com MAP, porvalvemente a injeção seja analógica, ou seja, não utiliza processador, clock, EPROM. Ela é um controlador PID (Proporcional, Integral e diferencial) que de acordo com os parâmetros rotação e posição da borboleta, injeta a quantidade de combustível. Acho que essa injeção não tem nem sensor de temperatura de ar, ou seja, não corrige a quantidade de combustível com o ar. Partindo do principio de controle, o Alfa-N poderia ser um circuito aberto, ou seja, sem correção, para cada posição da borboleta e rotação do motor ocorre uma quantidade de injeção de combustível, isto é um controle proporcional em malhar aberta, com leitura de dois parâmetros, e quando acelero, entra o controle diferencial, que ve a variação do sensor de borboleta e injeta uma quantidade de comustível e percebe a variação de rotação, com esta variação de rotação ela se estábiliza, e quem é o responsável por está estabilização é o controle integral.

Isto que falei acima vale para malha aberta.

Para malha fechada, além dos parâmetros acima, se tem as correções, ou seja, retroalimentações. Para ter malha fechada, deve-se ter uma leitura no fim do processo, combustão, qué é realizada pela sonda lambda. Com estes sinais de processo, se muda a referência do sinal básico de controle, geralmente com uma soma ao sinal de entrada do processo. Além das retroalimentações por conta da sonda lambda, para alterar os valores básicos do processo (imagine uma equação do primeiro grau, essas retroalimentações fazem variar não a constante angular, mas sim a constante linear, ou seja, o zero sobe e desce mas o cofeciente angular continua o mesmo, isso é a retroalimentação para este caso), se tem as retroalimentações para o ajuste fino do processo, que funcionam do mesmo jeito citado para a sonda lambda, subindo ou descendo a reta.

Espero que tenham entendido, faz muito tempo que estudei controle e estou meio enferrujado.

E o projeto do Celio vai funconar ehehehehehe.

Abs,

Cristiano.
                            Senhores,

Agora vcs judiaram e muito demim, a única coisa que poderei fazer será esperar pelas conclusões de ambos para ver se, pelo menos alguma coisa do debate de vcs eu consigo entender... hehehe... Ah sim... e ficar torcendo junto com vocês para que tudo de certo e funcione legal...

Está ficando bem legal esse tópico, as vezes parece que vcs falam javanês, fico boiando legal, mas em relação a informações técnicas tá bem bacana...

Ominus, meu caro, sei que desde o início de seus comentários, não existe tom de crítica, alias nem de vc nem de ninguem ... todos estão querendo ajudar, e estão conseguindo, por isso fico muito agradecido pela sua participação e contribuição, será assim que chegaremos lá.

Abraço pra vocês.

Comment

Bom, para aprofundar mais um pouco o debate...

Essa TBI que estou usando não tem sensor de posição de borboleta, trabalha com sensor MAP, não tem sensor de temperatura do ar e não trabalha com sonda lambda; já a central tem conectores para todos esses sensores citados e mais outros que, confesso minha ignorância, não sei quais são.

Comment

Outra coisa que lembrei...

após termos tudo funcionando corretamente (caso funcione mesmo...) e notarmos que o desempenho não está como esperavamos, faremos uma pequena troca de TBI e passaremos a utilizar uma TBI de logus 2.0, dessas completas, com todos os sensores necessários a seu bom funcionamento.

E, detalhe, com um corpo de borboleta de 40mm...

Vamo que vamo.

Abs.

Comment

Working...
                                X