Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por celojr
    Bein, bein, bein...

Ficou prá amanhã... vamo em frente... com muita, mas muuuuuita paciência...

Abs.
    Ae Celão tava dando uma olhada nos Ford aqui, e tem uns que usam direto no coletor outro no tubo intermediario ,bem o ideial é que ela fique centrada a o coletor para receber gases de todos os celindros, acho que se colocala bem na junção da aranha com a saida de escape vai ficar legal, pois não meche na aranha né.
    Digão Osasco S.P

Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

Comment

Bein, bein, bein...

Ficou prá amanhã... vamo em frente... com muita, mas muuuuuita paciência...

Abs.
      Ae Celão tava dando uma olhada nos Ford aqui e tem uns que usam direto no coletor outro no tubo intermediario ,bem o ideial é que ela fique centrada a o coletor para receber gases de todos os celindros, acho que se colocala bem na junção da aranha com a saida de escape vai ficar legal, pois não meche na aranha né.
      Digão Osasco S.P

Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

Comment

Postado originalmente por fusca64
        Ae Celão tava dando uma olhada nos Ford aqui e tem uns que usam direto no coletor outro no tubo intermediario ,bem o ideial é que ela fique centrada a o coletor para receber gases de todos os celindros, acho que se colocala bem na junção da aranha com a saida de escape vai ficar legal, pois não meche na aranha né.
        Fusca64, os que tem a sonda no tubo intermediário, ela fica a mais de 80 cm do coletor?

Abs.

Comment

FAla, Cristiano,

Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas de pronto, continuando o debate...

Bom, nesse caso, o ganho se da pela menor restrição em relação ao carburador e não tanto pelo questão da potência do motor, gostaria de saber o que é CV/ deslocamento pois a potência do uno mile tanto EP como SX é de 58 cv a 6000 rpm, teoricamente menor que a do fusca 1600, como pode o motor do uno ser maior que o do fusca? Uma coisa é certa, que gira mais, isso gira...
          CV por litro do motor. O motor do uno tem 58CV/litro, enquanto que o motor do fusca 1600 tem 65 CV/1,6 L

Nossa, ainda bem, quando comecei a ler esse parágrafo, imaginei como teria que fazer para polir os dutos... depois vi que é exatamente o contrário... Ufa!!!
          Percebeu que tenho certa dificuldade em escrever as coisas de forma simples de vez em quando ehehehhehe.

Nesse caso, então, com esse meu comando novo w120, que é mais girador, conseguirei melhores resultados em giros mais altos mesmo em detrimento dos mais baixos, correto?
          Correto, tendo em vista do overlap maior, se joga a potência máxima para rotações maiores. Inclusive, com um comando mais bravo vc pode abusar mais da taxa do motor, devido a taxa de compressão dinâmica ficar mais baixa, mantendo a taxa de compressão original.

Então, a potência do Uno 1.6 é de 94 cv a 5750 rpm, no caso de utilizar o comando w120, vale apena manter o bico 1.6?
          Sim, pois você não consiguira passar dos 100 CVs, mantendo na gasolina creio que não tenha problema em utilizar o bico do uno 1.6.

Essa é uma parte bem interessante dos seus comentários, pois veja, a TBI do uno EP tem todos os encaixes para os sensores do modelo SX, acredito que seja por uma questã de custos, alem do fato do uno 1.6 ser anterior ao ano de fabricação dos outros dois. Muito bem, caso venha a aparecer algum problema em baixas rotações, compensa tentar adaptar os outros sensores? Ou ainda, partir para a TBI mais robusta de 40mm? Alias, isso é algo que pretendo fazer mais a frente, de qualquer forma, seria o caso de adiantar a modificação.
          Eu não adiantaria. Você estaria colocando novas variáveis desconhecidas em um sistema desconhecido, do meu ponto de vista, você estaria complicando a adaptação. Outra coisa, tá certo que a borboleta não é tão grande, mas se fosse uma 60 mm por exemplo, você poderia começar a perder o controle de aceleração, o acelerador poderia ficar muitosensível.

Rapaz, boa sorte com o trampo no seu bólido, mas juízo com esse mostrinho hein? Tive um vectra 2.2 GLS com parcos 123 CV em relação ao seu, que era uma fera dificil de domar, imagina esse seu aí quando chegar aos 185HP...
          Tomie essa decisão para uma vez por todas fazer algo que eu sempre quiz. Os dedos ficam meio dormentes e a paciêcia vira um treino constante, mas, quando rodar e roncar, vai ficar animal ehehehehhe. Vou me divertir muito, é um carro 95, e parece carro de coroa, tirando o aerofólio, rodas 15 e suspensão mais baixa, tudo de fabrica, já dei 180 nele, mas, ai as coisas ficaram muito rápidas e começaram a ficar perigosas. Geralmente eles fazem balanceamento decente até uns 140, depois disso, as coisas ecomodam um pouco.

Abração pra ti

Marcelo, Tupi guarani mesmo...
          Pra ti tb cara,

Tinha um amigo meu que é escrivão de cartório e cantor nas horas vagas, faz uns anos que não o vejo e o nome dele é Marcelo tb.

Forte abraço,

Cristiano.
          Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
          (o\_!_/o) 68 - Jepo
          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
          http://fuscami16.blogspot.com
          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Fala bugtec...

Então, ainda não vi a sonda, mas a que o mecânico tem lá é de pálio, não sei quantos fios tem.. ele falou que vai tentar conseguir a original do uno, vou até conversar com ele a esse respeito do nº de fios da sonda.

Agora, vixi, 50 a 80 cm da saída do cabeçote é? vou até dar uma medida lá, mas acho que vai dar mais... essa regra vale para escapamentos dimensionados? porque pelo que estou vendo, o lugar escolhido vai dar mais de 1 m, considerando os canos da aranha mais o cano do prolongamento do kadron, agora se for para contar da junção dos canos do escape na aranha até a última curva antes do cano reto no fim, creio que de menos de 80 cm, mas só medindo mesmo.

Abs.
            Coloque no encontro dos canos da aranha que a sonda lê legal! Nem precisa medir a distância porque já fiz testes inclusive com sonda wideband.
            AbraçO!
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Valeu, Fabricio, foi mais ou menos por aí que eu tinha pensado... agora conversando com o mecânico, ele me sugeriu a última curva antes do abafador... Disse que fica mais protegido e o cabo do sensor pode passar por tras do motor, a que vc acha?

Abs.
              Se não me engano,ela tem q trabalhar próximo à saída
              do coletor devido sua temperatura,ela funciona melhor,
              mas vou deixar p/ os + entendidos pois esse não é meu
              forte.

Abraço

Depois d postar li + atentamente e vi q Bugtec já havia
              comentado à respeito.

Last edited by Fabricio do Nascimento; 29-05-2009, 08:45 PM.

Comment

Celo muito bacana esta sua empreitada!!! Está de parabéns e parabéns ao fórum pela união e a vontade de ver a coisa andar!!!
                Só fiquei preocupado em relação a posição da central eletrônica!
                Ela provavelmente tem uma temperatura máxima de trabalho e como foi colocada dentro do cofre do motor surgiu aquela pulguinha atrás da orelha, pois componentes eletrônicos são bem sensíveis em relação a temperatura.
                Já vi alguns carros que possuem a central bem pertinho do motor. A única sugestão seria ver a temperatura máxima de trabalho da central e medir a máxima temperatura no cofre perto da central e se for o caso mudar ela de posição.

Fica aí a sugestão

Marcel Neves

Comment

Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                  forte.

Abraço

comentado à respeito.

Olá pessoal sou novo aqui e estava vendo os tópicos e esse está muito enteressante o que gostaria de dizer é que sobre o local do sonda lambda ela deve ficar num lugar onde ela receba a maior quantidades de gases do escapamento e que neste local ela não tenha entrada de ar falso, o que no caso do escape original do fusca é complicado não ter ar falso, devido a união ser por braçadeira já no da kombi injetada é o melhor pois todas as uniões são feitas com juntas igual as que vai no cabeçote e é só espero ajudar
                  Netto
                  Bauru - SP
                  Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

Comment

yae... troca o lugar do sensor de temperatura do oleo, to injetando meu carro tbm e no lugar da cebolinha nao esquenta muito(demora)... nos carros turbo ja esquenta pq la que vai ligado o aeroquip e circula oleo... pode ser isso tbm... pede pro mecanico medir a temperatura no multimetro... falow!
                    Drift Skyline

Comment

Fala Cristiano,
                      Postado originalmente por fusca_74
                      CV por litro do motor. O motor do uno tem 58CV/litro, enquanto que o motor do fusca 1600 tem 65 CV/1,6 L
                      Acho que entendo o raciocinio, significa dizer que o uno tem 17 HP a mais que o fusca...
                      Percebeu que tenho certa dificuldade em escrever as coisas de forma simples de vez em quando ehehehhehe.
                      Né não brother, eu é que tenho mania de leitura dinâmica...hehehe
                      Correto, tendo em vista do overlap maior, se joga a potência máxima para rotações maiores. Inclusive, com um comando mais bravo vc pode abusar mais da taxa do motor, devido a taxa de compressão dinâmica ficar mais baixa, mantendo a taxa de compressão original.
                      Beleza..., mas já me disseram quem abuasr da taxa de compressão diminui a vida útil do motor... acho que não vou mais mexer nessa parte não...
                      Sim, pois você não consiguira passar dos 100 CVs, mantendo na gasolina creio que não tenha problema em utilizar o bico do uno 1.6.
                      Vou ter que mudar a TBI, manterei o bico, mas ontem descobri que ele é de um logus 1.8, masi na frente explico melhro...
                      Eu não adiantaria. Você estaria colocando novas variáveis desconhecidas em um sistema desconhecido, do meu ponto de vista, você estaria complicando a adaptação. Outra coisa, tá certo que a borboleta não é tão grande, mas se fosse uma 60 mm por exemplo, você poderia começar a perder o controle de aceleração, o acelerador poderia ficar muitosensível.
                      Infelizmente não vai ter jeito... vou ter que partir para a outra Tbi, mais a frente explico...
                      Tomie essa decisão para uma vez por todas fazer algo que eu sempre quiz. Os dedos ficam meio dormentes e a paciêcia vira um treino constante, mas, quando rodar e roncar, vai ficar animal ehehehehhe. Vou me divertir muito, é um carro 95, e parece carro de coroa, tirando o aerofólio, rodas 15 e suspensão mais baixa, tudo de fabrica, já dei 180 nele, mas, ai as coisas ficaram muito rápidas e começaram a ficar perigosas. Geralmente eles fazem balanceamento decente até uns 140, depois disso, as coisas ecomodam um pouco.
                      É verdade, lembro de ter posto 190 no meu antigo vectra, era 2000 e d fato só começava a notar que o bichinho tava andando muito a partir de 140 Km/h, era show de bola a estabilidade dele. Foi pro isso que recomendei juízo com a máquina...
                      Pra ti tb cara,

Tinha um amigo meu que é escrivão de cartório e cantor nas horas vagas, faz uns anos que não o vejo e o nome dele é Marcelo tb.

Forte abraço,

Cristiano.
                      Pois é, veja como são as coisa, sou músico nas horas vagas... Só não sou escrivão...Abração pra ti...
                      Last edited by celojr; 31-05-2009, 02:58 AM.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                        Coloque no encontro dos canos da aranha que a sonda lê legal! Nem precisa medir a distância porque já fiz testes inclusive com sonda wideband.
                        AbraçO!
                        Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                        forte.

Abraço

comentado à respeito.

Amigos,

Não queria mexer muito na aranha do escapamento, considerando o fato delam possuir defletor, teria algum problema colocar a sonda lambda após a aranha? já no prolongamento do abafador?

Ah, ela é de 4 fios...

Abs.

Comment

Postado originalmente por jabiracao
                          Celo muito bacana esta sua empreitada!!! Está de parabéns e parabéns ao fórum pela união e a vontade de ver a coisa andar!!!
                          Só fiquei preocupado em relação a posição da central eletrônica!
                          Ela provavelmente tem uma temperatura máxima de trabalho e como foi colocada dentro do cofre do motor surgiu aquela pulguinha atrás da orelha, pois componentes eletrônicos são bem sensíveis em relação a temperatura.
                          Já vi alguns carros que possuem a central bem pertinho do motor. A única sugestão seria ver a temperatura máxima de trabalho da central e medir a máxima temperatura no cofre perto da central e se for o caso mudar ela de posição.

Fica aí a sugestão

Marcel Neves
                          Obrigado pelos elogios, Brother,

É isso aí mesmo, por aqui a turma é super unida, é isso que nos torna o melhor forum air cooled do mundo...

Realmente, não tinha pensado nessa questão do calor atrapalhar a central, tantos carros a tem lá junto do motor, que nem pensei no assunto... vou conversar com a galera por aqui pra ver o que eles dizem a respeito...

Obrigado pela sugestão.

Abs.

Comment

Postado originalmente por Netto
                            Olá pessoal sou novo aqui e estava vendo os tópicos e esse está muito enteressante o que gostaria de dizer é que sobre o local do sonda lambda ela deve ficar num lugar onde ela receba a maior quantidades de gases do escapamento e que neste local ela não tenha entrada de ar falso, o que no caso do escape original do fusca é complicado não ter ar falso, devido a união ser por braçadeira já no da kombi injetada é o melhor pois todas as uniões são feitas com juntas igual as que vai no cabeçote e é só espero ajudar
                            Então Neto, estou pensando em colocar na junção dos canos dos cabeçotes, após o defletor...

Abs

Comment

Postado originalmente por londrifters
                              yae... troca o lugar do sensor de temperatura do oleo, to injetando meu carro tbm e no lugar da cebolinha nao esquenta muito(demora)... nos carros turbo ja esquenta pq la que vai ligado o aeroquip e circula oleo... pode ser isso tbm... pede pro mecanico medir a temperatura no multimetro... falow!
                              Fala, londrifters...

Então, vou esperar duas coisa pra trocar o local do sensor...

A primeira é saber se essa adaptação funcionará corretamente...a segunda será mandar o motor pra retífica, daí com o motor aberto ficará mais fácil pedir para copiar o local do sensor da kombi injetada.

Abs.

Comment

Muito bem, senhores...

A questão é a seguinte...

Não funcionou colocar a TBI do Uno EP em conjunto com a Central do SX.

Ontem, quando estava indo pra oficina providenciar a colocação da sonda lambda, topei com o técnico em injeção conhecido e expliquei a ele os problemas de funcionamento do motor... ele me informou que a ausência da sonda lambda não provoca tal problema de detonação e me pediu para levar o carro para a oficina dele para ver o que podia ser feito...

Assim o fiz, aos trancos e barrancos levei o fusca para ele olhar, só de abrir o capô, já com a maquina de diagnostico na mão, ele foi categórico: "mas assim do jeito que está feito não vai funcionar nunca.." nem conectou a máquina e elogiou minha coragem de fazer tal adaptação...

Ele me explicou que o modo de operação da central do SX é bem diferente do da central do EP e é bem mais complexo, ou seja, depende da leitura dos sensores que não existem na TBI do EP (posição da borboleta, temperatura do ar e pressão do ar, se não me falha a memória agora).

O caso é aquele que o Cristiano explicou mais atrás, o principio Alfa-N, rotação + vácuo produzido no sensor MAP, é dessa forma que a central do EP funciona, para que tudo funcione corretamente tem que haver compatibilidade entre as partes. No nosso caso específico, somente a ordem inversa funcionaria, ou seja, a central do EP + a TBI do SX, bastando para isso isolar os sensores sobressalentes na própria TBI, na configuração que está atualmente,não funcionará porque a central faz uma leitura incorreta dos parametrs dos sensores ausentes, a leitura é feita mesmo sem haver a conexão entre sensor e conector e isso acarreta conflitos internos insolúveis na central.

confesso que cheguei a cogitar a derrota e retornar ao velho sistema de carburação, provavelmente utilizando um carburador de duplo estágio a ex3emplo do Maurílio em http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4585 ou um miniprogressivo, enfim, me daria bem menos dores de cabeça, mas como sou brasileiro e não desisto nunca.. vamos em frente para mais uma tentativa, se essa não der certo, volto pra carburação.

Continua...

Comment

Working...
                                X