Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Muito bem, vamos lá...

Ainda tenho uma carta na manga, estamos com uma TBI de logus 1.8 em desuso na oficina, com todos os sensores que estão faltando já montadinhos em seus devidos locais, sabado deixei a turma fazendo uma nova limpeza nela para segunda-feira providenciar um flange e no máximo terça-feira estar com ela toda montada no coletor.

Se funcionar, beleza, vamos em frente, caso contrário, volto num pulo só para o carburador, já estou até lendo a respeito para saber qual será o mais indicado para o emu caso de preparação... até poder comprar uma MS ou similar para passar definitivamente para IE, mas aí, sem sustos, ou até encontrar a central correta, enfim, o caso é que não posso mais permanecer a pé, está me dando mais dor de cabeça do que alegria ficar com o carro parado.

Abs.

Comment

mas vejam o seguinte,

Algumas boas lições podem ser tiradas da bravata...

Para aqueles que quiserem enveredar por essa adaptação, ela funciona, mas estejam certos de estar com a central correta ou com alguma que seja programável, no caso a mais em conta é a HISS, ela controla apenas a injeção no bico, daí acredito que nem precise de roda fônica nem nada, mantendo o sistema de ignição (de preferencia a ignição eletrônica) original, provavelmente funcionará, digo provavelmente porque não tentei.

Outra coisa a ser avaliada são quais os objetivos dessa adaptação... performance?, economia? enfim, sejam eles quais sejam, não temos respostas a essas questões pois uma modificação assim, acredito que não tenha sido tentada nunca... tem um caso ciatdo no tópico do rafael, mas o responsável por ele nunca mais tocou noassunto por aqui, os meus objetivos foram saber se funcionava e se traria algum ganho de performance, quanto ao segundo objetivo, ainda não tenho resposta, mas em relação ao primeiro, a resposta é sim, funciona, desde que respeitados os parâmetros que citei anteriormente.

Vamos em frente ver no que vai dar essa história toda com a TBI nova que está entrando em cena, conforme as coisas forem acontecendo, conto procês.

Abs.

Comment

Celo,

Eu estou usando uma injeção programavel e via de regra quando tenha que fazer alguma alteração, eu faço direto naECu mudando algum parâmetro.
        No seu caso é muito mais complicado, pois está com uma ECU de de carro de linha e sem opções fáceis de alteração.
        Como sugestão eu tentaria juntar tudo o que você tem e mais o que gastaria com um carburador e compraria uma ECU programavel.
        Faça isso mas não desita não, você já conseguiu ir tão longe e de uma maneira muito mais dificil.
        Vejo o seu carro que já tem até roda fônica, eu nem vou instalar isso no meu, vou ficar no distribuidor mesmo.
        Você já tem mais de meio caminho andado e se pegar uma Mega por exemplo, vai er muito fácil instalar pois já tem praticamente tudo pronto no carro é só ir ligando o chicote.
        Dá trabalho mas pe muito legal quando fica redondo, ontem eu andei o dia inteiro de Fusca, o carro ficou tão gostoso de andar.
        Não sei como o pessoal daqui da MSBR está com os kit´s, dei uma olhada na DIYautotune e o kit da 2.2 com case e tudo está saindo 139 doláres
        http://www.diyautotune.com/catalog/m...-kit-p-28.html

Mais a relay board 64 doláres

http://www.diyautotune.com/catalog/m...-kit-p-31.html
        2276 FK8 .

Comment

Postado originalmente por luiz
          Celo,

Eu estou usando uma injeção programavel e via de regra quando tenha que fazer alguma alteração, eu faço direto naECu mudando algum parâmetro.
          No seu caso é muito mais complicado, pois está com uma ECU de de carro de linha e sem opções fáceis de alteração.
          Como sugestão eu tentaria juntar tudo o que você tem e mais o que gastaria com um carburador e compraria uma ECU programavel.
          Faça isso mas não desita não, você já conseguiu ir tão longe e de uma maneira muito mais dificil.
          Vejo o seu carro que já tem até roda fônica, eu nem vou instalar isso no meu, vou ficar no distribuidor mesmo.
          Você já tem mais de meio caminho andado e se pegar uma Mega por exemplo, vai er muito fácil instalar pois já tem praticamente tudo pronto no carro é só ir ligando o chicote.
          Dá trabalho mas pe muito legal quando fica redondo, ontem eu andei o dia inteiro de Fusca, o carro ficou tão gostoso de andar.
          Não sei como o pessoal daqui da MSBR está com os kit´s, dei uma olhada na DIYautotune e o kit da 2.2 com case e tudo está saindo 139 doláres
          http://www.diyautotune.com/catalog/m...-kit-p-28.html

Mais a relay board 64 doláres

http://www.diyautotune.com/catalog/m...-kit-p-31.html
          Pois é Luiz,

Já pensei nisso que vc disse também, com uma ms ficaria tudo muito mais fácil, e até o dolar tá nos ajudando agora, meu problema maior nesse caso é montar o kit, não entendo absolutamente nada de eletrônica e não vai ser nada fácil achar alguém por aqui que me ajude, para eu partir para a MS (que inclusive é meu sonho) tenho que adquirí-la já montada, porque montar uma por aqui não vai ser muito fácil... além do maior tempo que demandará para concluir o projeto.

Mas vou dar uma outra olhadinha no MSBR para ver se tem alguma novidade.

Abração.

P.S.: Ainda não desisti não, tenho algumas cartadas finais para lançar na mesa...

Comment

Celo li tudo e vejo que a empreita maior ta sendo a central, mas se tem uma cartada vamos ver se e de ZAP, ou 7copas, abraços
            Enfim falta pouco, aff...

Comment

Amigos,

Vocês acham que uma dessa daqui resolveria meus problemas?

http://www.diyautotune.com/catalog/m...unit-p-34.html

Features / Benefits of the MegaSquirt EFI System
              • Onboard MAP sensor for NA or boosted engines up to 21psi!
              • Speed density or Alpha-N.
              • Use High Impedance Injectors or Low impedance with resistor pack inline
              • Compatible with output from narrowband and wideband O2 sensors.
              • Log data on your laptop for later analysis.
              • Tuning software is free for download and regularly updated with new features.
              • Open Source design - all code and hardware information is available online.
              • Includes proper female DB37 connector and shell for your wiring harness.
              Additional Features
              • Professionally Machined Brushed Aluminum Endplates. Excellent Fit and Finish!
              • Flanged ends for easy mounting.
              • The crystal is glued in place to reduce sensitivity to vibrations.
              • The MAP sensor input has been brought out to the outside of the case using a barbed bulkhead fitting. This allows for easy connection of your vacuum/boost line and reduces the chances of harming the MAP sensor.

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
                Celo li tudo e vejo que a empreita maior ta sendo a central, mas se tem uma cartada vamos ver se e de ZAP, ou 7copas, abraços
                Então,

É isso mesmo, o problema é a incompatibilidade da forma de trabalho da central com a ausência de sensoers da TBI, não fosse isso, tava funcionando beleza, mas fazer o que né?

Vou mudar de TBI (que é o que tenho em mãos agora) e ver no que vai dar...

Abs.

Comment

Postado originalmente por celojr
                  Muito bem, senhores...

A questão é a seguinte...

Não funcionou colocar a TBI do Uno EP em conjunto com a Central do SX.

Ontem, quando estava indo pra oficina providenciar a colocação da sonda lambda, topei com o técnico em injeção conhecido e expliquei a ele os problemas de funcionamento do motor... ele me informou que a ausência da sonda lambda não provoca tal problema de detonação e me pediu para levar o carro para a oficina dele para ver o que podia ser feito...

Assim o fiz, aos trancos e barrancos levei o fusca para ele olhar, só de abrir o capô, já com a maquina de diagnostico na mão, ele foi categórico: "mas assim do jeito que está feito não vai funcionar nunca.." nem conectou a máquina e elogiou minha coragem de fazer tal adaptação...

Ele me explicou que o modo de operação da central do SX é bem diferente do da central do EP e é bem mais complexo, ou seja, depende da leitura dos sensores que não existem na TBI do EP (posição da borboleta, temperatura do ar e pressão do ar, se não me falha a memória agora).

O caso é aquele que o Cristiano explicou mais atrás, o principio Alfa-N, rotação + vácuo produzido no sensor MAP, é dessa forma que a central do EP funciona, para que tudo funcione corretamente tem que haver compatibilidade entre as partes. No nosso caso específico, somente a ordem inversa funcionaria, ou seja, a central do EP + a TBI do SX, bastando para isso isolar os sensores sobressalentes na própria TBI, na configuração que está atualmente,não funcionará porque a central faz uma leitura incorreta dos parametrs dos sensores ausentes, a leitura é feita mesmo sem haver a conexão entre sensor e conector e isso acarreta conflitos internos insolúveis na central.

confesso que cheguei a cogitar a derrota e retornar ao velho sistema de carburação, provavelmente utilizando um carburador de duplo estágio a ex3emplo do Maurílio em http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4585 ou um miniprogressivo, enfim, me daria bem menos dores de cabeça, mas como sou brasileiro e não desisto nunca.. vamos em frente para mais uma tentativa, se essa não der certo, volto pra carburação.

Continua...

Celão,

Realmente, sabíamos que usar central do SX com tbi e sensores do EP, não era nada Kissai... Mas como o proetos tem limitações, é o que temos disponíveis.

A sua idéia é usar a tbi de Logus com módulo SX? Calma lá....sensores de um com o outro são diferentes....Se colocar sensores do SX adaptados na TBi do Logus, a chance de susseço é bem maior. Cada sensor tem sua tensão(voltagem) e corrente específica para uma determinada temperatura ou pressão(depende de qual sensor for). Usando sensor de Logus com o módulo do SX, provavelmente você estará fazendo a central "entender" valores errados de pressão, temperatura e posição da borboleta, ou seja, nada Kissai.

Se for continuar com a idéia de usar módulo original, sugiro:
                  1) arrumar chicote e módulo de uno EP e botar no seu carro.
                  2) arrumar uma tbi de EP e colocar no seu carro
                  3) arrumar módulo e chicote de Logus e adaptar, junto com a tbi de logus no seu carro.
                  4) colocar a tbi de logus no seu carro, mas com todos os sensores retirados de uma tbi do SX colocados no lugar dos originais.(Mas não tenho certeza....quais os sensores na tbi do SX? Pressão e temperatura do ar, além do tps?)

Com a idéia de usar Megasquirt, recomendo usar a com a pcb(placa de circuito impresso) modelo "Mini-MS", pos ela já tem o em sua placa os relês (relay board embutida) de bomba de combustível e de outros sistemas elétricos que necessitam maior potência. Essa do link que você mandou, é a pcb modelo v2.2, não possui "relay board" embutida. Logo você teria que adicioná-los por fora. Se não em engano, se você usar um sensor de rotação do tipo Hall em cima da roda fônica(existe sensor Hall para roda fônica) fica plug'n'play com a Mini-MS! Vai nem precisar ir atrás de distribudor de kombi injetada! TPS, de qualquer carro serve(basta calibrar), se não me engano. MAP(sensor de pressão do ar admitido) fica soldado na placa do módulo. Sensor de temperatura é barato e fácil de achar...

Agora, analise bem e veja qual é a melhor opção pra você, ok? E boa sorte!

Precisando, estamos aí!
                  Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Celo,

Acho que para você serviria na boa,
                    Meu carro tem uma mini-ms mas na verdade eu só estou usando o rele principal, pois o de IDLE eu retirei e coloquei um jumper no lugar já que eu uso uma valvula PWM e o da Bomba eu fiz um circuitinho a parte e uso um rele externo que liga a bomba e a sonda lambda.
                    Se for usar uma mega tenha em mente que o negocio é DIY (Do It youself) faça você mesmo. Informação tem de monte e é muito fácil conseguir ajuda.
                    Mas tem que ter uma dose de esforço seu também.
                    O pessoal do MSBR ajuda legal, o ideal seria enviar uma mensagem para o GMT ou para o Dinho e perguntar se eles vão ter disponivel por aqui, fica mais fácil.
                    Eu acho que o pessoal estava trabalhando a 2.2 mesmo, como fiquei um tempo fora do forum ainda não me atualizei sobre isso.
                    2276 FK8 .

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                      Celão,

Realmente, sabíamos que usar central do SX com tbi e sensores do EP, não era nada Kissai... Mas como o proetos tem limitações, é o que temos disponíveis.

A sua idéia é usar a tbi de Logus com módulo SX? Calma lá....sensores de um com o outro são diferentes....Se colocar sensores do SX adaptados na TBi do Logus, a chance de susseço é bem maior. Cada sensor tem sua tensão(voltagem) e corrente específica para uma determinada temperatura ou pressão(depende de qual sensor for). Usando sensor de Logus com o módulo do SX, provavelmente você estará fazendo a central "entender" valores errados de pressão, temperatura e posição da borboleta, ou seja, nada Kissai.

Se for continuar com a idéia de usar módulo original, sugiro:
                      1) arrumar chicote e módulo de uno EP e botar no seu carro.
                      2) arrumar uma tbi de EP e colocar no seu carro
                      3) arrumar módulo e chicote de Logus e adaptar, junto com a tbi de logus no seu carro.
                      4) colocar a tbi de logus no seu carro, mas com todos os sensores retirados de uma tbi do SX colocados no lugar dos originais.(Mas não tenho certeza....quais os sensores na tbi do SX? Pressão e temperatura do ar, além do tps?)

Com a idéia de usar Megasquirt, recomendo usar a com a pcb(placa de circuito impresso) modelo "Mini-MS", pos ela já tem o em sua placa os relês (relay board embutida) de bomba de combustível e de outros sistemas elétricos que necessitam maior potência. Essa do link que você mandou, é a pcb modelo v2.2, não possui "relay board" embutida. Logo você teria que adicioná-los por fora. Se não em engano, se você usar um sensor de rotação do tipo Hall em cima da roda fônica(existe sensor Hall para roda fônica) fica plug'n'play com a Mini-MS! Vai nem precisar ir atrás de distribudor de kombi injetada! TPS, de qualquer carro serve(basta calibrar), se não me engano. MAP(sensor de pressão do ar admitido) fica soldado na placa do módulo. Sensor de temperatura é barato e fácil de achar...

Agora, analise bem e veja qual é a melhor opção pra você, ok? E boa sorte!

Precisando, estamos aí!
                      Diga aí meu parceiro de missões impossiveis... que encrenca que fomos arrumar hein?

Vc quiz dizer qeu as chances de funcionar são bem menores ao colocar sensores de TBI do Logus com a central do SX não foi?

Então, minha aposta no bom funcionamento do sistema se baseia no fato de ambas as TBI's serem Magneti Marelli, assim como seus sensores, dessa forma, acho que a questão de voltagem e corrente devem ser as mesmas... mas é algo a ser confirmado ainda... mas uma coisa é certa, os conectores casam que é uma beleza.

Vai ser uma tarefa hercúlea adquirir uma miniMS, nem sei por onde começar a procurar, montar uma sozinho, nem pensar, levaria meses até eu aprender alguma coisa, não conseguirei por falta de conhecimento técnico na área, não somente em injeção eletrônica como em eletrônica pura também.

Verei o que consigo em relação ao chicote e módulo EP para colocar na TBI, mas não creio que seja algo fácil também, essa TBI era uma peça avulsa, estava esquecida quando a resgatamos para o projeto, ela não veio com módulo e chicote... mas se eu conseguir, essa se configura como a melhor solução.

Não tinha pensado na possibilidade de tentar uma TBI de SX, vou sair a cata amanhã, pode ser que também haja um caminho por aí.

Já em relação a utilizar o módulo do logus, esse até que temos aqui, mas outros entraves se configuram, ele utiliza distribuidor hall e não roda fônica, daí é recomeçar da prancheta tudo de novo, essa alternativa, confesso, não estou muito animado a tentar, principalmente em virtude da dificuldade que já existiu, logo no começo, conseguir esse danado do distribuidor hall, além do mais, já estou com a roda fônica colocadinha em seu devido local, já até descobrimos a posição do sensor de rotação em relação a ela, não queria jogar fora todo esse trabalho.

Já em relação a realizar um enxerto dos sensores do SX na TBI do logus, realmente também é algo a se pensar, resta saber se os encaixes casam, provavelmente casam sim (talvez sejam até os emsmo e ainda não sabemos), já que ambas são produzidas pela mesma fábrica e, se formos analisar em termos de custo, não faz muito sentido modificar os encaixes, pois teriam que produzir dois sensores diferentes ao invés de um só, encareceria a produção, é por essa razão que acredito que tais sensores possuem a mesma forma de funcionamento em ambos os casos e o que muda são os parametros do mapa de injeção para cada modelo de motor.

Foi muito bom você ter feito essas colocações e sugestões, me deram algumas inspirações em relação a o que fazer. Agora que lí seu post, penso em fazer o seguinte, vê aí o que vc acha... logo pela manhã conversarei com o técnico em IE para saber em relação ao regime de trabalho dos sensores, voltagem, corrente e tal para sabermos se haverá algum tipo de conflito no uso combinado Fiat/Vw, dependendo da resposta dele, decido se mantenho essa linha de atochar a TBI com sensores e tudo no coletor ou não, se optar por não realizar esse movimento, começo a procurar por outras coisas, ou uma central com seu devido chicote de EP ou os sensores corretos do SX para tentar adaptá-los na TBI do Logus, porque já aventei a possibilidade de conectá-los na TBI do EP e isso não é possível, os locais onde eles entrariam são lacrados de fábrica, isso se não achar uma TBI completa de SX (o que seria o ideal, pois seu chicote já está todo lá), provavelmente seria somente modificar o flange, pos percisariamos de um que desse mais altura para os sensores não baterem no alternador.

Agora, não sei qual significado isso tem... mas um pequeno fato me chamou muito a atenção... a mufla da TBI EP encaixa certinho no topo da TBI do logus, mesma furação para os parafusos, mesma altura, mesmo diâmetro, enfim, mesmo tudo, são plenamente intercambiáveis, como disse, não sei o que isso significa, mas me faz pensar que se um componente de plástico injetado e latão, como é o caso da mufla e sua respectiva base (materiais relativamente baratos se comparados a componentes eletrônicos mais complexos), que motivo a fábrica teria (considerando produção em série) para fazer dois sensores distintos para exercer a mesma função? Entende? para que dois sensores com características de funcionamento diferente para ler a posição da borboleta, ou a temperatura do ar, ou a pressão do ar, ou seja lá o que for que o sensor leia, principalmente pelo fato da unidade de medida ser sempre constante em todos os casos( graus para inclinação da borboleta, bar para pressão, graus celsius para temperatura e assim por diante), o que muda é o valor em unidades de medida para cada caso.

Bom vamos ver no que vai dar.

Abração pra ti.

Comment

Postado originalmente por luiz
                        Celo,

Acho que para você serviria na boa,
                        Meu carro tem uma mini-ms mas na verdade eu só estou usando o rele principal, pois o de IDLE eu retirei e coloquei um jumper no lugar já que eu uso uma valvula PWM e o da Bomba eu fiz um circuitinho a parte e uso um rele externo que liga a bomba e a sonda lambda.
                        Se for usar uma mega tenha em mente que o negocio é DIY (Do It youself) faça você mesmo. Informação tem de monte e é muito fácil conseguir ajuda.
                        Mas tem que ter uma dose de esforço seu também.
                        O pessoal do MSBR ajuda legal, o ideal seria enviar uma mensagem para o GMT ou para o Dinho e perguntar se eles vão ter disponivel por aqui, fica mais fácil.
                        Eu acho que o pessoal estava trabalhando a 2.2 mesmo, como fiquei um tempo fora do forum ainda não me atualizei sobre isso.
                        Pois é Luiz, esse é o meu medo, para que seja ao estilo do it yourself, primeiro vem o LIY (learn it yourself) e eu sou menos do que cru em eletrônica, o que dirá em IE, me tomaria um tempo precioso que não possuo... isso me assusta em relação a MS, ela é muito boa, sem dúvida alguma, mas apenas para os iniciados, profissionais da área... Entendes? Não me refiro as configurações do mapa em sí, acho até que essa parte seja mais fácil de aprender, falo da confecção da placa.

Além disso, não posso permanecer sem o carro por muito mais tempo, vc não tem idéia das dores de cabeça que isso está me dando, estou tendo que dar conta dos meus horários, mais os horários da esposa, mais os da filha... Tô tendo que rebolar pra KCT e isso já está me dando nos nervos...

Abração Brother.

Abraço.

Comment

Entendo Celo,

Mas acho que seria menos trabalhoso que tudo isso que você vem passando.
                          Mas para mim falar é fácil, pois o Fusca é como um brinquedo para mim, não tenho que me preocupar se ele vai funcionar amanhã e é fácil falar mesmo.

Espero que pelo menos você consiga terminar essa parte do seu projeto de injetar o carro.

Continuo na torcida por aqui.

um grande abraço

Luiz
                          2276 FK8 .

Comment

Vnho ver como está o andamento do projeto vocês falando em MegaSquirt. Coincidentemente estou com uma sobre a mesa sendo montada neste momento . Ainda não anunciei, mas volto a fazer a montagem das Megas pra vender pros fusqueiros. Em breve anunciarei novamente no fórum. Qualquer coisa me add no MSN: bugpl@hotmail.com ou mande uma MP.
                            Abraço!
                            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                            Ignition: COP(Coil On Plug)
                            AFR controller: JAW Wideband
                            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                              Vnho ver como está o andamento do projeto vocês falando em MegaSquirt. Coincidentemente estou com uma sobre a mesa sendo montada neste momento . Ainda não anunciei, mas volto a fazer a montagem das Megas pra vender pros fusqueiros. Em breve anunciarei novamente no fórum. Qualquer coisa me add no MSN: bugpl@hotmail.com ou mande uma MP.
                              Abraço!
                              EBA!!!!!

Aí muda um pouco de figura...hehehe... Não tenho MSN, mas quando ela estiver pronta, me da um toque pra gente conversar.

Abs.

Comment

Ai Celo,

A parte da montagem já está resolvida com o Paulo,
                                Ele monta com muito capricho, pode ser uma alternativa legal para você.

Paulo, Está montando qual? mini ou 2.2?
                                2276 FK8 .

Comment

Working...
                                X