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Bomba elétrica

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  • #61
    Re: Bomba elétrica

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Desculpem-me, mas como cogito a hipótese de injetar meu motor, e injeção implica em bomba elétrica de combustivel, só agora, quase 3 anos depois li este tópico.

    Na minha opinião não devemos ligar as mangueiras da forma mostrada na fig.1, pois a bomba trabalhará em curtocircuito. A própria bomba causará queda de pressão no retorno do dosador fazendo com que o dosador "pense" que a pressão de entrada nele é maior do que realmente o é. Quando a bomba está nova, o sistema poderá não apresentar sintomas de defeito.

    Eu optaria pela ligação convencional, sem depressão (ou pressão) no retorno, conforme fig.2.
    Entendí o que disse, Ricardo...

    Não sei se é o caso, mas acho que não faz muita diferença conectar o retorno do dosador no circuito da bomba pois me parece que esse retorno é feito sem pressão significativa.

    Na época que estava montando o circuito de alimentação/retorno da TBI que atualmente alimenta meu fusca, me foi, inclusive, dito pelo Bugtec, que o retorno poderia ser feito com mangueira de combustível comum e não necessariamente com a mangueira própria de injeção (que suporta uma pressão maior) pois no retorno de combustível não existe fluxo de combustível sob pressão.

    Agora, não sei se é pelo fato dse minha bomba ser nova, mas não notei nenhum sintoma de defeito em relação a isso (o retorno de combustível no meu caso estgá conectado diretamente na linha da bomba), acho que somente o tempoi me dirá se terei algum problema maior.

    Estou comentando isso apenas devido ao fato de ser de extrema facilidade conectar o retorno de combustível na própria linha da bomba ao passo que levar o retorno direto para o tanque da um pouco mais de trabalho.

    Abraço
    Last edited by celojr; 08-09-2009, 10:11 AM.

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    • #62
      Re: Bomba elétrica

      EU SEMPRE OUVI DIZER PARA USAR O FILTRO ANTES DA BOMBA!!!
      PARA A BOMBA NAO EMPERRAR C DETRITOS DO TANQUE!!!
      QUAL SERIA AMANEIRA CORRETA?????
      LEMBRANDO Q NOS CARROS ORIGINAS,A BOMBA VEM ANTES DO FILTRO!!!!
      "" HOT AIR FOREVER""
      KARMANN 63- 1200
      KARMANN 67-1600

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      • #63
        Re: Bomba elétrica

        O correto e mesmo o filtro depois da Bomba.

        Quanto a bomba emperrar com detritos acho bem dificil, pois dentro da bomba, bem na entrada dela tem uma tela filtrante, onde ela retem as particulas de sujeira antes que elas possam atingir as partes moveis da bomba.

        O que acontece, e ja aconteceu comigo e da bomba perder pressao, ai fui ver o que tinha ocorrido e era essa telinha que tava suja, tirei a bomba fora e limpei ela, ficou zerada de novo e a pressao voltou ao normal.

        Isso aconteceu depois de quase 1 ano andando com ela, entao nada de anormal nisso, ja que o filtro tb nesse prazo ja tem que ser trocado, basta uma revisao simples em filtro e bomba a cada 6 meses que é muito facil de fazer.

        Outra dica e sempre mater o tanque pelo menos com a metade da capacidade, isso evita que as paredes internas enferrugem ou tenham algum tipo de sujeira.

        Esse negocio de andar com 10 Conto no tanque ta por fora...

        O pre-filtro seria essa peca AZUL nesta foto, e uma tela pra reter os residuos maiores, e o filtro e bem mais restritivo que isso.




        Usando o filtro antes da bomba vai forcar ela, vai aquecer e pifar bem mais rapido, pois a bomba foi feita pra "pressurizar" o combustivel e nao pra "puxar" e pressurizar, por isso tb ela tem que ficar sempre abaixo do tanque ou no minimo no nivel dele.

        Abracos
        Wagner Luis
        BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
        INTERESSADOS MANDAR MP

        http://www.fastpowerperformance.com.br

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        • #64
          Re: Bomba elétrica

          Postado originalmente por celojr
          Entendí o que disse, Ricardo....., mas acho que não faz muita diferença conectar o retorno do dosador no circuito da bomba pois me parece que esse retorno é feito sem pressão significativa..........
          Estou comentando isso apenas devido ao fato de ser de extrema facilidade conectar o retorno de combustível na própria linha da bomba ao passo que levar o retorno direto para o tanque da um pouco mais de trabalho.

          Abraço
          Celo, o retorno não deve ser feito para a entrada de combustivel na bomba. O sistema trabalhará em curto circuito, a bomba bombeará para ela mesma. Isso vale para bomba elétrica ou mecânica.

          Foi por causa dessa facilidade de ligação que eu fiz essa gambiarra no meu triciclo (bomba mecânica). Ferrei a bomba prematuramente, não fiquei na estrada porque a pane derradeira aconteceu na garagem. Para uma descrição completa e detalhada de como e porque ocorre o problema terei que escrever "pacacête".

          Consolidando o que foi comentado até agora, inclusive a colocação do filtro após a bomba elétrica (que é uma realidade nos sistemas originais) e a bomba num nível abaixo do tanque, posto as figs., 1 não recomendada e 3 recomendada.

          Obs: não tem fig.2 ...hehehehe....
          Arquivos Anexos

          Comment


          • #65
            Re: Bomba elétrica

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Celo, o retorno não deve ser feito para a entrada de combustivel na bomba. O sistema trabalhará em curto circuito, a bomba bombeará para ela mesma. Isso vale para bomba elétrica ou mecânica.

            Foi por causa dessa facilidade de ligação que eu fiz essa gambiarra no meu triciclo (bomba mecânica). Ferrei a bomba prematuramente, não fiquei na estrada porque a pane derradeira aconteceu na garagem. Para uma descrição completa e detalhada de como e porque ocorre o problema terei que escrever "pacacête".

            Consolidando o que foi comentado até agora, inclusive a colocação do filtro após a bomba elétrica (que é uma realidade nos sistemas originais) e a bomba num nível abaixo do tanque, posto as figs., 1 não recomendada e 3 recomendada.

            Obs: não tem fig.2 ...hehehehe....
            Bom,

            Nesse caso vou rever meu sistema de retorno de combustível.

            Abraço.

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            • #66
              Re: Bomba elétrica

              Postado originalmente por Ominus Kaiser
              Dica para soldar tanques de combustível.
              Quando for soldar tanques metálicos de combustível, é recomendável antes uma preparação.
              Nesta preparação, o primeiro passo é colocar o tanque a ser soldado com o bocal no escapamento de outro carro ou moto.
              Explico:
              Os gases que o escapamento exala são quentes, o que faz com que parte do combustível que ainda permanece nas paredes internas do tanque evapore e saia do mesmo. Outro fator é que gás de escapamento é rico em CO2 e CO. Com isto, a possilbilidade de um incêndio ou explosão é anulado.
              Este procedimento deve ser feito por pelo menos 15min ou até que as pareds do tanque estejam aquecidas , do mesmo tanto que o escape do carro/moto. Não tente verificar com o toque das mãos.
              Utilize uma vela comum e compare o tempo pra derreter a parafina.
              meu funileiro fez isto para soldar o niple no fundo do tanque

              Comment


              • #67
                Re: Bomba elétrica

                Uma dica importante para segurança!

                Utilize o relê de injeção eletrônica do Gol GTi/Santana EX, pois ela utiliza um temporizador para desligar a bomba elétrica quando motor "morre", em caso de acidente e evitando alastrar o foto.
                O funcionamento desse relê é simples, ao ligar a ignição (sem dar partida no motor), a bomba é acionada por aproximadamente 3 segundos e desliga, volta funcionar a bomba somente quando motor estiver funcionando, pois o sinal de referência são os pulsos da ignição.
                Hoje a bomba é acionado pelo módulo de injeção, a maioria dos carros com injeção ao ligar somente a ignição, vai escutar bomba funcionar por alguns segundos para pressurizar linha de combustível e para, volta funcionar quando é dado a partida no motor.

                Outra dica é utilizar reguladores pressão ajustáveis da marca DS, são mais baratos que os utilizados em carros turbinados, alguns vão precisar alojamento(suporte), mas existem modelos que pode utilizar direto na linha com retorno e vácuo.
                http://www.ds.ind.br
                No Mercado Livre, comprei um para a injeção eletrônica da Kombi, com pressão ajustável de 0,5 até 5 bar. Saiu mais barato que os da Bosch com pressão fixa até 3 bar.

                Comment


                • #68
                  Re: Bomba elétrica

                  no meu o retorno do combustivel estava na linha da bomba, antes dela e depois do filtro, e nunca me deu problema, mas vou verificar pra mudar o esquema, ja a bomba parafusei na parede da CAnga do fusca , acima do cilindro mestre..

                  abraço
                  1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                  Comment


                  • #69
                    Re: Bomba elétrica



                    Olá amigos, como faço para colocar 2 bombas ?

                    Meu motor é turbo e usa 1 bomba que fica do lado do cilindro mestre ( veja na foto ), porem meu carro esta restaurando e já está parado a 1 ano, por segurança comprei outra bomba e surgiu a ideia de instalar as 2, assim caso uma falhe eu possa acionar a outra usando um botao.

                    o que vcs acham ?

                    obrigado

                    Comment


                    • #70
                      Re: Bomba elétrica

                      Postado originalmente por pipo
                      Edu...

                      segue anexo o esquema das mangueiras

                      E alguns da bomba montada no carro jah

                      só tenho q achar de novo o elétrico

                      Desculpe a demora ok.... abraços

                      Ficou legal bem limpo mais o certo e fazer um furo por baixo do tanque e por uma conexao da forma que vc fez vc obriga a bomba fazer força pra puxar combustivel.

                      veja o monza a bobma fica na parte de baixo do tanque ou seja a funçao dela e apenas conduzir o combustivel..

                      O meu eu uso Interna dentro do tanque em breve colocarei fotos para voces verem

                      abraço

                      Comment


                      • #71
                        Re: Bomba elétrica

                        Postado originalmente por Jairo62


                        Olá amigos, como faço para colocar 2 bombas ?

                        Meu motor é turbo e usa 1 bomba que fica do lado do cilindro mestre ( veja na foto ), porem meu carro esta restaurando e já está parado a 1 ano, por segurança comprei outra bomba e surgiu a ideia de instalar as 2, assim caso uma falhe eu possa acionar a outra usando um botao.

                        o que vcs acham ?

                        obrigado
                        ou seja uma vai ficar sem funcionar do mesmo jeito, bobagem... usa uma so
                        se for turbo e vc ligar em serie e interessante pois voce vai almentar a pressao de acordo com o turbo vai pressurizando
                        se por em paralelo vai almentar a vazao porem a pressao vai continuar da mesma forma ( essa e a grande dica que muitos preparadores PECA )
                        Ao contar um carro turbo

                        poe 2 3 4 5 bomba de combustivel para poder alimentar na fase turbo pois nao consegue ter a pressao ideal... ou entao poe 3 de 12 bar e regula o regular no minimo ou seja JOGAR DINHEIRO NO LIXO, pois voce almenta muito a vazao, mais nao consegue ter pressao de linha.e usa a linha de combustivel de 8 mm de que adianta tantas bombas ... isso e uma forma de ganhar dinheiro de gente rico e burro tambem hehe.. veja as revistas de carro fullpower e etc.. so bobeira... cosia boba mesmo. tenho nem coragem de comprar mais .

                        o correto e usar 2 bomba seja interna e externa ou as 2 externas porem em Linha, pois assim o a pressao sera linear de acordo que a pressao do turbo subir vai ser alimentado.

                        Ja montei fusca turbo usando apenas 1 bomba interna de carro flex andando a 0,8 bar pressao de turbo. mais o bom mesmo e 2 em linha.

                        Comment


                        • #72
                          Re: Bomba elétrica

                          valeu amigo

                          no caso de eu usar as 2 em linha e uma der problema o que acontece ?

                          valeu

                          Comment


                          • #73
                            Re: Bomba elétrica

                            Postado originalmente por Jairo62
                            valeu amigo

                            no caso de eu usar as 2 em linha e uma der problema o que acontece ?

                            valeu

                            O carro continua funcionando normalmente
                            se for turbo, e so nao deixar o turbo entrar coisa facil ne ....?!?

                            Se fosse em paralelo fundiria o motor caso seja turbo, pois o mesmo nao teria pressao na linha de combustivel se uma falhar ja da mistura pobre pois a fazao e dificiente por falta de pressao...

                            Comment


                            • #74
                              Re: Bomba elétrica

                              Bombas associadas em paralelo: soma-se a vazão e a pressão se mantém constante
                              Bombas associadas em série: soma-se a pressão e a vazão se mantém constante

                              Ou seja, se vc tem duas bombas de 100 L/h e 3 bar, vc pode ter uma vazão de 200 L/h (se associar em paralelo) ou uma pressão de 6 bar.
                              Para associações em paralelo NÃO É RECOMENDADO o uso de bombas diferentes!!!

                              A questão de manter a pressão na linha é saber se a sua bomba vai conseguir vencer o head do sistema todo e bombear com uma pressão constante, ou seja, se vc quiser ser técnico, arranje a curva caracteristica da bomba, vamos ver os valores de NPSH, calcular as perdas de carga na tubulação...
                              Se vc quer um turbo, monta uma bomba de GTI, daquelas da DPL mesmo (130 L/h 3 bar) ou uma de mercedes, que manda comb. a 4 bar. De qualquer forma, não vai se usar mais do que 3 bar!
                              Quanto a dosadores...fuja dos HPI, é preparação PORCA. Ficar "aumentando" vazão de bico com artificio do "delta P" fornecido no dosador é nojeira. Procure por dosadores com relação 1:1 e de vedação com esfera.

                              Como eu já disse: use uma bomba de gti da dpl (DPL 0070), arranca essa que tá aí e seja feliz, meu velho!

                              abçs
                              2100 aspro

                              Comment


                              • #75
                                Re: Bomba elétrica

                                Postado originalmente por Fusca Ap
                                O carro continua funcionando normalmente
                                se for turbo, e so nao deixar o turbo entrar coisa facil ne ....?!?

                                Se fosse em paralelo fundiria o motor caso seja turbo, pois o mesmo nao teria pressao na linha de combustivel se uma falhar ja da mistura pobre pois a fazao e dificiente por falta de pressao...
                                ótimo isso q eu queria escutaar ! valeu

                                Comment

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