Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba elétrica

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bomba elétrica

    Fala povo... seguinte.. comecei a montar o sistema de bomba elétrica do meu carro, com a bomba do Kadett GSI.
    Vo postar aqui mais ou menos um passo a passo para que todos possam acompanhar e entender como é simples a instalação.


    Começando:

    Antes de tudo, todos devem saber (isso vale para os que não sabem), a bomba elétrica tem q estar sempre abaixo do tanque (não embaixo, em nível mais baixo), porque, vc deve estar perguntando... para não forçar a bomba e estragar ela mais rápido, e assim como ela fica mais baixa que o nivel do tanque o combustível desce por gravidade, diminuindo a força que a mesma deve fazer...

    (Continua)


    Então, a primeira foto vc ve a maneira errada de montar a bomba, na segunda, utilizei um lugar que no meu fusca (Modelo Itamar) não tem utilidade.

    Aqui vai o começo.

  • #2
    Bomba elétrica - 2a Parte

    Bom, agora vamos a parte mais chata (na minha opnião), que é passar as mangueiras de combustível.

    Veja só, muita gente opta por passar por dentro das caixas de ar do fusca, que se vc olhar elas tem as entradas no final do paralama traseiro (voltada pro lado central do carro, no meu caso, ela tem uma tampa de borracha), só que passar por elas da um certo trabalho, pq vc tem que tirar o tanque do carro e abrir um furo naquele chapeu de napoleão, então optei em passar por dentro do carro, mais fácil e não fica exposta.

    As mangueiras que vc deve comprar são de injeção eletrônica de 7mm (aqui em Curitiba eu comprei na Casa do Borracheiro, custa R$ 4,88 o metro ), mais ou menos uns 12metros (pra sobrar, pq comprei 10 e faltou uns 50cm de mangueira pra ligar os carburadores)

    Lembre-se vc tem que passar 2 mangueiras, pois uma é a entrada e a outra é o retorno do dosador (isso é pra que não sabe).

    Estarei montando um prospecto do sistema de montagem das mangueiras, para que você não precise abrir um furo no tanque para colocar o retorno, q é simples, e mais seguro pq se vc tiver com pouca gasolina no tanque e o pescador falhar, vc terá combistivel sendo enviado a bomba... evitando esta falha.

    Relação de Peças:

    12mts de Mangueira de Injeção eletronica 7mm
    3 Conexao T (normal só sempre de metal, compre qndo compra a mangueira, e o 2o T é se tiver dupla carburação, o 3o T é para o relógio de pressão de combustivel)
    1 filtro de combustivel (Grande eu usei o do FIESTA SC)
    20 abraçadeiras (não sei o tamanho, pedi junto com a mangueira)

    Obs: se for o caso, compre mais abraçadeiras, pois é uma coisa q não parece, mas vai.

    Comment


    • #3
      Ótima Dica.

      A Bomba num nível mais baixo que o tanque faz com que ela trabalhe "afogada", ou seja: Sua entrada sempre estará com combustível disponível. portanto a mesma não precisará gastar parte de sua energia para elevar o combustível, pois o mesmo já está disponível.
      Isto além de aumentar a eficiência da bomba com uma pressão de saída um pouco maior, evitamos um efeito devastador para toda bomba hidráulica: A cavitação, que é um efeito proveniente de baixa pressão na entrada da bomba (quando precisa "puxar o fluido de um ponto muito baixo por exmplo), a qual gera bolhas de vapor do fluído, as quais se expandem violentamente agredindo os elemntos móveis da bomba diminuindo sua vida útil de forma bastante significativa.


      []s,

      Vader
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Putz.....
        Minha bomba está logo acima do tanque de combustivel.....nem tinha pensado nisso.
        Vo mudar ela já!!!!!
        Valew

        Comment


        • #5
          Nota 10!

          Qual o melhor lugar para instalar o dosador? Qual modelo de dosador escolher?

          Abraços!
          Air Power 4ever!

          Comment


          • #6
            pipo cool

            o seu motor é turbo!?
            1600?

            post fotos do motor!!
            flw
            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

            Comment


            • #7
              Olhe só.. o que me falaram é para colocar proximo ao motor, pq eu vou colocar a turbina, eu ia colocar lá na frente, masfoi o q me falaram. tem a mangueira que altera a pressão de combistivel que liga na turbina... se eu colocasse na frente, teria que levar uma mangueira até a frente, e poderia tar algum atraso...

              Então recomendo colocar proximo ao motor mesmo, no meu caso eu usei um dosador pequeno, aqueles mais baratinhos, de 40 pila!
              Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
              I miss you my little bug.

              Comment


              • #8
                minha bomba vai ficar nesse lugar tb...
                para o retorno, eu comprei uma boia com pescador de combustivel (dos modelos antigos... cortei um pedaço dele, dai e ligar a mangueira.
                ja fiz os furos nas caixas de ar.... 2 mangueiras de combustivel e 2 de oleo (dentro do carro tem muito fio de som passando ja)
                acho mais pratico o dosador la atras, pois nao tem que ficar indo e vindo so pra apertar um parafuso!
                Fabiano
                VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
                Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

                Comment


                • #9
                  E ai Pessoal........beleza?
                  Ae sobre a bomba elétrica, so vale a pena instalar ela, se for pa andar turbo/blower né?...ou se usar carburação dupla melhora?....fikei na duvida........
                  []'s



                  --Fusca4Ever--
                  Amo muito tudo isso!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Bom eu só to montando a bomba elétrica pq a mecânica não tem pressão suficiente pro "futuro" turbo, só por isso...

                    Como o haviam perguntado.. meu motor ainda não é turbo, se eu mostrar a foto vai ser deprimente... pq esse motor q tah nele... digamos q estourad é pouco... mas eu tenho lá em casa as fotos dele com o dosador já... e fiz o teste e com 0,3 de pressão pras solex 32 rodando sem o turbo não deu exesso nem falta...

                    Ahhh sim... não riam tah... como eu tava sem $$ pra comprar o manômetro de pressão de combustível... usei um da JACUZZI da piscina lah de casa (um q foi trocado por imbecilidade do técnico)
                    Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                    I miss you my little bug.

                    Comment


                    • #11
                      Essa bomba deve ser usada para veiculos q demandem uma pressao grande para os carburas, seja um turbinado ou um aspirado.
                      Nao vale a pena colocar em um motor original........A nao ser q vc mais pra frente queira fazer uma "arte" nele....
                      Eu rodo no meu motor com as duas solex 32 e nao tenho problemas rodo com 1kg/cm2 de pressao na turbina e um dosador grande(pra nao faltar em alta).
                      Mas é tranquilo, só coloque se vc quiser preparar o motor com uma preparaçao media.
                      Abraço

                      Comment


                      • #12
                        Bom... continuando... depois de muito tempo, sem tempo! heheheheh

                        Bom povo... desculpe o jeito de montar o esquema q usei pra bomba elétrica mas não sou engenheiro e nem sei usar AutoCad ou algo assim pra montar... mas como é para explicar não tem problema...

                        O desenho que está em anexo... é para terem uma idéia de montagem... essa manha foi um amigo meu mecânico (preparador) que disse... pq com isso o risco de ter falta de combustível qndo se está na reserva é menor (falta q eu digo é do pescador), e evitando assim ter q abrir outro buraco no tanque para o retorno.,.. hehehe...

                        Pra todos que querem saber... meu motor "ainda" não está turbninado... mas vai... e para os que querem ver o que se chama "relaxo" eu vou mostar as fotos... o motor hj está bem podre... digamos q eu não tenho como andar com ele sem ser notado... pela fumaça!! heheheheh... mas futuramente vai estar show de bola....

                        Obs: O prospecto é a última imagem!
                        Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                        I miss you my little bug.

                        Comment


                        • #13
                          Bom... vou deixar um tempo aqui e vou mandar esse forum para o tópico "Já terminei" pois já está completo....

                          Vou postar mais fotos do serviço completo.

                          Abraços a todos e espero ter ajudado em algo.
                          Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                          I miss you my little bug.

                          Comment


                          • #14
                            parabéns...ficou bem feitinho...qnd cobra pra fazer esse serviço no meu?....hehehehe....flw...[]abs
                            "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                            Juan Manoel Fangio.

                            Comment


                            • #15
                              Codorna... cara... pra falar a verdade... ficou bem feito pq a maioria dos mecânicos pensa como serviço... mais um carro q passa... eu penso com carinho... pq é meu... do mesmo jeito q eu faria no seu... pq eu faço por prazer....

                              É aquela parada... c vc for fazer uma instalação de som no seu carro... vc vai lah e faz tudo presinho... bem encaixadinho... se vc levar numa loja... o cara vai passar fio por qq lugar q couber... pq é só mais um serviço (não estou generalizando, mas muitos mecânicos e etc... fazem isso... )

                              Claro... c vc ver as mangueiras deu diferença de altura uma da outra... por um erro de cálculo e falta de regua! heheheh

                              Traz o fuca ae... levei uma noite e meia pra fazer ... pq fiz com calma!

                              Abraços!
                              Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                              I miss you my little bug.

                              Comment

                              Working...
                              X