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Freio ABS pra todos

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  • Freio ABS pra todos

    Mas... Nem tudo está perdido! Tem uma adaptação para Opala e, no caso dos VW Air Cooled também creio ser possível. O caro são as peças mas.

    "As peças necessárias para a instalação são as seguintes:
    • Bomba do sistema de ABS (Omega);
    • Unidade de gerenciamento (Omega ou Santana/Versailles);
    • Quatro sensores traseiros de rotação das rodas (Santana/Versailles);
    • Relé de acionamento do sistema;
    • Quatro sensores fônicos;
    • Um reparo de cilindro mestre de algum veículo com ABS que tenha o mesmo diâmetro interno e curso do Opala (ou adaptar no reparo do Opala uma “central valve”);
    • Chicote completo do sistema de ABS (Omega ou Santana/Versailles).
    Os procedimentos de montagem:
    1. Drenar todo o sistema de freio e limpá-lo;
    2. Trocar o reparo do cilindro mestre por um que possua a “central valve” e fechar uma das saídas frontais do cilindro mestre com um sangrador ou tampão;
    3. Instalar a bomba do ABS próxima ao cilindro mestre. Com nova tubulação, efetuar as conexões de entrada na bomba com o cilindro mestre e efetuar a ligação das saídas (ver OBS. 3);
    4. Instalar o chicote, passando-o pelo interior do veículo, observando o local de instalação da unidade de gerenciamento (Omega, em baixo do banco do motorista e Santana/Versailles, em baixo do banco traseiro);
    5. Desmontar os cubos dianteiros e fazer em um torno um anel adaptador, de ferro, para o anel sensor e fazer um furo com 20mm de diâmetro na placa de proteção da pinça (de forma que o furo possibilite a colocação do sensor um pouco acima do anel sensor e que também possibilite regulagem);
    6. Desmontar os cubos traseiros e fazer em um torno um anel adaptador, de ferro, para o anel sensor e fazer um furo com 20mm de diâmetro no prato do freio (de forma que o furo possibilite a colocação do sensor um pouco acima do anel sensor e que também possibilite regulagem);
    7. Instalar os 4 sensores, observando a folga entre o anel e o sensor, que deve estar entre 0,8 a 1,2mm (pelo fato de ser quase impossível verificar-se a folga, optei por fazer um anel de regulagem, de 1mm, que encaixei sobre o anel sensor, possibilitando que antes da montagem final, me permitisse fazer o acerto da folga, montando uma primeira vez para o aperto do sensor na posição correta e após retirando o anel de regulagem fazer a montagem final);
    8. Fazer as conexões dos sensores com o chicote do ABS e a parte elétrica do carro (+ ignição, alternador, + pedal do freio, luz de anomalias do sistema e o + da alimentação, ver OBS. 1);
    9. Efetuar a sangria do sistema, utilizando somente fluido de freio DOT4 ou superior, com uma mangueira transparente e válvula de sentido único, iniciando pela roda mais próxima do cilindro mestre, seguindo em sentido horário em volta do carro;
    10. Ligar a chave de ignição e aguardar o auto teste do sistema.
    OBS. 1: Utilize fusíveis para todas as conexões com a parte elétrica do carro, alimentação 40A, + ignição 10A, + pedal do freio 10A, luz de anomalias 2A e alternador 5A.
    OBS. 2: NUNCA faça com que o fluido retorne pela tubulação por pressão aplicada manualmente nos êmbolos das pinças ou dos cilindros de roda, pois acarretará danos irreversíveis a bomba do ABS. Se for preciso trocar as pastilhas, SEMPRE abra o sangrador para afastar o êmbolo.
    OBS. 3: Inscrições na bomba do ABS: VL – dianteira esquerda, VR – dianteira e R – traseira."


    Extraído de http://vtnc.org/?p=46
    Jorge Costa
    Kombi 96 AP 2.0
    Brasília - DF

  • #2
    Re: Freio ABS pra todos

    muito bom a dica ou melhor o tuto.

    mas existe alguem que já implementou este sistema no fusca? e deu certo?

    abraço

    Comment


    • #3
      Re: Freio ABS pra todos

      da hora isso, e serve em tudo pelo jeito.
      vou guardar para um dia colocar m algum carro!
      GTMassa
      Tatui

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      • #4
        Re: Freio ABS pra todos

        realmente muito interessante , mesmo , eu tenho freio a disco nas 4 rodas , com abs entao , noooosssssa..
        abraço..
        1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





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