Bom pessoal, postei esse tutorial no fórum do Planeta Buggy a um tempo atrás, e só agora tive tempo de postar aqui no fórum. Espero que gostem...
As ferramentas que eu usei foram:
-Chaves de boca de 14mm
-Chave estrela de 13mm
-Chave L de 13mm
-Chave de fenda
-Chave de fenda grande (foi usada apenas como alavanca)
-Jogo de cálibre de folga
-Cola de junta
-Junta da tampa do cabeçote (duas)
O jogo de cálibre é essa ferramenta aqui
Comprei por 20 reais em uma casa dos parafusos. Ela é muito útil, permite regular várias coisas nos nossos motores (válvula, platinado, eletrodos...).
Bom, primeiro forrei o chão da garagem com um papelão.
Como uso o escape de puma, o abafador fica bem próximo da tampa do cabeçote direito, resolvi tirar o tubo secundário do escape para facilitar o acesso. Foi só tirar dois parafusos de 14mm.
Com o acesso livre, usei a chave de fenda grande para retirar o grampo da tampa do cabeçote.
Ai é só mexer um pouco na tampa, empurrando pros lados para "descolar", e depois puxando, que ela sai.
Coloque ela em baixo do cabeçote para "recolher" as gotas que pingarem.
E aqui estão os balancins.
Sempre os dois do meio são da válvula de admissão, e os dois da ponta da válvula de escape.
Eu sai regulando os balancins do cilindro que estava no tempo de explosão. Pois todas as válvulas desse cilindro estavam fechadas nesse momento.
Ou seja, girei o motor pela polia até que o rotor de dentro do distribuidor apontase para o cabo de vela que ia para o cilindro 1.
Ai eu regulava o cilindro 1.
Depois girava o motor até o rotor ficar na posição do cilindro 2, ai regulava as válvulas dele...
e assim por diante.
Para regular, primeiro eu media a folga entre o parafuso do balancin e a ponta da haste da válvula, com o cálibre de láminas.
Ai folgava a porca do balancim com a chave estrela de 13mm. Se a porca estivese muito presa, eu usava a L de 13mm. Tenha muito cuidado, pois tanto a porca como o parafuso se espanam muito fácil.
Enquanto segurava a porca com a chave estrela, ia apertando ou folgando o parafuso com uma chave de fenda. Até chegar a folga ideal.
Ai eu mantia a posição do parafuso fixa, e apertava a porca.
Depois era só conferir se a folga ficou correta.
As primeiras válvulas você demora um pouco, mas depois você pega a manha...
O manual da volkswagen recomenda regular todas as folgas de válvulas com 0,10mm. Mas eu segui a receita do Mestre Vader. Regulei as de escape com 0,05mm e as de admissão com 0,15mm.
O princípio disso é que com uma menor folga, temos um aumento do grau de permanência de abertura das válvulas. E com uma folga de válvula maior, temos uma diminuição do grau de permancia da abertura das válvulas.
A regulagem que eu fiz, aumentou um pouco o tempo de abertura das válvulas de escape, e diminuiu a das válvulas de admissão. Gerando assim um pouco mais de potência em alta rotação.
Para se obter mais torque em baixa rotação, deve se fazer o contrário, escape com 0,15mm e admissão com 0,05mm.
Bom, depois de regular as válvulas é só tirar a junta velha da tampa,
limpar a tampa dos cabeçotes (usei um pouco de gasolina),
aplicar um pouco de cola de junta,
colocar a junta na tampa,
encaixar no cabeçote,
e prender o grampo novamente.
Tem várias dicas no tutorial do Planeta Buggy. Aqui tá o link:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm
As ferramentas que eu usei foram:
-Chaves de boca de 14mm
-Chave estrela de 13mm
-Chave L de 13mm
-Chave de fenda
-Chave de fenda grande (foi usada apenas como alavanca)
-Jogo de cálibre de folga
-Cola de junta
-Junta da tampa do cabeçote (duas)
O jogo de cálibre é essa ferramenta aqui
Comprei por 20 reais em uma casa dos parafusos. Ela é muito útil, permite regular várias coisas nos nossos motores (válvula, platinado, eletrodos...).
Bom, primeiro forrei o chão da garagem com um papelão.
Como uso o escape de puma, o abafador fica bem próximo da tampa do cabeçote direito, resolvi tirar o tubo secundário do escape para facilitar o acesso. Foi só tirar dois parafusos de 14mm.
Com o acesso livre, usei a chave de fenda grande para retirar o grampo da tampa do cabeçote.
Ai é só mexer um pouco na tampa, empurrando pros lados para "descolar", e depois puxando, que ela sai.
Coloque ela em baixo do cabeçote para "recolher" as gotas que pingarem.
E aqui estão os balancins.
Sempre os dois do meio são da válvula de admissão, e os dois da ponta da válvula de escape.
Eu sai regulando os balancins do cilindro que estava no tempo de explosão. Pois todas as válvulas desse cilindro estavam fechadas nesse momento.
Ou seja, girei o motor pela polia até que o rotor de dentro do distribuidor apontase para o cabo de vela que ia para o cilindro 1.
Ai eu regulava o cilindro 1.
Depois girava o motor até o rotor ficar na posição do cilindro 2, ai regulava as válvulas dele...
e assim por diante.
Para regular, primeiro eu media a folga entre o parafuso do balancin e a ponta da haste da válvula, com o cálibre de láminas.
Ai folgava a porca do balancim com a chave estrela de 13mm. Se a porca estivese muito presa, eu usava a L de 13mm. Tenha muito cuidado, pois tanto a porca como o parafuso se espanam muito fácil.
Enquanto segurava a porca com a chave estrela, ia apertando ou folgando o parafuso com uma chave de fenda. Até chegar a folga ideal.
Ai eu mantia a posição do parafuso fixa, e apertava a porca.
Depois era só conferir se a folga ficou correta.
As primeiras válvulas você demora um pouco, mas depois você pega a manha...
O manual da volkswagen recomenda regular todas as folgas de válvulas com 0,10mm. Mas eu segui a receita do Mestre Vader. Regulei as de escape com 0,05mm e as de admissão com 0,15mm.
O princípio disso é que com uma menor folga, temos um aumento do grau de permanência de abertura das válvulas. E com uma folga de válvula maior, temos uma diminuição do grau de permancia da abertura das válvulas.
A regulagem que eu fiz, aumentou um pouco o tempo de abertura das válvulas de escape, e diminuiu a das válvulas de admissão. Gerando assim um pouco mais de potência em alta rotação.
Para se obter mais torque em baixa rotação, deve se fazer o contrário, escape com 0,15mm e admissão com 0,05mm.
Bom, depois de regular as válvulas é só tirar a junta velha da tampa,
limpar a tampa dos cabeçotes (usei um pouco de gasolina),
aplicar um pouco de cola de junta,
colocar a junta na tampa,
encaixar no cabeçote,
e prender o grampo novamente.
Tem várias dicas no tutorial do Planeta Buggy. Aqui tá o link:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm
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