Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regulagem de válvulas (com fotos)

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

Muito bom, com detalhes passo a passo e fotos esclarecedoras ! Parabéns!

Comment

Postado originalmente por fabianor
      Civ,

Eu regulo assim. Independente de que clindro está no PMS. Nem tiro a tampa do distribuidor.

Passo a passo:
      1) retire as tampas de válvula e coloque a polia no ponto (entalhe coincidindo com o rasgo de união das carcaças)
      2) de um lado do motor, 3 válvulas estarão soltas. Do outro lado apenas 1 válvula.
      3) faça a regulagem com o cálibre conforme queira (eu uso 10 ou 15 quando solicitado pelo fabricante do comando)
      4) gire a polia exatamente 1 volta e deixe a marca coincidindo novamente
      5) agora as 3 válvulas do lado que anteriormente estava com apenas 1 solta estarão soltas. Do outro lado ao contrário, apenas 1 válvula solta.
      6) faça a regulagem

Prontinho! Resumindo: colcoca o motor no ponto e regula 3 dum lado e 1 do outro. Gira uma volta e regula ao contrário.

Abs
      Fabiano
      Valeu fabiano, agora eu entendi (igual meu fusca antigamente, so pegava no tranco) fiz exatamente assim so troquei a calibragem por 05 e 15 pra testar mas ficou com barulho ainda de 1 lado do motor, troquei os reguladores mas acho que o barulho é o tucho que ta ruim já que o outro lado ficou normal. mas o carro ta outro, muito melhor!

Comment

Postado originalmente por Civ
        poderia explicar melhor isso ae? tipo, se regula 4 válvulas (não entendi a de trás do motor) por vez mas, neste tutorial aqui ele fala pra girar a polia por cilindro e regular cada cilindro individualmente.

não entendi muito bem isso, se puderem tirar essa duvida agradeço
        Então Civ, o certo é fazer como o tutorial do Planeta Buggy fala (e o que fabianor explicou).
        Ou seja, você regula várias válvulas de uma só vez, sem mexer muito na polia.

Mas como eu não tenho muita paciência de decorar quais válvulas vão estar fechadas ou abertas em determinada posição da polia, criei uma lógica simples.
        Eu me baseava pelo distribuidor, deixava ele na "posição de ignição" de um determinado cilindro, ai eu tinha certeza que aquele cilindro ia estar com as duas válvulas fechadas, entende?
        Ai eu regulava elas, e girava novamente a polia até que o distribuidor chegasse na "posição de ignição" de outro cilindro. Regulava as dele....
        E por ai vai...

Comment

realmente muito bom mesmo,....

parabens pelo Tuto..
          1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE

Comment

Eu uso o carro mais em velocidades baixas...

Fusca 1300cc 1981..

1 até 17
            2 até 30
            3 até 45
            4 até no max 70 (na cidade ando a 45/50 e 70 em rodovia)

qual a melhor regulagem de valvulas? a de torque em baixa?
            como isso afeta no consumo do carro? qual a melhor regulagem para um menor consumo?

Abraços

Comment

Fala Guga Pedrosa!

Muito bom o tutorial!
              bem explicado e com fotos que ilustram bem os passos!
              Parabéns!

Abraço.
              Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

Comment

muito boom o tutoriial!!

...algueem sabe me dizer qual é a folga recomendada para o comando w-120 da federal mogul? agradeço desde jah

abçs
                Last edited by p13; 18-08-2010, 11:38 PM.

Comment

Postado originalmente por Civ
                  Valeu fabiano, agora eu entendi (igual meu fusca antigamente, so pegava no tranco) fiz exatamente assim so troquei a calibragem por 05 e 15 pra testar mas ficou com barulho ainda de 1 lado do motor, troquei os reguladores mas acho que o barulho é o tucho que ta ruim já que o outro lado ficou normal. mas o carro ta outro, muito melhor!
                  Olá amigo,tudo bom? Acabei de fazer a regulagem no meu,como é minha 1ª vez,não quis arriscar e coloquei 0,10 em todas mas assim como aconteceu com vc um dos lados ficou ainda com um tec-tec chato....foi o lado do motorista....o lado do carona está parecendo uma máquina de costurar antiga da Singer....está bem gostosinho de se ouvir....mas o lado esquerdo(motorista)tá bem chatinho...a hora já é meio avançada agora! Amanhã abrirei novamente!!!
                  Mas me fala aí meu amigo...o que era no teu? Vc já sanou o problema?
                  Alguém daqui do forum pode me dar uma dica antes de eu desmontar amanhã? Será que devo enforcar mais um pouquinho mas passando a lâmina do calibrador(0,10mm)com mais um pouquinho de aperto? E se quando eu apertar mais um pouquinho e ainda continuar batendo,o que geralmente pode ser? Quem tem vasta experiência sobre este tipo de regulagem,pode me falar o que? As marcas anteriores(antes de eu regular) deste lado(o que está com tec-tec) eram as seguintes:partindo da frente do carro pra trás>>>> 0,25 >>>0,25 >>> 0,15 >>> 0,15......
                  Estou preocupado queridos amigos pois não quero "morrrer" em R$70,00 nas mãos dos "mexãnicos" daqui daqui de Macaé.....por favor me ajudem...mas ainda sou meio "lerdinho" nesta parte,portanto me expliquem com passo-a-passo se possível rsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrs
                  Desde já agradeço a oportunidade de dividir isso com vcs! Tenham todos um excelente FDS !
                  SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

<<<< Partindo do tutorial do "Planeta Bug" que diz:girando a polia até o rotor do distribuidor apontar p/ o cilindro 3(lado esquerdo-motorista-à frente do carro) e a marca de ponto da polia(corte em " V ") estiver sobre a emenda superior das carcaças do motor- as válvulas deste cilindro estarão abertas. Diz , ainda , neste "tuto" que as 3 primeiras válvulas,partindo da frente do carro para trás e do outro lado(carona-esquerdo)a válvula que está imediatamente atrás(a última partindo da frente para trás) podem ser reguladas. Para regular as outras restantes,gira-se a polia exatamente 360º-colocando o PMS do cilindro 1 até o rotor apontar para este cilindro(1).>>>>
                    Aí ,queridos amigos,é que está a minha maior dúvida,pois assim que coloco a rotor apontando p/ ocilindro 3(primeiro do lado do motorista partindo da frente p/traseira do carro)- as 3 primeiras válvulas deste mesmo lado deveriam estar prontas p/ serem reguladas e a última do outro lado,também !!!!!!!! Mas a sequência que está pronta p/ser regulada é esta:::::: Vamos apelidar,neste meu caso apenas,cada válvula de cada lado...ok?
                    **-Lado do motorista-(esquerdo)-partindo da frente do veículo p/traseira:VÁLVULA ESQUERDA DE 1 a 4::::
                    -VLE-1
                    -VLE-2
                    -VLE-3
                    -VLE-4
                    **-Lado do carona-(direito)-partindo da frente do veículo p/ traseira :VÁLVULA DIREITA DE 1 a 4::::
                    -VLD-1
                    -VLD-2
                    -VLD-3
                    -VLD-4

-Então-as que estão,no meu caso,prontas p/ regulagem com o rotor apontando p/cilindro 3 e polia na marca entre as carcaças são:
                    -VLE-1 PRONTA P/SER REGULADA
                    -VLE-2 NÃO ESTÁ PRONTA
                    -VLE-3 PRONTA
                    -VLE-4 PRONTA

_Do outro lado(carona)com o rotor ainda na posição do cil.3:
                    -VLD-1 NÃO ESTÁ PRONTA
                    -VLD-2 ESTÁ PRONTA
                    -VLD-3 NÃO ESTÁ PRONTA
                    -VLD-4 NÃO ESTÁ PRONTA

-Agora vou girara polia p/ poder regular a VE-2....girei os benditos exatos 360º e o rotor apontou p/ o cil.2(lado esquerdo do carona imediatamente atrás-partindo da frente p/ trás do carro). Agora as benditas válvulas que não estavam pronta,estão(a VLE-2 e as outras VLDs exceto a VLD-2)!!!!!!
                    Percebem? Isso deu um tremendo nó em meu cerebro rsrsrsrssrsrsrsrsrsr........está totalmente diferente do que diz o "tuto" do PB,e ao meu ver o mais correto!
                    O que ocasionou,into é,está ocasionando este "fenômeno" de as válvulas não estarem seguindo a sequência descrita no tutorial ? Poderia o idióta do mecânico,na hora de montar o motor,ter feito algo de errado com o comando de válvulas???? Ponto totalmente errado????? Isso não deveria ser uma EQUAÇÃO EXATA ???? Como descrito no "tuto" pelo guga Pedrosa???? ESTOU CONFUSO !!!!!!!!
                    Alguém se habilita a me explicar o por quê do meu caro não estar seguindo a sequência do tutorial??????
                    -Notei também que onde está presa a VLE-1...no conjunto que tem a porca e parafuso de regulagem....tem uma certa folga,no sentido do eixo do balancinho.....sentido p/frente e p/ trás......c/a mão apliquei uma força de vai-e-vem no sentido longitudinal do seu própio eixo,como descreví acima.....e detectei uma folga...é normal esta folga??????????? ou o conjunto fica todo bem justinho no eixo do balancinho ???????????

Acabei de refazer a regulagem de ontem......notei algo ainda mais estranho......tive que rotacionar a polia até a mesma sair um pouco da marca da junção das carcaças...e a VLE-2 ficou totalmente pronta p/ ser regulada e deu 0,15mm de folga...."enforquei-a" mais um pouco até que a lâmina de 0,10mm passasse por ela meio que apertado....corrigí todas as outras 7 e montei tudo e liguei o Speed-Bug(meu fusca).....em relação a ontem ,depois da regulagem,ficou 100%...mas volto a repetir....somente em relação a ontem!!!!!!!! O lado do carona continua perfeito...parecendo uma maquininha de costurar da SINGER.....já o bendito lado do motorista(esquerdo),está como os fuscas regulados por mecânicos mercenários....aqueles que não mexem com amor e sim por pagamento pelo serviço prestado...ou seja....os que dizem que o tec-tec baixinho é normal.....mas sei que não é!!! É obvio,é claro que tuchos mecânicos tem este tec-tec...mas tec-tec de máquina de costura como relatado num tutorial daqui do forum que fala sobre tuchos hidráulicos nos motores a ar,justamente par não fazer o barulhinho de Máquina de Costurar da SINGER....lembram?????
                    POR FAVOR me desculpem o "mapa" relatado aqui por mim...mas eu coloco mesmo a mão na massa....só recorrerei a mecânicos em ultíssimos casos!!!! CONTO COM QUEM PUDER ESTUDAR A MIÚDE ESTA MINHA SITUAÇÃO E PUDER ME AJUDAR!!!
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Gente...acho que achei o problema...creio que sou eu mesmo que fiz confusão..mas não tenho certeza ainda....quando se fala em virar o rotor até o cilindro 3...eu pensei que era para ele literalmente apontar para o lado que fica o cilindro 3...mas na verdade é para apontar dentro do distribuidor para o "borne" que fica o cabo de vela deste cilindro(3)....é isso mesmo?

Comment

É...não foi culpa alguma do mecânico.....eu que levei ao pé da letra quando diz que o rotor tem que apontar para o cilidro 3....eu pensei que era aposição do cilindro....que besta.....e sim a posição dentro do distribuidor que aponta para o cabo do cil.3.....por isso não dava certo.....mas agora deu!!!!! Santa Ignorância a minha!!!!!!!!!!
                        Desculpa a todos!
                        Amanhã tentarei regular "a la Vader"!!!!
                        Last edited by juliocezar.lee; 29-08-2010, 10:00 PM.

Comment

Postado originalmente por juliocezar.lee
                          É...não foi ulpa alguma do mecânico.....eu que levei ao pé da letra quando diz que o rotor tem que apontar para o cilidro 3....eu pensei que era aposição do cilindro....que besta.....e sim a posição dentro do distribuidor que aponta para o cabo do cil.3.....por isso não dava certo.....mas agora deu!!!!! Santa Ignorância a minha!!!!!!!!!!
                          Desculpa a todos!
                          Amanhã tentarei regular a la Vader!!!!
                          Julio Cezar,
                          Acontece nas melhoras famílias.
                          Fico feliz que tenha resolvido o problema!

Forte abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

outracoisa que ninguém dá importancia é na mola da tampa.Se a tampa sai fácil ou se a mola volta muito fácil,tá na hora de dar pressão nela.Basta pegar um caninho e puxar pra dentro os ferrinhos não deixando o o angulo reto .

L Deixem assim 7

Na hora de montar vai encaixar forçado mas com junta nova,graxa e com pressão só vai vazar se a tampa tiver empenada.E não caiam na besteira de por 2 juntas(por causa disso tive que parar na rua pra ajeitar tampas ).Abraços
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por Antonio carlos
                              outracoisa que ninguém dá importancia é na mola da tampa.Se a tampa sai fácil ou se a mola volta muito fácil,tá na hora de dar pressão nela.Basta pegar um caninho e puxar pra dentro os ferrinhos não deixando o o angulo reto .

L Deixem assim 7

Na hora de montar vai encaixar forçado mas com junta nova,graxa e com pressão só vai vazar se a tampa tiver empenada.E não caiam na besteira de por 2 juntas(por causa disso tive que parar na rua pra ajeitar tampas ).Abraços
                              boa antonio!!!o que já tive de briga com tampa de valvulas num tá escrito...vou fazer isso amanhã mesmo,pois minha tampa de valvulas insiste em dar uns pingos qdo tá muito quente bem em cima da bengala de escape.

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                                Julio Cezar,
                                Acontece nas melhoras famílias.
                                Fico feliz que tenha resolvido o problema!

Forte abraço!
                                Prezado e querido amigo/irmão,fico muito lisonjeado com a sua sincera amizade e apoio.....problema super-resolvido! Ficou jóia.....regulei pra performance em baixa como Vader explicou.....escape -0,15mm e admissão 0,05mm....mas tenho uma dúvida enorme: com performance otimizada em baixa(torque).....poderei andar aproveitando esta regulagem até que veloc. aproximadamente???? Pois bem sei que varia de motor p/motor...caixa p/caixa....mas seria bom que se alguém soubesse esta resposta em se tratando aqui na maioria das preparações-as mais corriqueiras.....tipo 1.6 standart.1.5,1.3,1.7,1.8.....caixas diversas e etc....sei lá gente....só pra ficar mais completo o tuto.....ou quem já fez a regulagem "a la Vader",poderia postar aqui a sua satisfação/resultado ,juntamente com o tipo que optou e a configuração de teu karago de motor e caixa!!!!!
                                Forte abraços a todos que postaram depois da minha tremenda e inocente experiência....eu viajei na maionese legal...mas já safei gente!!! Obrigado a todos sem excessão......mas gente!!! O lado esquerdo ainda me incomoda um pouquinho...tá um tec-tec maior do que o lado esquerdo mas bem melhor do que estava!! E ainda em tempo:sem querer com a minha confusão,acabei regulando como o amigo que postou este tuto...acabei regulando toda a hora que girava o rotor.....sexta-feira.....mas ontem caí na real e fiz certo...rsrrsrsrsrsr...gente ...só eu mesmo!!!!! hoje conferí tudo denovo e estava ok e coloquei o Speed-Bug pra rachar asfalto!!!! Posto aqui as fotinhas...mas peço humildemente aos colegas/amigos e irmãos daqui do forum que não reparem muito a parência externa dele,pois como sabem passei um perrengue com o motor e deixei a parte externa pra depois!!!!

Comment

Working...
                                X