Com a popularização das injeções eletrônicas programáveis e a necessidade de diminuição do custo na implementação do sistema de ignição controlada via módulo de injeção/ignição, trago este tutorial de como travar o distribuidor do tipo Hall que equipa maioria dos Fuscas e Kombis com motor Tork.
O distribuidor utilizado a seguir é original do Fusca 1994:
Retire os quatro parafusos na lateral do distribuidor, sendo que dois seguram o avanço a vácuo e os outros dois no lado oposto.
Retire o avanço a vácuo movimentando até que a haste do mesmo se solte do pino da mesa inferior do distribuidor.
Retire o conector do distribuidor empurrando com o polegar no sentido da tampa do distribuidor. Faça este procedimento com CUIDADO porque a fiação que vem do hall é fina e pode romper-se:
Retire a vigia que fica no lado oposto ao do avanço a vácuo usando uma chave de fenda fina:
Com um alicate de bico desencaixe as duas molas que ficam em lados opostos e poderão se vistas pela vigia:
Retire o feltro que tampa o orifício onde encaixa-se o rotor e em seguida retire o parafuso que encontra-se sob o mesmo:
Após soltar o parafuso que esconde-se sob o feltro já é possivel sacar a mesa do distribuidor. Na parte de baixo será possivel visualizar os contrapesos que fazem o avanço centrífugo:
Cada contrapeso é preso por um anél elástico que pode ser solto facilmente com uma chave de fenda fina:
Agora com a mesa do distribuidor em mãos observe que há furos coincidentes na mesa superior e na mesa inferior, onde será colocado um parafuso de rosca soberba travando as duas mesas:
Antes de travar as duas mesas é necessário observar que a posição de travamento deve deixar o hall coincidindo com a marcação de fábrica(risco) que tem na borda do distribuidor:
Observada a coincidência do local do hall com a marcação, podemos então parafusar definitivamente as mesas superior e inferior com o parafusinho de rosca soberba usando também uma arruela de pressão para evitar que se solte com vibrações comuns no veículo.
Remonta-se o hall em seu local de origem apertando bem o parafuso que fica no eixo do rotor para evitar folgas.
Pronto! Bom acerto na sua injeção e seu "novo" distribuidor!
O distribuidor utilizado a seguir é original do Fusca 1994:
Retire os quatro parafusos na lateral do distribuidor, sendo que dois seguram o avanço a vácuo e os outros dois no lado oposto.
Retire o avanço a vácuo movimentando até que a haste do mesmo se solte do pino da mesa inferior do distribuidor.
Retire o conector do distribuidor empurrando com o polegar no sentido da tampa do distribuidor. Faça este procedimento com CUIDADO porque a fiação que vem do hall é fina e pode romper-se:
Retire a vigia que fica no lado oposto ao do avanço a vácuo usando uma chave de fenda fina:
Com um alicate de bico desencaixe as duas molas que ficam em lados opostos e poderão se vistas pela vigia:
Retire o feltro que tampa o orifício onde encaixa-se o rotor e em seguida retire o parafuso que encontra-se sob o mesmo:
Após soltar o parafuso que esconde-se sob o feltro já é possivel sacar a mesa do distribuidor. Na parte de baixo será possivel visualizar os contrapesos que fazem o avanço centrífugo:
Cada contrapeso é preso por um anél elástico que pode ser solto facilmente com uma chave de fenda fina:
Agora com a mesa do distribuidor em mãos observe que há furos coincidentes na mesa superior e na mesa inferior, onde será colocado um parafuso de rosca soberba travando as duas mesas:
Antes de travar as duas mesas é necessário observar que a posição de travamento deve deixar o hall coincidindo com a marcação de fábrica(risco) que tem na borda do distribuidor:
Observada a coincidência do local do hall com a marcação, podemos então parafusar definitivamente as mesas superior e inferior com o parafusinho de rosca soberba usando também uma arruela de pressão para evitar que se solte com vibrações comuns no veículo.
Remonta-se o hall em seu local de origem apertando bem o parafuso que fica no eixo do rotor para evitar folgas.
Pronto! Bom acerto na sua injeção e seu "novo" distribuidor!
Comment