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Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

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  • #16
    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

    Resende,

    Muito obrigado pela explicação! É uma coisa que quero tentar no meu carro!
    Os pinos novos você conseguiu como? Na concessionária?(não sei se a kombi usa o mesmo sistema de pedal)

    Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

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    • #17
      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Resende,

      Muito obrigado pela explicação! É uma coisa que quero tentar no meu carro!
      Os pinos novos você conseguiu como? Na concessionária?(não sei se a kombi usa o mesmo sistema de pedal)

      Abraço!
      Sim, Rafael.
      Consegui em concessionária original. Sua numeração é:
      111 721 517 - PINO DA ALAVANCA DO ACELERADOR
      A Kombi usa um sistema semelhante mas a numeração do pino é outra.
      Não é difícil encontrar os originais para o fusca.
      Abraço,
      Resende.

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      • #18
        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

        Ficou Show , Vc Fez Uma Baita Engenharia , Mas Deve Fica Bom Hein , O Kit Novo Ja Da Uma Diferença, Imagina Com Rolamentos, Qto Vc Gastou Pra Executar Isso Amigo???
        1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





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        • #19
          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

          Postado originalmente por Rodrigho
          Ficou Show , Vc Fez Uma Baita Engenharia , Mas Deve Fica Bom Hein , O Kit Novo Ja Da Uma Diferença, Imagina Com Rolamentos, Qto Vc Gastou Pra Executar Isso Amigo???
          Olá, Rodrigho.
          Que bom que você gostou. Obrigado pelo elogio e considerações ao novo sistema de acionamento do acelerador. Ainda não testei no carro, mas na mão seu funcionamento é preciso e suave. Fico satisfeito por estar podendo passar todas as especificações para que qualquer um possa fazê-lo e desfrutar do resultado. Considerando o objetivo, não gastei muito embora reconheça que para diminuir seu custo e torná-lo econômicamente comercial só mesmo em escala. A pequena barra cilíndrica de alumínio aeronáutico não me lembro, agora, quanto paguei. A hora do torneiro ficou em R$120,00 ; a haste nova e original R$42,00 ; o pino original R$5,80 ; dois rolamentos para a roldana R$18,00 e um rolamento (inox) para o pino R$12,00.
          Abraço.
          Resende

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          • #20
            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

            Prezados:
            Hoje terminei a montagem dos pedais e acelerador no suporte. Agora só falta colocar no carro e.....experimentar, o que vai demorar um pouco, pois o Itamar ainda não saiu da pintura. Quando estiver funcionando comentarei os resultados com total imparcialidade.
            Passo para vocês algumas fotos para mostrar como ficou o conjunto depois de pronto com a nova haste e roldana com rolamentos (3).
            Abraços.
            Arquivos Anexos

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            • #21
              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

              Ficou perfeito! Sem sombra de duvida que irei fazer no meu, sempre trocava o kit para melhorar, agora vou testar este método, agradeço por disponibilizar sua idéia.

              .

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              • #22
                Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                Postado originalmente por RESENDE
                Prezados:
                Hoje terminei a montagem dos pedais e acelerador no suporte. Agora só falta colocar no carro e.....experimentar, o que vai demorar um pouco, pois o Itamar ainda não saiu da pintura. Quando estiver funcionando comentarei os resultados com total imparcialidade.
                Passo para vocês algumas fotos para mostrar como ficou o conjunto depois de pronto com a nova haste e roldana com rolamentos (3).
                Abraços.
                Caramba, amigo. Que obra de arte mesmo. Perfeição.

                Mas me diz uma coisa. O meu tá com instabilidade de lenta, boto uma mola mais forte nos carburadores, fica melhor, mas daí tenho medo da espia ir pro espaço (aconteceu há uns 3 meses, mas a espia tava velha).
                Melhorou em que escala, tipo em porcentagem sobre o original.

                Me tira essa dúvida. E parabéns pelo ótimo feito.
                Abraços.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                1976 1600 Turbo

                Comment


                • #23
                  Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                  Postado originalmente por marcus
                  Ficou perfeito! Sem sombra de duvida que irei fazer no meu, sempre trocava o kit para melhorar, agora vou testar este método, agradeço por disponibilizar sua idéia.

                  .
                  Olá Marcus. Que bom que você gostou!
                  Quanto ao teste penso que serei um dos últimos a testar, pois meu carro ainda não ficou pronto e o motor.....é uma outra história, nem comecei. Quanto à idéia, de nada, mesmo porque estamos aí para ajudar e passar nossas experiências, uns aos outros. Aprendi muitas coisas aqui no forum convivendo um pouco com vocês. Nesta semana vou montar o suporte no tunel e, qualquer novidade, volto a postar.
                  Abraço.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                    Postado originalmente por Marco.Grings
                    Caramba, amigo. Que obra de arte mesmo. Perfeição.

                    Mas me diz uma coisa. O meu tá com instabilidade de lenta, boto uma mola mais forte nos carburadores, fica melhor, mas daí tenho medo da espia ir pro espaço (aconteceu há uns 3 meses, mas a espia tava velha).
                    Melhorou em que escala, tipo em porcentagem sobre o original.

                    Me tira essa dúvida. E parabéns pelo ótimo feito.
                    Abraços.
                    Olá, Marco.Grings.
                    Obrigado pelo elogio e incentivo. Quanto à instabilidade da lenta não saberei lhe responder, mas com relação aos sistema de acionamento apresentado, embora não o tenha testado, o funcionamento fica suave (a roldana gira sobre rolamentos) e preciso pois sua haste também funciona axialmente sobre o rolamento.
                    Abraço.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                      Postado originalmente por RESENDE
                      Olá, Marco.Grings.
                      Obrigado pelo elogio e incentivo. Quanto à instabilidade da lenta não saberei lhe responder, mas com relação aos sistema de acionamento apresentado, embora não o tenha testado, o funcionamento fica suave (a roldana gira sobre rolamentos) e preciso pois sua haste também funciona axialmente sobre o rolamento.
                      Abraço.
                      Obrigado pela resposta, Resende.

                      Se você não se incomodar, acho que vou copiar teu projeto, tenho uns rolamentos de umas máquinas pneumáticas que desmontei, não vai faltar muita coisa, e com certeza deve ficar bom.

                      Obrigado pela dica. E sucesso na sua reforma.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • #26
                        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                        Postado originalmente por RESENDE
                        Olá Marcus. Que bom que você gostou!
                        Quanto ao teste penso que serei um dos últimos a testar, pois meu carro ainda não ficou pronto e o motor.....é uma outra história, nem comecei. Quanto à idéia, de nada, mesmo porque estamos aí para ajudar e passar nossas experiências, uns aos outros. Aprendi muitas coisas aqui no forum convivendo um pouco com vocês. Nesta semana vou montar o suporte no tunel e, qualquer novidade, volto a postar.
                        Abraço.
                        Já que seu carro ainda não está pronto aproveita para fazer o recuo da alavanca de marcha em 5 cm e o alongamento do acionador de embreagem, são detalhes entre diversos que fazem muita diferença e deixa com muito mais conforto. Ambos existem tópicos no fórum.

                        .

                        Comment


                        • #27
                          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                          Postado originalmente por marcus
                          Ficou perfeito! Sem sombra de duvida que irei fazer no meu, sempre trocava o kit para melhorar, agora vou testar este método, agradeço por disponibilizar sua idéia.

                          .
                          Olá, Marcus. Que bom, obrigado pelo elogio.
                          Pode fazer sim e ficará surpreso com o resultado em termos de precisão e suavidade. Mas, atenção para um detalhe que merece ser citado: A centralização da furação da haste tem que estar perfeitamente alinhada com a furação do suporte e o eixo do pino. Quanto à idéia, sem problemas se você gostou e vai utilizar pois não faço questão da propriedade intelectual, afinal quantas idéias já surgiram aqui no forum que foram compartilhadas por nós, heim? Repito, vamos sim divulgar nossas idéias, aperfeiçoá-las e compartilhar com todos da comunidade fusca4ever.
                          Abraço,
                          Resende.

                          Comment


                          • #28
                            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                            Postado originalmente por Marco.Grings
                            Obrigado pela resposta, Resende.

                            Se você não se incomodar, acho que vou copiar teu projeto, tenho uns rolamentos de umas máquinas pneumáticas que desmontei, não vai faltar muita coisa, e com certeza deve ficar bom.

                            Obrigado pela dica. E sucesso na sua reforma.
                            Olá, Marco.Grings. De nada, não me incomdo se você gostou do meu projeto e deseja copiar. Sem problemas! Embora eu não o tenha testado, minha expectativa é de um acionamento preciso e suave. Vamos ver!
                            Obrigado pelo votos de sucesso na reforma.
                            Abraços,
                            Resende

                            Comment


                            • #29
                              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                              Postado originalmente por marcus
                              Já que seu carro ainda não está pronto aproveita para fazer o recuo da alavanca de marcha em 5 cm e o alongamento do acionador de embreagem, são detalhes entre diversos que fazem muita diferença e deixa com muito mais conforto. Ambos existem tópicos no fórum.

                              .
                              Oi, Marcus.
                              Pois é, não está pronto mesmo e acho que ainda vai demorar um bom tempo para desfrutar da satisfação de tê-lo novo, de novo. Obrigado pelas dicas da alavanca de marchas e embreagem.
                              Com certeza visitarei os links sugeridos.
                              Abraço,
                              Resende.

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                              • #30
                                Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                                Prezados:
                                Conforme escrevi, fui testar o acionamento da haste do acelerador prendendo o suporte no túnel do carro.
                                Depois de devidamente aparafusado, constatei que a haste de acionamento apresentava, sob força lateral, na sua extremidade (aquela que possui a roldana), uma folga aproximada de 0,8mm (foto 1), portanto em desacordo com a proposta original que era aquela de se obter um acionamento suave e preciso.
                                Em decorrência da pouca espessura do anel externo (3,5mm) do rolamento, esta se mostrou insuficiente para estabilizar firmemente a haste no eixo de acionamento do suporte.
                                Diante dessa dificuldade pesquisei a possibilidade de conseguir um rolamento de agulhas, ou de roletes, que possuísse as seguintes medidas: 12mm de anel externo X 8 mm de anel interno X 6 mm , que é a espessura da haste original VW no local de assentamentodo rolamento (foto 2) . Lamentável, mas não consegui. Outra solução era aquela de montar, acoplados, 2 rolamentos 12X8X2,5 mm (são encontrados), entretanto esses rolamentos não são blindados, suscetíveis portanto ao travamento, se contaminados.
                                A solução encontrada foi a de montar 2 rolamentos SMR 128 ZZ marca EZO 12X8X3,5 mm acoplados , no orifício da haste, obtendo-se, portanto uma espessura de 7 mm (foto 3).
                                Como a haste possui uma espessura de 6 mm (foto 2) e que se movimenta livremente na abertura de 6,35mm do suporte (foto 4) precisei aumentar em aproximadamente 1 mm a largura da abertura do suporte.
                                Arquivos Anexos

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