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Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

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  • #31
    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

    Continuando:
    A usinagem foi obtida com as ações de corte, de uma lima chata atuando sobre a extremidade interna (fotos 5 e 6), a mais resistente da abertura e de uma lima rotativa atuando na concavidade interna (foto 7) .
    Agora, o acionamento ganhou uma maior estabilidade e sua roldana de alumínio ficou mais centralizada com o eixo do pedal do acelerador(foto oito).
    Montarei novamente o suporte no túnel do fusca para constatar com ficou e voltarei a escrever, após o teste, fazendo as retificações se necessárias.
    Abraços, a todos!
    Resende.
    Arquivos Anexos

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    • #32
      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

      Dando uma de intrometido, mas continuara dando problemas temos que pensar que a haste não poderá ter nenhum arrasto no suporte, então partiremos para seguinte solução a meu ver, ou mesmo uma simples opinião:
      1) Haste terá que ficar espaçado da parede do suporte de cada lado 1 mm, utilizando espaçadores (arruelas) do mesmo diâmetro do anel rolamento interno, para o anel externo possa correr livre;
      2) Substituir o eixo original por um parafuso sextavado do mesmo diâmetro externo sendo de inox com rosca somente em sua extremidade, para que os espaçadores e rolamento fiquem prensados e ainda utilizar um trava rolamento;
      3) O parafuso citado acima será fixado com sua cabeça no lado que ficará junto ao túnel, sendo que o suporte será rebaixado para que a sua cabeça fique totalmente interna, mas com detalhe que deverá ser feito um alojamento também sextavado para que possa suportar o aperto, na outra extremidade do suporte será feito um rebaixamento, mas desta vez o suficiente para porca também em inox tenha espaço para uma chave tipo “L” possa dar aperto, para que o aperto? Para comprimir o suficiente os espaçadores e o anel interno do rolamento, deixando-os imóveis;
      4) Concluindo, ficamos com a haste do acelerador livre das paredes do suporte sem folga axial e com total funcionabilidade do rolamento, também tendo em vista que o rolamento seja bem fixado a haste em sua parte externa.
      Espero que tenha dado alguma ajuda.



      .

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      • #33
        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

        arrebentei o cabo da embreagem no sabado e vi a roldana do acelerador novinha que coloquei já desgastada.Vou ter que comprar outra .Ou posso mandar executar uma de aço
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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        • #34
          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

          Postado originalmente por marcus
          Dando uma de intrometido, mas continuara dando problemas temos que pensar que a haste não poderá ter nenhum arrasto no suporte, então partiremos para seguinte solução a meu ver, ou mesmo uma simples opinião:
          1) Haste terá que ficar espaçado da parede do suporte de cada lado 1 mm, utilizando espaçadores (arruelas) do mesmo diâmetro do anel rolamento interno, para o anel externo possa correr livre;
          2) Substituir o eixo original por um parafuso sextavado do mesmo diâmetro externo sendo de inox com rosca somente em sua extremidade, para que os espaçadores e rolamento fiquem prensados e ainda utilizar um trava rolamento;
          3) O parafuso citado acima será fixado com sua cabeça no lado que ficará junto ao túnel, sendo que o suporte será rebaixado para que a sua cabeça fique totalmente interna, mas com detalhe que deverá ser feito um alojamento também sextavado para que possa suportar o aperto, na outra extremidade do suporte será feito um rebaixamento, mas desta vez o suficiente para porca também em inox tenha espaço para uma chave tipo “L” possa dar aperto, para que o aperto? Para comprimir o suficiente os espaçadores e o anel interno do rolamento, deixando-os imóveis;
          4) Concluindo, ficamos com a haste do acelerador livre das paredes do suporte sem folga axial e com total funcionabilidade do rolamento, também tendo em vista que o rolamento seja bem fixado a haste em sua parte externa.
          Espero que tenha dado alguma ajuda.



          .
          Olá, Marcus.
          Não sinto como uma intromissão, embora reconheça e enalteça a sua cordialidade ao mencionar essa possibilidade. Sua opinião, bem como as dos demais integrantes do fórum são importantes.
          No caso em questão penso que eu é que não me fiz por entender, o suficiente.
          Não tive problemas com o acionamento do sistema proposto embora reconheça que, quando colocar o sistema para funcionar poderei ter algum ou nenhum.
          Aproveitando a oportunidade reitero a todos do fórum de que, SOMENTE APÓS OS TESTES PRÁTICOS, ou seja, com a montagem e utilização do sistema no dia a dia, em acelerações e desacelerações, poderá ser emitido um parecer consubstanciado nos ensaios práticos e na previsibilidade de seu funcionamento dinâmico, o que espero poder fazer dentro de algum tempo. Por enquanto, estou testando o projeto quanto à suavidade e precisão do acionamento comparando-o com o sistema original VW e nada, além disso.
          Assim, a haste, mesmo com a modificação preconizada, agora com dois rolamentos blindados, não possui nenhum arrasto em relação ao seu suporte. A soma das espessuras dos dois rolamentos é igual a 7 mm para um espaço de aproximadamente 7,35 no mínimo (pode ser até um pouco a mais) conseguido com a usinagem de aproximadamente 1 mm na superfície interna da parede do suporte conforme mostrada nas fotos 5,6 e 7. Esse espaço é suficientemente amplo para permitir a livre movimentação da haste para frente ou para trás sem nenhuma interferência lateral. Repito, não há e não poderá haver nenhuma interferência entre os anéis dos rolamentos contidos na haste, com as paredes do suporte.
          O que ocorreu então, se não houve problemas?
          Explico: Quando o suporte foi montado e fixado ao túnel do fusca pude constatar, sob carga lateral na extremidade de sua haste, uma pequena folga lateral de aproximadamente 0,8mm. Se considerarmos que a haste possui o comprimento de 73mm do centro do seu furo ao término de sua extensão superior, a folga existente no eixo de rolamento propriamente dito, era muito menor que este valor de 0,8mm, mas suficiente para permitir uma folga lateral na extremidade da haste.
          Esta folga, relatada (foto1) no meu entender, estava sendo influenciada pelos seguintes fatores:
          1-carga lateral propositadamente imposta na extremidade da haste;
          2-diminuta circunferência das esferas do único rolamento;
          3-base, ou ponto de apoio de somente 3,5mm (espessura do rolamento) e
          4-braço de alavanca proporcionado pela extensão da haste (73mm).
          Considerando a proposição inicial baseada na "suavidade e precisão" constatei que não estava conseguindo a precisão almejada, ou melhor, que esta precisão ou tolerância obtida com 1 rolamento não era suficiente face aos critérios estabelecidos por mim, dentre esses, a completa imobilidade lateral da haste, mesmo forçando-a para um lado e para o outro lado.
          Espero ter conseguido me expressar melhor.
          Quando providenciar a refixaçãodo conjunto no túnel do carro tornarei a postar sobre os resultados do acionamento em breve.
          Agradeço sua atenção e em particular sua participação.
          Abraço,

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          • #35
            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

            Postado originalmente por Antonio carlos
            arrebentei o cabo da embreagem no sabado e vi a roldana do acelerador novinha que coloquei já desgastada.Vou ter que comprar outra .Ou posso mandar executar uma de aço
            Olá, Antonio Carlos.
            Penso que não seria o ideal, pois o atrito dessa roldana de aço em contato com o pino da haste, também metálico, vai promover um desgaste acentuado danificando o pino, a roldana ou ambos.
            O rolete da alavanca do pedal do acelerador, de material termoplástico original VW é de boa qualidade (R$6,00 em média e sua numeração é 113.721.521.1) e tem sua durabilidade e acionamento satisfatórios.
            Entretanto, quando essa roldana é montada de forma invertida no pino da haste de alavanca do acelerador causa um arrasto que, freqüentemente pelo atrito, danifica o rolete e a base do pino, pois a roldana não gira livremente sobre o pino.
            Veja se não é isso que está acontecendo e faça a remontagem com a numeração da roldana para o lado de fora + a arruela de encosto + uma trava, nesta ordem. Estou postando duas fotos que podem ilustrar o que eu estou escrevendo.
            Abraço,
            Resende
            Arquivos Anexos

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            • #36
              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

              Postado originalmente por RESENDE
              Olá, Antonio Carlos.
              Penso que não seria o ideal, pois o atrito dessa roldana de aço em contato com o pino da haste, também metálico, vai promover um desgaste acentuado danificando o pino, a roldana ou ambos.
              O rolete da alavanca do pedal do acelerador, de material termoplástico original VW é de boa qualidade (R$6,00 em média e sua numeração é 113.721.521.1) e tem sua durabilidade e acionamento satisfatórios.
              Entretanto, quando essa roldana é montada de forma invertida no pino da haste de alavanca do acelerador causa um arrasto que, freqüentemente pelo atrito, danifica o rolete e a base do pino, pois a roldana não gira livremente sobre o pino.
              Veja se não é isso que está acontecendo e faça a remontagem com a numeração da roldana para o lado de fora + a arruela de encosto + uma trava, nesta ordem. Estou postando duas fotos que podem ilustrar o que eu estou escrevendo.
              Abraço,
              Resende
              foi na banda mesmo,montei certinho ela deu uma arranhada esquisita.Até tinha comprado tb o pedal ,mas tá guardado troquei só a rodinha mesmo.Vou comprar outra,é esse preço mesmo.Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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              • #37
                Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                Opa! Vou fazer minha haste roletada também. Hoje um colega me deu os rolamentos:
                http://img121.imageshack.us/content_...pg&via=mupload

                Abraço!
                MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                Ignition: COP(Coil On Plug)
                AFR controller: JAW Wideband
                Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

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                • #38
                  Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                  Postado originalmente por bugtec
                  Opa! Vou fazer minha haste roletada também. Hoje um colega me deu os rolamentos:
                  http://img121.imageshack.us/content_...pg&via=mupload

                  Abraço!
                  Olá, Bugtec.
                  Que bom que conseguiu dois rolamentos. Apesar de ter postado a foto com uma boa referência de tamanho verifique os diâmetros interno e externo, pois a área para inserí-los na haste e pequena e demanda uma centralização bem caprichada. De preferência, utilize uma furadeira radial e não se esqueça de trabalhar com EPI.
                  Abraço,

                  Comment


                  • #39
                    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                    consegui uma roldana de uma pedaleira antiga,pus no lugar ficou joia.Acho que vai durar muito pq a qualidade é boa.Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                    • #40
                      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                      Postado originalmente por Antonio carlos
                      consegui uma roldana de uma pedaleira antiga,pus no lugar ficou joia.Acho que vai durar muito pq a qualidade é boa.Abraços
                      Ei, Antonio Carlos. Que bom!
                      Realmente, as peças antigas eram melhores que as atuais, mesmo as originais. A exemplo disso, os proprios fuscas foram piorando muito em termos de acabamento. Tive dois 1500 (o último com freio a disco que era opcional para a época) que eram muito mais bem acabados e elaborados que o atual Itamar que estou restaurando.
                      Abraços!!

                      Comment


                      • #41
                        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                        Postado originalmente por RESENDE
                        Ei, Antonio Carlos. Que bom!
                        Realmente, as peças antigas eram melhores que as atuais, mesmo as originais. A exemplo disso, os proprios fuscas foram piorando muito em termos de acabamento. Tive dois 1500 (o último com freio a disco que era opcional para a época) que eram muito mais bem acabados e elaborados que o atual Itamar que estou restaurando.
                        Abraços!!
                        Boa noite, amigos.

                        Como comentei em outro tópico meu, http://www.fusca4ever.com.br/showthr...6147#post86147 , achei legal botar aqui também, já que tem mais a ver com o assunto.

                        Foi bem no adaptation.

                        Peguei um tensionador de correia poli-v, nem sei de que motor, tinha vários atirados aqui em casa, e botei em cima da poliazinha original do acelerador.

                        Vou tentar explicar melhor: como o rolete original parece um carretel de linha de costura, cortei a borda de um lado e simplesmente bati ela no centro do tensor. E deu, tenho um pedal roller.

                        Pode ser que os pedais roller mudem em mais quesitos, mas adorei o resultado, acho que foi o melhor emjambre que já fiz, tanto que nem me preocupei com a aparência ou algo do tipo.

                        Depois peguei o meu pedal, que é de ferro, e removi aquela parte que tem nele que escora no rolete, deixando ele liso dos 2 lados.

                        Espero ter esclarecido, e acho uma boa idéia para melhor o acelerador.

                        Abraços a todos.





                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                        1976 1600 Turbo

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                        • #42
                          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                          Postado originalmente por Marco.Grings
                          Boa noite, amigos.

                          Como comentei em outro tópico meu, http://www.fusca4ever.com.br/showthr...6147#post86147 , achei legal botar aqui também, já que tem mais a ver com o assunto.

                          Foi bem no adaptation.

                          Peguei um tensionador de correia poli-v, nem sei de que motor, tinha vários atirados aqui em casa, e botei em cima da poliazinha original do acelerador.

                          Vou tentar explicar melhor: como o rolete original parece um carretel de linha de costura, cortei a borda de um lado e simplesmente bati ela no centro do tensor. E deu, tenho um pedal roller.

                          Pode ser que os pedais roller mudem em mais quesitos, mas adorei o resultado, acho que foi o melhor emjambre que já fiz, tanto que nem me preocupei com a aparência ou algo do tipo.

                          Depois peguei o meu pedal, que é de ferro, e removi aquela parte que tem nele que escora no rolete, deixando ele liso dos 2 lados.

                          Espero ter esclarecido, e acho uma boa idéia para melhor o acelerador.

                          Abraços a todos.
                          Marco,

                          Muito bom!!!!

                          O pedal do meu acelerador já foi pras grimpas a tempos e venho me virando na poliazinha da haste mesmo, da pra se virar bem (apenas não da para dirigir nem descalço e nem de chinelo) mas, nossa, essa sua adaptação foi especial...amanhã mesmo saio a cata do tensionador e providencio meu pedal esportivo roller.

                          Grande abraço

                          Comment


                          • #43
                            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                            Postado originalmente por celojr
                            Marco,

                            Muito bom!!!!

                            O pedal do meu acelerador já foi pras grimpas a tempos e venho me virando na poliazinha da haste mesmo, da pra se virar bem (apenas não da para dirigir nem descalço e nem de chinelo) mas, nossa, essa sua adaptação foi especial...amanhã mesmo saio a cata do tensionador e providencio meu pedal esportivo roller.

                            Grande abraço
                            Obrigado, amigo.

                            Pois é, como disse antes, nem eu mesmo acreditei que uma "gambiarra" podia ficar tão bacana.

                            Vou tirar umas fotos melhores, e tentar descobrir de qual motor é o tensor que botei.

                            É só mais uma idéia de como melhorar o funcionamento de coisas simples, sem muitos custos, .

                            Outro abraço.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                            1976 1600 Turbo

                            Comment


                            • #44
                              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                              Postado originalmente por Marco.Grings
                              Obrigado, amigo.

                              Pois é, como disse antes, nem eu mesmo acreditei que uma "gambiarra" podia ficar tão bacana.

                              Vou tirar umas fotos melhores, e tentar descobrir de qual motor é o tensor que botei.

                              É só mais uma idéia de como melhorar o funcionamento de coisas simples, sem muitos custos, .

                              Outro abraço.
                              E ae, blz?! Mostra o foto da modificação do pedal!!!

                              Comment


                              • #45
                                Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                                Postado originalmente por Delriobr
                                E ae, blz?! Mostra o foto da modificação do pedal!!!
                                Pode deixar que vou tirar umas fotos melhores, incluindo do pedal, e vou tirar as dimensões da polia e a referida aplicação original da peça. Hoje não deu porque o dia foi curto.

                                Dê uma olhada lá no outro tópico, o amigo CeloJr fez um pra ele também, heheh.
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6738

                                Abraço.
                                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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