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rapaz , eu tenho um conj. de amortecedores do astra 2004, sera que da certo?
Se ele se parecer com o da foto que o ricardo postou basta seguir minhas dicas e ser feliz.Abraços
Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
Dois dias atrás coloquei os amortecedores traseiros do Astra 98/... Cofap Turbogás na traseira e os amortecedores traseiros do Celta na dianteira, também Cofap Turbogás.
Vou contar a minha experiência:
Os traseiros de Astra têm furos para parafusos de 14mm em baixo e 12mm em cima. Os de Fusca são para parafusos de 12mm em cima e em baixo. Retirei os pinos de metal das buchas dos amortecedores antigos de Fusca, prendi numa furadeira, e diminuí o diâmetro na base da lima até que coubessem no furo de 14mm dos amortecedores de Astra. Resolvido este problema, outro: As buchas de metal do amortecedor do Astra são mais largos que o do Fusca, portanto tive que cortar as pontas num esmeril para que entrassem sem faltar parafuso.
Depois, o corpo da capa do amortecedor (de plástico nos Cofap, apenas com a parte abaixo do olhal de metal, para segurar a capa) é mais gordo, então tive que cortar um lado para que a parte de cima entrasse. No meu caso, isso aconteceu apenas do lado direito. Talvez as buchas da carroceria estejam mais baixos só desse lado.
Comparei com os amorteceores de D-20, e a largura da capa é a mesma, mais gorda que a do Fusca, ou seja, o de D-20 precisaria desse corte também.
Resolvido os traseiros, agora a dianteira.
Os amortecedores traseiros de Celta têm furo da bucha para parafuso de 10mm, portanto é necessário passar uma broca de 12mm para entrar no Fusca.
Fora isso, reparei que, com o batente original que vem com o amortecedor, o comprimento fechado fica maior que o do Fusca. No meu, experimentei cortar um pouco do batente para que o comprimento fechado fique ligeiramente menor que o do Fusca, já que é um pouquinho rebaixado.
Bom, esta foi a minha experiência.
Não é difícil, para quem tem ferramental e experiência em manuseá-las.
Para quem não tem, não recomendo fazer por conta. É uma bela trabalheira...
Espero que ajude quem esteja pensando em fazer esta adaptação.
Dois dias atrás coloquei os amortecedores traseiros do Astra 98/... Cofap Turbogás na traseira e os amortecedores traseiros do Celta na dianteira, também Cofap Turbogás.
Vou contar a minha experiência:
Os traseiros de Astra têm furos para parafusos de 14mm em baixo e 12mm em cima. Os de Fusca são para parafusos de 12mm em cima e em baixo. Retirei os pinos de metal das buchas dos amortecedores antigos de Fusca, prendi numa furadeira, e diminuí o diâmetro na base da lima até que caibam no furo de 14mm dos amortecedores de Astra. Resolvido este problema, outro: As buchas de metal do amortecedor do Astra são mais largos que o do Fusca, portanto tive que cortar as pontas num esmeril para que entrassem sem faltar parafuso.
Depois, o corpo da capa do amortecedor (de plástico nos Cofap, apenas com a parte abaixo do olhal de metal, para segurar a capa) é mais gordo, então tive que cortar um lado para que a parte de cima entrasse. No meu caso, isso aconteceu apenas do lado direito. Talvez as buchas da carroceria estejam mais baixos só desse lado.
Comparei com os amorteceores de D-20, e a largura da capa é a mesma, mais gorda que a do Fusca, ou seja, o de D-20 precisaria desse corte também.
Resolvido os traseiros, agora a dianteira.
Os amortecedores traseiros de Celta têm furo da bucha para parafuso de 10mm, portanto é necessário passar uma broca de 12mm para entrar no Fusca.
Fora isso, reparei que, com o batente original que vem com o amortecedor, o comprimento fechado fica maior que o do Fusca. No meu, experimentei cortar um pouco do batente para que o comprimento fechado fique ligeiramente menor que o do Fusca, já que é um pouquinho rebaixado.
Bom, esta foi a minha experiência.
Não é difícil, para quem tem ferramental e experiência em manuseá-las.
Para quem não tem, não recomendo fazer por conta. É uma bela trabalheira...
Espero que ajude quem esteja pensando em fazer esta adaptação.
Eu queria usar o traseiro do fiesta na dianteira e o da D20 na traseira
você acha que fica facil?
Por aqui só encontrei o amortecedor do Astra da marca ""MONROE - Turbo Gás""... Ele não tem capa de plástico... é todo de METAL ... AI ACHO QUE NÃO DA NÉ...
Qual marca tem a capa de plástico ??
Se cortar a capa a haste não ficará exposta, prejudicando o amortecedor ?
O ""MONROE - Turbo Gás"" encontrei por R$ 240,00; o Original do Fusca (Monroe) custa R$ 100,00 ... a diferença é grande !!!
Mesmo com essa diferença gritante de preço, vale realmente a pena ?
A melhora na suspensão traseira justifica o investimento ?
laudo de engenheiro com ensaios não tá suficiente?Abraços
Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
laudo de engenheiro com ensaios não tá suficiente?Abraços
Com certeza, os Laudos/Ensaios comprovam a eficácia.
E tb não restam dúvidas sobre a superioridade dos amortecedores modernos... se assim não fossem, não eriam fabricados, mantendo-se as características/sistemas das peças "antigas"...
A minha dúvida se dá por ser uma adaptação em um modelo de veículo para o qual o referido amortecedor não foi especificamente desenvilvido.
A engenharia desenvolve/dimensiona cada tipo de peça/produto para determinado tipo de automóvel, que possuem suas características particulares (passeio, trabalho, rodar em asfalto e/ou chão, peso, potencia, etc).
Assim, as peças que apresentam uma eficácia/rendimento em um determinado veículo podem não ter o mesmo resultado em outro...
Repito, a superioridade de tecnologia/qualidade é indiscutível. A dúvida é se pelos resultados reais obtidos adaptando-se o amortecedor traseiro do astra no fusca, justificar-se-ia a enorme disparidade do preço das peças.
Na oportunidade, reitero minhas outras duvidas anteriormente apresentadas:
1) Por aqui só encontrei o amortecedor do Astra da marca ""MONROE - Turbo Gás""... Ele não tem capa de plástico... é todo de METAL ... Pelo que todos falaram aqui, teria que "cortar" a tal capa de plástico...
2) Qual marca tem a tal capa de plástico ??
3) Qual marca seria mais indicada: Cofap, Monroe, Nakata ? Ou alguma outra ?
4) Se cortar a capa a haste não ficará exposta, prejudicando o amortecedor ?
Nos amortecedores com capa de plástico (Cofap Turbogás no meu caso), bastou retirar a capa, cortar a parte de metal abaixo do olhal, reinstalar a capa, e colocar. A capa se molda à parte cortada e entra na lataria da parte de cima.
Nos com capa de metal, poderia tentar fazer um corte em diagonal, só para entrar a parte de cima, e fechar o buraco com alguma coisa. Ou, se tiver coragem, rebater a lata que envolve a parte da fixação para que o amortecedor entre...
Os meus comprei numa promoção da Mercadocar, em São Paulo, e paguei 172 Dilmas nos traseiros de Astra e 145,80 mais 18,58 de coifas/batentes nos dianteiros de Celta, todos peças originais GM (dentro estavam os Cofap Turbogás).
Mas, pelo que pesquisei, os traseiros de Astra giram pelos 230 e os traseiros de Celta, pelos 170 dilmas.
Pessoalmente, gosto muito dos Monroe Gás Premium Gold, uso em meu Gol há uns 3 anos e fica muito bom, firme e confortável. Cofap Turbogás estou experimentando agora, nada a reclamar, e Nakata já foi boa, mas os hidráulicos de hoje deixam muito a desejar. Depois que foi comprada pela Dana, caiu bastante a qualidade dos amortecedores.
Quanto à adaptação ir contra tudo que os engenheiros projetaram, eu penso o seguinte:
Na época em que as cargas dos amortecedores foram definidos, o limite de velocidade das nossas estradas era bem mais baixo, os motores não tinham muita potência e a suspensão deveria trabalhar satisfatoriamente em todo tipo de piso que encontrasse.
A partir do momento em que aumentou-se a potência do motor, limitou-se o seu uso para pistas com bom pavimento, e aumentou-se a velocidade de cruzeiro (120km/h), tudo que foi projetado pelos engenheiros vai pro espaço... Então o jeito é partir para adaptações, ainda mais que não se fabricam mais amortecedores de alta performance para nossos carrinhos, apenas o básico para manutenção.
Quanto às impressões dos amortecedores:
Na traseira, já usei originais, amortecedores TAG com 30% a mais e amortecedores Ronaldo com 50% a mais de carga. Os originais são moles demais, os TAG com 30% ainda balançavam e pareciam um pouco moles. Os Ronaldo com 50% já ficaram um pouco duros, e a traseira ainda balançava em curvas de alta com irregularidades (120km/h). Nas retas a 160km/h, davam medo! Parecia que os amortecedores, de tão duros, não deixavam a suspensão retornar a tempo de acompanhar as irregularidades, fazendo as rodas saírem do chão.
Já com os Cofap Turbogás do Astra, a traseira ficou mais macia, talvez um pouquinho mais alta, coisa de 5mm a 1cm, porém sem as balançadas que tanto me incomodavam. Para mim, foi o melhor setup até agora.
Já na dianteira, usei os Nakata originais do Fusca, mais moles que os Cofap dupla ação, mas nenhum me satisfez. Com os amortecedores do Celta traseiros, a impressão é que ficou um pouco dura, mas com comportamento geral bom.
Antônio Carlos, muito obrigado pela dica dos amortecedores do Astra!
Ficou muito bom!
Obrigado mais uma vez. Verei se quando fizer a minha suspensão (em breve pois meu chapeu de napoleao se soltou) coloco os do astra 99 e os do Celta.
Outro que pelo que vi grassas a seu link (muito obrigado por ele) é que o do clio 96 pode ficar bom na dianteira, o clio é bem confortavel. Quero ver de curva como ele fica
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