Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.
Montei este tutorial para aqueles querem substituir radiador original, por este modelo em alumínio com flange própria e já na posição deslocado. Este radiador e a flange saiu no Fusca modelo exportação e nos EUA é vendido em forma de kit para serem usados nos motores à ar com preparação leve á media. É um radiador semelhante usado na Variant II.
Esta troca pode ser tanto para modelos que usam o radiador na posição normal no meio da capela(este no caso terá que trocar capela pelo modelo deslocado) ou já deslocado da Kombi, neste nem precisa trocar a capela, só substituir o radiador e flange.
Material:
- 1-Flange do radiador(original, da EMPI, da BugPack e outros fabricantes, no Fuscanet tem)
- 1-Radiador(pode ser o da Variant II, mas terá que fechar alojamento da cebolinha)
- 1-Capela moderna, opcional caso não tenha alojamento para radiador deslocado.
- 2-Borrachas de vedação 8/10mm(lado flange 10mm e lado bloco 8mm), são dois lados de medidas diferentes.
- 2-Borrachas de vedação 10mm(entre flange e o radiador).
- 15cm de espuma com adesivo e do tipo anti-chama.
- 10cm de borracha de vedação da porta(usei da Brasilia).
- 2-Tubinhos de metal com 10mm diâmetro interno e 6mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 10mm.
- 2-Tubinhos de metal em formato cônico 8/10mm de diâmetro interno e 5mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 8/10mm.
O tubinho serve para não fechar a passagem do óleo, pois a borracha deforma com o passar do tempo e calor, restringindo a passagem de óleo. Percebi isso na época quando desmontei o radiador para limpeza, pois com freqüência a luz de pressão de óleo ficava acesa até 1200RPM, indicando algum problema no sistema de lubrificação e resolvi fazer revisão completa desde a bomba até o radiador. Somente com a troca das borrachas e usando tubinhos dentro já resolveu o problema.
Para fazer os tubinhos, use a carcaça de canetas com corpo de metal, pois são fáceis de encontrar e tem a parede fina.
Bloco já com radiador deslocado:
Retirar a capela com a chave 10mm e 13mm(alternador/dínamo), caso não queira colocar o motor na bancada, tire a tampa do motor e seu suporte(tem um tutorial aqui no fórum), retirar a flange junto com o radiador com a chave 13mm, tomando cuidado pra não derrubar a porca e arruela entre as camisas.
Montar a flange e o radiador usando as 2 borrachas de vedação de 10mm e os tubinhos, com as porcas e arruelas e a chave de 10mm. Arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no radiador, pois corre o risco de deformá-las na montagem.
Realize um teste colocando o radiador dentro da capela, perceberá que existe um espaço entre a capela e o radiador próximo das porcas e na lateral. Nestes locais o radiador original já vinha com suporte soldado preenchendo estes espaços. Na lateral use o pedaço de borracha de vedação de porta, fixando na própria capela e na região próximo das porcas utilize a espuma para preencher este espaço.
Instalar a flange com o radiador no bloco, utilizando as borrachas de vedação 8/10mm e os tubinhos, lado 8mm no bloco e lado 10mm no flange. Mesmo procedimento, arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no bloco, pois corre o risco de deformá-las na montagem. Cuidado novamente na hora de colocar as porcas e arruelas para não deixar cair entre as camisas.
Agora só reinstalar a capela e curtir a nova refrigeração.
Ainda não fiz teste o quanto essa refrigeração ajuda, pois está frio e só terei resultado quando pegar estrada.
Logo farei a segunda parte com o bloco do modelo antigo com o radiador na posição no meio da capela.
Montei este tutorial para aqueles querem substituir radiador original, por este modelo em alumínio com flange própria e já na posição deslocado. Este radiador e a flange saiu no Fusca modelo exportação e nos EUA é vendido em forma de kit para serem usados nos motores à ar com preparação leve á media. É um radiador semelhante usado na Variant II.
Esta troca pode ser tanto para modelos que usam o radiador na posição normal no meio da capela(este no caso terá que trocar capela pelo modelo deslocado) ou já deslocado da Kombi, neste nem precisa trocar a capela, só substituir o radiador e flange.
Material:
- 1-Flange do radiador(original, da EMPI, da BugPack e outros fabricantes, no Fuscanet tem)
- 1-Radiador(pode ser o da Variant II, mas terá que fechar alojamento da cebolinha)
- 1-Capela moderna, opcional caso não tenha alojamento para radiador deslocado.
- 2-Borrachas de vedação 8/10mm(lado flange 10mm e lado bloco 8mm), são dois lados de medidas diferentes.
- 2-Borrachas de vedação 10mm(entre flange e o radiador).
- 15cm de espuma com adesivo e do tipo anti-chama.
- 10cm de borracha de vedação da porta(usei da Brasilia).
- 2-Tubinhos de metal com 10mm diâmetro interno e 6mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 10mm.
- 2-Tubinhos de metal em formato cônico 8/10mm de diâmetro interno e 5mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 8/10mm.
O tubinho serve para não fechar a passagem do óleo, pois a borracha deforma com o passar do tempo e calor, restringindo a passagem de óleo. Percebi isso na época quando desmontei o radiador para limpeza, pois com freqüência a luz de pressão de óleo ficava acesa até 1200RPM, indicando algum problema no sistema de lubrificação e resolvi fazer revisão completa desde a bomba até o radiador. Somente com a troca das borrachas e usando tubinhos dentro já resolveu o problema.
Para fazer os tubinhos, use a carcaça de canetas com corpo de metal, pois são fáceis de encontrar e tem a parede fina.
Bloco já com radiador deslocado:
Retirar a capela com a chave 10mm e 13mm(alternador/dínamo), caso não queira colocar o motor na bancada, tire a tampa do motor e seu suporte(tem um tutorial aqui no fórum), retirar a flange junto com o radiador com a chave 13mm, tomando cuidado pra não derrubar a porca e arruela entre as camisas.
Montar a flange e o radiador usando as 2 borrachas de vedação de 10mm e os tubinhos, com as porcas e arruelas e a chave de 10mm. Arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no radiador, pois corre o risco de deformá-las na montagem.
Realize um teste colocando o radiador dentro da capela, perceberá que existe um espaço entre a capela e o radiador próximo das porcas e na lateral. Nestes locais o radiador original já vinha com suporte soldado preenchendo estes espaços. Na lateral use o pedaço de borracha de vedação de porta, fixando na própria capela e na região próximo das porcas utilize a espuma para preencher este espaço.
Instalar a flange com o radiador no bloco, utilizando as borrachas de vedação 8/10mm e os tubinhos, lado 8mm no bloco e lado 10mm no flange. Mesmo procedimento, arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no bloco, pois corre o risco de deformá-las na montagem. Cuidado novamente na hora de colocar as porcas e arruelas para não deixar cair entre as camisas.
Agora só reinstalar a capela e curtir a nova refrigeração.
Ainda não fiz teste o quanto essa refrigeração ajuda, pois está frio e só terei resultado quando pegar estrada.
Logo farei a segunda parte com o bloco do modelo antigo com o radiador na posição no meio da capela.
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