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Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

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  • Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

    Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

    Montei este tutorial para aqueles querem substituir radiador original, por este modelo em alumínio com flange própria e já na posição deslocado. Este radiador e a flange saiu no Fusca modelo exportação e nos EUA é vendido em forma de kit para serem usados nos motores à ar com preparação leve á media. É um radiador semelhante usado na Variant II.

    Esta troca pode ser tanto para modelos que usam o radiador na posição normal no meio da capela(este no caso terá que trocar capela pelo modelo deslocado) ou já deslocado da Kombi, neste nem precisa trocar a capela, só substituir o radiador e flange.


    Material:
    - 1-Flange do radiador(original, da EMPI, da BugPack e outros fabricantes, no Fuscanet tem)
    - 1-Radiador(pode ser o da Variant II, mas terá que fechar alojamento da cebolinha)
    - 1-Capela moderna, opcional caso não tenha alojamento para radiador deslocado.
    - 2-Borrachas de vedação 8/10mm(lado flange 10mm e lado bloco 8mm), são dois lados de medidas diferentes.
    - 2-Borrachas de vedação 10mm(entre flange e o radiador).
    - 15cm de espuma com adesivo e do tipo anti-chama.
    - 10cm de borracha de vedação da porta(usei da Brasilia).
    - 2-Tubinhos de metal com 10mm diâmetro interno e 6mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 10mm.
    - 2-Tubinhos de metal em formato cônico 8/10mm de diâmetro interno e 5mm de altura, para colocar no furo da borracha de vedação 8/10mm.
    O tubinho serve para não fechar a passagem do óleo, pois a borracha deforma com o passar do tempo e calor, restringindo a passagem de óleo. Percebi isso na época quando desmontei o radiador para limpeza, pois com freqüência a luz de pressão de óleo ficava acesa até 1200RPM, indicando algum problema no sistema de lubrificação e resolvi fazer revisão completa desde a bomba até o radiador. Somente com a troca das borrachas e usando tubinhos dentro já resolveu o problema.
    Para fazer os tubinhos, use a carcaça de canetas com corpo de metal, pois são fáceis de encontrar e tem a parede fina.


    Bloco já com radiador deslocado:
    Retirar a capela com a chave 10mm e 13mm(alternador/dínamo), caso não queira colocar o motor na bancada, tire a tampa do motor e seu suporte(tem um tutorial aqui no fórum), retirar a flange junto com o radiador com a chave 13mm, tomando cuidado pra não derrubar a porca e arruela entre as camisas.

    Montar a flange e o radiador usando as 2 borrachas de vedação de 10mm e os tubinhos, com as porcas e arruelas e a chave de 10mm. Arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no radiador, pois corre o risco de deformá-las na montagem.

    Realize um teste colocando o radiador dentro da capela, perceberá que existe um espaço entre a capela e o radiador próximo das porcas e na lateral. Nestes locais o radiador original já vinha com suporte soldado preenchendo estes espaços. Na lateral use o pedaço de borracha de vedação de porta, fixando na própria capela e na região próximo das porcas utilize a espuma para preencher este espaço.

    Instalar a flange com o radiador no bloco, utilizando as borrachas de vedação 8/10mm e os tubinhos, lado 8mm no bloco e lado 10mm no flange. Mesmo procedimento, arredondar as bordas das borrachas para facilitar o encaixe na flange e no bloco, pois corre o risco de deformá-las na montagem. Cuidado novamente na hora de colocar as porcas e arruelas para não deixar cair entre as camisas.

    Agora só reinstalar a capela e curtir a nova refrigeração.

    Ainda não fiz teste o quanto essa refrigeração ajuda, pois está frio e só terei resultado quando pegar estrada.

    Logo farei a segunda parte com o bloco do modelo antigo com o radiador na posição no meio da capela.
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

    Fala Ernest0h. tudo bem?

    Em primeiro lugar,muito bacana a iniciativa cara! Nunca tinha visto alguém testando essa refrigeração. Acredito que ela seja mais eficiente que a nossa, pois o radiador tem maior área de troca de calor. Já ví essas flange pra vender no Fuscanet e em sites gringos.

    Não sabia que era tão plug'n'play com a nossa capela. Bom saber disso!

    Você tem fotos desses tubos de metal e do arredondamento que fez nas borrachas de vedação?

    Abraço e parabéns!
    Aos que não atualizaram ...

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    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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    284º

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    • #3
      Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

      Obrigado Rafael!

      Realmente é plug in play, se adapta bem com a nossa capela, pois é um projeto da própria Volks, mas pena que não foi utilizado aqui e apenas na Variant II recebeu esse radiador.

      No site dos gringos tem muita informação sobre essa refrigeração e por isso fiquei curioso em testá-la. Comecei a pesquisar e acabei descobrindo que saiu nos Fusca modelo exportação. Num catálogo de 2003 da BEHR radiadores, tinha esse radiador, mas já não produziam mais e comecei a procurar por esse radiador. Por sorte uma loja de auto-peças tinha uma zero da marca RCN(foi comprada pela BEHR) e não tinha saída, pois só servia com essa flange e nem servia na Variant II, pois precisa do alojamento da cebolinha.

      Segue a foto com as borrachas e os tubinhos, nela tem o comparativo com a borracha original e uma usada com a passagem deformada com o tempo e calor.

      Abração!
      Arquivos Anexos

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      • #4
        Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

        Bloco antigo com radiador no meio da capela:

        Essa adaptação requer um pouco mais de trabalho, pois tem que aumentar o diâmetro do furo no bloco de 7mm para 9mm e trocar o prisioneiro de 6mm para 8mm. É o mesmo procedimento quando vai instalar a flange/radiador deslocado das Kombis, veja alguns trabalhos feitos pelos colegas:

        Gump-GTI - http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2070&highlight=flange+deslocado

        Dalton Vinicios - http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=729&highlight=flange+deslocado

        O restante da montagem segue o mesmo do bloco com flange/radiador deslocado.

        Segue mais fotos:
        Arquivos Anexos

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        • #5
          Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

          Ernest0h,
          Parabéns pelo tutorial!
          Vc sabe se o radiador da Variant I dá certo?
          Pois olhando este e o que tenho, são idênticos...
          []'s

          Comment


          • #6
            Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

            Postado originalmente por Pedrão B.
            Ernest0h,
            Parabéns pelo tutorial!
            Vc sabe se o radiador da Variant I dá certo?
            Pois olhando este e o que tenho, são idênticos...
            []'s
            Obrigado Pedrão!

            Também pode ser utilizado, mas terá que fechar o alojamento da cebolinha e talvez tenha que alterar a capela devido ao resalto do alojamento.
            As dimensões e os locais para fixar são identicas.

            Abraço!

            Comment


            • #7
              Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

              Caro ernest0h
              Não entendi esta parte:
              talvez tenha que alterar a capela devido ao resalto do alojamento
              Mais uma vez obrigado!
              []'s

              Comment


              • #8
                Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                Fala Xará!
                Tem como conseguir o telefone da auto-peças que vc encontrou esse radiador? E o código dele...
                Forte abraço
                Localização: Rio de Janeiro - RJ
                Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                Comment


                • #9
                  Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                  Postado originalmente por Pedrão B.
                  Caro ernest0h
                  Não entendi esta parte:
                  talvez tenha que alterar a capela devido ao resalto do alojamento
                  Mais uma vez obrigado!
                  []'s

                  Desculpe a demora!

                  No radiador da Variant, ele tem o alojamento onde é colocado a cebolinha da pressão de óleo e como no Fusca vai trabalhar de pé talvez venha pegar na capela.

                  Abração!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                    Postado originalmente por Ernesto
                    Fala Xará!
                    Tem como conseguir o telefone da auto-peças que vc encontrou esse radiador? E o código dele...
                    Forte abraço

                    Grande Xará!

                    Comprei nessa auto-peças: http://www.autopecaspirajussara.com.br/

                    Mas eles não tem mais, estoque velho... liguei pra lá com a intensão de instalar na Kombi de um amigo... e nada!

                    Alternativa é procurar da Variant ou importar do site Fuscanet, eles tem a flange, radiador e as borrachas.

                    Abraço.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                      Ótimo tutorial.

                      Já to fazendo no meu fusca também. breve posto os resultados.
                      Last edited by alanbique; 07-10-2010, 08:05 AM.
                      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                      Comment


                      • #12
                        Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                        Interessante. Vcs já conseguiram medir a temp do motor depois dessa alteração? Melhorou muito a refrigeração?

                        Comment


                        • #13
                          Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                          Postado originalmente por amazorj
                          Interessante. Vcs já conseguiram medir a temp do motor depois dessa alteração? Melhorou muito a refrigeração?

                          Bom, na medição que fiz em junho, com temperatura externa de 24~26C no trecho Mogi-São Paulo na rodovia Airton Senna, á 110~120km/h e por volta de 40 min, marcou 120C no óleo, com sensor fixado no lugar da cebolinha. Somente no final da marginal Pinheiro a temperatura baixou pra 100.

                          Repetido o mesmo teste em outubro, já com novo radiador, no mesmo trecho, velocidade e etc, mas a temperatura externa de 26~29, marcou 110C no óleo e outro detalhe que reparei ao percorrer os primeiros kilometros da marginal Tietê(velocidade maxima de 90km/h), a temperatura baixou rápido para 100C, chegando no Anhembi baixou pra 90C e manteve 80C no trecho da marginal Pinheiro.

                          Já com esse resultado estou satisfeito e o próximo passo no motor é instalar bomba de circulação e o filtro de óleo.

                          Abração!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                            ótimo trabalho, mto bem feito e tb o tutorial. Ainda mais com as medições, bacana mesmo!
                            GTMassa
                            Tatui

                            Comment


                            • #15
                              Re: Radiador de óleo deslocado do Fusca modelo exportação.

                              Postado originalmente por gabrielmassa
                              ótimo trabalho, mto bem feito e tb o tutorial. Ainda mais com as medições, bacana mesmo!

                              Gabrielmassa, obrigado!

                              Próximo tutorial será sobre o uso de "Jato de areia", na remoção de ferrugem e tinta velha nas partes inferiores da carroceria. Aguarde!

                              Trabalho que já iniciei: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...?t=2813&page=2


                              Abraço.

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