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com esse esquema o óleo sai da bomba e vai para o filtro e do filtro para o radiador que manda de volta o oleo direto para a galeria no bloco, eliminando assim a obrigatoriedade do oleo passar pela bomba de novo para entrar no bloco.
é isso?
saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook miura 1979...................60% loading fusca 1977...................aguardando na fila sp2 1973.....................aguardando na fila Puma 1971...................aguardando na fila bianco 1977.................aguardando na fila projeto gordini boxer.....aguardando na fila
com esse esquema o óleo sai da bomba e vai para o filtro e do filtro para o radiador que manda de volta o oleo direto para a galeria no bloco, eliminando assim a obrigatoriedade do oleo passar pela bomba de novo para entrar no bloco.
é isso?
Charles, é mais ou menos isso...
Digo mais ou menos, pois o óleo não vai necessariamente para a galeria. Ele retorna a bloco depois da bomba(não volta para ela não!) e antes da válvula reguladora de pressão original do motor.
Assim, com o óleo frio, a pressão é muita e abre a reguladora de pressão, fazendo com que o óleo passe direto para a galeria principal e delas pelos mancais, sem mesmo passar pelo radiador de óleo. Com o motor quente e menos viscoso, a válvula reguladora de pressão se fecha, o óleo passa pelo radiador original antes de chegar aos mancais.
Espero ter ajudado.
Forte abraço!
Aos que não atualizaram ...
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VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
O que o Rafael falou tá certo, o óleo volta diretamente ao bloco, depois da bomba.
Mas em relação à válvula reguladora ela somente protege o radiador INTERNO (original) do motor. O radiador externo vai estar sofrendo com a pressão "full" que a bomba manda, pois pelo sistema full flow a saída direta da bomba vai para o filtro e para o radiador externo. A saída do radiador externo é que entra novamente no bloco pelo tampão onde, aí sim, vai ser regulada a pressão pela válvula reguladora. Esse é um dos meus medos na adoção do full flow no meu motor também: estourar um radiador com o óleo frio usando uma bomba de 30mm.
Pra solucionar isso, a princípio deveria ser usada uma bomba com válvula reguladora interna de pressão, como as CSP, Jaycee ou do Gene Berg. Infelizmente eu não tenho cacife pra isso, mas creio que seria o tecnicamente mais correto.
Bom, o jeito tupiniquim mesmo é caprichar em um radiador "forte" (que aguente a pressão), assim como um filtro legal e mangueiras/conexões de qualidade.
Uma vez eu vi em um site da gringa um adaptador para circuito externo (radiador e filto) que vai no lugar do radiador original mantendo o mesmo, nesse caso então seria usado o regulador de pressão original. Existe alguma desvantagem nesse sistema???
Bom, Flosi, acho que ainda não vi esse sistema não. Mas creio que um problema dele é o fato de que não seria um full flow verdadeiro. Ligando-se um radiador e um filtro na saída do radiador original (mantendo esse ou não) eles só receberiam óleo quando este estivesse quente, ou seja, quando a válvula reguladora de pressão original não estiver atuando. Assim, como o óleo frio é mandado direto pros mancais (bypassando o original), o filtro seria bypassado também. Em suma, o óleo frio não é filtrado.
Fabigode, nesse ponto vc tem razão, mas a grande parte do tempo o oleo estara quente, então acho que não seria grande problema o oleo deixar de ser filtrado enquanto frio oq só ocorrerá ao ligar o motor. E fora que é muito melhor um filtro que atue 90% do tempo doque sem filtro nenhum. Fiquei interessado nessa solução, ao meu ver só existem vantagens:
Não tem que furar o bloco
Não tem risco do radiador ou filtro "explodir" por exesso de pressão
Não tem que gastar com bypass externo
Uma bomba de 30mm normal é mais barata que uma bomba full flow
Não tem necessidade de comprar filtro de oleo mais reforçados para suportar pressão (isso vai gerar uma grandeeee economia se lembrarmos que os teremos que trocar com regularidade)
Alguem sabe quais os radiadores de oleo de outros carros que podem ser adapitados nos nossos fuscas? quais os mais reforçados em relação a pressão???
Galera, não vejo problemas com a pressão a frio, se for feito do modo correto e cuidar com os parafusos que for colocar para abrir mais os furos evitando mais restrição no sistema, o filtro aguenta sem problemas até agora não tive problemas e ja mandei fazer um radiador externo, partindo de um radiador de ar-condicionado que tinha sobrando aqui. Agora imaginem qual a pressão que esse radiador aguenta com o ar, sera que vai estourar com 7 ou 8 bar de pressão do óleo ( se o sistema conseguir empurrar isso!!!!! pois o meu frio chega no máxino 6,5 bar)
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