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Intalando Luz de Ré.

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  • Intalando Luz de Ré.

    Metodo 1:
    Retirado do Pirituba Fusca Club.

    - 1 par de lentes de lanterninha 1300 (qualquer uma, menos as originais né!!!)
    - 1 par de lentes retas brancas de qualquer caminhão (não sei pra que caminhão, pode ser qualquer lente reta e com tamanho suficiente pro corte)
    - 2 lâmpadas pequenas 12 volts um pólo.
    - 2 soquetes universais para lâmpadas 1 pólo.
    - 1 interruptor de ré original de fuscão.
    - fios p/ corrente 12 volts.
    - fita isolante/ ferro de solda/terminais elétricos automotivos.

    Ferramentas:

    - 1 jogo de limas pequenas (qualquer 1,99 tem) redonda, triangular, meia lua e chata.
    uma serrinha de arco (serra para metal)
    - 1 caneta de retroprojetor ou de escrever em cd preta, de ponta fina
    - 1 furadeira com broca fina de aço rápido.
    - cola araldite ou superbonder (araldite é melhor q não "sua")

    Método:

    Marque o contorno do olho-de-gato na lente com a caneta, para que possa visualizar o corte a ser feito com precisão. Depois, usando a furadeira, faça furos ao longo da parte interna do contorno, a fim de destacar o olho-de-gato da peça. Uma faca quente também pode ajudar. Tome cuidado para não trincar a lente, nem fazer o furo pegando em cima do contorno. Com as limas, retifique as beiradas, deixando o furo com a borda lisa e bem acabada.



    Com a lanterna já cortada e limada, coloque-a em cima de um papel ofício e marque o buraco com a caneta no papel. recorte o desenho feito e certifique-se de que o pedaço de papel recortado caiba perfeitamente no buraco da lente. Use esse pedaço de papel como molde para riscar a peça na lente branca.



    Recorte a peça da lente branca e faça os ajustes de borda com a lima chata, tendo cuidado de verificar a toda hora o encaixe dessa peça na lente vermelha. O ideal é q a peça branca encaixe bem justa na parte vermelha, o que ajuda no acabamento da peça. depois de encaixada, cole por dentro com araldite ou superbonder, tomando o cuidado de vedar todos os lados, para não entrar água. Ao usar superbonder, deixe secar com o lado de dentro da lente para cima, para evitar da cola "suar" e manchar a peça. depois de colada e pronta, encha de água a peça para verificair possíveis frestas. A lente está pronta.



    Verifique o refletor original da lanterna traseira. Se estiver em mau estado, limpe-o e pinte com spray colorjet cromo para recuperar a superfície refletiva. para esse serviço, recomendo a compra de dois refletores novos, pois serão furados e modificados.



    Verifique a posição da lâmpada de ré, e marque com a caneta. faça um furo no refletor para a lâmpada passar. como o espaço é reduzido no local, uma boa solução é a instalação da lâmpada de lado, o que não prejudica muito o desempenho da iluminação. O instalador pode achar alguma outra posição para a lâmpada, só não deixe ela muito perto da lente, pois derreterá a mesma quando acesa.

    Arquivos Anexos
    Last edited by gustavo pavan; 29-07-2010, 01:46 PM.
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  • #2
    Re: Intalando Luz de Ré.

    Continuando....

    Instale o interruptor no local original da caixa de marcha, faça as ligações elétricas originais e monte a lente, tendo o cuidado de instalar uma latinha para separar a parte da luz de ré da luz de freio/lanterna.

    interruptor (vulgo cebolinha) da luz de ré, instalado na caixa de marcha



    essa separação é fundamental para que a luz de um lado não passe para o outro, dando a falsa impressão de que a ré está engatada o tempo todo.

    lanterna com ré, sem a latinha separando as luzes de ré das lanternas. a luz passa e ilumina a parte branca, confundindo qual é qual.



    lanterna com ré, com a latinha barrando a luz, e a lanterna original sem a latinha. Note como a luz ilumina só uma parte em uma e a lente toda em outra.



    lanterna montada, pronta e funcionando, e uma vista geral da traseira com as lentes modificadas.

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    • #3
      Re: Intalando Luz de Ré.

      Faltando a instalancao da parte eletrica achei no MacFuca.

      Depois de muito procurar dicas na internet sobre como fazer a instalação da luz de ré no Macfuca que por ser um modelo 1976 não vinha de fábrica, resolvi eu mesmo montar o esquema, principalmente elétrico, para divulgar a quem estiver interessado em fazer em casa. Existe outro site que tem o esquema inclusive com uma adaptação bem feita na sinaleira que eu não me encorajei em recortar e fazer, porém este esquema apresentado não aparece a ligação elétrica.
      O primeiro passo a ser tomado e a verificação do espaço para o interruptor da luz de ré conhecido também como "Cebolinha da luz de ré" na caixa de câmbio. Alguns modelos como o meu tem uma tampa que tapa o burado na caixa aonde iremos rosquear o interruptor (Cebolinha). Os modelos que não tem é necessário trocar a tampa da caixa. Aí é bem mais complicado e eu nunca vi fazer.
      Para a verificação o ideal é levantar o carro com o macaco para facilitar o acesso, já que o espaço para rosquer o interruptor é muito estreito.



      Indicado onde se instala a interruptor vamos agora a adaptação da luz na sinaleira. O projeto final será comprar uma sinaleira de ré para colocar no para-choque e para isso existem modelos bonitos como esta réplica vendida na Guedes e Miranda modelo com aba O problema é o preço!
      Ou então este modelo bem mais barato.
      Guedes e Miranda modelo cromado
      Resolvi fazer a adaptação com um pequeno soquete vendido em lojas de eletrônica substituindo a lâmpada por três leds brancos. O preço fica em torno de 10,00 reais com o soquete, três leds e três resistência para transformar os 12v da bateria na voltagem do led. Como não utilizei a lâmpada original do soquete, cortei com uma serra de cano para poder encaixar os três LEDS que depois de encaixados no espaço colei os mesmos com cola Super Bonder.



      Três LEDS soldados com as resitências e fio para ligação.


      Próxima etapa furar a sinaleira com uma furadeira e limar com uma lima redonda.
      Feito o burado e só encaixar o soquete e aparafusá-lo. Posterior a isso encaixe os LEDs e cole. Lembre que por ser a parte de baixo da sinaleira não teremos muita profundidade (espaço entre a lente e o refletor do fundo da sinaleira).



      Feito a parte estética vamos para a parte elétrica. É preciso entender que a cebolinha é um interruptor por isso quando se engata a ré o pino central do interruptor é apertado e ele passa a corrente que fará com que ligue a luz. Por isso após rosquear o interruptor na caixa ligue os fios. Um deles será o que vai para a bobina do carro. O outro fio vai para o positivo da lâmpada ou dos LEDS neste caso.
      A ligação é feita pela bobina para que o luz somente seja acionada quando o carro estiver com a ingnição ligada assim não corremos o risco de deixar a luz acessa com a ré engatada e o carro desligado. Medida de segurança.
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      • #4
        Re: Intalando Luz de Ré.



        Para não ter problema de vazamento do foco de luz é preciso fazer uma divisão dentro da sinaleira assim como demonstrado na próxima foto e como indicado no linck de Pirituba no início do post.

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