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Quanto de curso tem esse ai da foto? Tem mais algo de especial nele? Tipo menos peso que um vira fundido, ou menor torção, aceita outras bielas... esse tipo de coisa...
Pessoal boa tarde, sei que tem boa intenção em prol de melhorias para o nosso brinquedo, mas é bom que saibam o que estão fazendo. Nem sempre as engenhocas de alguns "pre-paradores" tem o sucesso esperado, e muitos quando dá errado não informam deixando na mão dos entusiastas as futuras quebras.
Leiam este artigo de uma das lendas do aircooled, sr. Geneberg:
A lubrificação do nosso motor depende de ter a pressão de óleo as folgas corretas. Furos a mais nas bronzinas não vão ajudar em nada, pois nela tem que se formar um filme de óleo que vai depender da pressão que ele circula por ali, mantendo a flutuação do vira. bielas, comando. Se você colocar mais pressão o óleo não formará este filme.
Vejam os dois artigos e entenderam o que estou falando. Este motorzinho tem mais detalhes do que possamos imaginar, por isso é o mais complexo de todos, mesmo aparentando o mais simples. Não é a toa quando vemos revistas, livros gringos, tamanha são as medições que os verdadeiros mecânicos e não simplesmente "pre-paradores" que muitos se intitulam!
Será que o pessoal da Sportsystem que é referencia em VW a ár aqui no Brasil montam, 1800, 1900, 2000, 2100, 2300cc turbo ou aspirado com bronzinas originais? Fica a pergunta...
A questão das bronzinas com uns furos a mais é que não foi feito estudo sobre isso e pelo que sei nenhum gringo fez isso lá fora, ai a credibilidade sobre as melhorias ( ou não ) dessa modificação é questionada.
No caso do "parecer técnico" do Gene Berger, ele apenas argumentou com objetivo de vender suas tampas de Bomba de óleo, que realmente são muito boas, porém, mais caras que o retrabalho nos casquilhos.
A simples instalação de bombas de óleo com engrenagens mais largas afeta uma coisa chamada fator P x L que poucos conhecem em projetos de bombas de engrenagens.
Todo fluxo gerado por uma bomba de 30mm ou maior em dutos dimensionados para bombas de engrenagens menores acarreta aumento na pressão além do limite do saudável.
Só que quando refuramos os casquilhos a pressão cai e aí sim o sistema passa não apenas comportar bombas de maior vazão como estas passam a ser necessárias para manutenção de valores de pressão que permitam a formação de um filme de óleo estável.
Voltando o foco ao Sr. Gene Berger, é curioso como ele argumenta que não se pode modificar o projeto já que não se pode superar o corpo de Enga. da VW, mas ele conseguiu isso com sua linha de produtos...
Empiricamente constatei que o retrabalho em questão associado a uma bomba com vazão ADEQUADA a nova proposta/ demanda agregam durabilidade e segurança para os motores repotencializados operarem em faixas de giro mais amplas.
Eu estou pronto para ouvir opiniões contrárias as minhas constatações, desde que fundamentadas, NO MÍNIMO, por um estudo técnico sério, seja estatístico, seja por modelagens matemáticas ou por testes em bancada que abordem tantos os aspéctos de hidráulica como os tribológicos.
Isso é engenharia!
Um aBRaço!
Medeiros
Last edited by azeitona; 08-10-2014, 03:21 PM.
Razão: Correção ortográfica
O falecido preparador que montou meu motor em 2009 era funcionário de uma agência VW nos anos 80 e nos fins de semana ele preparava Fuscas que corriam em Interlagos.
Quando levei as peças para ele montar meu motor, pedi pra ele fazer as bronzinas refuradas. Ele se negou a fazer, dizendo a seguinte frase: "nas corridas, não era na lubrificação que o motor tinha problemas. nunca precisei refurar nada. problema sempre era temperatura de cabeçote"
Meu motor está com 32.000 km e bronzinas originais. O próximo (1956 cc) também vai de bronzinas originais, sem furos.
Fusca 1500 1974 Verde Hippie
1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
"A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"
No tipo de preparo aplicado a pista realmete lubrificação não será o problema, mesmo com bomba original.
Mudando para o universo dos motores para provas de longa duração já aparecem problemas de desgaste, mas é mais fácil uma quebra de canaleta de pistão ou um furo na cabeça do pistão que um motor bater biela em 12 ou 24h de operação.
Já tive um 1300 que ganhou válvulas e kit de 1600 com comando P2 que ralei por 4 anos sem quebras e os sistemas de lubrificação e refrigeração eram originais...
Se os casquilhos refurados e o sistema de lubrificação modificado não imputam falhas... Podem até estar "sobrando", mas os gastos envolvidos justificam tal prática.
Tal prática deve incrementar mais significativamente a vida útil de motores de rua com capacidade de rotação máxima superior a 7000 rpm.
Para afirmar alguma, seja sim ou não para coisas desta natureza, há de se levantar uma massa de dados e de se aplicar um tratameto estatístico adequado.
Com este motor a que me refiri no post anterior rodei pouco menos de 48.000 km
Vendi o motor funcionando 100% e durou muito pouco depois que vendi, pois vi o cara subindo o viaduto em Macaé "empurrando" um Monza, fumando bastante uns 2 meses depois.
O meu 1300 com casquilhos retrabalhados rodei menos ainda, uns 22.000 km
Trabalho no ramo Off-Shore e possuo outro carro em casa, acabo usando pouco.
Mais isso é uma gota no oceano. Um tratamento estatístico sério requer uma massa de dados maior.
Assim que eu abrir o motor, o qual estava perfeito quando parei, postarei as fotos dos casquilhos de fixo e biela, bem como dos respectivos colos do virabrequim, Ok?!
Por isso falei que "anos" pra mim não significa nada. Amigo meu tinha um Chevette Turbo, rodou 3 anos sem problemas. Mas nesses 3 anos rodou pouco mais de 5.000 km...
O meu motor está com 33.000 km. A pressão de óleo dele está baixa. Numa troca de óleo sai um pedaço do alojamento do tucho, o motor tinha 20 e poucos mil km. Vai saber desde quando estava lá... Meu falecido preparador ainda disse: "vai usar esse bloco mesmo? tem certeza?". Sei que as medidas dele eram altas.
Fusca 1500 1974 Verde Hippie
1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
"A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"
Quem assistiu o episódio do 9 seconds vw bug no monster garage, viu que eles tiveram problemas na bronzina de traz. Alguém sabe o que foi feito para corrigir o problema? Não consegui entender, parece ter alargado mais o canal de óleo no torno ....
1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....
Quem assistiu o episódio do 9 seconds vw bug no monster garage, viu que eles tiveram problemas na bronzina de traz. Alguém sabe o que foi feito para corrigir o problema? Não consegui entender, parece ter alargado mais o canal de óleo no torno ....
Pra vc ver! até os "top" fazem "cagada!" ainda bem que não era bronzina furada se não iriam dizer que era esse o problema.
Quem assistiu o episódio do 9 seconds vw bug no monster garage, viu que eles tiveram problemas na bronzina de traz. Alguém sabe o que foi feito para corrigir o problema? Não consegui entender, parece ter alargado mais o canal de óleo no torno ....
Bom, ai você está falando de um carro de arrancada, com tudo levado ao limite...
Fusca 1500 1974 Verde Hippie
1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
"A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"
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