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Bronzinas furadas!!

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  • Bronzinas furadas!!

    Para melhorar o fluxo de óleo para as bronzinas de bielas, podemos fazer alguns furos nas bronzinas de munhões (as de mancal fixo). Estes furos permitirão que as bielas recebam óleo mais vezes que com as bronzinas originais. A idéia é a seguinte. Como as bronzinas de bielas recebem óleo de forma intermitente, somente quando os furos de lubrificação coincide com os furos das bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo mais furos nas bronzinas, o número de vezes que as bielas recebe óleo aumenta.
    Isto é fundamental principalmente quando utilizamos um virabrequim de 1300 em motores mais fortes, ou mesmo os virabrequins da Lepe, que também só possuem um furo de lubrificação por biela, ao passo que o original do 1600 possui 2 furos por biela.

    Comeste sistema mesmo com um vira de 1300, conseguimos quantidade de óleo nas bielas superior ao obtido pelo virabrequim original do 1600.

    A seguir fotos das bronzinas que montei no meu motor. A broca era de 3mm e a posição dos furos deve seguir as fotos.
    A bronzina do mancal da polia não necessita de retrabalho.

    []s,

    Master Vader.
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    É só furar ou tem que fazer mais algum trabalho nos furos? Tipo aumentar a "boca" do furo com uma broca maior..

    Isso não fragiliza a peça não?

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    • #3
      Após fazer os furos, deve-se tomar cuidado para que as rebarbas não fiquem salientes na superfície onde os mancais dovirabrequimvão se apoiar. Um estilete, serve para retirarestes material.
      qunato a resistência o local onde os furos são feitos não interfere.
      As bronzinas (com execssão da do mancal traseiro), somente suportam carga radial, e neste aspecto, os furos não alteram sua resistência. As bronzinas do macal traseiro suportam toda carga axial do virabrequim, portanto saõ mais robistas e tem contato do mancal específico para isto (abas ou flanges). Mas mesmo assim os furos são desprezíveis quanto a impacto na resistência das peças.

      []s,

      Master VAder.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
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      • #4
        Mais fotos, por favor!

        Master,

        caso seja possível, deixe mais algumas fotos, para podermos ter uma visão melhor do que deve ser feito. Pelo que eu entendi, não há uma medida rigorosamente exata da distribuição dos furos, desde que seja equidistantes e que posicionados no centro do rebaixo da bronzina, certo?

        A propósito, quantos furos adicionais se faz, por bronzina? Dobrar a quantidade já é suficiente, ou há uma regra fixa para se determinar a quantidade? (note-se que eu não sei qual é a quantidade de furos original!!!! he, he, he - coisa de novato!!!).

        Käfer.
        schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
        ( em breve de volta a Santo André - SP ),

        Edkäfer,

        OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

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        • #5
          Eu não lembro a medida entre os furos, pois avaliei isto na hora.
          Mas a idéia é a seguinte:
          Os dois furos originias tem rebaixos na superfície de contato da bronzina. Então mede-se a distância entre estes rebaixos, divide-se por 3 e temos a marcação para dois furos extras de cada lado.
          Para a bronzina segmentada (central), o procedimento é o mesmo, basta juntar as duas metades para se achar esta medida que comentei.

          Assim as bronzinas inteiriças da dianteira e traseira (aquela da polia não necessita de retrabalho), passam a ter 6 furos (2 originais) e mais 4. Veja no desenho que eu fiz. acho que fica mais claro agora.

          []s,

          Master Vader.
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          • #6
            Mais claro impossível...

            Para mim está totalmente esclarecido.

            A propósito, dê uma olhada no "Já comecei!!!" e veja a receita de "Ovo Quente" que eu preparei a partir do Little Devil (na verdade copiei tudo!!! h, he, he...) e veja se está coerente...

            Gruss - Käfer
            schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
            ( em breve de volta a Santo André - SP ),

            Edkäfer,

            OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

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            • #7
              Parabens

              Vader, o forum realmente tah precisando eh disso mesmo.
              Bons comentários com excelente informações.!!!!!!

              Qto as marcas de bronzinas disponiveis, jah ouvi comentários sobre mahle argentina, federal mogul, bronzina preta melhor que bronzina branca. O que realmente eh valido?

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              • #8
                Sempre usei Metal leve, e nunca tive problemas.
                Tenho a impressão que as bronzinas KS antigas, tinham o canal de passagem de óleo na face de contato, sendo neste caso desnecessário o aumento do número de furos. NA metal leve o canal fica em contato com o bloco. Porém nunca achei estas bronzinas para comprar.

                []s,

                Master Vader.
                "Master Vader"
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                • #9
                  Re: Bronzinas furadas!!

                  Vader, tenho que fazer os furos da minha essa semana, porque minhas peças estão na retifica e tenho que levar as bronzinas.

                  Me restam apenas algumas duvidas:

                  Os furos são feitos nas bronzinas fixas, moveis ou é melhor fazer em ambas?

                  A bronzina que fica perto da polia que não precisa fazer furo é aquela que vai no virabrequim, isso ?

                  E com uma furadeira de mão é possivel fazer?
                  Estou tentando conseguir uma de bancada, mas vou testar em uma furadeira de mão com uma bronzina velha.

                  Abração.

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                  • #10
                    Re: Bronzinas furadas!!

                    eu fiz uns furos extras para lubrificação e dei um polimento pra tirar imperfeções


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                    • #11
                      Re: Bronzinas furadas!!

                      Polimento nas bronzinas?

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                      • #12
                        Re: Bronzinas furadas!!

                        Mestre Vader,
                        Você já testou essa idéia? Digo, desmontou o motor após a utilização de bronzina retrabalhada e verificou o comportamento, desgaste, etc?
                        No final tudo dá certo!
                        Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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                        • #13
                          Re: Bronzinas furadas!!

                          Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                          Polimento nas bronzinas?
                          aqui em natal das antigas os preparadores faziam isso hoje

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                          • #14
                            Re: Bronzinas furadas!!

                            Aquele material que vc retirou fazendo o polimento, serve pra evitar o atrito na primeira partida. A única coisa que vc deve ter conseguido é ganhar alguns centésimos de folga...rs

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                            • #15
                              Re: Bronzinas furadas!!

                              montei essa semana o motor só senti uma difereça na pressão de oleo, mais deve ser pq to usando um oleo muito fina, e um 5w30 sintetico essa semana vou trocar pra ver se volta ao normal

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