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Bronzinas furadas!!

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  • #16
    Re: Bronzinas furadas!!

    Não vou mentir, tenho medo de fazer e não dar certo e meu motor quebrar. Não quero ter que abrir novamente. Mas pelo que vejo por aí, deve funcionar.

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    • #17
      Re: Bronzinas furadas!!

      Já vão quase 2 anos rodando com o azeitona com casquilhos refurados e nenhuma justificativa para eu matar minha vontade de desmontar o motor.
      Estou "coçando" para descobrir os resultados dos Up's do sistema de lubrificação.
      Quem sabe uma revisão prévia à instalação de um Kit Turbo...

      Comment


      • #18
        Re: Bronzinas furadas!!

        Já vão quase 2 anos rodando com o azeitona com casquilhos refurados e nenhuma justificativa para eu matar minha vontade de desmontar o motor.
        Estou "coçando" para descobrir os resultados dos Up's do sistema de lubrificação.
        Quem sabe uma revisão prévia à instalação de um Kit Turbo...

        Pena não poder apagar mensagens repetidas!

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        • #19
          Re: Bronzinas furadas!!

          Nesses últimos dias, desmontei 2 motores, ambos 1300. Um com virabrequim convencional, com um furo para lubrificação das bronzinas. O outro, já com o virabrequim com furação dupla.

          A diferença do estado das bronzinas de biela é imensa, nem se compara (devo tirar umas fotos pra demonstrar).

          - O de furação simples, as bronzinas de mancais estão muito pouco desgastadas, enquanto as de biela se soltaram por conta.

          - De furação dupla foi o contrário, as bronzinas de biela estavam em melhores condições comparadas às de mancal.

          Acho que ninguém irá se arrepender em fazer essa modificação, eu fiz no meu e tenho certeza que vai ajudar pra caramba... .

          Abraços.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

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          • #20
            Re: Bronzinas furadas!!

            Postado originalmente por Marco.Grings Ver Post
            Nesses últimos dias, desmontei 2 motores, ambos 1300. Um com virabrequim convencional, com um furo para lubrificação das bronzinas. O outro, já com o virabrequim com furação dupla.

            A diferença do estado das bronzinas de biela é imensa, nem se compara (devo tirar umas fotos pra demonstrar).

            - O de furação simples, as bronzinas de mancais estão muito pouco desgastadas, enquanto as de biela se soltaram por conta.

            - De furação dupla foi o contrário, as bronzinas de biela estavam em melhores condições comparadas às de mancal.

            Acho que ninguém irá se arrepender em fazer essa modificação, eu fiz no meu e tenho certeza que vai ajudar pra caramba... .

            Abraços.
            Boa tarde Marco!
            Cara, vc poderia especificar como fez? ou indicar algum post que tenha dicas de como fazer?
            Especificando melhor.... eu preciso só fazer o furo nas bronzinas de fora pra dentro conforme o Vader explicou? Não precisa refurar os dutos do vira, pra aumentar o fluxo do óleo... só os furos das bronzinas então.... isso???
            Last edited by Brasa74; 21-07-2012, 07:32 PM. Razão: Melhorar a especificidade da pergunta.
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

            São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

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            RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

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            • #21
              Re: Bronzinas furadas!!

              Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
              Boa tarde Marco!
              Cara, vc poderia especificar como fez? ou indicar algum post que tenha dicas de como fazer?
              E ae, Douglas, tudo tranquilo?

              No primeiro post deste tópico tem uma explicação de como proceder. Vou tentar explicar de maneira que fiz...

              Primeiro vão umas imagens, e como de praxe são alteradas no Paint (santa salvação pra leigos como eu), explicando o procedimento:




              "nessa imagem um virabrequim dos motores mais modernos, com dupla furação, onde temos o dobro de óleo da bronzina 3 até as bielas 1 e 4".

              Como tentei demonstrar nas imagens, fiz as modificações baseadas na "demanda" de bielas alimentadas pelos mancais.

              Em um giro completo do virabrequim:
              A bronzina 2 (quando digo bronzina, casquilho, mancal...) injetará óleo 2 vezes para a biela do cilndro 2.

              A bronzina 3 injetará 1 só vez para a biela do cilindro 1 e 1 vez para a biela do cilindro 4.

              A bronzina 4 injetará 2 vezes para o cilindro 3.

              Com a adição de furos, teremos mais disparos de óleo para cada biela durante uma revolução completa do virabrequim. Adicionei o dobro de furos à bronzina central pois ela é responsável por 2 bielas, então achei melhor dessa forma. (pensando agora parece não fazer sentido, mas naquela hora pareceu ser o mais sensato )

              E como indicado no primeiro post, pelo nosso querido Mestre, usei uma broca 3 mm.

              Espero ter ajudado, e se estiver mais confuso ainda depois do meu post, por favor avise que vou tentar melhorar a explicação .

              Abraço.

              Edit: Sim, somente nas bronzinas, pois o óleo circula, vindo pelo furo do bloco, pela canaleta da traseira da bronzina...
              Arquivos Anexos
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              • #22
                Re: Bronzinas furadas!!

                Postado originalmente por Marco.Grings Ver Post
                E ae, Douglas, tudo tranquilo?

                No primeiro post deste tópico tem uma explicação de como proceder. Vou tentar explicar de maneira que fiz...

                Primeiro vão umas imagens, e como de praxe são alteradas no Paint (santa salvação pra leigos como eu), explicando o procedimento:




                "nessa imagem um virabrequim dos motores mais modernos, com dupla furação, onde temos o dobro de óleo da bronzina 3 até as bielas 1 e 4".

                Como tentei demonstrar nas imagens, fiz as modificações baseadas na "demanda" de bielas alimentadas pelos mancais.

                Em um giro completo do virabrequim:
                A bronzina 2 (quando digo bronzina, casquilho, mancal...) injetará óleo 2 vezes para a biela do cilndro 2.

                A bronzina 3 injetará 1 só vez para a biela do cilindro 1 e 1 vez para a biela do cilindro 4.

                A bronzina 4 injetará 2 vezes para o cilindro 3.

                Com a adição de furos, teremos mais disparos de óleo para cada biela durante uma revolução completa do virabrequim. Adicionei o dobro de furos à bronzina central pois ela é responsável por 2 bielas, então achei melhor dessa forma. (pensando agora parece não fazer sentido, mas naquela hora pareceu ser o mais sensato )

                E como indicado no primeiro post, pelo nosso querido Mestre, usei uma broca 3 mm.

                Espero ter ajudado, e se estiver mais confuso ainda depois do meu post, por favor avise que vou tentar melhorar a explicação .

                Abraço.

                Edit: Sim, somente nas bronzinas, pois o óleo circula, vindo pelo furo do bloco, pela canaleta da traseira da bronzina...

                MARCO!!!! MEU CAMARADA!!!!
                Não conheço você ainda pessoalmente, mas devido a várias trocas de mensagens parece que você é lá de casa!!!
                Quanto ao seu post, que me desculpe o Eng. Vader, mas você mandou super bem na explicação! Colocou de forma clara e sucinta!
                Agora entendi como devo proceder!!!!
                (aproveitando... quanto aquelas peças que eu ia mandar pra vc balancear pra mim... o vivente não apareceu... pois nos queriamos o $$$ antes né! ai ele disse que vinha no início de Julho... e ainda não veio... se vier te dou um toque )
                V A L E U ! ! !
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

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                • #23
                  Re: Bronzinas furadas!!

                  Brother, faça o furo de dentro para fora e tire as rebarbas com uma lixa bem fina. tanto da parte interna como da parte externa.
                  Eu criei um topico a respeito deste topico mais para outros fins e me explicaram como funciona.
                  NO caso do fusca o óleo vem de fora da bronzina isso é ele entra pelas costas então quando vc faz furo extra o óleo entra na bronzina em duas posições.
                  Melhorando e muito a lubrificação da mesma.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Bronzinas furadas!!

                    Muito bom farei isso no meu
                    (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                    Comment


                    • #25
                      Re: Bronzinas furadas!!

                      eu iA INSTALAR SÓ O W120 NO MOTOR DO LEGACY,FAREI ISSO TB
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                      • #26
                        Re: Bronzinas furadas!!

                        Tava olhando aquele virabrequim que o cara trabalhou ele, e além de furar as bronzinas, to pensando em fazer esses canais nos mancais:

                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #27
                          Re: Bronzinas furadas!!

                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • #28
                            Re: Bronzinas furadas!!

                            Pessoal,

                            Alguém chegou a fazer esta modificação no vira?
                            1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....

                            Comment


                            • #29
                              Re: Bronzinas furadas!!

                              Preferi fazer nas bronzinas esse canal, muito mais simples e se não ficasse boas seriam apenas nela.

                              Comment


                              • #30
                                Re: Bronzinas furadas!!

                                O Saulo, que que essas gambiarra soldada nesse virabrequim ai? o cara fez um vira cursado em casa? Que gambi... Não me inspira confiança esse treco cheio de solda ai heim... Sei lá. kkkk
                                Valeu
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                                Estevão Consalter Junior

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