Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bronzinas furadas!!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Bronzinas furadas!!

Não vou mentir, tenho medo de fazer e não dar certo e meu motor quebrar. Não quero ter que abrir novamente. Mas pelo que vejo por aí, deve funcionar.

Comment

Já vão quase 2 anos rodando com o azeitona com casquilhos refurados e nenhuma justificativa para eu matar minha vontade de desmontar o motor.
      Estou "coçando" para descobrir os resultados dos Up's do sistema de lubrificação.
      Quem sabe uma revisão prévia à instalação de um Kit Turbo...

Comment

Já vão quase 2 anos rodando com o azeitona com casquilhos refurados e nenhuma justificativa para eu matar minha vontade de desmontar o motor.
        Estou "coçando" para descobrir os resultados dos Up's do sistema de lubrificação.
        Quem sabe uma revisão prévia à instalação de um Kit Turbo...

Pena não poder apagar mensagens repetidas!

Comment

Nesses últimos dias, desmontei 2 motores, ambos 1300. Um com virabrequim convencional, com um furo para lubrificação das bronzinas. O outro, já com o virabrequim com furação dupla.

A diferença do estado das bronzinas de biela é imensa, nem se compara (devo tirar umas fotos pra demonstrar).

- O de furação simples, as bronzinas de mancais estão muito pouco desgastadas, enquanto as de biela se soltaram por conta.

- De furação dupla foi o contrário, as bronzinas de biela estavam em melhores condições comparadas às de mancal.

Acho que ninguém irá se arrepender em fazer essa modificação, eu fiz no meu e tenho certeza que vai ajudar pra caramba... .

Abraços.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

Comment

Postado originalmente por Marco.Grings Ver Post
            Nesses últimos dias, desmontei 2 motores, ambos 1300. Um com virabrequim convencional, com um furo para lubrificação das bronzinas. O outro, já com o virabrequim com furação dupla.

A diferença do estado das bronzinas de biela é imensa, nem se compara (devo tirar umas fotos pra demonstrar).

- O de furação simples, as bronzinas de mancais estão muito pouco desgastadas, enquanto as de biela se soltaram por conta.

- De furação dupla foi o contrário, as bronzinas de biela estavam em melhores condições comparadas às de mancal.

Acho que ninguém irá se arrepender em fazer essa modificação, eu fiz no meu e tenho certeza que vai ajudar pra caramba... .

Abraços.
            Boa tarde Marco!
            Cara, vc poderia especificar como fez? ou indicar algum post que tenha dicas de como fazer?
            Especificando melhor.... eu preciso só fazer o furo nas bronzinas de fora pra dentro conforme o Vader explicou? Não precisa refurar os dutos do vira, pra aumentar o fluxo do óleo... só os furos das bronzinas então.... isso???
            Last edited by Brasa74; 21-07-2012, 07:32 PM. Razão: Melhorar a especificidade da pergunta.
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
              Boa tarde Marco!
              Cara, vc poderia especificar como fez? ou indicar algum post que tenha dicas de como fazer?
              E ae, Douglas, tudo tranquilo?

No primeiro post deste tópico tem uma explicação de como proceder. Vou tentar explicar de maneira que fiz...

Primeiro vão umas imagens, e como de praxe são alteradas no Paint (santa salvação pra leigos como eu), explicando o procedimento:

"nessa imagem um virabrequim dos motores mais modernos, com dupla furação, onde temos o dobro de óleo da bronzina 3 até as bielas 1 e 4".

Como tentei demonstrar nas imagens, fiz as modificações baseadas na "demanda" de bielas alimentadas pelos mancais.

Em um giro completo do virabrequim:
              A bronzina 2 (quando digo bronzina, casquilho, mancal...) injetará óleo 2 vezes para a biela do cilndro 2.

A bronzina 3 injetará 1 só vez para a biela do cilindro 1 e 1 vez para a biela do cilindro 4.

A bronzina 4 injetará 2 vezes para o cilindro 3.

Com a adição de furos, teremos mais disparos de óleo para cada biela durante uma revolução completa do virabrequim. Adicionei o dobro de furos à bronzina central pois ela é responsável por 2 bielas, então achei melhor dessa forma. (pensando agora parece não fazer sentido, mas naquela hora pareceu ser o mais sensato )

E como indicado no primeiro post, pelo nosso querido Mestre, usei uma broca 3 mm.

Espero ter ajudado, e se estiver mais confuso ainda depois do meu post, por favor avise que vou tentar melhorar a explicação .

Abraço.

Edit: Sim, somente nas bronzinas, pois o óleo circula, vindo pelo furo do bloco, pela canaleta da traseira da bronzina...
              Arquivos Anexos
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

Comment

Postado originalmente por Marco.Grings Ver Post
                E ae, Douglas, tudo tranquilo?

No primeiro post deste tópico tem uma explicação de como proceder. Vou tentar explicar de maneira que fiz...

Primeiro vão umas imagens, e como de praxe são alteradas no Paint (santa salvação pra leigos como eu), explicando o procedimento:

"nessa imagem um virabrequim dos motores mais modernos, com dupla furação, onde temos o dobro de óleo da bronzina 3 até as bielas 1 e 4".

Como tentei demonstrar nas imagens, fiz as modificações baseadas na "demanda" de bielas alimentadas pelos mancais.

Em um giro completo do virabrequim:
                A bronzina 2 (quando digo bronzina, casquilho, mancal...) injetará óleo 2 vezes para a biela do cilndro 2.

A bronzina 3 injetará 1 só vez para a biela do cilindro 1 e 1 vez para a biela do cilindro 4.

A bronzina 4 injetará 2 vezes para o cilindro 3.

Com a adição de furos, teremos mais disparos de óleo para cada biela durante uma revolução completa do virabrequim. Adicionei o dobro de furos à bronzina central pois ela é responsável por 2 bielas, então achei melhor dessa forma. (pensando agora parece não fazer sentido, mas naquela hora pareceu ser o mais sensato )

E como indicado no primeiro post, pelo nosso querido Mestre, usei uma broca 3 mm.

Espero ter ajudado, e se estiver mais confuso ainda depois do meu post, por favor avise que vou tentar melhorar a explicação .

Abraço.

Edit: Sim, somente nas bronzinas, pois o óleo circula, vindo pelo furo do bloco, pela canaleta da traseira da bronzina...

MARCO!!!! MEU CAMARADA!!!!
                Não conheço você ainda pessoalmente, mas devido a várias trocas de mensagens parece que você é lá de casa!!!
                Quanto ao seu post, que me desculpe o Eng. Vader, mas você mandou super bem na explicação! Colocou de forma clara e sucinta!
                Agora entendi como devo proceder!!!!
                (aproveitando... quanto aquelas peças que eu ia mandar pra vc balancear pra mim... o vivente não apareceu... pois nos queriamos o $$$ antes né! ai ele disse que vinha no início de Julho... e ainda não veio... se vier te dou um toque )
                V A L E U ! ! !
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

Brother, faça o furo de dentro para fora e tire as rebarbas com uma lixa bem fina. tanto da parte interna como da parte externa.
                  Eu criei um topico a respeito deste topico mais para outros fins e me explicaram como funciona.
                  NO caso do fusca o óleo vem de fora da bronzina isso é ele entra pelas costas então quando vc faz furo extra o óleo entra na bronzina em duas posições.
                  Melhorando e muito a lubrificação da mesma.

Comment

Muito bom farei isso no meu
                    (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

Comment

eu iA INSTALAR SÓ O W120 NO MOTOR DO LEGACY,FAREI ISSO TB
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Tava olhando aquele virabrequim que o cara trabalhou ele, e além de furar as bronzinas, to pensando em fazer esses canais nos mancais:

Arquivos Anexos

Comment

Arquivos Anexos

Comment

Pessoal,

Alguém chegou a fazer esta modificação no vira?
                            1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....

Comment

Preferi fazer nas bronzinas esse canal, muito mais simples e se não ficasse boas seriam apenas nela.

Comment

O Saulo, que que essas gambiarra soldada nesse virabrequim ai? o cara fez um vira cursado em casa? Que gambi... Não me inspira confiança esse treco cheio de solda ai heim... Sei lá. kkkk
                                Valeu
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

Estevão Consalter Junior

Comment

Working...
                                X