Re: Bronzinas furadas!!
Fiquei com confuso quanto a alguns comentários de meus colegas de fórum.
Quando falamos sobre bomba de óleo com maior vazão, teremos somente vantagens, principalmente em altas temperaturas. Não podemos esquecer que a pressão é regulada pela mola do regulador e a vazão está diretamente ligada à folga do conjunto, e o que excede, retorna ao bloco pelo by pass do regulador.
Quanto aos furos extras, nesse caso, também só temos a ganhar, porque a lâmina de óleo acontece por causa da dificuldade encontrada em "sair" do mancal, e isso é determinado pela folga que ali existe. Pode-se afirmar que um motor ajustado nas folgas ideais, e com furos extras, terá uma lâmina de óleo muito mais homogênea durante as revoluções do motor.
Se juntarmos as duas ideias, teremos um resultado ainda mais satisfatório, porque com o motor trabalhando na faixa dos 100ºC, ainda teremos uma lâmina de óleo ideal e com a pressão correta, mesmo com revoluções acima dos 6k. Ou andando na boa na faixa dos 2k.
Para finalizar, gostaria de reforçar a ideia de que não são os furos extras que determinam a pressão do sistema, mas sim o ajuste de folgas ou desgaste do motor.
Abraço!
Fiquei com confuso quanto a alguns comentários de meus colegas de fórum.
Quando falamos sobre bomba de óleo com maior vazão, teremos somente vantagens, principalmente em altas temperaturas. Não podemos esquecer que a pressão é regulada pela mola do regulador e a vazão está diretamente ligada à folga do conjunto, e o que excede, retorna ao bloco pelo by pass do regulador.
Quanto aos furos extras, nesse caso, também só temos a ganhar, porque a lâmina de óleo acontece por causa da dificuldade encontrada em "sair" do mancal, e isso é determinado pela folga que ali existe. Pode-se afirmar que um motor ajustado nas folgas ideais, e com furos extras, terá uma lâmina de óleo muito mais homogênea durante as revoluções do motor.
Se juntarmos as duas ideias, teremos um resultado ainda mais satisfatório, porque com o motor trabalhando na faixa dos 100ºC, ainda teremos uma lâmina de óleo ideal e com a pressão correta, mesmo com revoluções acima dos 6k. Ou andando na boa na faixa dos 2k.
Para finalizar, gostaria de reforçar a ideia de que não são os furos extras que determinam a pressão do sistema, mas sim o ajuste de folgas ou desgaste do motor.
Abraço!
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