Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bronzinas furadas!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Bronzinas furadas!!

    Fiquei com confuso quanto a alguns comentários de meus colegas de fórum.
    Quando falamos sobre bomba de óleo com maior vazão, teremos somente vantagens, principalmente em altas temperaturas. Não podemos esquecer que a pressão é regulada pela mola do regulador e a vazão está diretamente ligada à folga do conjunto, e o que excede, retorna ao bloco pelo by pass do regulador.
    Quanto aos furos extras, nesse caso, também só temos a ganhar, porque a lâmina de óleo acontece por causa da dificuldade encontrada em "sair" do mancal, e isso é determinado pela folga que ali existe. Pode-se afirmar que um motor ajustado nas folgas ideais, e com furos extras, terá uma lâmina de óleo muito mais homogênea durante as revoluções do motor.
    Se juntarmos as duas ideias, teremos um resultado ainda mais satisfatório, porque com o motor trabalhando na faixa dos 100ºC, ainda teremos uma lâmina de óleo ideal e com a pressão correta, mesmo com revoluções acima dos 6k. Ou andando na boa na faixa dos 2k.
    Para finalizar, gostaria de reforçar a ideia de que não são os furos extras que determinam a pressão do sistema, mas sim o ajuste de folgas ou desgaste do motor.

    Abraço!
    Meu SANGUE é Air cooled+

    Comment


    • #47
      Re: Bronzinas furadas!!

      Fernando, leia este artigo do lendário Gene Berg e entenderá como funciona o sistema de lubrificação no nosso querido motor:

      http://www.geneberg.com/article.php?ArticleID=243
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

      Comment


      • #48
        Re: Bronzinas furadas!!

        Li o artigo da Gene Berg.
        Achei bem interessante, porém, com uma conotação mais para o lado de propaganda de seu próprio produto, do que a realidade propriamente dita.
        Concordo que na pressão dinâmica, a cada curva que o óleo faz em seu percurso, há uma perda de carga, mas não creio que ocorra cavitação, nem na bomba, nem nos dutos. Não lembro qual a pressão necessária para que ocorra auto-ignição nas bolhas de ar existentes no sistema pressurizado, mas tenho certeza que precisa muito mais que 25bar. Se tiver alguém que lembre, por favor registre sua opinião.
        No caso de alterarmos o tamanho do orifício da válvula de alívio, certamente não se terá problemas, porque ao alterar o furo automaticamente é necessária a alteração do tampão e da mola, para se adequarem a nova configuração. O sistema de lubrificação dos motores a ar é um sistema simples e arcaico, por isso, penso ser necessária algumas melhoras, tais como filtro, furos nas bronzinas e reconfiguração da válvula de alívio, quando o objetivo é otimização da performance do motor.

        Abraço!
        Meu SANGUE é Air cooled+

        Comment


        • #49
          Re: Bronzinas furadas!!

          Caro Fernandoraubber,

          Eu compartilho de seu ponto de vista e inclusive já havia expressado a mesma opinião a respeito da postura adotada pelo "lendário" Gene Berger:
          Postado originalmente por azeitona Ver Post
          Engenharia é o verdadeiro jogo do ganha-perde.

          No caso do "parecer técnico" do Gene Berger, ele apenas argumentou com objetivo de vender suas tampas de Bomba de óleo, que realmente são muito boas, porém, mais caras que o retrabalho nos casquilhos.
          A simples instalação de bombas de óleo com engrenagens mais largas afeta uma coisa chamada fator P x L que poucos conhecem em projetos de bombas de engrenagens.
          Todo fluxo gerado por uma bomba de 30mm ou maior em dutos dimensionados para bombas de engrenagens menores acarreta aumento na pressão além do limite do saudável.
          Só que quando refuramos os casquilhos a pressão cai e aí sim o sistema passa não apenas comportar bombas de maior vazão como estas passam a ser necessárias para manutenção de valores de pressão que permitam a formação de um filme de óleo estável.

          Voltando o foco ao Sr. Gene Berger, é curioso como ele argumenta que não se pode modificar o projeto já que não se pode superar o corpo de Enga. da VW, mas ele conseguiu isso com sua linha de produtos...

          Empiricamente constatei que o retrabalho em questão associado a uma bomba com vazão ADEQUADA a nova proposta/ demanda agregam durabilidade e segurança para os motores repotencializados operarem em faixas de giro mais amplas.
          Eu estou pronto para ouvir opiniões contrárias as minhas constatações, desde que fundamentadas, NO MÍNIMO, por um estudo técnico sério, seja estatístico, seja por modelagens matemáticas ou por testes em bancada que abordem tantos os aspéctos de hidráulica como os tribológicos.

          Isso é engenharia!

          Um aBRaço!

          Medeiros
          O único "senão" que eu vejo é que se o volume de óleo recirculante (voltando ao carter pelo by-pass) for muito grande o volume de óleo passante pelo radiador fica proporcionalmente reduzido e de quebra o próprio óleo gera calor quando forçado pelo circuito.
          Analisando a dinâmica do cricuito pela ótica da hidráulica, a pressão tenderá a cair sim com os furos extras, pois o tempo de interligação dos mancais de fixo com os de biela ser drasticamente incrementado, elevando o volume demandado, uma vez que haverão mais pulsos de pressão sobre os mancais de biela e, portanto, mais vazamento.
          Quanto ao citado "efeito Diesel" com fluidos de baixa viscosidade como os hidráulicos isso já não ocorre mesmo com pressões de 250 bar.
          Para óleo diesel é bom começar a se preocupar com 14 bar, mas para lubrificantes 20 bar (com grande presença de bolhas/emulsão) seria um valor para começar a se preocupar com "efeito Diesel", mas que na prática não veremos com nenhuma bomba de óleo que eu conheça que sirva em VW a ar.

          O Sr. gene Berger não é o único. Há aqui mesmo no brasil um certo preparador/piloto/comerciante que, caso um componente não esteja em sua lista de itens ofertados na loja, simplesmente ou não presta ou não é necessário. Agora, o contrário, se o item está disponível em estoque na loja passa a ser indispensável em muitos casos. É a mesma politica do Berger...

          Comment


          • #50
            Re: Bronzinas furadas!!

            No caso de aquecimento do óleo, gerado pelo atrito ao passar pelos dutos e ao fato de haver maior passagem pelo by pass, que pelo radiador, pode ser resolvido usando a bomba com circulação externa e radiador extra, e ainda pode-se adicionar o filtro. (no meu está assim).
            No restante, concordo com o que disse o Azeitona.

            Abraço!
            Meu SANGUE é Air cooled+

            Comment


            • #51
              Re: Bronzinas furadas!!

              Só pra ilustrar o tópico:





              É um motor de Tempra...
              Arquivos Anexos

              Comment

              Working...
              X