Anúncio

Collapse
No announcement yet.

frezamento de engrenagens caixa de marcha

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

    Postado originalmente por fusca64
    E ai Marco Beleza

    Então o mais importante de tudo e ter o gabarito na mão, desmontar o cambio até que não é ruim, mas montar sem o gabarito não da, tem que se usar o gabarito para ir montado e testando os engates um a um fresando ou não as engrenagens , quando cursei mecanica tive um modulo só sobre transmissão e entres os modelos estava o do VW ar fusca e derivados, lembro que deu um trabalhinho para montar, tinha que ir girando o eixo com uma manivela e testando os engates, alinhado os garfos um a um ,rsrsrs trampinho bom hem hehe.
    Boa sorte ai Brother

    beleza fusca 64..

    como sou adepto do faça vc mesmo, vou correr atras de masi informações e ver se consigo fazer esse serviço.. rsrs
    com apoio de um mecanico experiente logico.. na hora da montagem ..


    abraço e valeu a dica..

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



    Comment


    • #17
      Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

      Que isso, não foi nada!!! eu tambem estou precisando baixar o meu, tirar uns vazamentinhos e tal, mas tá complicado ... falta tempo rsrsrsr
      Digão Osasco S.P

      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

      Comment


      • #18
        Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

        Tinha prometido as fotos pro final de semana, mas não deu. Então só pra provar que já to com a caixa aqui, hehehe.

        Essa peça que está acoplada é o famoso gabarito. Quando desmontar tiro fotos dele em detalhes.




        Aqui dá pra ver as tais engrenagens que precisam de fresagem.




        E aqui a caixa-satélite que precisei trocar, pois minha caixa era das antigas, e o furo aonde passam os 8 parafusos que prendem a coroa, são mais finos nas novas, e minha coroa atual é desses ditos finos (antigo 10mm-chave 17 e nova 9mm-chave 14). Comprei por R$ 50,00 no ferro-velho.



        Quando me liberar vou desmontando outra caixa que tenho lá na garagem e passando o passo-a-passo. Com paciência.

        Abraços.
        Arquivos Anexos
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
        1976 1600 Turbo

        Comment


        • #19
          Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

          marco,

          vc é o cara.. ajudou bastante as fotos.. bem complicadinho a parte dos garfos e as engrenagens com tudo montado.. rsrsr... mas já deu uma ideia boa.

          o meu problema agora é tempo.. to com o jogo aqui de 8x31 mas sem tempo de fazer como eu quero .. eu mesmo botar a mão na massa ..

          abraço ...

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • #20
            Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

            Boa trade Marco.Grings.
            Nos mantenha alimentados com essas fotos da revisão de sua caixa de câmbio do Fusca.
            Já faz tempo que procuro por um tutorial de como se faz a revisão na caixa porém, até agora, não encontrei nada.
            Tenho o texto do livro Conheça seu VW, mas fotos são fotos, não é mesmo???
            Fico no aguardo.
            Hélio.

            Comment


            • #21
              Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

              Postado originalmente por Hélio
              Boa trade Marco.Grings.
              Nos mantenha alimentados com essas fotos da revisão de sua caixa de câmbio do Fusca.
              Já faz tempo que procuro por um tutorial de como se faz a revisão na caixa porém, até agora, não encontrei nada.
              Tenho o texto do livro Conheça seu VW, mas fotos são fotos, não é mesmo???
              Fico no aguardo.
              Hélio.
              Boa noite, Hélio. Pois é, o problema é que empaquei na desmontagem, hehehe.

              Depois das férias, fica um acúmulo de tarefas. E tá complicado.

              E tenho outro câmbio, e o ideal seria começar a desmontagem do zero, e ir registrando.

              Como já falei o bobalhão aqui deveria ter se lembrado disso quando fiz a minha, kkkkkk.

              Mas peço que tenham um pouco de paciência. E já vou adiantando, tem coisa bem complicadinha, aonde obtive ajuda de profissional. Mas no mais é legal, aprendi muito com essa brincadeira.

              Abraços.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

              Comment


              • #22
                Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                Bom dia Marco.Grings e ao Marcos22 também, que teve a brilhante idéia de iniciar o tópico falando sobre fresamento de engrenagens e, como um assunto puxa outro...
                Pois bem meus amigos, meu Fusca 69 está com a caixa de marchas roncando (rolamentos desgastados por uso com pouco/sem óleo SAE 90 na caixa) e com dificuldades nas reduções de 4ª para 3ª e de 3ª para 2ª (anéis sincronizadores desgastados talvez pelo mesmo motivo). O restante da mecânica fiz tudo que vocês possam imaginar: substituição da caixa de direção, substituição das barras de torção traseiras, incluindo-se as borrachas do facão, substituição dos feixes da suspensão dianteira, freios, troca do kit do motor por um zerado, retífica dos cabeçotes, enbuchamento da suspensão dianteira, troca dos cinco amortecedores etc... Muito bem, só me falta agora o pior, a maledeta caixa de marchas. Continuo andando com o carro uma vez por semana, na manha... Mas pretendo concluir a mecânica do mesmo, reparando ou trocando a caixa de marchas, se achar alguma em boas condições aqui em São José dos Campos/SP. Tenho estudado bastante sobre o assunto e sou meio como o Marcos22, gosto de por a mão na massa. Vamos mantendo contato e trocanco idéias sobre o assunto, acho que poderemos contribuir uns com os outros no sentido de enriquecermos nossos conhecimentos sobre transmissão dos VW a ar.
                Abraços aos amigos e fiquem na proteção de Deus.
                Hélio.

                Comment


                • #23
                  Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                  Postado originalmente por Hélio
                  Bom dia Marco.Grings e ao Marcos22 também, que teve a brilhante idéia de iniciar o tópico falando sobre fresamento de engrenagens e, como um assunto puxa outro...
                  Pois bem meus amigos, meu Fusca 69 está com a caixa de marchas roncando (rolamentos desgastados por uso com pouco/sem óleo SAE 90 na caixa) e com dificuldades nas reduções de 4ª para 3ª e de 3ª para 2ª (anéis sincronizadores desgastados talvez pelo mesmo motivo). O restante da mecânica fiz tudo que vocês possam imaginar: substituição da caixa de direção, substituição das barras de torção traseiras, incluindo-se as borrachas do facão, substituição dos feixes da suspensão dianteira, freios, troca do kit do motor por um zerado, retífica dos cabeçotes, enbuchamento da suspensão dianteira, troca dos cinco amortecedores etc... Muito bem, só me falta agora o pior, a maledeta caixa de marchas. Continuo andando com o carro uma vez por semana, na manha... Mas pretendo concluir a mecânica do mesmo, reparando ou trocando a caixa de marchas, se achar alguma em boas condições aqui em São José dos Campos/SP. Tenho estudado bastante sobre o assunto e sou meio como o Marcos22, gosto de por a mão na massa. Vamos mantendo contato e trocanco idéias sobre o assunto, acho que poderemos contribuir uns com os outros no sentido de enriquecermos nossos conhecimentos sobre transmissão dos VW a ar.
                  Abraços aos amigos e fiquem na proteção de Deus.
                  Hélio.


                  blz helio ?

                  tambem tava esperando por mais informações do pessoal aqui pra mexer tambem, e estou com a coroa e pinhão 8x31 pra colocar na caixa, e por isso to na espera..

                  o samuel ta com um topico projeto irs em casa , e ta mostrando lá boas fotos do interior da caixa..

                  abraço..

                  Do it yourself !

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                  VW BRASILIA 1.600 AR.
                  Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                  Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                  Comment


                  • #24
                    Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                    perguntei lá no topico da brasa , talvez não viram .

                    ajuda ae..

                    preciso de médias de valores .

                    vou deixar a caixa amanha pra manutenção .

                    escapa a ré a 3 anos e a 4º começou a escapar recente antes de eu parar a brasa no estaleiro .

                    - vai frizar/frezar as engrenagens de 3º e 4º ,
                    - montar a caixa satelite da kombi com saida para tulipas e a relação do gol bx 31x8 ( aqui se chama gol galinha)
                    - ajustar as folgas no engrenamento com gabarito.
                    -trocar o kit de juntas completo e adicionar oleo 90. ( 2,5 lt )

                    valor da MO - 350,00
                    se precisar frezar a 1º e 2º vai + 100,00

                    a ré , ele disse que não precisa trocar nada . é só ajuste nos dentes quando ela começa escapar. (não sei se procede ).
                    tenho todas as peças principais , e vou pagar a parte somente o oleo, kit de juntas e, se precisar, trocar os aneis sincronizados .

                    tá na média ? 350,00 frezando 3º e 4º e 450,00 frezando as 4 marchas se houver necessidade .

                    no aguardo ..

                    Do it yourself !

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                    VW BRASILIA 1.600 AR.
                    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                    Comment


                    • #25
                      Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                      faça o frezamento de todas as marchas, a possibilidade de ter problemas é grande, o valor acho que está bom, mas se não tivesse nenhuma peça é mais barato trocar o cambio, menos dor de cabeça se o vendedor for de confiança.

                      Comment


                      • #26
                        Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                        Postado originalmente por flatsuda Ver Post
                        faça o frezamento de todas as marchas, a possibilidade de ter problemas é grande, o valor acho que está bom, mas se não tivesse nenhuma peça é mais barato trocar o cambio, menos dor de cabeça se o vendedor for de confiança.
                        no meu caso não compensaria trocar o cambio por outro, pois estou montando um cambio frankstein..

                        tem peças da brasa , de gol bx , e de kombi .

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #27
                          Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                          Amigos, tambem estou interessado neste assunto. Vou iniciar um projeto com irs em breve e tambem pretendo mexer na caixa de cambio (eu mesmo)
                          Ja que nao tem nenhum tutorial sobre o assunto, essa e uma boa hora para comecar, visto que muito amigos do forum tem grande conhecimento tecnico.
                          Nao vamos deixar este topico se apagar

                          Comment


                          • #28
                            Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                            pena que não consegui pegar muitas informações sobre o frezamento do meu cambio , pois trabalho em outra cidade e o mecanico meligou e ja estava tudo prontto e fechado. com mais tempo vamos buscar mais informações..

                            abraçoo.

                            Do it yourself !

                            Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                            VW BRASILIA 1.600 AR.
                            Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                            Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                            Comment


                            • #29
                              Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                              Esse gabarito é carinho, quase 400 pila.
                              Se que rola de criar um?
                              Abs.

                              Comment


                              • #30
                                Re: frezamento de engrenagens caixa de marcha

                                Postado originalmente por pecado Ver Post
                                Esse gabarito é carinho, quase 400 pila.
                                Se que rola de criar um?
                                Abs.
                                o tempo para medições na caixa e criação de desenho + fabricação do gabarito não compensariam o valor .

                                400 paus ta até barato se for ver realmente os custos .

                                masss, ja ja tiver o desenho confiavel pronto, ai é só fabricar e fica mais tranquila a brincadeira .

                                Do it yourself !

                                Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                                VW BRASILIA 1.600 AR.
                                Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                                Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                                Comment

                                Working...
                                X