Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando o sistema de refrigeração da Kombi

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Instalando o sistema de refrigeração da Kombi

Postado originalmente por RBianchi Ver Post
    Valeu pela indicação alanbique...porém ali fala sobre a capela do motor moderno, mas a minha é mais antiga (não escolhi pq ganhei de presente, hehehehe), mas é um ótimo tutorial para a adaptação.
    Antonio Carlos, realmente, confesso que a parte térmica estudada está em algum lugar, mas não consigo acessá-la devidamente depois de 6 anos só trabalhando com projeto de componentes mecanicos, hahahaha. O que eu quis dizer da parte da perda de carga é da forma do radiador, pq parece que a área de passagem é maior (com certeza as vezes menor é melhor para justamente diminuir a velocidade de passagem do ar e aumentar o tempo de troca entre o radiador e o ar, imagino este caso se eu usar a ventoinha mais estreita, original do meu motor - me corrija se estou equivocado). Abraço e obrigado pela ajuda.
    Troca de capela então!

hahahahaha
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Pois é, pelo visto vou pelo sistema basico mesmo...e agora to meio apavorado profissionalmente também porque to aquem do projeto até do fusca que teoricamente seria mais simples, hahahahahaah. Abraço!

Comment

Sabe RBianchi, eu pessoalmente fico de cara com a maioria dos mecânicos, por que esta maioria acha que porque é Fusca, Brasilia ou afim, pode sair fazendo gatilho e atando arame em tudo que aparecer!
        Isso é triste... poxa! Se você cuida do carrinho da forma correta, ele retribui!!!

E não imagine que aquí todo mundo nada em dinheiro não!

Pelo contrário... a maioria da família F4E é assim como você!

Junta as peças ao longo de um tempo... vai sonhando com seu carrinho... limpando peças... regulando... comprando conforme vai dando o salário!

Não desanime não!
        D O U G L A S
        Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
        ++++++++++++++++++++
        FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
        MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

Postado originalmente por RBianchi Ver Post
          Pois é, pelo visto vou pelo sistema basico mesmo...e agora to meio apavorado profissionalmente também porque to aquem do projeto até do fusca que teoricamente seria mais simples, hahahahahaah. Abraço!
          Depende do que você quer. Se for um motor 1300/1500, usa capela original.
          Se for 1600 ou maior, capela com radiador deslocado SEMPRE!

Fusca barato é com gambiarra.
          Fusca com médio custo é original.
          Fusca caro são os preparados.
          Last edited by alanbique; 26-04-2013, 11:55 AM.
          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Com certeza...eu entrei tarde para o mundo do Fusca, mas sempre fui admirador de todo e qualquer estilo e respeito todo e qualquer gosto (só não concordo com gambiarra). Estava até um pouco receoso por estar fazendo perguntas, agora, que já se fazem há tempos no fórum, mas antes de participar deste fórum pesquisei muitos outros sobre fuscas e afins para saber em qual me enquadraria melhor, qual me parecia mais "liberal", que dê espaço para todos os gostos e desejos. Meu sonho era um Fusca 64, pela história, pois houveram algumas mudanças depois disso e porque era o que cabia no meu bolso e estava dentro do desejado. Este que comprei está bem de acordo, fora o motor que é 1500 e caixa 33x8, o que para mim foi ótimo, já que também não sou puritano a ponto de querer um carro totalmente original como novo. Gosto do visual original conservado e é como tento manter. Quanto a intenção, quero deixar o fusca um pouco mais esperto, nada pesado, pois uso todo dia. Já fiz um upgrade no sistema de ignição dele, com alternador, ignição eletrônica, bobina hall, cabos da kombi injetada, velas de 3 eletrodos (melhoramentos básicos a meu ver) e tenho um carburador 32 pci esperando para ser instalado. Agora ganhei esta capela e só estava pensando que poderia melhorar o sistema, mas pelo visto já tenho o suficiente para não forçar muito o motor. Desculpa pela historinha, mas só comentei para ficarem mais por dentro do meu caso, e também aproveito para dizer que estou muito feliz por estar neste fórum "trocando" idéias com pessoas mais experientes e sendo respeitado acima de tudo. Abraço.
            Last edited by RBianchi; 27-04-2013, 01:45 AM.

Comment

Pessoal uma dúvida dizem que bloco de Kombi já é com radiador deslocado?! certo?! meu motor é de Kombi mas a capela não tem aquele calombo!! Porém comprei uma capela EMPI tipo 1200 com radiador deslocado. minha dúvida é vou ter dificuldades de troca-los?!
              FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
              -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
              -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

Comment

Postado originalmente por Fusgrind Ver Post
                Pessoal uma dúvida dizem que bloco de Kombi já é com radiador deslocado?! certo?! meu motor é de Kombi mas a capela não tem aquele calombo!! Porém comprei uma capela EMPI tipo 1200 com radiador deslocado. minha dúvida é vou ter dificuldades de troca-los?!
                O bloco é o mesmo, o que muda é essa flange http://produto.mercadolivre.com.br/M...ilia-kombi-_JM que permite instalar o radiador alguns centímetros para trás.
                Se você ainda não a tem, vai ter que comprar.
                2276 FK8 .

Comment

Postado originalmente por luiz Ver Post
                  O bloco é o mesmo, o que muda é essa flange http://produto.mercadolivre.com.br/M...ilia-kombi-_JM que permite instalar o radiador alguns centímetros para trás.
                  Se você ainda não a tem, vai ter que comprar.
                  então sendo que o meu não tem o calombo vou ter que comprar essa flanger... blz! valeu luiz!!!
                  FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
                  -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
                  -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

Comment

qual o nível de dificuldade na troca do prisioneiro da carcaça? Já tentei retirar vários, nunca consegui, existe algum segredo? Ou vou precisar levar a carcaça para trocar de novo (já troquei os da bomba de óleo)

Comment

Postado originalmente por Saltini Ver Post
                      qual o nível de dificuldade na troca do prisioneiro da carcaça? Já tentei retirar vários, nunca consegui, existe algum segredo? Ou vou precisar levar a carcaça para trocar de novo (já troquei os da bomba de óleo)
                      O nivel de dificudade depende do seu grau de conhecimento nesses motores .( Lógico . rsrs )

Não é dificil .

Com duas porcas na medida e duas chaves combinadas , vc tira fácil .
                      Last edited by marcos22; 25-10-2013, 05:08 PM.

Do it yourself !

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

VW BRASILIA 1.600 AR.
                      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

Comment

É esse o macete então? Duas porcas e duas chaves? Se não tiverem travado ele com veda rosca e coisas do tipo, vai ser fácil mesmo! amanhã já tento, muito obrigado!

Comment

Postado originalmente por Saltini Ver Post
                          É esse o macete então? Duas porcas e duas chaves? Se não tiverem travado ele com veda rosca e coisas do tipo, vai ser fácil mesmo! amanhã já tento, muito obrigado!
                          - Monte as duas porcas juntas na ponta do prisioneiro .
                          - Trave forte uma contra a outra .
                          - Gire sentido anti-horario e pronto..

Lógico que sempre tem um ou outro que dá mais trabalho, mas no geral é tranquilo .

Para os mais exigentes , existe uma ferramenta especifica para tal .
                          segue :

esse : http://www.lojadomecanico.com.br/pro...iros-de-14-pol-

ou esse : http://www.lojadomecanico.com.br/pro...os-com-4-pecas

abrass.

Do it yourself !

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

VW BRASILIA 1.600 AR.
                          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

Comment

Vamos para a segunda tentativa hoje! haha! Senão tenho algo em mente.

Comment

Amigo? De vz em qdo, visito o FUSCA4EVER para tentar dirimir umas duvidas que tenho, mas vendo sua duvida aconselho vc ANTES de tirar os pirsioneiros, fazer um desenho no papel e medir a altura (com regua/trena) dos prisioneiros, para deixar na mesma altura quando vc for monta-los de volta, e sugiro vc montar os mesmos prisioneiros com adesivo anaerobico loctite (trava prisioneiros) que vc não terá problema do cabeçote soltar por tração/vibração futuramente. Outra coisa que muitos meXanicos e eletricistas não sabem; é que a VENTOINHA da capela do motor TORQUE é diferente; ela tem 37,5 mm de largura ela é 5 mm mais larga para gerar um fluxo maior no interior da capela para arrefecer o radiador de oleo, que fica montado mais a esquerda da passagem do fluxo de ar da capela anterior. NÃO MONTE a capela com o radiador deslocado SEM a ventoinha correta; que o carro superaquecerá em estrada e estragarão as bronzinas e esse serviço ficará em mais de 1.700,00 Reais. (fora o guincho) Boa Sorte ! coutinhocarlos@ig.com.brs

Comment

Para instalar a FLANGE para deslocar o radiador de óleo, tem que retirar uma ponta de prisioneiro (que fixava o radiador de oleo do sistema anterior) e instalar outra ponta com rosca de maior bitola. É um serviço que o Mecanico tem que fazer o furo e rosca correta para a instalação do prisioneiro de maior bitola. É bom ser exigente neste serviço! De resto é tipo plug and play.E como disse para o amigo acima, muitos MeXanicos e Eletricistas não sabem que a ventoinha do motor TORQUE é mais larga que a ventoinha anterior, ela tem 37,5 mm contra 32 mm da anterior.E se colocar a capela com o radiador deslocado TEM que colocar a ventoinha com 37, 5 mm.valeu! coutinhocarlos@ig.com.br

Comment

Working...
                                X