Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Comprei uma broca de 1.5 mm. Com ela consegui furar o tampão, inserir um parafuso minúsculo, e com 3 batidinhas pra fora, usando um alicate de bico, o tampão tava fora, e será reaproveitado. Já aproveitei o embalo o e tirei outro tampão do mesmo duto, que fica no "céu" da cuba, na parte interna. Aqui tem um by paint, representando essa parte ( o n° 1 é o outro tampão que tirei)



    O que acontece: ali no "zoom", está representado o orifício onde encaixa o duto de corpo, que vem da bomba de aceleração. A gasolina corre por aquele tubo, até chegar no injetor. Dentro do buraco tem um pequeno pino de latão (n° 2), ele atravessa todo aquele tubo que está na horizontal (é possivel vê-lo também no buraco n° 1). Eu simplesmente não consigo identificar se ele fica no meio, em baixo ou em algum lado do duto em si... É estranho aquilo! Já cutuquei muito com o arame da agulha de fogão ali, mas não transpassa a sujeira em lado nenhum. Acho que ninguém vai ter palpite sobre essa parte, hehe

    Pelo menos tem um trecho do duto que está livre, já é alguma coisa... Vou metendo essas porcarias químicas pra ver o que dá!

    Até existiria uma possibilidade de eu colocar uma tampa de um dos carburadores a álcool que tenho aqui, só que iria ficar ridículo o corpo comum, e a tampa niquelada. e uma das tampas (correspondente a do outro carburador que está com a tampa boa) está faltando exatamente o primeiro tampão aquele que eu tirei, e não sei por que, não existe o pino de latão dentro do orifício (zoom). Daí não vale a pena, e pra ficar +- teria que colocar as duas tampas niqueladas...

    PS.: não coloco esses carburas alcool, pois estão deploráveis, com muita folga no eixo, corrosão e tals.
    Last edited by JeferJ; 28-03-2011, 11:49 PM.
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por JeferJ
      ... Dentro do buraco tem um pequeno pino de latão (n° 2), ele atravessa todo aquele tubo que está na horizontal (é possivel vê-lo também no buraco n° 1)..... Acho que ninguém vai ter palpite sobre essa parte, hehe..
      Um amigo falou-me uma vez que esse pino, que tambem existe no meu Solex H35, só serve para prender, emperrar e dar problema e que ele retira esse pino e os problemas acabam.

      A técnica que ele usa é o que voce fez, retira-se os dois tampões e empurra-se o pino pelo orificio n°1 em direção ao orificio "n°2". Concomitantemente vai-se puxando tambem o pino pelo orificio n°2 em direção ao "tampão retirado" (vide fig.). Como ele destruía os tampões, tapava os orificios com cobre. Me aconselhou a retirar esse pino.

      No meu caso, o que causou realmente o enguiço do veículo, na ocasião, foi problema elétrico, mas realmente quando se injetava gasolina com seringa pelo orificio n°2 da tampa pouca quantidade saía pelo injetor, indicando obstrução no mesmo local do seu carburador.

      Na ocasião desobstruí o canal e soltei o pino com injeção de oleo King (não é Singer mas é parecido). Custa cerca de R$ 2,50 em qualquer supermercado.

      Até hoje não furei os tampões nem removi esse pino (que no meu Solex 35 parece ser de "aluminio" e não "latão"). Acredito que se a fábrica colocou esse pino lá, ele deve servir para alguma coisa. Pode ser que ele sirva para evitar sucção de combustível através do injetor quando o motor estiver em rotação elevada e o pedal do acelerador parado. Repare que o injetor fica bem próximo ao sobrealimentador (caso seu carburador o possua).

      Como voce parece ser capaz de dar nó em pingo d'agua, não custa nada retirar o pino com cuidado para não danificá-lo, limpa-lo e limpar o canal e recolocá-lo no lugar.
      Last edited by ricardo groetaers; 29-03-2011, 08:54 PM.

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por JeferJ
        Comprei uma broca de 1.5 mm. Com ela consegui furar o tampão, inserir um parafuso minúsculo, e com 3 batidinhas pra fora, usando um alicate de bico, o tampão tava fora, e será reaproveitado. Já aproveitei o embalo o e tirei outro tampão do mesmo duto, que fica no "céu" da cuba, na parte interna. Aqui tem um by paint, representando essa parte ( o n° 1 é o outro tampão que tirei)



        O que acontece: ali no "zoom", está representado o orifício onde encaixa o duto de corpo, que vem da bomba de aceleração. A gasolina corre por aquele tubo, até chegar no injetor. Dentro do buraco tem um pequeno pino de latão (n° 2), ele atravessa todo aquele tubo que está na horizontal (é possivel vê-lo também no buraco n° 1). Eu simplesmente não consigo identificar se ele fica no meio, em baixo ou em algum lado do duto em si... É estranho aquilo! Já cutuquei muito com o arame da agulha de fogão ali, mas não transpassa a sujeira em lado nenhum. Acho que ninguém vai ter palpite sobre essa parte, hehe

        Pelo menos tem um trecho do duto que está livre, já é alguma coisa... Vou metendo essas porcarias químicas pra ver o que dá!

        Até existiria uma possibilidade de eu colocar uma tampa de um dos carburadores a álcool que tenho aqui, só que iria ficar ridículo o corpo comum, e a tampa niquelada. e uma das tampas (correspondente a do outro carburador que está com a tampa boa) está faltando exatamente o primeiro tampão aquele que eu tirei, e não sei por que, não existe o pino de latão dentro do orifício (zoom). Daí não vale a pena, e pra ficar +- teria que colocar as duas tampas niqueladas...

        PS.: não coloco esses carburas alcool, pois estão deploráveis, com muita folga no eixo, corrosão e tals.
        Olá, como nosso amigo Ricardo falou é essa a função desse pino, se ele não se movimentar la dentro fica gotejando o injetor ao acelerar, tenta colocar óleo singer, mas o ideal seria o produto da STP, tem da Wurt o limpa TBI que também resolve, eu só consegui soltar com esse produto, abraço.

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Um amigo falou-me uma vez que esse pino, que tambem existe no meu Solex H35, só serve para prender, emperrar e dar problema e que ele retira esse pino e os problemas acabam.
          ...
          Como voce parece ser capaz de dar nó em pingo d'agua, não custa nada retirar o pino com cuidado para não danificá-lo, limpa-lo e limpar o canal e recolocá-lo no lugar.
          Era mais ou menos isso que eu estava com vontade de fazer: sumir com aquele pino! Mas como minha paciência já tá se acabando, eu já tava com vontade de meter broca mesmo
          Mas já que tu me mandou essa dica vinda do céu, vou nela...

          Agora vi direito, é óleo King... tem aqui no mercado da esquina! Não quero deixar sem esse pino, por que não pretendo fazer essa façanha de retirar os tampos da tampa no outro carburador, que 'aparentemente' não está obstruído nesse duto, então vou fazer como falou, retirar, limpar e colocar novamente!

          Valeu a baita força aê Ricardo, obrigadão!!
          Last edited by JeferJ; 29-03-2011, 09:54 PM.
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por FUKETEIRO
            Olá, como nosso amigo Ricardo falou é essa a função desse pino, se ele não se movimentar la dentro fica gotejando o injetor ao acelerar, tenta colocar óleo singer, mas o ideal seria o produto da STP, tem da Wurt o limpa TBI que também resolve, eu só consegui soltar com esse produto, abraço.
            Hum, esse pino se movimenta então... Tô começando a entender a mecânica do bagulho hehe...
            Aqui tem uma loja que vende produtos da Wurt... SE o óleo não funcionar, vou dar um pulo lá!!!

            abração!
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              eu usava tanto o tinner e eu gostava tanto dele, acha que limpava tao bem hehe, mas concordo com o mamigo que se pegar em peças de plastico ou se usar ele mas nao conseguir alcançar todas as aereas que ele vai pode realemnte ficar ums restos de algo resecado pq o bicho é muito forte, mas la na oficina que to trabalhando o mecancio me mostrou que o maior removedor é a paciencia, com gasolina e pincel da pra descarbonizar qualquer coisa, quando vamo limpar um bura la que por ventura o cara nao pode pegar uma banho quimico mesmo no momento, damos uma limpeza com carinho que fica tao boa quanto, com paciencia, hj mesmo limpei um la dum fusca, pincel frenetico com gasolina, ar comprimido e oleo spray nos furos, o ar pode ajudar travar esferea sei la, eu acredito nisso, por isso uso muito oleo, quanto a dica o oleo de maquina de costura ai eu achei boa mesmo, esses oleo ssao mais em conta, eles so nao tem muitas propriedades desingripanetes igual os spray, mas spray vagabundo tb nao vale nada, sou mais um king mesmo, menos charmoso que o spray porem mais barato hehe
              Anderson A.M. da Silva

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por andersonfist
                eu usava tanto o tinner e eu gostava tanto dele, acha que limpava tao bem hehe...
                ... spray vagabundo tb nao vale nada, sou mais um king mesmo, menos charmoso que o spray porem mais barato hehe
                Assino em baixo... creio que muitas coisas se não for por meios mecânicos 'carinhosos' (pincel, arame em casos terríveis como o meu...) não tem química que resolva, por isso que estou tirando esse tampões!!

                Já usei muita gasolina nesses Carburas, e vou seguir usando... Sou muito fã também é da querosene, principalmente pra remover graxas (o que não é o caso aqui).

                vlw
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Hum, esse pino se movimenta então... Tô começando a entender a mecânica do bagulho hehe...
                  A uma primeira vista esse Tópico estaria mais para Solução de Problemas, no entanto sua inclusão em Tutoriais foi muito útil. Embora não seja um Tutorial pronto para aplicação direta ele vai se formando aos poucos.

                  -----------------------------------------------------------------
                  Voltando à "Mecânica do Bagulho", observamos então que:

                  1- A função da "esfera de baixo" é evitar que o combustível volte do compartimento da bomba de aceleração para a cuba quando o acelerador é acionado. Quando o acelerador é solto essa esfera libera a passagem de combustivel da cuba para o compartimento da bomba de aceleração, enchendo-o de combustivel.

                  2- A função da "esfera de cima" é evitar que o combustivel que preenche o canal que vai da bomba de aceleração até o injetor retorne ao compartimento da bomba de aceleração quando soltamos o pedal do acelerador. Assegura-se dessa forma que o canal citado esteja sempre cheio de combustivel, evitando problemas de progressividade no inicio do curso de aceleração.

                  Logo o conjunto das 2 esferas só permite o fluxo do combustivel no sentido da cuba para o injetor de aceleração rápida, não permitido fluxo em sentido contrário.

                  Porem quando o motor gira numa rotação um tanto alta a velocidade do fluxo de ar é suficiente para provocar uma depressão na região da tampa do carburador (próximo a borboleta do afogador). Essa depressão pode sugar combustivel de forma contínua (ou gotejamento) pelo injetor da bomba de aceleração que fica localizado nessa área, mesmo estando o pedal do acelerador parado. Observe que as esferas permitem fluxo de combustivel nesse sentido.

                  3- O "pino" sugado por essa depressão bloqueia a saida de combustível pelo injetor. Quando premimos o pedal do acelerador acionamos a bomba de aceleração, o que força o combustivel em direção ao injetor aumentado a pressão nesse canal e forçando o pino a liberar o orificio de saida do combustível.

                  -------------------------------------------------------------------

                  Voltando ao seu carburador, observo na fig. que



                  Alem de não haver injetor na tampa (o que voce já sabe) não há tambem o tubo do sobrealimentador. Dependendo do modelo do seu carburador pode não haver mesmo esse dispositivo mas ele pode estar quebrado ou faltando.

                  Obs: Nos carburadores H30PIC e H32/34PDSI(T), o sobrealimentador é chamado (erroneamente) por simplificação de econostat.
                  Arquivos Anexos

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    A uma primeira vista esse Tópico estaria mais para Solução de Problemas, no entanto sua inclusão em Tutoriais foi muito útil...

                    pode não haver mesmo esse dispositivo mas ele pode estar quebrado ou faltando.

                    Obs: Nos carburadores H30PIC e H32/34PDSI(T), o sobrealimentador é chamado (erroneamente) por simplificação de econostat.
                    Pois a minha intenção era de colocar esse tópico aqui mesmo, pra montar um tutorial em 'tempo real', mostrando os prováveis problemas que poderiam surgir durante o progresso, mas não imaginei que seriam tantos e que teria que mexer na alma dos carburadores...

                    A parte das esferas eu já havia entendido na prática hehe, agora tu explicou certinho a parte do pino ali de cima!!! Tuuudo compreendido agora!!

                    Esses carburadores realmente não tem o "econostat". Não está quebrado, é que realmente não tem mesmo! E apesar de não aparecer na foto, essa tampa está com o injetor, inclusive as duas estão, e quero fazer o possível para não retirar, já que não encontrei pra venda este componente...

                    Já coloquei bastante desingripante ali no pino, pelos dois lados, já dei uma forçadina, mas por enquanto nada de soltar... Amanhã vem uma lata de WD 40 e o óleo King!!

                    valeu aê Ricardo, e obrigado também a todos que acompanham e ajudam!!
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      dia 3 de março, enviei um e-mail para a casa do carburador, perguntando se vendiam giclês "a granel". Fui orientado a fazer uma visita ao site da loja, pois lá tinham todos os itens disponíveis. No site, existem pra venda apenas Kits para carburador, contendo todos os giclês, juntas e bla bla, para carburação original.

                      Retornei o e-mail, explicando que queria comprar apenas algumas unidades de certos giclês, e não kits completos de giclagem. Hoje, quase 1 MÊS depois recebi a resposta deste último e-mail, pedindo para que eu enviasse a lista de itens que eu desejava! Enviei a seguinte lista:

                      . 6 injetores 40
                      . Um par de giclê principal 140
                      . Um par de giclê principal 137.5
                      . Um par de giclê principal 135
                      . um par de giclê de marcha lenta 50
                      . 2 pares de tubos misturadores
                      . 2 pares de tampões (medalhas) 100
                      . 1 par de giclê de ar 110

                      Com o frete, creio que irá passar de 80 reais, mas pelo menos fico munido dessas miudezas, sendo que também já tenho outros giclês comigo!
                      Jéferson S.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        URGENTE!

                        Alguém sabe me dizer a diferença que tem entre o acionador e varetas para coletores alto, e para coletores baixos??

                        Pergunto pois decidi comprar o que tem a venda na Casa do Carburador, mas eles falaram que o modelo que eles tem serve apenas em caso de coletores baixos (1600). Creio que sirva também usando os coletores do 1300 álcool, certo????

                        no aguardo
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por JeferJ
                          URGENTE!

                          Alguém sabe me dizer a diferença que tem entre o acionador e varetas para coletores alto, e para coletores baixos??

                          Pergunto pois decidi comprar o que tem a venda na Casa do Carburador, mas eles falaram que o modelo que eles tem serve apenas em caso de coletores baixos (1600). Creio que sirva também usando os coletores do 1300 álcool, certo????

                          no aguardo
                          Olá, se for pros coletores baixos da Kombi as varetas são mais curtas, vou lá embaixo na minha garagem olhar o comprimento dos coletores...pera aí...rsrs

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            Olá, se for pros coletores baixos da Kombi as varetas são mais curtas, vou lá embaixo na minha garagem olhar o comprimento dos coletores...pera aí...rsrs
                            No aguardo
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por JeferJ
                              URGENTE!

                              Alguém sabe me dizer a diferença que tem entre o acionador e varetas para coletores alto, e para coletores baixos??

                              Pergunto pois decidi comprar o que tem a venda na Casa do Carburador, mas eles falaram que o modelo que eles tem serve apenas em caso de coletores baixos (1600). Creio que sirva também usando os coletores do 1300 álcool, certo????

                              no aguardo
                              As que dão certo pra vc são as do Itamar, 34cm lado esquerdo e 37 lado direito, as da Kombi que usa coletor bem baixo e não dão certo pra vc tem 32cm lado esquerdo e 35cm lado direito...hehe

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Postado originalmente por FUKETEIRO
                                As que dão certo pra vc são as do Itamar, 34cm lado esquerdo e 37 lado direito, as da Kombi que usa coletor bem baixo e não dão certo pra vc tem 32cm lado esquerdo e 35cm lado direito...hehe
                                Ok, e o itamar tem coletores altos, certo?

                                Pergunto por que os coletores do 1300 álcool (meu caso) são bem pouco mais altos que os coletores modelo baixo do 1600!! Por isso eu penso que o acionador e varetas para coletor baixo (1600) dariam certo no meu caso!!!
                                Jéferson S.
                                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                                Comment

                                Working...
                                X