Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por JeferJ
    Isso mesmo! optei pelos de 22mm até por uma questão de lógica...

    Motor 1600 usa:
    venturi 22mm no álcool
    venturi 24mm na gasolina

    Motor 1300 usa:
    venturi 20mm no álcool (original de fábrica)
    E seguindo o raciocínio do 1600, "deve" usar venturi de 22mm na gasolina (meu caso)
    Boa noite, Jefer.

    Cara, que beleza hein. Ficou muito legal o visual do motor. No meu ponto de vista, a carburação dupla deixa a aparência do motor mais parrudo. Preciso ver de perto, hehehe. A torcida foi coro geral aqui no fórum mesmo.

    Nem tinha te respondido ainda sobre o assunto que ficou em aberto, pois não consegui achar a tampa que tinha em vista, e como acompanhei o tópico meio em off, e vi que funfou...

    Parabéns, cara. Abração.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por Marco.Grings
      Boa noite, Jefer.

      Cara, que beleza hein. Ficou muito legal o visual do motor. No meu ponto de vista, a carburação dupla deixa a aparência do motor mais parrudo. Preciso ver de perto, hehehe. A torcida foi coro geral aqui no fórum mesmo.

      Nem tinha te respondido ainda sobre o assunto que ficou em aberto, pois não consegui achar a tampa que tinha em vista, e como acompanhei o tópico meio em off, e vi que funfou...

      Parabéns, cara. Abração.
      Daê Marco!! td jóia?

      Pois é, por sorte eu consegui recuperar as peças...

      Quanto ao visual, uns amigos me perguntaram:
      "Tá, e vai funcionar isso aê" (eles não entendem uma virgula de mecânica hehe)
      eu falei: "se não funcionar, eu carrego ele guinchado, só pela beleza que ficou o motor "

      Tô com uma capela 1200 aqui... Tenho que encontrar um soldador que tope fazer uns serviços nela!! Daí acho que fica 100%

      Amanhã eu vou "dasabar" a giclagem que tá bem gorda, dar uma olhada no nível das cubas, e tentar deixar as borboletas na mesma posição, pra facilitar a equalização!

      abração
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Parabens Jefer uma pergunta este aparelho colado na bobina vc encontrou aonde ?? se não estou enganado isto é um tipo de amplificador de centelha, certo ? antigamente vendiam algo similar a este teu embora creio que o teu seja do tempo antigo, ne não ??
        Abrços
        Luby
        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

        Rio de Janeiro - RJ

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por JeferJ
          Beleza, fiz a regulagem usando gasolina, pra ficar preciso. Deixei em 0.55 ml/golpe.
          Esquema da regulagem:

          Na minha opinião o método de regulagem usado é passível dos erros mostrados na fig acima.

          Sugiro montar a seringa conforme sugerido na fig. Aplicar golpes lentos até o combustível atingir o nível "0" (zero) na seringa. A partir daí aplicar 5 golpes completos, isto é, do começo ao final do curso da alavanca de acionamento da borboleta do acelerador. Dividir a quantidade total por 5 e comparar com o padrão.

          obs: Ao aplicar os golpes segurar o carburador com a mão assegurando uma distância entre sua base e a mesa (ou bancada) para permitir a abertura total da borboleta do acelerador e o curso total em cada golpe. Se o carburador estiver diretamente sobre a mesa a borboleta ao abrir pode chocar-se com o tampo da mesa e não se perceber. Isso impede o curso completo do mecanismo.

          Outro ponto a observar é que kits de reparo não originais (Solex) podem vir com a mola de retorno do diafragma (aquela que fica dentro do compartimento da bomba de aceleração) muito dura e ou comprida em relação a mola de acionamento do sistema. Isso não permitirá que o volume recomendado de combustivel seja injetado, mesmo estando a porca de regulagem totalmente apertada. Em alguns casos pode não injetar nada. Neste caso a solução é cortar um pedaço da mola nova ou usar a velha mesmo.
          Arquivos Anexos

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por lubisomem01
            Parabens Jefer uma pergunta este aparelho colado na bobina vc encontrou aonde ?? se não estou enganado isto é um tipo de amplificador de centelha, certo ? antigamente vendiam algo similar a este teu embora creio que o teu seja do tempo antigo, ne não ??
            Vlw Luby!
            Isto este aparelho é um amplificador. Consegui com um senhor das antigas aqui, ele tinha guardado! Muito bom o treco! ajuda a dar um UP!

            Aqui tem umas infos que postei há tempos atrás com as regulagens (hoje não uso mais essas regulagens, por conta dos riscos que podem surgir) :

            http://www.fusca4ever.com.br/showpos...9&postcount=56

            Agora, pergunta pra ti: Sobre aquele esquema do equalizador caseiro, que tem o seu nick e rola pela net . Não sabe se alguém já "ideiou" algo pra quando os filtros são de papel como os meus??
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Na minha opinião o método de regulagem usado é passível dos erros mostrados na fig acima.

              Sugiro montar a seringa conforme sugerido na fig. Aplicar golpes lentos até o combustível atingir o nível "0" ...
              Muito interessante sua observação Ricardo!! Até na hora de regular eu enchia a mangueira (dando golpes), antes de começar a depositar a gasolina na seringa, por isso acho que não ficou tão longe da regulagem ideal, usando o seu método!!
              Sempre usando todo o curso da bomba de aceleração...

              Eu trabalho com os carburadores em cima dos coletores baixos de 1600, que tenho fixados numa tábua, por isso não tem erro da borboleta bater em nada!


              Vou Colocar as molas que tinham antes!! Creio que sejam solex, já que os diafragmas eram, mas estavam muito ruins...

              Valeu as dicas
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Hoje eu resolvi dar uma baixada na giclagem!

                principal 140 baixei pra 135
                lenta 55 baixei pra 50
                ar 115 baixei pra 110

                Até sei que isso não se faz (modificar mais de um giclê por vez), mas como sei que tá tudo meio gordo, fiz...

                Já melhorou mais um pouco a parada... muito bom, aceleração melhor!! Para sustentar uns 80 km/h, fica-se pisando um absurdo a menos no acelerador...

                Só não melhorou uma coisa: Quando se dá aceleradas rápidas/violentas, principalmente com o motor frio, ele "se nega" entendem? dá aquelas falhadas, e se ficar segurando o acionador, apaga... resumindo: excesso!
                É estranho, pois já to usando injetor 40... Falta não é, pois eles injetam com tudo, e chega a sair gotículas de gasolina pra fora da boca do bura...

                Probleminha que tinha antes

                Como eu já tinha um giclê 55 para a marcha lenta, simplesmente fui na loja e comprei mais um... resultado: não sei porque, mas o furo de um era maior do que do outro, e eu não tinha notado (da esquerda é maior, direita menor)



                As escritas no n° "55" são diferentes (não dá praver, mas a da esquerda é menor)



                comparei esse 55 da "boca grande" com o 57 que veio nos buras. Era visivelmente maior!!!! Resumindo:tava usando um 55 num bura e um 6-e-tantos no outro
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  ...comparei esse 55 da "boca grande" com o 57 que veio nos buras. Era visivelmente maior!!!! Resumindo:tava usando um 55 num bura e um 6-e-tantos no outro
                  As vezes gicleur (ou outro componente calibrado) usado ou não original apresentam essas surpresas.

                  Off Tópic: Se voce tiver um tempinho poderia me passar as medidas do elemento do filtro de ar que voce está usando? altura e diâmetro externo.

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    já verificou o nível de combustível na cuba?, estou achando que está baixo e ao acelerar buscamente acho que está dando falta e não excesso de combustível

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Off Tópic: Se voce tiver um tempinho poderia me passar as medidas do elemento do filtro de ar que voce está usando? altura e diâmetro externo.
                      Pode deixar que amanhã na primeira hora da tarde eu dou um jeito de fazer essas medições!

                      Postado originalmente por flatsuda
                      já verificou o nível de combustível na cuba?, estou achando que está baixo e ao acelerar buscamente acho que está dando falta e não excesso de combustível
                      Não cheguei a fazer medições, só constatei que a altura das duas cubas está idêntica! Mas creio que não seja por aí o problema não... Mas vou fazer medições!
                      Jéferson S.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Bueno hoje resolvi confiar na dupla e no meu serviço, e vim pra facul com o carro...
                        Foi um "Deus nos acuda" pra fazer o carro funcionar pela manhã (estava uns 15 graus). Está muito pior que quando estava com os 55 na marcha lenta... Falhando muito com o motor frio. Em acelerações intermediárias com o carro parado, ele funciona como se estivesse trabalhando em 3 velas...
                        Mas depois que esquenta, fica bom, pega no estalo e tals, porém um pouquinho mais fraco em baixa!

                        Essa falhada quando frio, é exatamente a mesma de quando eu estava acertando o mue 30 pic que usava por último. estava usando um 52 na marcha lenta, e tudo melhorou quando coloquei um 60. Por isso estou achando que é falta mesmo!
                        Vou colocar os 57 Solex que vieram com os buras, pra testar...
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por JeferJ
                          Vlw Luby!
                          Isto este aparelho é um amplificador. Consegui com um senhor das antigas aqui, ele tinha guardado! Muito bom o treco! ajuda a dar um UP!

                          Aqui tem umas infos que postei há tempos atrás com as regulagens (hoje não uso mais essas regulagens, por conta dos riscos que podem surgir) :

                          http://www.fusca4ever.com.br/showpos...9&postcount=56

                          Agora, pergunta pra ti: Sobre aquele esquema do equalizador caseiro, que tem o seu nick e rola pela net . Não sabe se alguém já "ideiou" algo pra quando os filtros são de papel como os meus??



                          Infelizmente não sei lhe dizer não..
                          Abrços
                          Luby
                          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                          Rio de Janeiro - RJ

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Esperimenta para começar a giglagem do 1600 original que usa o difusor 22 e depois vem baixando ate acertar.
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                            Rio de Janeiro - RJ

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por lubisomem01
                              Esperimenta para começar a giglagem do 1600 original que usa o difusor 22 e depois vem baixando ate acertar.
                              O 1600 com venturi 22 é a álcool... A giclagem do álcool iria ficar intensamente gorda no 1300!
                              Jéferson S.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Postado originalmente por ricardo groetaers

                                Off Tópic: Se voce tiver um tempinho poderia me passar as medidas do elemento do filtro de ar que voce está usando? altura e diâmetro externo.
                                Vê se serve:

                                diâmetro externo: 14 cm



                                altura: Quase 5.5 cm

                                Jéferson S.
                                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                                Comment

                                Working...
                                X