Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Cheguei em casa, deixei o motor esfriar um pouco, e tirei a vela no cilindro 1



    Está pendendo para pobre mesmo...

    Coloquei os 57 na marcha lenta e regulei. Não andei ainda, mas a aceleração está mais "bonita".

    Pergunta pra quem manja: é normal sair um pouco da gasolina pelo furinho do "medalhão" ??(a tampa que fica um cima da flauta). Quando acelero, noto que isso acontece, e quando desligo dá pra ver a umidade (gasosa) ali e por cima do "nariz"... Normal ou altura da cuba alta?
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por JeferJ
      1-Vê se serve: diâmetro externo: 14 cm. altura: Quase 5.5 cm

      2-.. é normal sair um pouco da gasolina pelo furinho do "medalhão" ??(a tampa que fica um cima da flauta). Quando acelero, noto que isso acontece, e quando desligo dá pra ver a umidade (gasosa) ali e por cima do "nariz"... Normal ou altura da cuba alta?
      1- Valeu era isso mesmo que eu precisava. (Depois pergunto o resto, pois é off-tópic)

      2- O "medalhão" é o gicleur dessifonador. Sua principal função é evitar que quando o motor está quente e é desligado o combustível da cuba (dilatando com o calor) saia pelo pulverizador principal (nariz ou tromba) pelo efeito sifão. Sua outra função é em conjunto com o gicleur corretor de ar e tubo de emulsão, dissolver (emulsionar) ar no combustível que sai da cuba e vai para o pulverizador principal.

      Um discreto respingo (de spray) ocasional pode ocorrer mas derramamento ou transbordamento de combustível, não. Por esse orificio deve entrar ar e não sair combustível. Causas prováveis do defeito (se ele existir, não for apenas cisma).

      a- Obstrução parcial do pulverizador principal (dificil)
      b- obstrução parcial de furos do tubo de emulsão (flauta) (dificil)
      c- arrombamento exagerado dos furos da flauta
      d- nivel muito alto na cuba, as vezes acontecendo de forma intermitente.
      e- gicleur principal muito grande, arrombado, frouxo

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por ricardo groetaers
        1- Valeu era isso mesmo que eu...
        Qualquer coisa que precisar pode perguntar! se eu puder ajudar, farei...

        quanto ao problema:

        b- obstrução parcial de furos do tubo de emulsão (flauta) (dificil): pior que eu não retirei os medalhões, e como em um carburador estava tudo cheio daquela corrosão branca, isso não é impossível. Mas um carburador estava ultra limpo, e neste também ocorre este efeito...

        d- nivel muito alto na cuba, as vezes acontecendo de forma intermitente:
        Acredito mais nesta hipótese... Vou procurar nas tabelas a altura correta e medir o nível!
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Saí agora pra dar um volta colocar uma gasosa e testar os 57 na lenta... Não consigo dizer se melhorou ou piorou Está melhor em baixa, mas começou aqueles pipocos nas desacelerações...

          O momento que eu sinto que ele trabalha melhor, é logo depois que se dá aquela aliviada no pé, parece que o carro fica mais livre naqueles instantes, e com o pé em baixo, o barulho fica meio estranho, só não sei se é falta ou excesso...

          O próximo passo é dar um jeito no meu pedal do acelerador que tá uma 'M'. Tem tipo de um "calombo" no inicio do curso do pedal, e neste trecho, o pedal é morto, sem resposta (ficou assim depois que eu andei tirando os pedais para um reparo no assoalho). Ele já estava assim com o 30pic, porém agora com o acelerador mais pesado ficou complicado...

          Não estou descartando uma entrada falsa de ar em algum dos pés dos coletores, mas como fiz uso até de silicone, junto ao anel de vedação, acho difícil isso...
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por JeferJ
            Saí agora pra dar um volta colocar uma gasosa e testar os 57 na lenta... Não consigo dizer se melhorou ou piorou Está melhor em baixa, mas começou aqueles pipocos nas desacelerações...

            O momento que eu sinto que ele trabalha melhor, é logo depois que se dá aquela aliviada no pé, parece que o carro fica mais livre naqueles instantes, e com o pé em baixo, o barulho fica meio estranho, só não sei se é falta ou excesso...

            O próximo passo é dar um jeito no meu pedal do acelerador que tá uma 'M'. Tem tipo de um "calombo" no inicio do curso do pedal, e neste trecho, o pedal é morto, sem resposta (ficou assim depois que eu andei tirando os pedais para um reparo no assoalho). Ele já estava assim com o 30pic, porém agora com o acelerador mais pesado ficou complicado...

            Não estou descartando uma entrada falsa de ar em algum dos pés dos coletores, mas como fiz uso até de silicone, junto ao anel de vedação, acho difícil isso...
            Olá, pelos sintomas que vc deu o problema está nos giclês de ar, pra carburadores com 20 ou 22 de venturi se usa 130 ou 125, se vc colocar 100 ou 110 ou mesmo 115 não vai conseguir a mistura ideal, pra vc ter uma idéia quando a gente passava os 1300 a alcool pra gasolina colocávamos 125 no ar e 145 no principal, tenta trocar primeiro os do ar pra 115, se melhorar coloca os 125 pra ver....hehe

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por FUKETEIRO
              Olá, pelos sintomas que vc deu o problema está nos giclês de ar, pra carburadores com 20 ou 22 de venturi se usa 130 ou 125, se vc colocar 100 ou 110 ou mesmo 115 não vai conseguir a mistura ideal, pra vc ter uma idéia quando a gente passava os 1300 a alcool pra gasolina colocávamos 125 no ar e 145 no principal, tenta trocar primeiro os do ar pra 115, se melhorar coloca os 125 pra ver....hehe
              Hum... interessante a dica. Só achei estranho que tem gente por aê usando 100 no giclê de ar, no 1300 gasolina e dupla...
              Mas vou fazer o teste
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Há pouco dei partida no animal (motor frio), do jeito que estava (57 lenta, 110 ar, 135 principal). Pegou praticamente no estalo, já ficou segurando marcha lenta, e parou aquela sensação de "3 velas" durante a aceleração...
                Acho que o negócio agora é subir o giclê de ar como o fuketeiro falou (pode estar dando excesso na transição de baixa pra alta), e ver o que acontece...
                Talvez com uns 60 na marcha lenta ele fique mais 100%

                Sempre consegui acertar ele somente usando giclês grandes com o 30 pic... Talvez aqui não seja diferente. Como dizem por aê cada motor é diferente do outro!
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Desculpem estar postando tudo que é porcaria, mas talvez tenha alguém que goste de acompanhar o progresso...

                  Antes de dar a última partida que falei no post acima, eu fiz novos apoios para as molas de retorno dos buras, mais longos, para deixar as molas menos esticadas, e aliviar o pedal. Nesta "mexida", eu dei algumas acionadas no pedal para ver como havia ficado (motor desligado), o que deve ter causado um mínimo afogamento, e logo depois dei a partida que havia pego "quase" no estalo.
                  Bom, agora, com o motor frio novamente, dei outra partida e pá!! No estalo do estalo, foi só encostar na chave

                  Dei uma olhada nos carburadores a álcool que tenho aqui. Os giclês de marcha lenta que estão neles são 62.5! Estes vão entrar "no batente" amanhã!
                  Jéferson S.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por JeferJ
                    Desculpem estar postando tudo que é porcaria, mas talvez tenha alguém que goste de acompanhar o progresso...

                    Antes de dar a última partida que falei no post acima, eu fiz novos apoios para as molas de retorno dos buras, mais longos, para deixar as molas menos esticadas, e aliviar o pedal. Nesta "mexida", eu dei algumas acionadas no pedal para ver como havia ficado (motor desligado), o que deve ter causado um mínimo afogamento, e logo depois dei a partida que havia pego "quase" no estalo.
                    Bom, agora, com o motor frio novamente, dei outra partida e pá!! No estalo do estalo, foi só encostar na chave

                    Dei uma olhada nos carburadores a álcool que tenho aqui. Os giclês de marcha lenta que estão neles são 62.5! Estes vão entrar "no batente" amanhã!
                    Que nada, compartilha mesmo, é tutorial. Quanto mais detalhado melhor.

                    Tá até me dando vontade de desmontar os meus e fuçar. Que troço loco.

                    Semana que vem vou tirar a caixa fora, dei uma rateada, e tá me escapando a quarta. Fioda. Aí preciso tirar eles pra tirar o motor, daí vou me atracar nos carburadores também, eles tão merecendo. Vou tentar, dessa vez, montar um tutorialzinho sobre a caixa.

                    Abração. E boa sorte.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                    1976 1600 Turbo

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Postado originalmente por Marco.Grings
                      Que nada, compartilha mesmo, é tutorial. Quanto mais detalhado melhor.

                      Tá até me dando vontade de desmontar os meus e fuçar. Que troço loco.

                      Semana que vem vou tirar a caixa fora, dei uma rateada, e tá me escapando a quarta. Fioda. Aí preciso tirar eles pra tirar o motor, daí vou me atracar nos carburadores também, eles tão merecendo. Vou tentar, dessa vez, montar um tutorialzinho sobre a caixa.

                      Abração. E boa sorte.
                      Escapando a quarta então é? sai pra lá...

                      Um tutorial de câmbio ía cair muito bem aqui Marco!!! Nunca mexi nestas coisas pesadas (no maximo, algumas coisinhas na suspa), mas creio que o mais xarope seja retirar o câmbio mesmo, mexer nele deve ser mais light né?

                      Vlw o apoio!
                      Jéferson S.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Postado originalmente por JeferJ
                        Escapando a quarta então é? sai pra lá...

                        Um tutorial de câmbio ía cair muito bem aqui Marco!!! Nunca mexi nestas coisas pesadas (no maximo, algumas coisinhas na suspa), mas creio que o mais xarope seja retirar o câmbio mesmo, mexer nele deve ser mais light né?

                        Vlw o apoio!
                        O pior seria estar só dando a ré.

                        Pois é, tirar já é meio complicado, mas dentro que o bicho pega. Vou só tirar ela, desmontar o que não precisa e levar no Costinha, vc já deve ter ouvido falar. Mas pretendo acompanhar a empreitada no máximo. Da outra vez que troquei a coroa e pinhão, só tive um consultor técnico, fiz meio no "tentativa e erro". E deu erro... kkkkk. Mas isso é assunto pra outro tópico.

                        Valeu, abração.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                        1976 1600 Turbo

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Costinha... Onde fica? Já ouvi falar sim, mas não sei de quem se trata...

                          trabalha bem?
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Se alguém sabe a medida da altura da cuba dos solex 32, favor postar
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              jefer
                              tenho uma tabela aqui pode ser que te ajude
                              abraço
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                A altura é 16(+-1)mm
                                flw!
                                GTMassa
                                Tatui

                                Comment

                                Working...
                                X