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Instalando dupla Solex no 1300

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  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
    iai Jefer blz? agora q vc ja andou um pouco com dupla e acredito tenha achado o acerto, quais as suas impressoes e diferenças no carro? e qual a configuração usada??? Abração
    Dá-lhe Samuel!

    Por incrivel que pareça, ainda estou terminado de achar o acerto
    O carro ainda estava teimoso pra pegar depois de esfriar bem o motor (tipo de um dia pra outro). Ele até pegava no estalo, mas o motor dava umas 3 'batidas' e morria, e daí demorava pra pegar...

    Estive trocando idéias via e-mail, com o amigo Marcelo Tonella. Pelo sintoma, segundo ele, ainda faltava tamanho no giclê de marcha lenta (já estava usando 57.5) Eu tinha aqui um 60 e outro 62.5, e foi os que coloquei pra testar... Bingo! Deixei dois dias o carro parado, e a uma meia hora atrás dei a partida. Paf, no estalo, e segurando lenta, nem se ouve o arranque. (e pra mim tem que ser assim )
    Agora vou fazer mais uns testes... talvez necessite subir os de ar agora, não sei...

    impressões: Parece que quanto mais ando, mais o carro melhora
    bem mais "sobra" de motor nas subidas, melhor aceleração (sem milagres), e uma economia explendida!!! Não fiz média ainda, mas tô rodando um tanto a mais com meus "trintão" de aditivada hehe

    Agora tô bolando um equalizador permanente pra linha de vácuo... Mas não contem pra ninguém, não sei se vai dá certo
    Constitui de um duto com uma pequena esfera leve dentro, ligado no meio da linha a equalização constitui em deixar a esfera mais quieta o possível e só!



    abraços
    Last edited by JeferJ; 26-05-2011, 08:45 PM.
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por JeferJ
      Dá-lhe Samuel!

      Por incrivel que pareça, ainda estou terminado de achar o acerto
      O carro ainda estava teimoso pra pegar depois de esfriar bem o motor (tipo de um dia pra outro). Ele até pegava no estalo, mas o motor dava umas 3 'batidas' e morria, e daí demorava pra pegar...

      Estive trocando idéias via e-mail, com o amigo Marcelo Tonella. Pelo sintoma, segundo ele, ainda faltava tamanho no giclê de marcha lenta (já estava usando 57.5) Eu tinha aqui um 60 e outro 62.5, e foi os que coloquei pra testar... Bingo! Deixei dois dias o carro parado, e a uma meia hora atrás dei a partida. Paf, no estalo, e segurando lenta, nem se ouve o arranque. (e pra mim tem que ser assim )
      Agora vou fazer mais uns testes... talvez necessite subir os de ar agora, não sei...

      impressões: Parece que quanto mais ando, mais o carro melhora
      bem mais "sobra" de motor nas subidas, melhor aceleração (sem milagres), e uma economia explendida!!! Não fiz média ainda, mas tô rodando um tanto a mais com meus "trintão" de aditivada hehe

      Agora tô bolando um equalizador permanente pra linha de vácuo... Mas não contem pra ninguém, não sei se vai dá certo
      Constitui de um duto com uma pequena esfera leve dentro, ligado no meio da linha a equalização constitui em deixar a esfera mais quieta o possível e só!



      abraços
      q legal Jefer !!! pelo menos ja pega na chave e nao apaga mais né? hehehe, eu to bem confuso aqui pra acerta a minha carburação bom meu motor é um 1.9 com w120 alcool, e nao tem Cristo q faça eu acertar a carburação!!! estou usando no principal "é o q vai dentro da cuba né???" 185, injetora 70, lenta 70 "é o vai por fora é???" e o ar q vai ao lado da flauta eu fiz um 300 hehehe. o q sera q ta errado??
      IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

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      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Dae tche, como é q tá? Blz?

        Cara, essa tua idéia do equalizador acho que tem tudo pra dar certo. E tomara que funcione. Bem simples, mas funcional.

        Seguinte. Tinha feito aquela pergunta pro trimilika sobre o acerto da minha carburação, mas não consegui melhorar. Já que você já experimentou várias configurações, acho que você pode me dar uma luz.

        Eis os fatos: Quando frio a lenta fica boa, uns 800 rpm. Tipo hoje, que tava bem frio, eu dou umas bombeadas no acelerador e ele pega legal, mas eu misturei uns 4 litros de gasolina no tanque. Mas quando acelero ele fica meio embolado até uns 2000 rpm, e quando tiro o pé, e paro em um cruzamento, ele afoga e desliga. Quando quente, a lenta vai para 1400 rpm. Tento mexer nos parafusos de mistura, lá na borboleta, daí a lenta baixa, mas quando acelero, na hora que o giro cai, ele fica por um tempo em 1500, e daí baixa para 1000. Como se afogasse também. E ainda, quando esfria de novo, vira uma bosta. O negócio é que sempre rodava nessa configuração, e só agora que tá me incomodando.

        Tá assim:
        Venturi 24 mm
        Principal 200
        Lenta 60
        Ar 120
        Injetor 70
        Álcool (deve tá lá em E85, hehehe)

        Eu testei todos as dicas do trimilika. Passei as válvulas pra 0,10 e 0,15. Nada. Voltei pra 0,05.
        Testei vazamentos, borrifando desengripante no eixo da borboleta, e tudo mais. Nada também.
        O que eu poderia tentar, visto os fatos? Gicle de marcha lenta, baixar ou aumentar? Aonde eu perceberia a alteração?
        Ou o de ar... Pensei até em botar os venturis 22mm, que são os indicados para álcool, mas acho que perca um pouco a vazão de ar na fase turbo.

        Bom, amontoei um monte de perguntas, kkkk. Qualquer coisa eu monto um tópico sobre o meu caso, mas acho que seja só experimentar outras hipóteses.

        Abração.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
        1976 1600 Turbo

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        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
          ...no principal "é o q vai dentro da cuba né???"
          Exato!

          Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
          ...lenta 70 "é o vai por fora é???"
          Exato!

          Cara, posta aê quais são os sintomas que daí fica melhor de ajudar...

          E que fez vc colocar um giclê de ar tão "imenso" hehe? já testou valores mais baixos?

          Tipo, é que no 1600 álcool, o original é um 130 se não me falha, por isso tô achando meio absurdo este tamanho...
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por Marco.Grings
            Dae tche, como é q tá? Blz?

            Cara, essa tua idéia do equalizador acho que tem tudo pra dar certo. E tomara que funcione. Bem simples...
            Fala Marco!!! Já tô com todo o material aqui pro equalizador!! Só montar! vai ser ótimo se der certo...

            Home, Vamos aos fatos do teu galho...

            -> Teu Fusca rodava bem com a configuração atual, antes de mexer.
            Frente a isso, já que tu não fez nenhuma alteração no teu motor, apenas o tirou pra fazer a manutenção da caixa, obrigatóriamente ele tem que rodar bem agora também! ou seja, dá pra descartar uma giclagem errada...

            -> tá regulando como? Tem equalizador aê ou tá no ouvido?

            -> Eu tava com um problema parecido no inicio, a lenta se alterava muito em certos momentos... Notei que se dava uma acelerada rápida (soltando 'de soco' o acelerador) ela voltava a baixar. Era problema numadas borboletas, que não estava se "acentando" bem, quando se sotava devagar o acelerador, devido as varetas mal reguladas, e poca pressão em uma das molas de retorno da borboleta... creio que não seja o caso, mas quando a marcha lenta estiver mais alta q o normal, dá uma olhada se os batentes das borboletas estão encostando nos parafusos, só pra confirmar...

            -> se estes buras continuarem "reinando", vou querer dar uma olhada de perto nisso aê, apesar de não ser especialista!

            abras
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Vamos abrir um tópico novo:

              Perguntas ao Jeferson...

              Valeu pela ajuda.

              Bom, eu tirei os carburadores e limpei quando tirei a caixa. Preciso tirar eles para o motor descer. Daí aproveitei e limpei eles, troquei as juntas.

              A equalização eu faço via o manovacuometro. Quando ele para ou oscila muito pouco, fica bom.

              Quanto ao retorno das borboletas até o fechamento, também já verifiquei. As molas tão legais e as varetas também não afetam, pois eu tiro as duas e mesmo assim. Eu acho que vou tirar os carburadores de novo e conferir a limpeza deles.

              Eu perguntei sobre os gicleurs, porque tenho de ar 110, e 130, poderia experimentar com eles. E de lenta só tenho menor, 52,5 e 50.

              Uma coisa que esqueci de mencionar, os parafusos de regulagens estão quase todos desrosqueados. Quase caindo fora. Se eu optasse pelo de ar 130, poderia fechar mais esses parafusos? Eu não entendo muito dessas coisas.

              Mas vamos indo, obrigado de novo, amigo.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

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              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por Marco.Grings
                Vamos abrir um tópico novo:

                Perguntas ao Jeferson...

                Valeu pela ajuda.

                Bom, eu tirei os carburadores e limpei quando tirei a caixa. Preciso tirar eles para o motor descer. Daí aproveitei e limpei eles, troquei as juntas.

                A equalização eu faço via o manovacuometro. Quando ele para ou oscila muito pouco, fica bom.

                Quanto ao retorno das borboletas até o fechamento, também já verifiquei. As molas tão legais e as varetas também não afetam, pois eu tiro as duas e mesmo assim. Eu acho que vou tirar os carburadores de novo e conferir a limpeza deles.

                Eu perguntei sobre os gicleurs, porque tenho de ar 110, e 130, poderia experimentar com eles. E de lenta só tenho menor, 52,5 e 50.

                Uma coisa que esqueci de mencionar, os parafusos de regulagens estão quase todos desrosqueados. Quase caindo fora. Se eu optasse pelo de ar 130, poderia fechar mais esses parafusos? Eu não entendo muito dessas coisas.

                Mas vamos indo, obrigado de novo, amigo.
                Então tá, borboletas ok.

                O gicleur de ar apenas é responsável pela transição do funcionamento do circuito de baixa (giclê de marcha lenta), para o circuito de alta (giclê principal), quanto menor o giclê de ar, mais cedo o carburador "passa" o comando para o circuito de alta. Isso ocorre lá por uns 2000/2500 rpm, dependendo do tamanho do giclê de ar...
                Então ele não interfere na abertura dos parafusos de ar. Estes parafusos controlam a entrada da mistura (já pronta) feita pelo giclê de m. lenta, portanto o que pode alterar a abertura destes parafusos é o giclê de m. lenta...


                Bueno, eu estou temendo uma coisa... Existem varios tipos de dupla carburação: 32 pdsi, 32 pdst ou coisa assim, sei lá... existem vários

                Se o cara coloca um kit de juntas de um carburador diferente do modelo que usa, ,pode ocorrer de algum duto daqueles (furos de progressão, duto da m. lenta...) que passam entre o corpo e a base do carburador ficarem interrompidos pela junta que vai entre o corpo e a base, pois a posição de tal duto pode ser diferente, ou este pode não existir no carburador referente ao kit, e daí esta passagem pode não existir na junta, conseguiu entender?

                pensei nisso a partir do fato de os parafusos estarem completamente abertos, deve estar assim pra compensar alguma coisa errada, como o exemplo acima...

                dá uma olhada nisso aê e me avisa... se não achar nada, vou analisar melhor os sintomas que falou e ver melhor... Vou ver se troco idéia com alguém se for o caso...

                abras
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Então tá, borboletas ok.

                  O gicleur de ar apenas é responsável pela transição do funcionamento do circuito de baixa (giclê de marcha lenta), para o circuito de alta (giclê principal), quanto menor o giclê de ar, mais cedo o carburador "passa" o comando para o circuito de alta. Isso ocorre lá por uns 2000/2500 rpm, dependendo do tamanho do giclê de ar...
                  Então ele não interfere na abertura dos parafusos de ar. Estes parafusos controlam a entrada da mistura (já pronta) feita pelo giclê de m. lenta, portanto o que pode alterar a abertura destes parafusos é o giclê de m. lenta...


                  Bueno, eu estou temendo uma coisa... Existem varios tipos de dupla carburação: 32 pdsi, 32 pdst ou coisa assim, sei lá... existem vários

                  Se o cara coloca um kit de juntas de um carburador diferente do modelo que usa, ,pode ocorrer de algum duto daqueles (furos de progressão, duto da m. lenta...) que passam entre o corpo e a base do carburador ficarem interrompidos pela junta que vai entre o corpo e a base, pois a posição de tal duto pode ser diferente, ou este pode não existir no carburador referente ao kit, e daí esta passagem pode não existir na junta, conseguiu entender?

                  pensei nisso a partir do fato de os parafusos estarem completamente abertos, deve estar assim pra compensar alguma coisa errada, como o exemplo acima...

                  dá uma olhada nisso aê e me avisa... se não achar nada, vou analisar melhor os sintomas que falou e ver melhor... Vou ver se troco idéia com alguém se for o caso...

                  abras
                  pois é , esse gigle de ar "300" q fiz foi só por nao ter outro disponivel aqui. bom o motor pega frio até sem gasolina no frio, só no alcool, mas não tem lenta! fica acerelado e daqui a pouco apaga, mas depois de quente só fica acelerado. ja verifiquei e não nada acelerando eles, podia ser ate cabo do acelerador muito esticado, mas nao é, até retirei as varetas para ver como ficava e continuava acelerado, só q nao serenamente e sim oscilando, parece ate q um lado acelera mais q o outro. Já nao to entendendo nada mais hehehehe
                  IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

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                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Bah, me deu uma luz agora. Vou conferir isso aí. O maior problema que quase não esquento o motor quando uso ele. É pouca distância que ando, mas quando dou uma puxada que fica essa da lenta ficar alta. Pra tu ter uma idéia, daqui até no serviço, nem chega nos 50º, me preocupei tanto com aquecimento que isso não acontece mais.

                    Mas vou conferir essa das juntas, faz sentido. Vou tirar eles, quando der tempo, e qualquer coisa eu volto a falar contigo. To cheio de serviço e com pouco tempo pra mexer nele, vou me virando desse jeito. Se quiser me passar por MP teu celular, dai te ligo.

                    Vlw mesmo. Abração.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
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                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                      pois é , esse gigle de ar "300" q fiz foi só por nao ter outro disponivel aqui. bom o motor pega frio até sem gasolina no frio, só no alcool, mas não tem lenta! fica acerelado e daqui a pouco apaga, mas depois de quente só fica acelerado. ja verifiquei e não nada acelerando eles, podia ser ate cabo do acelerador muito esticado, mas nao é, até retirei as varetas para ver como ficava e continuava acelerado, só q nao serenamente e sim oscilando, parece ate q um lado acelera mais q o outro. Já nao to entendendo nada mais hehehehe
                      já verificou aquela velha história: "entrada falsa de ar"? Estas oscilações tem tudo a ver com isso... Já esperimentou fechar completamente os parafusos de ar?

                      Faça isso em um carburador por vez, quando o motor estiver quente, contando o n° de voltas que eles fecham pra poder voltar a posição anterior depois... Se fechar completamente (sem apertar excessivamente pra não danificar o parafuso e nem o batente interno) os parafusos (um por vez como eu disse) e o motor não apagar, provavelmente tem alguma entrada falsa aê...



                      e dá uma olhada também nesse fato que falei pro Marco acima, isso é fácil de acontecer...



                      Apalinar todas as faces dos carburadores é ultra importante... sempre tem coisa empenada... use um vidro e uma lixa d'gua 80 pra começar, e água por baixo da lixa (pra que ela se acente no vidro) e por cima, e na hora de apertar, é só um torquesinho, pra que o vento não desmonte o carburador hehe



                      abras
                      Jéferson S.
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                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Postado originalmente por Marco.Grings
                        Bah, me deu uma luz agora. Vou conferir isso aí. O maior problema que quase não esquento o motor quando uso ele. É pouca distância que ando, mas quando dou uma puxada que fica essa da lenta ficar alta. Pra tu ter uma idéia, daqui até no serviço, nem chega nos 50º, me preocupei tanto com aquecimento que isso não acontece mais.

                        Mas vou conferir essa das juntas, faz sentido. Vou tirar eles, quando der tempo, e qualquer coisa eu volto a falar contigo. To cheio de serviço e com pouco tempo pra mexer nele, vou me virando desse jeito. Se quiser me passar por MP teu celular, dai te ligo.

                        Vlw mesmo. Abração.

                        blz Marco, te mandei o número...
                        Se não for a junta, é outra coisa simples que está mal... como eu disse, estes parafusos estão escancarados assim pra compensar alguma coisa, como um duto obstruído ou algo assim...

                        E se fechar eles um pouco, o que ocorre? nem segura lenta?

                        qq coisa temo aê
                        abração
                        Jéferson S.
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                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Valeu. Vou te ligar na hora que for mexer nele. Na verdade eu ainda não tive tempo para me dedicar nele desde que montei. Eu queria ter acompanhado a desmontagem e montagem da caixa, e nem isso pude. Levei no cara e busquei quando tava pronto. Pena.

                          Quanto aos parafusos. Eu mexi neles pois foi a coisa mais simples pra eu testar, já que eles tão ali à mão. Se eu fecho eles, a lenta baixa, mas fica embaralhando pra sair dela, e quando volta, ele fica um pouco alta antes de baixar, sintoma de excesso eu acho.

                          Eu dei uma lixada na base e na parte da tampa, assim como nessa foto acima. Lixa sobre um vidro. Mas isso eu acho que não tem nada a ver né. Limpei bem depois disso.

                          Bom, essa semana eu vou pegar um tempo pra isso, daí a gente se fala.

                          Obrigadão mesmo. Com certeza a gente vai resolver.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Tá estranho os sintomas qdo fecha os parafusos, mas creio ser algo simples mesmo...
                            Tira alguma vela e dá uma olhada na cor... Pode ser que a mistura esteja ficando rica ou pobre devido a algum problema, mas creio que não por giclagem errada...

                            Se limpou bem depois de aplainar, não tem galho! Mas se não limpou, aquele pó do antimônio dos carburadores é bem pegajoso , e pode tranquilamente entupir algo...

                            qq coisa temo aí
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Bueno, montei o equalizador, mas tive um probleminha que já cito abaixo, creio que é "resolvível"

                              O princípio é limitar a esfera em uma região visível, e alinhada, na linha de equalização. Então o trecho da mangueira que a esfera fica deve ser uma mangueira incolor para que ela fique visível, e o restante (as pontas) deve ser de uma mangueira mais resistente devido ao calor.
                              Então coloca-se este tipo de junção para a montagem:


                              esta junção vai unir as 3 partes das mangueiras, e vai limitar a esfera no seu espaço (mangueira incolor).

                              Como a mangueira incolor tinha maior diametro que a mangueira de borracha que usei nas pontas, fiz um enchimento:


                              Mangueiras:


                              esfera usada (uma pequena bolita hehe) o certo seria ser algo plástico, que vou providenciar


                              esfera já dentro do seu espaço, já com as uniões:




                              o lugar mais próprio e visível que encontrei foi este:


                              Fiz una suportes simples para a mangueira ali nos parafusos das dobradiças da tampa



                              Até que não ficou tão feio, mas pretendo passar o duto para trás da capela se o sistema realmente funcionar


                              Eis o probleminha: A mangueira incolor que usei é um pouco fina (não em diâmetro, mas o material em si) e por isso ela "murcha" com o vácuo, não deixando a esfera se mecher...

                              Preciso encontrar uma mangueira mais resistente, e talvez limitar mais o vácuo, pois o pouco que fiz a mangueira percorrer, notei que ela se movimentava demais, e isso complica a regulagem...

                              Aberto a idéias e sugestões
                              Jéferson S.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Jeferj,

                                Acredito que o ideal seria um cilindro de acrílico ou vidro(esse tem o risco de quebrar, o que já é uma desvantagem)... Isso talvez, alguns equipamentos de laboratório tenham algo que possa ser usado...

                                Tente colocar dois gicleurs, de mesmo tamanho, em cada ponta da mangueira transparente, só pra ver se a mangueira murcha menos. É apenas um palpite.

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

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                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

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                                284º

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