Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por Marco.Grings
    Dei uma lida ligeira no tópico do Guga, e vi que recomendaram baixar o venturi para 22 mm. Será que no meu caso ajudaria? Por ser álcool, faz sentido. Mas daí vem o caso de apresentar o problema só agora, e antes já era 24. Quanto a junta que ele usou, na verdade era a que vai embaixo do carburador, entre ele e o baquelite. A que vai na borboleta tem uns vazados para as devidos dutos de circulação.

    Seguinte, ontem peguei uma pistola de ponto emprestada, e conferi. Tava marcando 27 graus. Até me assustei, não me lembrava de ter deixado assim. Baixei pra 21, ficou melhor, mas ainda a lenta tá subindo. Já conferi as juntas, até da borboleta, não vi nada que possa estar errado. Amanhã vou pegar com o mesmo dono da pistola, um jogo de borboletas novas que ele tem, para testar. Vai que meu teste de entrada de ar falsa não foi objetiva. E pro final de semana pretendo desmontar tudo que for necessário até achar o problema. Vou tirar os coletores, senão, troco as borboletas, enfim.

    Agora, a sua pergunta. Eu uso manovacuômetro, na lenta ela dá uma mexidinha de leve, mas quando esquenta, o vácuo aumenta e estabiliza. Dessa forma sei que está acertado. Se a gente se encontrar por aí, te mostro.

    Isso aí. À medida que for fazendo te conto os detalhes. Valeu.
    Sim sim, foi esse o erro no caso do guga, junta errada na posição errada...

    Não comentei sobre o ponto, pois achei muito óbvio, e como tu já tinha reulado válvulas, achei que tivesse dado uma olhada nisso. Talvez no tirar o motor deram um "tapa" no distriba e fuu.

    Pra testar se tá tudo bem acentado (sem entrada falsa), eu pego a lamina de 0.05 mm do calibre, e vou passando ao redor das juntas, sem fazer muita força, se ela passar pra dentro, tá mal...

    Quanto o vacuômetro, eu me referia a regulagem da aceleração (a mais importate) quando o cara acelera, não deveria puxar pra lado nenhum,e aqui a esfera fica puchando como falei...
    Na marcha lenta é bem assim mesmo como falou, depois que esquenta a esfera estabiliza bem!

    Se as juntas tão boas, só pode ser entrada falsa mesmo, mas tô intrigado com o fato de os parafusos da mistura ficarem escancarados

    acho que vo te que dá um trato numas solex 32 álcool que tenho aqui e fazer uma troca no teu motor pra ver
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por JeferJ
      Sim sim, foi esse o erro no caso do guga, junta errada na posição errada...

      Não comentei sobre o ponto, pois achei muito óbvio, e como tu já tinha reulado válvulas, achei que tivesse dado uma olhada nisso. Talvez no tirar o motor deram um "tapa" no distriba e fuu.

      Pra testar se tá tudo bem acentado (sem entrada falsa), eu pego a lamina de 0.05 mm do calibre, e vou passando ao redor das juntas, sem fazer muita força, se ela passar pra dentro, tá mal...

      Quanto o vacuômetro, eu me referia a regulagem da aceleração (a mais importate) quando o cara acelera, não deveria puxar pra lado nenhum,e aqui a esfera fica puchando como falei...
      Na marcha lenta é bem assim mesmo como falou, depois que esquenta a esfera estabiliza bem!

      Se as juntas tão boas, só pode ser entrada falsa mesmo, mas tô intrigado com o fato de os parafusos da mistura ficarem escancarados

      acho que vo te que dá um trato numas solex 32 álcool que tenho aqui e fazer uma troca no teu motor pra ver
      Fui eu mesmo que tirei o motor. Mas nas 2 vezes, nem cheguei a desparafusar o distribuidor, justo pra não sair do ponto, hehehe. Talvez uma encostada foi o suficiente. Essa da laminha 0,05 é outra ótima idéia. Vou conferir.

      Quanto a regulagem na aceleração, não posso te ajudar. Quando o acelero e ponteiro simplesmente se aproxima do 0, não consegui distinguir o comportamento dele, mas regulando na baixa mesmo sempre ficava bom.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
      1976 1600 Turbo

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por Marco.Grings
        Fui eu mesmo que tirei o motor. Mas nas 2 vezes, nem cheguei a desparafusar o distribuidor, justo pra não sair do ponto, hehehe. Talvez uma encostada foi o suficiente. Essa da laminha 0,05 é outra ótima idéia. Vou conferir.

        Quanto a regulagem na aceleração, não posso te ajudar. Quando o acelero e ponteiro simplesmente se aproxima do 0, não consegui distinguir o comportamento dele, mas regulando na baixa mesmo sempre ficava bom.
        Certo, Mas a regulagem da abertura simultânea das borboletas tu faz né? Coloca a mão ali no batente de uma borboleta, e com a outra acelera, e fica olhando pra outra borboleta. As duas borboletas tem que abrir juntinhas... A regulagem da marcha lenta não chega ha uns 10% de importância que esta outra regulagem tem...

        é por isso que montei o esquema, pra poder regular a aceleração, pois é uma regulagem sensível. Esta técnica da mão é grosseira, só pra quebrar galho quando não se tem equalizador.
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por JeferJ
          Certo, Mas a regulagem da abertura simultânea das borboletas tu faz né? Coloca a mão ali no batente de uma borboleta, e com a outra acelera, e fica olhando pra outra borboleta. As duas borboletas tem que abrir juntinhas... A regulagem da marcha lenta não chega ha uns 10% de importância que esta outra regulagem tem...

          é por isso que montei o esquema, pra poder regular a aceleração, pois é uma regulagem sensível. Esta técnica da mão é grosseira, só pra quebrar galho quando não se tem equalizador.
          Ah sim, isso eu confiro todas vez que mexo neles. Entendi mal, h . O ajuste no tamanho da vareta do lado esquerdo, né. Essa realmente eu faço no olhômetro. Não é o ideal mesmo. Mas nem vou me estressar com isso agora.

          Vlw.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por Marco.Grings
            Ah sim, isso eu confiro todas vez que mexo neles. Entendi mal, h . O ajuste no tamanho da vareta do lado esquerdo, né. Essa realmente eu faço no olhômetro. Não é o ideal mesmo. Mas nem vou me estressar com isso agora.

            Vlw.
            ah bom, blz! No olhômetro já dá um resultado satisfatório, é só caso se queira um ajuste mais fino, partir para o equalizador (tô nessa hehe)

            vlw
            abras
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por JeferJ
              ah bom, blz! No olhômetro já dá um resultado satisfatório, é só caso se queira um ajuste mais fino, partir para o equalizador (tô nessa hehe)

              vlw
              abras
              to só curtindo o assunto porque ta osso de regular as minhas aqui . Jefer, a cada dica sua eu corro no carro pra tentar conferir!!!! mas se nao conseguir, vou levar ai para ti galo véio !!! Abração
              IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                to só curtindo o assunto porque ta osso de regular as minhas aqui . Jefer, a cada dica sua eu corro no carro pra tentar conferir!!!! mas se nao conseguir, vou levar ai para ti galo véio !!! Abração
                Blz Samuel!! Qualquer coisa abre um tópico em separado aê, posta os sintomas do motor, Eu não sei é nada perto de outros experts que tem por aqui!

                Tô no aguardo pra ver o que o amigo Marco vai conseguir nos buras dele, já que os sintomas são parecidos com os seus. Essas variações locas indicam geralmente entrada falsa, e isso definitivamente mata o desempenho. Já tacou um spray WD40 nas juntas, pra ver se altera a rotação??

                temo aí tchê
                abrass
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Blz Samuel!! Qualquer coisa abre um tópico em separado aê, posta os sintomas do motor, Eu não sei é nada perto de outros experts que tem por aqui!

                  Tô no aguardo pra ver o que o amigo Marco vai conseguir nos buras dele, já que os sintomas são parecidos com os seus. Essas variações locas indicam geralmente entrada falsa, e isso definitivamente mata o desempenho. Já tacou um spray WD40 nas juntas, pra ver se altera a rotação??

                  temo aí tsmo ia abrass
                  bah nem tinha pensado nisso , vau fazer hoje isso ai. ate nao sei se influencia em alguma coisa , tipo flautas e tal. mas a minha dupla q ta no carro é a gasolina " mas to usando alcool" mas consegui uma outra dupla a alcool, vou desmontar tudo e conferir as juntas como vc disse, derrepente pode estar ai tambem um dos problemas, mas devagar se chega lá !!! abração
                  IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                    bah nem tinha pensado nisso , vau fazer hoje isso ai. ate nao sei se influencia em alguma coisa , tipo flautas e tal. mas a minha dupla q ta no carro é a gasolina " mas to usando alcool" mas consegui uma outra dupla a alcool, vou desmontar tudo e conferir as juntas como vc disse, derrepente pode estar ai tambem um dos problemas, mas devagar se chega lá !!! abração
                    Ok, poste resultados depois!! E se não conseguir com estes buras, agilize a troca então, já que tem os outros na mão!!!!

                    abração
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Bueno, troquei as mangueiras da linha de combustivel agora de tarde (eram de silicone, agora coloquei as de borracha, próprias pra combustível), e também troquei o "T" de divisão do combustível. O outro era muito restritivo...
                      Liguei o carro pra encher de combustível a linha nova e fiz um vídeo meia boca, da esfera se mechendo (depois faço algo melhor). Até eu baixei novamente os giclês pra 57.5 (eram os maiores "irmãos" que eu tinha) e tirei os 60/62.5 que estavam. O carro voltou a pegar mal. Amanhã vou dar uma jeito numa dupla de 60 parelhinhos pra testar...

                      Notem que bem no inicio da aceleração ele dá uma puxadinha pra esquerda, e se tirar esta puxadinha, ele fica puxando demasiadamente pra direita daí. E como falei, procurei deixar num meio termo
                      http://www.youtube.com/watch?v=X3Uzz7oxYd4
                      Jéferson S.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Postado originalmente por JeferJ

                        Notem que bem no inicio da aceleração ele dá uma puxadinha pra esquerda, e se tirar esta puxadinha, ele fica puxando demasiadamente pra direita daí. E como falei, procurei deixar num meio termo
                        http://www.youtube.com/watch?v=X3Uzz7oxYd4
                        Jeferj,

                        Muito legal ver o sistema funcionando!! Parabéns!

                        Realmente, ahco difícil de fazer funcionar 100% igual o acionamento das borboletas em toda a faixa de aceleração. Em algum instante deve dar uma diferençazinha. Nada é perfeito. Mas o acerto dos seus buras tá chegando perto!

                        Abraço
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Jeferj,

                          Muito legal ver o sistema funcionando!! Parabéns!

                          Realmente, ahco difícil de fazer funcionar 100% igual o acionamento das borboletas em toda a faixa de aceleração. Em algum instante deve dar uma diferençazinha. Nada é perfeito. Mas o acerto dos seus buras tá chegando perto!

                          Abraço
                          Também penso +- assim Rafael, perfeição não existirá mesmo... Regulagem de dupla é ultra sensível, não imaginava que era tanto assim. Quero ver se coloco um equalizador normal nele qualquer hora, pra tirar a prova!

                          Neste vídeo, o motor estava bem frio, recém tinha ligado! Quando quente ela oscila menos na marcha lenta...

                          flw!
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por JeferJ
                            Também penso +- assim Rafael, perfeição não existirá mesmo... Regulagem de dupla é ultra sensível, não imaginava que era tanto assim. Quero ver se coloco um equalizador normal nele qualquer hora, pra tirar a prova!

                            Neste vídeo, o motor estava bem frio, recém tinha ligado! Quando quente ela oscila menos na marcha lenta...

                            flw!
                            Ficou legal de ver no vídeo. Fica mais "ilustrativo". Concordo com o Samuel, acho que o principal seja na lenta mesmo. Eu fiquei olhando pro meu manometro de manhã, tava loco de frio, e ele fica bem estável na aceleração, quando volta pra lenta ele oscila um pouco. Mas ainda assim quando cheguei no serviço tava com a lenta lá em 1400.

                            Consegui 2 borboletas novas com o meu vizinho, e vou testar amanhã. Vou colocar pra tirar a limpo. Hoje vou ver os coletores, se der, mas já fico com elas em mãos pra eliminar de vez essa dúvida.
                            Last edited by Marco.Grings; 04-06-2011, 06:00 PM.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                            1976 1600 Turbo

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Estive até agora lá na garagem. Tirei os coletores e conferi. Parecia que uma não estava vedando bem. Pois bem, meti umas juntas novas, e lambuzei um pouco de cola nos 2 lados e taquei, só não dei todo aperto, pois os carburadores estão aqui comigo, vou recolocar só amanhã e daí dou o último aperto nos coletores.

                              E aí eu olhei aqueles baquelites que ficam entre o bura e o coletor, tirei uma foto de um deles.



                              Olha só a ponta dele. Pode ter a ver também.

                              Já que estou com os carburadores aqui, estou pensando um negócio. Se mudasse os venturis para 22, o que precisaria mudar nos gicles, quais deles teria que baixar os valores? Não vou mexer agora, porque senão não vou saber qual era o problema, mas só pra já ter idéia. Amanhã eu boto eles e vejo se vai melhorar, senão, já desmonto de novo e troco venturi e o que tiver que ser.

                              Amanhã eu continuo.

                              Aquele quebra-costela.

                              PS: Não sei se estou tumultuando seu tópico, mas acho que essas informações ajudam no "pós-montagem" do seu projeto.
                              Arquivos Anexos
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                              1976 1600 Turbo

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Postado originalmente por Marco.Grings
                                Estive até agora lá na garagem. Tirei os coletores e conferi. Parecia que uma não estava vedando bem. Pois bem, meti umas juntas novas,...
                                O tópico é pra isso. mesmo, tratar sobre carburadores!!! não tem tumulto nenhum cara!!

                                Tá feio esse baquelite, troca pra ontem!! pode muito bem entrar ar por ali, por incrível que pareça...

                                Não deu uma aplainada na base dos coletores? teria sido interessante

                                Quer trocar os venturis pq tá achando o carro ruim em baixa? ou por causa do problema? Se for por causa do galho, não vai resolver heim... Se tem algo mal,o venturi de 22 não vai mascarar como se sabe...

                                quando se baixa o venturi, se baixa os giclês principais, e talvez os giclês de ar, nem sempre é necessário, depende do caso.
                                até tem um cálculo que se faz pra ver aproximadamente que giclê colocar... Vou ver se acho por aqui e depois posto!

                                abrção!
                                Jéferson S.
                                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                                Comment

                                Working...
                                X