Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por kaferpilot
    Pessoal, da uma olhada nesses coletores p/ Solex 32 nesse miliduke.
    Mais fino, impossível

    Não são estes os tais kit Okrasa (raríssimos)? Deveriam dar um bom fôlego a mais pro 1200!!
    E são mesmo solex 32? Não são carburadores de borboleta menor?
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Bom, o motor ostenta a plaqueta Okrasa na sua capela... Pode ser só um enfeite ou, realmente, trata-se de um legitimo kit gringo. Já os Solex, esses conheço muito bem! São dois solex 32 de corpo niquelado e sem o sistema de afogador. Os carburadores que equipavam os Kits okrasa eram os solex 28 e os coletores de admissão eram mais compridos e eram interligados, dai a incerteza sobre a autenticidade do "power package". O motor tem outro detalhe interessante. usa ignição eletrônica.

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        pois é isso aê que me confundiu... Eu sabia que o kit Okrasa usava carburadores de borboleta menor (até não sabia que era os solex 28 ). E como o encaixe das solex 28/30 é diferente das 32, pode-se duvidar da legitimidade do sistema... A não ser que existam kit okrasa para as 32!
        Last edited by JeferJ; 07-06-2011, 10:14 AM.
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Uma correção:

          Os carburadores do kit Okrasa, são sim, 32mm, porém, tratam-se do modelo solex 32 PBIC

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            incrível a simplicidade destes carburadores!!! (a não ser pelo sistema de injeção rápida, que parece ser no mínimo "diferente")

            sabes que venturi usavam??
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Passei os giclês de marcha lenta pra 62.5. é a melhor configuração. Motor pegando no tapa, a melhor marcha lenta que consegui com motor frio, e acelera sem falhas quando frio (com os 57.5 falhava uma pouco).

              Experimentei tapar as saídas de equalização do coletor. a marcha lenta se elevou uns 500 Rpm (sempre aprendi que qualquer modificação que faça elevar a marcha lenta, é benéfica), e o motor ficou mais suave. Recomendo tirar sempre esta linha da dupla, pois é uma "ar morto" que os carburadores ficam trocando (mesmo que estejam equalizados). O carburador trabalha pra carburar a mistura, e parte deste trabalho se perde, nesta parte da mistura que percorre o tubo de equalização. Por leis físicas, até na partida isso deve influenciar, pois na primeira "puxada" de ar de um pistão qualquer, a tendencia é puxar aquele ar que esta parado na mangueira, empobrecendo a mistura, e dificultando a partida.

              com essa subida de giclê de m. lenta, as velas escureceram um pouquinho a mais, o que acho que me permite baixar o principal de 135 para 130 pra testar. Esse óleo na rosca da vela, é por que eu passo uma graxinha ali antes de rosquear a vela

              Arquivos Anexos
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por JeferJ
                incrível a simplicidade destes carburadores!!! (a não ser pelo sistema de injeção rápida, que parece ser no mínimo "diferente")

                sabes que venturi usavam??
                Jefer..............to ficando de cabelo branco já!!!!!!!!! . bom retirei o carburador e o coletor da esquerda q tava com entrada de ar falso, aitroquei todas as juntas de uma vez. a junta entre o cabeçote e o coletor eu coloquei com cola "essas q depois viram junta sabe?" pois é e assim foi. bom resumindo, e entrada de ar diminuiu, mas nao sumiu, ai retirei o bura de novo olhando um e outro "o gasolina q ta no carro e o a alcool" o a gasolina tem furos nas borboletas!! entao acredito q mesmo fechando todo o ar vai continuar a funcionar pois entra ar por ali correto?? to sem maquina aqui para postar fotos para poder comentar melhor........... . E marco, como ficou o seu???
                IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                  Jefer..............to ficando de cabelo branco já!!!!!!!!! . bom retirei o carburador e o coletor da esquerda q tava com entrada de ar falso, aitroquei todas as juntas de uma vez. a junta entre o cabeçote e o coletor eu coloquei com cola "essas q depois viram junta sabe?" pois é e assim foi. bom resumindo, e entrada de ar diminuiu, mas nao sumiu, ai retirei o bura de novo olhando um e outro "o gasolina q ta no carro e o a alcool" o a gasolina tem furos nas borboletas!! entao acredito q mesmo fechando todo o ar vai continuar a funcionar pois entra ar por ali correto?? to sem maquina aqui para postar fotos para poder comentar melhor........... . E marco, como ficou o seu???
                  Vamo com calma homem, foi na calma que eu fiz o meu funcionar... quase dois meses só recuperando os buras, e quase 3 dias trabalando direto pra instalar a dupla e ainda levei quase 9 meses pra nascer... que locura

                  Bom, estes furos aê nas borboletas não interferem nesse fato, pois na marcha lenta, não existe sucção suficiente para que o giclê principal do carburador trabalhe, mandando gasolina pelo 'nariz' do carburador. Então o único lugar que entra gasolina na marcha lenta, é pela abertura do parafuso, que chamamos parafuso "de ar". Na realidade este parafuso regula uma pré mistura, realizada pelo giclê de marcha lenta e seu mini-venturi (tirando a tampa do bura, vc o verá em cima do acoplamento do giclê de m. lenta). Essa mistura termina de se carburar quando sai do último furo de progressão (ou dos dois últimos, conforme a abertura da borboleta), que ficam na base.

                  Ou seja, quando se fecha o parafuso de ar, no exato momento que ele termina de ser fechado (ou até antes, dependendo da velocidade do fechamento), o motor deve morrer imediatamente no caso da carburação simples. No caso da dupla, ele vai se debater um pouco até apagar, pois os outros dois cilindros (alimentados pelo outro bura que esta com o parafuso em abertura normal) ainda estão sendo alimentados. Se fechar por completo, e não apagar depois de um tempinho, é por que o orifício onde a ponta do parafuso regulador bate, não está vedando bem a saída (por isso a ponta do parafuso regulador deve estar sempre perfeita), e alguma gasolina ainda entra por ali
                  No caso de uma carburação simples, se fechar o parafuso, e demorar um tantinho pra apagar, é pq pode existir uma entrada falsa, e este ar que entra ainda consegue fechar combustão com os vestígios de combustível ainda existentes nas câmaras/coletor. Por isso este teste é meio complicado de se fazer com solex 32, sempre vai ter o outro bura pra atrapalhar o teste...

                  Quanto aos furos na borboleta, estes tendem a atrapalhar na regulagem. O pessoal fecha eles com estanho, ou troca a borboleta, mas como eu disse, não são eles os causadores do problema. Não me pergunte pq alguns carburadores vieram com estes furos, acho que tem alguma coisa a ver com economia ou algo assim...

                  desculpe o textão
                  Jéferson S.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    com o cano de equalização essa regulagem fica mascarada

                    só para comentar.... não uso cola apenas uma fina camada de graxa na junta entre o coletor e cabeçote e outra fina camada de graxa entre o coletor e o carburador, com o detalhe de não apertar muito apenas encosto + meia volta ou um pouco menos
                    Last edited by flatsuda; 07-06-2011, 08:20 PM.

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Boas novas. Apesar de febril e gripado, saí pra testar e fazer os acertos finais. E bingo. O meu problema tá resolvido. Era mesmo entrada falsa de ar, só ficou a dúvida se era no baquelite ou entre o coletor e o cabeçote. Ficou dez. Montei com uma colinha nos 2 pontos, e sem o baquelite. Na minha opinião acho que era na parte de baixo. Apesar dos baquelites estarem feios, creio que a parte mais perto da borboleta ainda desempenhava seu papel. Bom, o importante que deu certo.

                      Mas pra variar tbm tem más notícias. Quando já tava tudo legal, funcionando legal, vi dentro da tampa do distribuidor uma pulada estranha de faísca (a tampa é transparente, Empi). Abri, e o rotor havia queimado. Chegou a sair um cheirinho de queimado. Abriu um chamuscado entre o centro e a ponta que passa no terminal da vela. Troquei, mas só tinha um Marflex em mãos. Amanhã vou ter que catar um decente e trocar.

                      Bom, meu problema de carburação está resolvido e estou satisfeito.

                      Muito obrigado pela ajuda. Espero de alguma forma poder retribuir a todos que auxiliaram.

                      Samuel. O jeito é insistir em vazamentos. Mas se você tem outros carburadores, não custaria nada tentar trocar, só para testar. Aí já tira a dúvida se o problema é neles (borboleta, base empenada) ou não.

                      Grande abraço.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
                        Jefer..............to ficando de cabelo branco já!!!!!!!!! . bom retirei o carburador e o coletor da esquerda q tava com entrada de ar falso, aitroquei todas as juntas de uma vez. a junta entre o cabeçote e o coletor eu coloquei com cola "essas q depois viram junta sabe?" pois é e assim foi. bom resumindo, e entrada de ar diminuiu, mas nao sumiu, ai retirei o bura de novo olhando um e outro "o gasolina q ta no carro e o a alcool" o a gasolina tem furos nas borboletas!! entao acredito q mesmo fechando todo o ar vai continuar a funcionar pois entra ar por ali correto?? to sem maquina aqui para postar fotos para poder comentar melhor........... . E marco, como ficou o seu???
                        Samuel,

                        Você tentou lixar as faces dos coletores e das bases do carburador, pra garantir que não estão empenadas? Se não, arrume uma mesa com tampo de vidro, coloque um pouco de água em cima, e em cima da água, uma lixa. Assim a lixa fica rente ao vidro. Depois, só segurar a peça com a face na lixa e lixar em apenas um sentido. Verifique de tempos em tempos se está sendo lixado por igual. Caso parte da peça não esteja sendo lixada(dá pra reparar facilmente pelas marcas) é sinal de empenamento. Como as faces sao grandes. não tem muita manha, é mais tranquilo.

                        Abraço e boa sorte!

                        PS: Esse sistema de lixamento já fiz em algumas amostras de metais, bem pequenas(diâmetro menor que 1cm). E se não tiver cuidado dá pra formar mais de um plano de lixamento. Mas como disse, as faces a serem lixadas são muito maiores, logo não terá esse tipo de problema.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por flatsuda
                          com o cano de equalização essa regulagem fica mascarada

                          só para comentar.... não uso cola apenas uma fina camada de graxa na junta entre o coletor e cabeçote e outra fina camada de graxa entre o coletor e o carburador, com o detalhe de não apertar muito apenas encosto + meia volta ou um pouco menos
                          é por aê mesmo, como eu ja disse, os meus eu aplainei bem, e dei um aperto só pra brisa não levar hehe

                          Postado originalmente por Marco.Grings
                          Boas novas. Apesar de febril e gripado, saí pra testar e fazer os acertos finais. E bingo. O meu problema tá resolvido. Era mesmo entrada falsa de ar, só ficou a dúvida se era no baquelite ou entre o coletor e o cabeçote. Ficou dez ...
                          Que bom que tá resolvido então Marco

                          Bate um friuzinho de quase 0° C e tu já te gripa tchê!! O que vai sobrar pra quando fizer -15°C no inverno?

                          Me diz uma, quando tu vai trocar o giclê principal, sempre tem que tirar o bura fora, ou tem alguma técnica?

                          desculpa a brincadera, se cuida...
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por JeferJ
                            é por aê mesmo, como eu ja disse, os meus eu aplainei bem, e dei um aperto só pra brisa não levar hehe



                            Que bom que tá resolvido então Marco

                            Bate um friuzinho de quase 0° C e tu já te gripa tchê!! O que vai sobrar pra quando fizer -15°C no inverno?

                            Me diz uma, quando tu vai trocar o giclê principal, sempre tem que tirar o bura fora, ou tem alguma técnica?

                            desculpa a brincadera, se cuida...
                            Eh, né. To fraco. Acho que foi de ficar até tarde lá na garagem, passando frio... Mas valeu a pena.

                            Cara, eu sempre tiro o carburador fora. Acho que não tem como trocar sem tirar. O que faço é só abrir o parafuso da cuba, sem desmontar todo ele. Daí enfio uma chave de fenda e tiro por ali. Já fica mais simples.

                            Esqueci de mencionar mais detalhes anteriormente. Ficou muito bom de pega, apesar do frio. A lenta ficou mais lisa, a aceleração quando frio ficou melhor, e não embrulha mais em baixa, ficou show de bola. Até melhor do que estava antes de tirar o motor.

                            Blz. Valeu pela ajuda aí. Se vc for num sábado lá no Rubão, me avisa que vou lá, daí batemos um papo.

                            Abraço.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                            1976 1600 Turbo

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por Marco.Grings
                              Eh, né. To fraco. Acho que foi de ficar até tarde lá na garagem, passando frio... Mas valeu a pena.

                              Cara, eu sempre tiro o carburador fora. Acho que não tem como trocar sem tirar. O que faço é só abrir o parafuso da cuba, sem desmontar todo ele. Daí enfio uma chave de fenda e tiro por ali. Já fica mais simples.

                              Esqueci de mencionar mais detalhes anteriormente. Ficou muito bom de pega, apesar do frio. A lenta ficou mais lisa, a aceleração quando frio ficou melhor, e não embrulha mais em baixa, ficou show de bola. Até melhor do que estava antes de tirar o motor.

                              Blz. Valeu pela ajuda aí. Se vc for num sábado lá no Rubão, me avisa que vou lá, daí batemos um papo.

                              Abraço.
                              Entrada falsa mata o motor mesmo De certo já tinha alguma coisinha antes, já que ficou melhor...

                              off tópic

                              último fds fui lá almoçar com a gurizada no rubão, tudo gente fina, qq hora vamo lá loco, teu turbo vai faze sucesso por lá...
                              até tavam testando uma Tl que tinham acabado de colocar turbo...
                              vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=HXwGO501hes

                              Aquela rua Oswaldo Cruz é cheia de quebra molas, atrapalha muito os testes...





                              off tópic mode off
                              Jéferson S.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Tirei a tarde de hoje pra baixar os giclês principais de 135 pra 130, dar uma averiguada geral, uns reapertos nos coletores, e mais uns esqueminhas que queria fazer.

                                Notei estes dias que o coletor esquerdo tinha marca de um filete do gasolina por ele. Continuei rodando normal, mas monitorando se não acontecia uma umidade a mais por ali, mas continuava sempre seco, apenas a marca



                                Ao retirar o bura, notei que o filete saía de um tampão que tem no coletor, na "face" voltada para a capela. Ou seja, provavelmente ali tinha uma mínima entrada falsa, que não dava diferença na prática.
                                Essa vazada de gasolina provavelmente ocorreu em algum momento que eu estava mexendo nas varetas, e um pouco de gasola foi injetada, se acumulando na borboleta, e facilitando a saída por ali. Passei um pouquino de massa plástica ali (serviço meia boca, mas não queria tirar o coletor que está tão bem acentado), e pintei o coletor novamente pra ver se não irá ocorrer de novo.

                                Outras coisinhas, fiz uma gambiarra nuns parafusos extras de regulagem da borboleta que eu tinha, pra facilitar a regulagem:

                                antes:


                                depois:


                                Coloquei uma junta de papel tnt (edit: corrigindo, o que uso é E.V.A, não tnt) nos parafusos de marcha lenta. Isso evita que algum vapor de gasolina saia pela rosca do giclê, e evita que a rosca sirva de "respiro", e seque o circuito de marcha lenta, quando o motor fica alguns dias sem ligar. É incrivel mas isso ocorre, tanto que os giclês originais antigos vinham com essa "junta", mas era de borracha.



                                Sempre usei este esquema no 30 pic...

                                amanhã vou dar uma volta e ver como ficou
                                abraços
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by JeferJ; 11-06-2011, 10:28 AM.
                                Jéferson S.
                                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                                Comment

                                Working...
                                X