Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    E ai Jefer, tudo tranquilo?

    Cara, gostei dessa sua ideia da vedação do gicleur de ml. Eu ficava olhando no gicleur elétrico que era o original, e tinha uma vedação na volta dele, mas me falaram que pela espessura do anel não dava pra usar no gicleur mecânico.

    E já que toquei nesse assunto, tu saberia me dizer quais seriam as vantagens (ou o funcionamento) de usar esse gicleur elétrico? Quando ele esquenta, o que acontece de mudança na regulagem? Nunca ouvi falar desse assunto aqui no fórum.

    Vlw. Abração. Talvez amanhã eu vá lá conhecer o Rubão. Te ligo se for.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por Marco.Grings
      E ai Jefer, tudo tranquilo?

      Cara, gostei dessa sua ideia da vedação do gicleur de ml. Eu ficava olhando no gicleur elétrico que era o original, e tinha uma vedação na volta dele, mas me falaram que pela espessura do anel não dava pra usar no gicleur mecânico.

      E já que toquei nesse assunto, tu saberia me dizer quais seriam as vantagens (ou o funcionamento) de usar esse gicleur elétrico? Quando ele esquenta, o que acontece de mudança na regulagem? Nunca ouvi falar desse assunto aqui no fórum.

      Vlw. Abração. Talvez amanhã eu vá lá conhecer o Rubão. Te ligo se for.
      blz Marco?

      A questão do giclê elétrico é assim: Antigamente era comum uma coisa chamada pré ignição (ou efeito diesel), quando o motor estava muito quente (e a gasolina era quase pura na época). O caboclo desligava a ignição e o motor continuava funcionando (completamente irregular, aos 'pulos'). Devido a alta temperatura das camaras e a baixa octanagem da gasola dava nisso.

      Daí a solução foi de além de cortar a ignição, cortar também a alimentação do giclê de m.l. e a solução foi colocar o solenóide no giclê. quando desliga a ignição, o pino entra, e interrompe a passagem do combustível.

      Hoje em dia isso não ocorre mais (gasolina com mais octanagem), e por isso esse giclê eletrônico não traz vantagem alguma, e aquela mer-da ainda pode estragar e deixar o cara na rua...

      Se ir lá no home me liga então, vo tá rodando por aê, e daí passo por lá tb

      abrass
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por JeferJ
        Coloquei uma junta de papel Tnt nos parafusos de marcha lenta. Isso evita que algum vapor de gasolina saia pela rosca do giclê, e evita que a rosca sirva de "respiro", e seque o circuito de marcha lenta, quando o motor fica alguns dias sem ligar. É incrivel mas isso ocorre, tanto que os giclês originais antigos vinham com essa "junta", mas era de borracha.
        Sempre usei este esquema no 30 pic...
        A gasolina que fica neste canal, quando o motor é desligado, volta por gravidade ao poço de emulsão e deste para a cuba, como tambem para o orificio de descarga da marcha lenta (onde fica o parafuso de regulagem). É por essa razão que originalmente o gicleur de marcha lenta é acoplado a uma válvula eletromagnética que fecha a entrada de gasolina nesse circuito quando a ignição é desligada, evitando o chamado "retrocesso" (motor permanecer funcionado, "dando soco" após desligado).

        Recomendo atenção na espessura da junta, que não deve ser muito grossa pois a região (1) do gicleur deve assentar perfeitamente em seu encosto na carcaça do carburador. A fig. mostra como esse gicleur funciona.

        Arquivos Anexos

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Essa junta é de E.V.A (não de tnt como citei), ela é tipo uma esponja, porém bem mais compacta, e por isso ela se adapta bem, ela se encolhe o quandto precisar, para que o giclê encoste no fundo do seu acoplamento. Por isso é que uso esse material, pois borracha poderia impedir isso (ela não se encolhe como o EVA)
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Vídeozinho do equalizador. Já consegui deixar a esfera mais estável quando regulado, mas como hoje eu ía fazer o vídeo, ela resolveu fica mais em movimento...

            Tive que colocar um spray WD40 ali no duto da esfera, pois devido aos vapores da gasolina, aquela região começa a ficar meia "melada" por dentro, o que não deixa a esfera se movimetar. Com o desengripante se resolve o problema...


            http://www.youtube.com/watch?v=2XoZAvFCL44
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por JeferJ
              Vídeozinho do equalizador. Já consegui deixar a esfera mais estável quando regulado, mas como hoje eu ía fazer o vídeo, ela resolveu fica mais em movimento...

              Tive que colocar um spray WD40 ali no duto da esfera, pois devido aos vapores da gasolina, aquela região começa a ficar meia "melada" por dentro, o que não deixa a esfera se movimetar. Com o desengripante se resolve o problema...


              http://www.youtube.com/watch?v=2XoZAvFCL44
              Jeferj,

              Legal o vídeo. Esse equalizador está bem didático. Deve ser uma mão na roda durante as regulagens.

              Qual seu comparatixo entre esse de esfera com o da mangueira+fluido de freio?

              Abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Pior que agora tu falou bunitu, me esqueci de fazer a comparação com o esquema da mangueira e fluído... vou fazer qq hora!

                o problema daquele esquema é que o motor acaba sugando o todo o líquido, antes mesmo do cara terminar a regulagem

                abrass
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Pior que agora tu falou bunitu, me esqueci de fazer a comparação com o esquema da mangueira e fluído... vou fazer qq hora!

                  o problema daquele esquema é que o motor acaba sugando o todo o líquido, antes mesmo do cara terminar a regulagem

                  abrass
                  hahahaaha

                  Então, imagino que a idéia do equalizador de esfera seja melhor pra um acerto inicial, deixando o do fluido mais para um acerto fino. Tô certo?

                  Abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    hahahaaha

                    Então, imagino que a idéia do equalizador de esfera seja melhor pra um acerto inicial, deixando o do fluido mais para um acerto fino. Tô certo?

                    Abraço.
                    é bem por aí...

                    O fluído toma conta de todo o diâmetro do duto, tendo assim mais precisão...
                    O problema é esse, quando um dos lados está puxando bem mais que o outro, o cara liga o carro, e quando chega no motor já se foi metade do fluído, e até tentar uma pré regulagem, se foi o resto
                    daí não dá...

                    abraço
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      E ae cara.

                      Eu mexi umas coisinhas a mais essa semana. Na segunda dei uma mãozinha com a dupla de um amigo meu, e notei uma diferença para os meus carburadores. Os dele não tinha furo algum na borboleta. Nas minhas tem. Decidi fechar para ver como ficaria, usei estanho para fechar, e não é que ficou bom??? A transição de baixa pra alta ficou muito melhor, e a lenta tá de quase apagar, hehehe. A carburação dele era a álcool e as minhas borboletas são dos gasolina. Será que é regra geral isso. Essa diferença?

                      Li lá em outro post que vc está enfrentando problemas na partida fria do seu motor?!

                      Comenta aí pra gente.

                      Isso aí. Grande abraço.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Postado originalmente por Marco.Grings
                        E ae cara.

                        Eu mexi umas coisinhas a mais essa semana. Na segunda dei uma mãozinha com a dupla de um amigo meu, e notei uma diferença para os meus carburadores. Os dele não tinha furo algum na borboleta. Nas minhas tem. Decidi fechar para ver como ficaria, usei estanho para fechar, e não é que ficou bom??? A transição de baixa pra alta ficou muito melhor, e a lenta tá de quase apagar, hehehe. A carburação dele era a álcool e as minhas borboletas são dos gasolina. Será que é regra geral isso. Essa diferença?

                        Li lá em outro post que vc está enfrentando problemas na partida fria do seu motor?!

                        Comenta aí pra gente.

                        Isso aí. Grande abraço.
                        daê Marco!

                        Não sei como funciona ao certo este furo na borboleta, só sei que alguns modelos de buras saíram assim. Tenho o par gasolina que estou usando e outro par álcool, ambos os pares com a base+borboleta originais, e nenhum possui o furo na borboleta... E tem é que fechar ele mesmo, segundo os experts, esse furo só atrapalha no funcioanamento/regulagem dos buras


                        Quanto a partida, realmente não sei o que pode estar acontecendo...
                        Tinha subido pra 62.5 os giclês de marcha lenta. Bom, estava pegando melhor (geralmente era no estalo) mas de repente começo a pegar mal novamente. Pela manhã com o motor bem frio, tem que bombear um pouco o acelerador, se não não pega de jeito nenhum. Depois que pegou, se desligar e ligar novamente, pega no estalo, mas se desligar e deixar passar uns minutos, o motor de partida já da uns giros a mais até pegar...
                        sendo assim coloquei novamente o 57.5 na marcha lenta. Com este e com o 130 no principal, ficou muito econômico, e continua muito bom de dirigir, só o que está matando é esse galho na partida

                        Ontem ainda fui largando WD40 em tudo quanto é junta (verificando alguma entrada falsa), mas nem sinal do motor ao menos ameaçar apagar, ou subir a rotação... e realmente não é entada falsa, pois o motor funciona liso...

                        meu condensador é novo, platinado também, velas boas, bobina uns 6 meses de uso (mas é Marflex). Vou colocar uma Bosch boa que tenho na reserva aqui e ver o que acontece...

                        Outra coisa é o nariz do carburador sempre úmido, (creio que com gasolina) mesmo depois de alguns dias parado...

                        Sugestões e idéias são muito bem vindas!!!!

                        abraços
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por JeferJ
                          daê Marco!

                          Não sei como funciona ao certo este furo na borboleta, só sei que alguns modelos de buras saíram assim. Tenho o par gasolina que estou usando e outro par álcool, ambos os pares com a base+borboleta originais, e nenhum possui o furo na borboleta... E tem é que fechar ele mesmo, segundo os experts, esse furo só atrapalha no funcioanamento/regulagem dos buras


                          Quanto a partida, realmente não sei o que pode estar acontecendo...
                          Tinha subido pra 62.5 os giclês de marcha lenta. Bom, estava pegando melhor (geralmente era no estalo) mas de repente começo a pegar mal novamente. Pela manhã com o motor bem frio, tem que bombear um pouco o acelerador, se não não pega de jeito nenhum. Depois que pegou, se desligar e ligar novamente, pega no estalo, mas se desligar e deixar passar uns minutos, o motor de partida já da uns giros a mais até pegar...
                          sendo assim coloquei novamente o 57.5 na marcha lenta. Com este e com o 130 no principal, ficou muito econômico, e continua muito bom de dirigir, só o que está matando é esse galho na partida

                          Ontem ainda fui largando WD40 em tudo quanto é junta (verificando alguma entrada falsa), mas nem sinal do motor ao menos ameaçar apagar, ou subir a rotação... e realmente não é entada falsa, pois o motor funciona liso...

                          meu condensador é novo, platinado também, velas boas, bobina uns 6 meses de uso (mas é Marflex). Vou colocar uma Bosch boa que tenho na reserva aqui e ver o que acontece...

                          Outra coisa é o nariz do carburador sempre úmido, (creio que com gasolina) mesmo depois de alguns dias parado...

                          Sugestões e idéias são muito bem vindas!!!!

                          abraços
                          Olá, estas borboletas com os furos são do modelo gasolina moderno, que ja usa catalizador, só funciona bem quando é novo, no meu itamar tive que tampar com estanho, porque não aprumava de jeito nenhum...rsrs, no meu Fusca 73 1300 original também fui obrigado abrir o giclê da lenta pra 65, não ia de jeito nenhum, agora pega que uma beleza e tá andando bem, descobri que a petrobras andou importando gasolina pra suprir a demanda e to bem desconfiado que é isso que desregulou tudo...Abraço.

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por FUKETEIRO
                            Olá, estas borboletas com os furos são do modelo gasolina moderno, que ja usa catalizador, só funciona bem quando é novo, no meu itamar tive que tampar com estanho, porque não aprumava de jeito nenhum...rsrs, no meu Fusca 73 1300 original também fui obrigado abrir o giclê da lenta pra 65, não ia de jeito nenhum, agora pega que uma beleza e tá andando bem, descobri que a petrobras andou importando gasolina pra suprir a demanda e to bem desconfiado que é isso que desregulou tudo...Abraço.

                            Vo te que coloca um 80 no giclê de marcha lenta então
                            No meu caso ele tá andando bem, só a partida mesmo, e acho que tem algo errado mesmo, pelo fato de pegar bem logo que se desliga, e pegar mal somente se ficar um tempo parado...
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              fala galera os meus carburadores tem uma diferença o de vcs tambem tem
                              Arquivos Anexos
                              Last edited by henrique.and; 21-06-2011, 08:42 AM. Razão: colocar foto

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                SE nao estou errado (posso nao lembrar de cabeça) mas parece que esse com o furo é na verdade a tomada de vacuo para o avanço do distribuidor. Está faltando o tubinho.
                                GTMassa
                                Tatui

                                Comment

                                Working...
                                X