Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Jeferj,

    Tenta pegar uma agulha fina, e cutucar essa sujeira branca, pra tirar o excesso dela, e deixa de molho na química. Tenta fazer isso em todo perímetro da esfera que está com esse problema. Depois, tenta usar ar comprimido depois, tomando cuidado pois se a esfera sair, vai sair violenta!

    Abraço!

    PS: Jeferj, que escape é essse que você tá usando? É algum de Puma com o tubo secundário alterado(encurtado)?
    Foi exatamente isso que fiz, só que usando uma agulha de desentupir fogão (postei acima, acho que pulou a leitura de algum post, já retirei a esfera)!

    Quanto ao escape Rafael, quem me dera se fosse o de puma modificado, é dessas porcarias aqui ó:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...usca-friso-_JM

    Acho que se bobear, prende mais os gases do que o modelo original! Tenho outro desse modelo, da Kadron, porém está todo torto por isso não uso, mas tem um ronco muito legal... Até que esse que uso (sei lá a marca) não é tããão ruim em termos de ronco, já quebra um galho...

    Não sei se coloco um de puma ou um capetina... Se desse pra fazer um capetinha com o ronco do de puma, seria esse
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      Postado originalmente por JeferJ
      Foi exatamente isso que fiz, só que usando uma agulha de desentupir fogão (postei acima, acho que pulou a leitura de algum post, já retirei a esfera)!

      Quanto ao escape Rafael, quem me dera se fosse o de puma modificado, é dessas porcarias aqui ó:

      http://produto.mercadolivre.com.br/M...usca-friso-_JM

      Acho que se bobear, prende mais os gases do que o modelo original! Tenho outro desse modelo, da Kadron, porém está todo torto por isso não uso, mas tem um ronco muito legal... Até que esse que uso (sei lá a marca) não é tããão ruim em termos de ronco, já quebra um galho...

      Não sei se coloco um de puma ou um capetina... Se desse pra fazer um capetinha com o ronco do de puma, seria esse
      Jeferj,

      Putz cara, pulei muita coisa! hahaha
      mas que bom que conseguiu soltar a esfera. Tente medir o diâmetro interno do furo e o da esfera, e tente conseguir uma esfera maior que a sua. Talvez de algum rolamento pequeno dê certo. Arruma duas e faz o mesmo no outro carbura, pra ficar tudo certinho.

      A idéia do bombril foi muito boa!

      Quanto ao escape, nunca tinha visto desse modelo. Se a aranha tivesse com os tubos cruzando pro cima, seria um escape semelhante de um de Puma modificado.

      Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por JeferJ
        Foi exatamente isso que fiz, só que usando uma agulha de desentupir fogão (postei acima, acho que pulou a leitura de algum post, já retirei a esfera)!

        Quanto ao escape Rafael, quem me dera se fosse o de puma modificado, é dessas porcarias aqui ó:

        http://produto.mercadolivre.com.br/M...usca-friso-_JM

        Acho que se bobear, prende mais os gases do que o modelo original! Tenho outro desse modelo, da Kadron, porém está todo torto por isso não uso, mas tem um ronco muito legal... Até que esse que uso (sei lá a marca) não é tããão ruim em termos de ronco, já quebra um galho...

        Não sei se coloco um de puma ou um capetina... Se desse pra fazer um capetinha com o ronco do de puma, seria esse
        capaz jefer!!! acho mais facil fazer a IRS do q esse trampo ai dos buras!! é bem delicado, nao pode bater com força etc etc.... tu sabe bem como é né? hehehe. q bom q conseguiu tirar ela ai, enquanto ela nao vedar bem, dê uma olhada se ela nao esta muito gasta em relação a outra "tamanho" derrepente é só isso. sorte ai. abração
        IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Jeferj,

          Putz cara, pulei muita coisa! hahaha
          mas que bom que conseguiu soltar a esfera. Tente medir o diâmetro interno do furo e o da esfera, e tente conseguir uma esfera maior que a sua. Talvez de algum rolamento pequeno dê certo. Arruma duas e faz o mesmo no outro carbura, pra ficar tudo certinho.

          A idéia do bombril foi muito boa!

          Quanto ao escape, nunca tinha visto desse modelo. Se a aranha tivesse com os tubos cruzando pro cima, seria um escape semelhante de um de Puma modificado.

          Abraço!

          Rafael, esse lance da esfera maior não dá certo, pelo fato de que essa original, já é ultra justa lateralmente!! E acho que de nada adiantaria, pois a vedação se dá em baixo dela, e não lateramente, por isso falei em dar uma batidinha em cima da esfera (usando outra esfera, pra nao estragar essa de tamanho original), de modo a refazer o acentamento da parte de baixo, onde ocorre a vedação...

          Esse escape é a versão econômica do de Puma: tem uns 500 metros a menos de tubo hehehe.

          abraço
          Last edited by JeferJ; 20-03-2011, 07:11 PM.
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
            capaz jefer!!! acho mais facil fazer a IRS do q esse trampo ai dos buras!! é bem delicado, nao pode bater com força etc etc.... tu sabe bem como é né? hehehe. q bom q conseguiu tirar ela ai, enquanto ela nao vedar bem, dê uma olhada se ela nao esta muito gasta em relação a outra "tamanho" derrepente é só isso. sorte ai. abração
            é isso aí, a IRS exigiu força e técnica, e os caruras tão exigindo jeito e 'saco'

            Pior que o que costuma desgastar não é a esfera, e sim a base cônica dela, em baixo... mas acho que não é o caso, é mais uma questão de acentamento mesmo, ainda dura muito tempo ( a parte cônica está integra)...
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por JeferJ
              Rafael, esse lance da esfera maior não dá certo, pelo fato de que essa original, já é ultra justa lateralmente!! E acho que de nada adiantaria, pois a vedação se dá em baixo dela, e não lateramente, por isso falei em dar uma batidinha em cima da esfera (usando outra esfera, pra nao estragar essa de tamanho original), de modo a refazer o acentamento da parte de baixo, onde ocorre a vedação...

              Esse escape é a versão econômica do de Puma: tem uns 500 metros a menos de tubo hehehe.

              abraço
              Jeferj,
              Acredito que ela seja bem justa mesmo. Mas pensei que poderia estar com exceesso de folga, o que parece n ão ser o caso. O jeito é tentar dar uam geral no assentamento dela mesmo. Mas cuidado nessas pancadinhas!

              Pela foto não deu pra ver direito, mas o assentamento onde a esfera faz a vedação é cônico ou é arredondado? tenta enrolar um pedaço de l"ixa d'água"(aquelass beeeeeem fininhas), nesse palito com bombril e tenta dar uma limpada assim. Acho que daria certo, o que vc acha?

              Com certeza, bem mais econômico esse escape! hahaha

              Abraço!
              Last edited by Rafael_MO; 20-03-2011, 07:18 PM.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por Rafael_MO
                ...Mas cuidado nessas pancadinhas!
                Fica frio, vou usar um desses, deixando cair conforme a força da gravidade:



                Até me veio um estlo agora, em fazer algo como fazem pra acentar válvulas. Arrodeiam ela com aquela pasta apropriada... só teria que firmar uma esfera na ponta de um prego fino e comprido e fazer o serviço. Fica mais profissional

                Depois vou pensar melhor...

                edit: postei muto rápido hehe, pensmos quase o mesmo, depois vou ver o que é melhor. O acentamento é cônico, por isso seria melhor usar uma esfera!
                Last edited by JeferJ; 20-03-2011, 07:22 PM.
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Postado originalmente por JeferJ
                  Fica frio, vou usar um desses, deixando cair conforme a força da gravidade:



                  Até me veio um estlo agora, em fazer algo como fazem pra acentar válvulas. Arrodeiam ela com aquela pasta apropriada... só teria que firmar uma esfera na ponta de um prego fino e comprido e fazer o serviço. Fica mais profissional

                  Depois vou pensar melhor...

                  edit: postei muto rápido hehe, pensmos quase o mesmo, depois vou ver o que é melhor. O acentamento é cônico, por isso seria melhor usar uma esfera!

                  Jeferj,
                  A sua idéia é ótima, eu diria. Muito melhor que a minha.

                  Minha mãe faz artesanato, e tem uma ferramenta que chama boleador. é um cabo, com um haste fina e uma bolinha metálica na ponta(tem de vários tamanhos). Se conseguisse achar uma ferramentas dessa com a esfera do tamanho da esfera do carburador, seria o ideal. Qual o diâmetro dessa esfera?

                  Image de um jogo de boleadores:


                  Abraço!

                  PS: acho que o problema será achar um boleador com esfera do tamanho da que você precisa....
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Jeferj,
                    A sua idéia é ótima, eu diria. Muito melhor que a minha.

                    Minha mãe faz artesanato, e tem uma ferramenta que chama boleador. é um cabo, com um haste fina e uma bolinha metálica na ponta(tem de vários tamanhos). Se conseguisse achar uma ferramentas dessa com a esfera do tamanho da esfera do carburador, seria o ideal. Qual o diâmetro dessa esfera?

                    Image de um jogo de boleadores:


                    Abraço!

                    PS: acho que o problema será achar um boleador com esfera do tamanho da que você precisa....
                    Haha, já temos até a aparelhagem, hehe
                    E será que esse metal é resistente a ponto de se conseguir desgastar um pouquinho o acentamento do carbura, sem começar a desgastar a ponta do boleador?? Com uma esfera de aço (rolamento) acho que dá, mas creio que essas sejam de metal comum certo?

                    O diametro da esfera é de aproximadamente 2,5mm, talvez um pouquinho mais...
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Postado originalmente por JeferJ
                      Haha, já temos até a aparelhagem, hehe
                      E será que esse metal é resistente a ponto de se conseguir desgastar um pouquinho o acentamento do carbura, sem começar a desgastar a ponta do boleador?? Com uma esfera de aço (rolamento) acho que dá, mas creio que essas sejam de metal comum certo?

                      O diametro da esfera é de aproximadamente 2,5mm, talvez um pouquinho mais...
                      Jeferj,
                      Geralmente esses boleadores são de aço, com cromo por fora pra dar proteção à corrosão. Pelo que ví, o alojamento da esfera(onde faz-se a vedação) é da mesma liga do corpo do carburador, certo? Esse metal não é tão duro(dureza superficial, "resistência a ser riscado) quanto o aço, então seria só passar a pasta na ponta do boleador e girar de um lado para o outro, pra fazer o acentamento, com muito cuidado.

                      Agora, acho difícil achar um boleador tão pequeno... 2,5mm de diâmetro é medida de chumbinho(de algumas espingardas de pressão, geralmente). Se conseguir esfera de rolamento nesse diâmetro e conseguir prender ela na ponta de uma haste (ou parafuso de rosca soberba com um pouco de araldite pra ajudar a travar), pode ser uma boa idéia. Mas tem que pensar com calma...

                      Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Jefer, primeiramente parabéns pela qualidade e clareza dos seus posts, sobretudo das fotos.

                        Nelas se pode observar que esses carburadores estão em estado um pouco avançado de corrosão (nota-se isso na foto do compartimento da bomba de aceleração). Se o local onde a esfera se assenta para fazer a vedação (isto é, impedir retorno do combustivel à cuba) for a própria carcaça do carburador (sem um "embuchamento" de latão) a coisa vai complicar. Parece pelas fotos que existe esse "embuchamento" e seria estranho se não existisse.

                        O ideal seria trocar esse "embuchamento" mas isso é praticamente impossível de se fazer de forma caseira. Outra opção seria tentar ajustá-lo à esfera usando um mini rebolo, desses que vem com uma micro retífica (tipo Dremel), mas é uma operação de muita precisão para se fazer manualmente.

                        Considerando o estado de corrosão das carcaças, outros problemas que poderão ser encontrados (são 2 carburadores), o fato de voce ser um usuário e não uma empresa de remanufatura de carburadores, acho melhor adquirir um par de carburadores novos ou recondicionados por empresa idônea, lembrando que voce terá que recalibrá-los pois originalmente virão prontos para 1600 e seu motor é 1300. Considere que voce ainda não testou os coletores e podem haver surpresas.

                        Mas como voce não tirou o sistema monocarburado que está funcionando bem no seu carro (muito conservado, parabéns!) pode com calma, sem compromisso, e sem gastos financeiros inúteis, continuar tentando fazer essa dupla Solex (caidinha) funcionar. Será, sem dúvida uma experiência gratificante e voce aprenderá muito sobre Solex32, e é claro nos proporcionará a satisfação de ler esse interessante Tópico.
                        Last edited by ricardo groetaers; 21-03-2011, 03:36 AM.

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Jeferj,
                          Geralmente esses boleadores são de aço, com cromo por fora pra dar proteção à corrosão...
                          ... pode ser uma boa idéia. Mas tem que pensar com calma...

                          Abraço!
                          Pois é Rafael é pequena mesmo a esfera... Estou pensando em fazer assim: cortar a ponta de um prego, e com uma broca fina, tentar fazer tipo uma "concha", de modo que a esfera possa se apoiar melhor, e assim ficar mais apoiada para poder colar. Acho que ficará mais alinhada também...
                          Acho que não deu pra entender, mas depois eu tiro umas fotos pra ficar claro!
                          abraço


                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Jefer, primeiramente parabéns pela qualidade e clareza dos seus posts, sobretudo das fotos...

                          ...proporcionará a satisfação de ler esse interessante Tópico.
                          Pois é Ricardo, esses carburas não estão grande coisa mesmo, mas o problema de corrosão é só no alojamento da bomba de aceleração, o resto está integro, as roscas estão perfeitas e o corpos assim como as tampas e as bases estão praticamente 100% alinhados (apenas uma aplainadinha já fica jóia), e não há nem um sinal de corrosão nas cubas.
                          O outro tem bem menos corrosão na bomba, do que esse que estou mexendo. Não sei por que, mas esse estava umas 10 vezes mais sujo do que o outro... Por dentro estava completamente cheio daquela borra branca, causadora de corrosão!

                          mas acredito que, apesar de estarem meio cansados, se eu conseguir ultrapassar esses percalsos, eles darão conta por um tempo...

                          O embuchamento de latão existe sim, e está legal! Ele é chumbado ali naquele orifício, por isso é impossivel de trocar

                          Mas vou insistir mais um pouco nestes, mesmo estando assim, creio que dará certo...

                          Obrigado pelos elogios Ricardo, que bom que está gostando de acompanhar essa zona aqui

                          abraço
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por JeferJ
                            Valeu Samuel! Você chama isso de projeto?
                            Projeto foi o que você fez, instlando a IRS no Fusca! parabéns

                            Quanto ao aquecimento, não será necessário, a bendita saiu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                            Enquanto ía virando uma carne na brasa () peguei um daqueles desentupidores de fogão (o arame beeem fininho) e fui cavocando a borra branca de volta da esfera. Sem demora consegui digamos alavancar a esfera com o arame, dei uma forçadinha e páá, se soltou a infeliz



                            como o buraco tava rodeado de sujeiras, fiz um tufo de bombril, na ponta de um palito de dentes



                            E fui limpando até tirar tudo de ruim...


                            Limpei bem a esfera tamém, ficou tudo legal! Coloquei ela no lugar, recoloquei o tampão e fui testar... Daí surgiu outro problema: A esfera não está vedando!! Parte da gasolina retorna para a cuba!!

                            Até retirei de novo a tampa e a esfera, dei mais uma limpada, mas sem sucesso!!

                            Agora estou pensando em conseguir outra esfera, e tentar bater de leve nela, estando dentro do seu casulo, para tentar fazer o acentamento...
                            Alguma sugestão melhor?
                            Olá, eu posso estar enganado, mas essa esféra veda no tampão que vc retirou, se ela vedar embaixo não entra combustível na bomba de aceleração, dentro do canal ao lado deste tem um tampão onde vc mede a saída de combustível certo? dentro dele tem uma esférinha também, é lá que veda o retorno(vc retira esse tampão com um alicate mesmo), vou desmontar um corpo que tenho aqui pra confirmar(desculpa mas faz anos que não mexo mais com carbura...rsrs) já ia me esquecendo, vc encontra as esferas novas numa bicicletaria...hehe, Abraço.
                            Last edited by FUKETEIRO; 21-03-2011, 09:47 PM.

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por FUKETEIRO
                              Olá, eu posso estar enganado, mas essa esféra veda no tampão que vc retirou, se ela vedar embaixo não entra combustível na bomba de aceleração, dentro do canal ao lado deste tem um tampão onde vc mede a saída de combustível certo? dentro dele tem uma esférinha também, é lá que veda o retorno(vc retira esse tampão com um alicate mesmo), vou desmontar um corpo que tenho aqui pra confirmar(desculpa mas faz anos que não mexo mais com carbura...rsrs) já ia me esquecendo, vc encontra as esferas novas numa bicicletaria...hehe, Abraço.
                              Pior que ela veda é em baixo mesmo!! Ela deixa o combustível passar, pois quando se libera o diafragma (solta o acelerador), cria-se um vácuo na bomba de aceleração, de modo a puxar o combustível da cuba. Quando ele vem, a esfera se 'ergue' do alojamento, parando de vedar e deixando o líquido passar!!

                              Quando se pisa, cria-se pressão na bomba, que Faz a esfera ser emourrada para baixo e vedar o orifício, de modo que a gasolina saia apenas pelo furo de cima, em direção ao injetor, sem voltar para a cuba...

                              confere aí e depois me diz
                              abraço!

                              Ps.: foi bom tu me dar a dica da 'bicicletaria', não me lembrava disso...
                              Last edited by JeferJ; 21-03-2011, 09:57 PM.
                              Jéferson S.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Postado originalmente por JeferJ
                                Pior que ela veda é em baixo mesmo!! Ela deixa o combustível passar, pois quando se libera o diafragma (solta o acelerador), cria-se um vácuo na bomba de aceleração, de modo a puxar o combustível da cuba. Quando ele vem, a esfera se 'ergue' do alojamento, parando de vedar e deixando o líquido passar!!

                                Quando se pisa, cria-se pressão na bomba, que Faz a esfera ser emourrada para baixo e vedar o orifício, de modo que a gasolina saia apenas pelo furo de cima, em direção ao injetor, sem voltar para a cuba...

                                confere aí e depois me diz
                                abraço!

                                Ps.: foi bom tu me dar a dica da 'bicicletaria', não me lembrava disso...
                                Olá, vou desmontar amanhã pra conferir (estou de férias...hehe) tira esse tampão onde conecta na tampa do carburador e vai ver que tem uma esférinha dentro, quando vc acelera ela sobe e libera a passagem pro injetor e a que vc tirou veda o retorno pra cuba, e quando vc solta o acelerador essa que vc tirou deixa entrar combustível na bomba de aceleração, e a outra impede voltar do injetor pra bomda de aceleração....só não vou desmontar agora porque preciso achar numa caixa esse corpo que eu tenho para experimentos...rsrs, Abraço

                                Comment

                                Working...
                                X