Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando dupla Solex no 1300

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Postado originalmente por FUKETEIRO
    Olá, vou desmontar amanhã pra conferir (estou de férias...hehe) tira esse tampão onde conecta na tampa do carburador e vai ver que tem uma esférinha dentro, quando vc acelera ela sobe e libera a passagem pro injetor e a que vc tirou veda o retorno pra cuba, e quando vc solta o acelerador essa que vc tirou deixa entrar combustível na bomba de aceleração, e a outra impede voltar do injetor pra bomda de aceleração....só não vou desmontar agora porque preciso achar numa caixa esse corpo que eu tenho para experimentos...rsrs, Abraço
    Esse tampão de cima, eu vou deixar quieto
    Acho que não tem nada obstruído ali...

    Mas é exatamente isso que falou!! As duas esferas controlam o fluxo conforme for o solicitado...

    Que bom que está de férias, as minhas se acabaram e eu não consegui instalar essa dupla
    é soda!

    abraço
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      simbora...
      ferramenta pronta de assentamento pronta

      Aproveitei que sobrou um tempinho, e fui na "bicicletaria" comprar umas esferas... Acredito que sejam exatamente do mesmo tamanho da esfera original do carburador (a da esquerda é a original):



      peguei e serrei a ponta de um prego:



      E passei uma broca, de modo a fazer uma concha pra acentar a esfera:






      Passei um thinner no prego e na esfera, pra limpar a gordura, e colei com Super Bonder mesmo, metendo bastante pressão. Ficou assim:




      Agora, o que posso usar junto com a esfera, pra tentar fazer o assentamento?? Eu tenho aqui massa de polir nº 1, aquela bem "áspera"...
      Mas acho que existe outra coisa mais própria pra isso, mas inicialmente vou tentar fazer com essa massa, por se tratar de uma superfície frágil, pode se dizer.
      Arquivos Anexos
      Last edited by JeferJ; 23-03-2011, 07:07 PM.
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Existe um pó abrasivo pra assentar valvulas, nao sei o nome, mas algum mecanico te fala e tb onde comprar. Massa de polir nao é mto aabrasivo.
        flw
        GTMassa
        Tatui

        Comment


        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por gabrielmassa
          Existe um pó abrasivo pra assentar valvulas, nao sei o nome, mas algum mecanico te fala e tb onde comprar. Massa de polir nao é mto aabrasivo.
          flw
          Carburundum

          Comment


          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por JeferJ
            simbora...
            ferramenta pronta de assentamento pronta

            Aproveitei que sobrou um tempinho, e fui na "bicicletaria" comprar umas esferas... Acredito que sejam exatamente do mesmo tamanho da esfera original do carburador (a da esquerda é a original):



            peguei e serrei a ponta de um prego:



            E passei uma broca, de modo a fazer uma concha pra acentar a esfera:






            Passei um thinner no prego e na esfera, pra limpar a gordura, e colei com Super Bonder mesmo, metendo bastante pressão. Ficou assim:




            Agora, o que posso usar junto com a esfera, pra tentar fazer o assentamento?? Eu tenho aqui massa de polir nº 1, aquela bem "áspera"...
            Mas acho que existe outra coisa mais própria pra isso, mas inicialmente vou tentar fazer com essa massa, por se tratar de uma superfície frágil, pode se dizer.
            hummmmmmm

            Comment


            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por FUKETEIRO
              Carburundum
              Jefer. Esse carburundum eu comprei na Ki Solda. Acho que hoje se chama Sul Ferramenteas, na Angelo Bolson. Você deve conhecer. Vem num pote com 2 pastas, uma mais e outra menos abrasiva. Pelo que lembro paguei uns 8 pila.

              Abração.

              PS: ainda não vi o negócio que te prometi. Mas já que o projeto tá decolando...
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

              Comment


              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por Marco.Grings
                Jefer. Esse carburundum eu comprei na Ki Solda. Acho que hoje se chama Sul Ferramenteas, na Angelo Bolson. Você deve conhecer. Vem num pote com 2 pastas, uma mais e outra menos abrasiva. Pelo que lembro paguei uns 8 pila.

                Abração.

                PS: ainda não vi o negócio que te prometi. Mas já que o projeto tá decolando...
                Tá beleza então Marco, vou lá amanhã!!

                PS.:Quando der tu vê o negócio, sem pressa... Tomara que decole mesmo, mas to temendo que não vai dar certo...


                Tentei com a pasta de polir, cheguei a colocar a "ferramenta" na ponta da parafusadeira pra girar, mas não obtive sucesso, segue não vedando... Quando aciono o diafragma sai bem pouco combustível por cima, e o resto volta pra cuba!!!

                Valeu as dicas pessoal!!!
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Jeferj,
                  Belíssimas novidades!

                  Esse tópivo está virando um tutorial de muita responsa de como rescussitar um carburador. Parabéns!

                  Quanto a usar sua ferramenta, faça isso manualmente, como se faz nas válvulas. gire um pouco no sentido horário, depois gire no anti-horário e assim por diante. Nunca fiz, mas dizem que essa é o jeito correto. Procure saber com os mais experientes, ok?

                  Abraço.
                  Last edited by Rafael_MO; 23-03-2011, 11:03 PM.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Jeferj,
                    Belíssimas novidades!

                    Esse tópivo está virando um tutorial de muita responsa de como rescussitar um carburador. Parabéns!

                    Quanto a usar sua ferramenta, faça isso manualmente, como se faz nas válvulas. gire um pouco no sentido horário, depois gire no anti-horário e assim por diante. Nunca fiz, mas dizem que essa é o jeito correto. Procure saber com os mais experientes, ok?

                    Abraço.
                    Pois é né Rafael... E o meu propósito era apenas mostrar a instalação da dupla...
                    Fai ser 100% se eu conseguir ressuscitar os carburas, hehe

                    Depois de tudo finalizado (espero conseguir isso), eu vou organizar as fotos, bem bunitinhu, e os "passo-a-passo" num 'post resumo' aqui, e coloco o link no início do tópico...

                    vlw pela força

                    abraço
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      O produto se chama (aqui no Rio) "pasta para esmerilhar válvulas", vende em qualquer autopeças. É um estojinho com 2 potinhos (pequenos mesmo), num tem "pasta grossa" e no outro "pasta fina".

                      Use apenas a fina em operação manual, rodando o "prego com esfera" entre o polegar e o indicador num movimento de vai e vem, procurando manter o prego na "vertical" e aplicando ligeira pressão para baixo. Assegure-se que o prego de mais de uma volta para um lado e para o outro.

                      Obs: Nessa operação você estará "casando" a esfera presa ao prego com o embuchamento do orifício, não haverá garantia de que a outra esfera casará e proporcionará vedação. Para aumentar a chance de sucesso, você deverá trocar a esfera do prego quando ela apresentar sinais de desgaste.

                      Óbvio que se deve remover qualquer vestigio da pasta para testar a vedação. É recomendável, se possível, injetar gasolina para testar usando uma seringa grande (60 ml) pelo local onde se aloja o tampão evitando ficar tirando e colocando o tampão repetidamente (uma hora pode dar zebra).

                      Comment


                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        Tá tudo anotado! Quanto a usar a seringa, fica meio complicado, pois existe logo acima a esfera o furo que faz a gasolina ir da cuba para a bomba de aceleração, ele fica meio de frente para outro canal do carbura, tornando complicado vedar ele para colocar a gasola em cima da esfera e testar a vedação...
                        Depois vou ver com calma o que fazer!

                        valeu!
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Aháá, venci a esfera, melhor falando, as esferas...

                          Comprei a pasta para acentar válvulas, e coloquei na esfera pra girar no alojamento. fiquei girando um tempinho, e logo notei que já se formava um anel perfeito ali onde teria que vedar, e a pasta estava passando, já sendo possível notar que era só largar a esfera, que iria vedar!!

                          Bueno, coloquei ela e o seu tampão, notei que voltava bem menos combustível pra cuba, mas ainda voltava (parou de sair bolhas de ar como saia), e continuava não saindo quase nada por cima. Decidi tirar aquele tampão/duto que liga o corpo à tampa, e por onde passa a gasolina para o injetor p/ verificar a outra esfera que há ali... estava como a esfera de baixo: colada e com a velha borra branca em volta, porém existia uma "fresta", por onde o pouco combustível conseguia passar:



                          Daí com desingripante, o bombril na ponta do palito, uma agulha consegui tirar ela dali, limpar o orificio, como no de baixo, coloquei a esfera novamente, e o seu tampão/duto, e fui testar. Na terceira bombeada, me veio um jato de gasolina na testa (antes era bem fraquinho, cheio de bolhas, com uns dois cm de altura)

                          O que estava acontecendo: como a esfera de cima estava pré obstruindo a passagem, parte do combustível conseguia sair, e a outra parte se obrigava a voltar para a cuba, forçando a esfera de baixo a se erguer para sua passagem... Talvez nem fosse questão de assentamento da base da esfera como fiz, creio que o galho era na esfera de cima mesmo,e eu estava fazendo coisas a mais, e ainda gastei a toa a quantia absurda de R$10 na pasta, que podia ter abastecido de gasolina

                          PS.: essa dica de tirar o tampão de cima foi dada pelo amigo FUKETEIRO, via MP (acho que ele fica com vergonha as vezes e não posta aqui pro povo ver ) Nem sei se dava pra falar, mas tinha que colocar os créditos hehe

                          Agora tem mais outro galho que não tinha notado: o duto da tampa, que leva a gasola para o injetor, tb está completamente obstruído pela porcaria branca, esse vai dar um pouco de trabalho tb, mas acho que dá...

                          abraços
                          Arquivos Anexos
                          Last edited by JeferJ; 24-03-2011, 10:46 PM.
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Vc foi a fundo no carbura heim! Parabéns pela coragem e pelo trabalho.
                            GTMassa
                            Tatui

                            Comment


                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por JeferJ
                              Aháá, venci a esfera, melhor falando, as esferas...

                              Comprei a pasta para acentar válvulas, e coloquei na esfera pra girar no alojamento. fiquei girando um tempinho, e logo notei que já se formava um anel perfeito ali onde teria que vedar, e a pasta estava passando, já sendo possível notar que era só largar a esfera, que iria vedar!!

                              Bueno, coloquei ela e o seu tampão, notei que voltava bem menos combustível pra cuba, mas ainda voltava (parou de sair bolhas de ar como saia), e continuava não saindo quase nada por cima. Decidi tirar aquele tampão/duto que liga o corpo à tampa, e por onde passa a gasolina para o injetor p/ verificar a outra esfera que há ali... estava como a esfera de baixo: colada e com a velha borra branca em volta, porém existia uma "fresta", por onde o pouco combustível conseguia passar:



                              Daí com desingripante, o bombril na ponta do palito, uma agulha consegui tirar ela dali, limpar o orificio, como no de baixo, coloquei a esfera novamente, e o seu tampão/duto, e fui testar. Na terceira bombeada, me veio um jato de gasolina na testa (antes era bem fraquinho, cheio de bolhas, com uns dois cm de altura)

                              O que estava acontecendo: como a esfera de cima estava pré obstruindo a passagem, parte do combustível conseguia sair, e a outra parte se obrigava a voltar para a cuba, forçando a esfera de baixo a se erguer para sua passagem... Talvez nem fosse questão de assentamento da base da esfera como fiz, creio que o galho era na esfera de cima mesmo,e eu estava fazendo coisas a mais, e ainda gastei a toa a quantia absurda de R$10 na pasta, que podia ter abastecido de gasolina

                              PS.: essa dica de tirar o tampão de cima foi dada pelo amigo FUKETEIRO, via MP (acho que ele fica com vergonha as vezes e não posta aqui pro povo ver ) Nem sei se dava pra falar, mas tinha que colocar os créditos hehe

                              Agora tem mais outro galho que não tinha notado: o duto da tampa, que leva a gasola para o injetor, tb está completamente obstruído pela porcaria branca, esse vai dar um pouco de trabalho tb, mas acho que dá...

                              abraços
                              Olá, é que eu vi que vc tava mexendo no lugar errado...hehe, nos meus 27 anos de VW nunca precisei mexer nessa esféra que vc sofreu...rsrs, depois pra regular essa dupla eu dou umas dicas....rsrs, Valeu Guri, abraço.
                              PS. Eu nasci em Santa Rosa...pertinho daí...rsrs

                              Comment


                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Postado originalmente por JeferJ
                                Aháá, venci a esfera, melhor falando, as esferas...

                                Comprei a pasta para acentar válvulas, e coloquei na esfera pra girar no alojamento. fiquei girando um tempinho, e logo notei que já se formava um anel perfeito ali onde teria que vedar, e a pasta estava passando, já sendo possível notar que era só largar a esfera, que iria vedar!!

                                Bueno, coloquei ela e o seu tampão, notei que voltava bem menos combustível pra cuba, mas ainda voltava (parou de sair bolhas de ar como saia), e continuava não saindo quase nada por cima. Decidi tirar aquele tampão/duto que liga o corpo à tampa, e por onde passa a gasolina para o injetor p/ verificar a outra esfera que há ali... estava como a esfera de baixo: colada e com a velha borra branca em volta, porém existia uma "fresta", por onde o pouco combustível conseguia passar:



                                Daí com desingripante, o bombril na ponta do palito, uma agulha consegui tirar ela dali, limpar o orificio, como no de baixo, coloquei a esfera novamente, e o seu tampão/duto, e fui testar. Na terceira bombeada, me veio um jato de gasolina na testa (antes era bem fraquinho, cheio de bolhas, com uns dois cm de altura)

                                O que estava acontecendo: como a esfera de cima estava pré obstruindo a passagem, parte do combustível conseguia sair, e a outra parte se obrigava a voltar para a cuba, forçando a esfera de baixo a se erguer para sua passagem... Talvez nem fosse questão de assentamento da base da esfera como fiz, creio que o galho era na esfera de cima mesmo,e eu estava fazendo coisas a mais, e ainda gastei a toa a quantia absurda de R$10 na pasta, que podia ter abastecido de gasolina

                                PS.: essa dica de tirar o tampão de cima foi dada pelo amigo FUKETEIRO, via MP (acho que ele fica com vergonha as vezes e não posta aqui pro povo ver ) Nem sei se dava pra falar, mas tinha que colocar os créditos hehe

                                Agora tem mais outro galho que não tinha notado: o duto da tampa, que leva a gasola para o injetor, tb está completamente obstruído pela porcaria branca, esse vai dar um pouco de trabalho tb, mas acho que dá...

                                abraços
                                Jeferj,

                                Depois de toda essa empreitada, você vai terminar ela com título de Mestre em Solex 32!

                                Fico feliz de ter achado o problema! E pense pelo lado positivo, seu carburador está mais zero agora, pois limpou aquela borra branca da esfera de baixo, fez um acentamento legal e tudo mais. Sugiro fazer essa limpeza no outro carbura também!

                                Quero muito ver essa dupla já no seu carro!

                                Abraço.
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X