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Instalando dupla Solex no 1300

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  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

    Jeferj,

    Muito bacana os presentes. ignição é coisa que valhe o investimento. Comprei cabos NGK 0km da kombi com distribuidor Hall(Quando tirei fora meu distribuidor à platinado e montei o Hall) e cara, valeu cada centavo. Não foi barato, mas valeu. É cabo pra muito tempo ainda!

    Acho que com essa mudança no injetor, o seu problema de circuito de injeção secando deve se resolver ou pelo menos diminuir. Acredito que o problema se dê quando desliga o carro, o "bafo quente" que vem do motor sobe e vai esquentando coletor, carburador, cuba e a gasolina. Como os dutos são finos, por efeito da capilaridade e a dilatação da gasolina, ela deve acabar gotejando um pouco pelo injetor. Quando tudo resfria, o nível final na linha do injetor deve ficar um pouco menor. Fazendo essa curva no injetor, deve dificultar um pouco disso. Não me recordo se você usa baquelites entre os carburadores e os coletores. Acredito que com eles, a troca de calor por condução do coletor para o carburador diminua bem, o que pode ajudar a evitar esse tipo de situação.

    Um upgrade interessante para depois de resolver esses detalhes, seria o uso de desborbulhador. Assim não forçaria tanto a bomba(quando as cubas cheias), e não sobrecarregaria as agulhas. Acho um upgrade interessante para carburados.

    Acredito que seja normal o que ocorre com o seu platinado. Afinal de contas, folga do platinado e sua abertura consequentemente acabam interferindo, mesmo que pouco, no ponto de ignição. mas não deveria ser algo muito perceptível, acredito eu. Mas espere os experts de verdade em distribuidor opinarem. Ok?

    Abraço e boa sorte!

    PS: Seu tópico está muito completo cara. Dá prazer em ler. Um passo-a-passo e tanto! Parabéns!
    Aos que não atualizaram ...

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    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

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    284º

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    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

      É isso aê Rafael, fazia um tempo que queria fazer isso na minha ignição. Deixei tudo originalzinho, só falta uma bobina e um platinado Bosch. Até ficou dando uns pipocos no escapamento, e creio que seja o platinado que é de marca muito ruim e ainda por cima está gasto. Mas mesmo assim, ficou outro carro pra dirigir, dá pra pisar sem medo no acelerador. Antes conforme a pisada, ele teimava em engasgar (tava usando gap nas velas de 1 mm )

      Pior que agora tu falou a palavra que eu buscava : capilaridade! É exatamente esse o meu raciocínio quanto ao problema. Estou usando os baquelites sim Vamos ver no que vai dar agora...

      O desborbulhador já tá nos planos sim, até já usei, mas tava dando cheiro dentro do carro, e eu não conseguia descobrir da onde vinha, e daí desativei tudo. Vou correr uma linha de cobre por baixo...

      Vou ver se faço um menu na primeira página deste tópico, pra quem tiver interesse em alguma parte específica... Valew os elogios e o apoio

      abração
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

        Postado originalmente por JeferJ
        Pior que é, se o bura tiver legal, 120 dá pra pegar no conjunto carbura+coletor+filtro. O meu eu pendurei na parede pra enfeitar
        o meu pega uns 100 reais com coletor eu acho o meu tem q fazer os embuchamentos do eixo da borboleta daí se o pião num gostar da dupla só vender ou troca por uma simples daí volta a diferença
        Azulzinho 76 1300 "o viagra"
        Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
        visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
        Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

          Postado originalmente por JeferJ
          Até tenho que verificar se o modelo de platinado que estou usando é original pro meu motor, pois noto que se fecho um pouquinho a mais o platinado (tipo 0.25 ou 0.30 mm) a ponta do rotor fica um pouco distante dos pinos da tampa, no momento da faísca. dai tenho que deixar em 0.4 mm e o ponto um pouquinho mais atrasado do que poderia deixar, para não dar esse "efeito"...
          Voce quis dizer "se o modelo do platinado é original pro meu distribuidor"

          Quando voce altera a folga do platinado deve regular novamente o ponto de ignição. Proceda da seguinte maneira:

          1- Retire a tampa do distribuidor (óbvio)

          2- Gire o motor pela polia ate que o topo de um dos ressaltos da came do eixo do distribuidor levante totalmente o martelo do platinado. meça a folga entre os contatos do platinado. Se necessário, regule a folga assim:

          2a- afrouxe um pouco o parafuso que prende a bigorna do platinado na mesa do distribuidor e mova a bigorna até obter a folga desejada (padrão é 0,4 mm). Cuidado para a lâmina de medição não levantar o martelo (a fibra do martelo deve estar sempre em contato com o topo do ressalto da came). Aperte o parafuso de fixação da bigorna e confira a folga. Em alguns casos a bigorna se mexe quando se aperta o parafuso de fixação e a medida da folga se altera.

          2b- Gire o motor até que o topo do ressalto seguinte abra completamente o platinado e confira se a folga é (tecnicamente) a mesma daquela obtida no ressalto anterior. Repita para todos os ressaltos. Se acontecer do platinado não se abrir ao se aproximar do topo do ressalto ou não fechar após ultrapassá-lo, o eixo de cames deve ser verificado quanto a desgaste ou empenamento. Pode-se "quebrar um galho" alterando a folga padrão do platinado de modo que seja assegurado sua abertura e fechamento referente a todos os ressaltos.

          3- Alinhe a marca do ponto da polia do motor com a junção da carcaças do bloco, ligue uma lâmpada (de 12 volts e baixa potência) nos bornes de baixa tensão da bobina (figura). Ligue a ignição. Afrouxe o parafuso de fixação do distribuidor. Gire o distribuidor no sentido horário até a lâmpada acender. Agora gire o distribuidor lentamente no sentido anti horário até o momento exato que a lâmpada apaga. Fixe o distribuidor nessa posição. Regulagem terminada.

          4- Para conferir finamente a regulagem, gire a arvore de manivelas lentamente no sentido anti horario até a lampada acender. Volte lentamente a arvore de manivelas no sentido horario e verifique se a lampada apaga exatamente quando a marca da polia se alinha com a junção das carcaças do bloco. Se necessario ajuste um poquinho a posiçaõ do distribuidor.

          4a- Gire a polia uma volta completa no sentido horario e verifique se a lampada apaga exatamente quando a marca da polia alinha com a junção da carcaça.

          Se houver diferença significativa entre (4) e (4a), atrase ou adiante um pouco o ponto para obter uma média.

          OBS:

          1- Girando o distribuidor no sentido anti horario adianta-se o ponto, no sentido horário atrasa-se.

          2- Sem mexer na posição do distribuidor, aumentando-se a folga do platinado adianta-se o ponto, diminuindo a folga atrasa-se.

          3- Unte ligeiramente o eixo de ressaltos com graxa mas evite excesso de graxa.
          Arquivos Anexos
          Last edited by ricardo groetaers; 18-07-2011, 01:35 AM.

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          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Voce quis dizer "se o modelo do platinado é original pro meu distribuidor"

            Quando voce altera a folga do platinado deve regular novamente o ponto de ignição. Proceda da seguinte maneira:

            1- Retire a tampa do distribuidor (óbvio)

            2- Gire o motor ...

            Sim Ricardo, sempre que mexo na folga do platinado, imediatamente regulo o ponto, fique tranquilo! A questão não é da regulagem em si, mas sim o fato de que depois de regulada a folga do platinado e regulado o ponto, noto que acontece esse efeito. Visualmente, nota-se (apesar da minha tampa não ser transparente) que a ponta do rotor, já passou pelo pino da tampa, quando se dá a faísca. Assim a faísca tem que dar um pulo maior ali, o que pode fazer com que ela possa falhar por exemplo, ou perder potência...

            Falei com o amigo Marcelo Tonela. Segundo ele, o modelo correto de platinado neste caso, é o que se divide em duas partes, e aqui estou usando um inteiriço... Vou ver se encontro o correto (aqui tá meio complicado achar platinado Bosch), e ver o que acontece...
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

              Postado originalmente por JeferJ
              .... Visualmente, nota-se (apesar da minha tampa não ser transparente) que a ponta do rotor, já passou pelo pino da tampa, quando se dá a faísca....
              Considerando que a ponta do rotor é bem larga, a distância do "eixo" do platinado até sua fibra deve ser bem maior que a do platinado original para que isso aconteça. Impressionante que este platinado "encaixou" no lugar.

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              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Considerando que a ponta do rotor é bem larga, a distância do "eixo" do platinado até sua fibra deve ser bem maior que a do platinado original para que isso aconteça. Impressionante que este platinado "encaixou" no lugar.
                No meu rotor, a ponta não é bem larga, é o rotor antigo (distribuidor baixo), pontinha bem estreita!!

                Pior que tenho um distribuidor que se divide em dois aqui, e o martelo (fibra), fica mais pra trás ainda que a fibra do platinado inteiriço que está nele, o que deixaria este efeito pior ainda. Deve ser um modelo incorreto ainda
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                  Só pra avisar que está a mesma coisa... Hoje por exemplo, ele foi pegar na 6ª tentativa. Até pegou na 2ª, mas ao acelerar (bem pouquinho) ele ameaçava apagar (e apagou), ou seja, não tinha gasolina "disponível" para os injetores, mesmo após as 10 pisadas que dei antes da partida!!!!!!!

                  Em resumo, não sei mais o que fazer!! Em breve estarei abrindo um tópico: "voltando para a carburação simples"
                  Deixa que ande menos e gaste mais, contanto que pegue na primeira como sempre foi!!! Isso eu faço questão que seja assim!!!
                  Jéferson S.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                  • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                    Postado originalmente por JeferJ
                    Só pra avisar que está a mesma coisa... Hoje por exemplo, ele foi pegar na 6ª tentativa. Até pegou na 2ª, mas ao acelerar (bem pouquinho) ele ameaçava apagar (e apagou), ou seja, não tinha gasolina "disponível" para os injetores, mesmo após as 10 pisadas que dei antes da partida!!!!!!!
                    Isso é sintoma típico de motor frio e/ou falsa entrada de ar e/ou falta de injeção rápida no inicio do curso e/ou parafuso da mistura um pouco fechado.

                    Postado originalmente por JeferJ
                    Em resumo, não sei mais o que fazer!! Em breve estarei abrindo um tópico: "voltando para a carburação simples"
                    Deixa que ande menos e gaste mais, contanto que pegue na primeira como sempre foi!!! Isso eu faço questão que seja assim!!!
                    Considere que seus carburadores não são novos e carburadores "velhos" sempre apresentam problemas cuja causa, e por consequência a solução, fica dificil de achar.

                    Já tive uma Belina II a alcool cujo carburador estava tão corroido por dentro e que apresentava esse sintoma, morria ao acelerar um pouquinho com o motor frio. Com o motor quente ameaçava quase apagar mas não apagava. Contornei o problema abrindo um pouco mais o parafuso da mistura até o "buraco" sumir (ou quase sumir). O correto seria substituir o carburador.

                    Considere tambem que o H32PDSIT é menos sensível a modificações na calibragem que o H30PIC, em outras palavras, os efeitos de uma pequena modificação na calibragem do H30PIC é percebido logo pelo usuário, já no H32PDSIT esses efeitos, embora existam, não são percebidos. É necessário uma alteração grande na calibragem para percebermos seu efeito.

                    Diante das condições que voce se lançou nesta empreitada (carburadores em mau estado ou mesmo condenados, dificuldade de obter componentes para ficar experimentando e etc) o resultado obtido pode ser considerado bom. Voce acha que algum "preparador" ou alguem que se julga um vai encarar a adaptação de uma dupla 2E7 num 1300 ou mesmo 1600 por acaso?

                    De qualquer maneira, como os carburadores já estão instalados no veículo, voce poderia me passar a calibragem que está sendo usada? isto é:
                    venturi
                    g.principal
                    g.corretor de ar
                    g. (ou interruptor) de marcha lenta
                    corretor de ar da marcha lenta (se possivel)
                    injetor
                    econostat (se existir, se possivel)
                    valvula estilete
                    codigo do carburador (se existir) (algo como 040.129.xxx.xx)

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                    • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                      Bom dia! Eu já instalei dupla carburação diversas vezes no meu 1600. E conseguia funcionar apos muita luta. Entao vou deixar algumas dicas, pois ainda nao tive tempo de ler todo o topico.
                      1 - Monte uma tabela e escreva os sintomas. Paralelamente escreva os serviços realizados, tipo assim:
                      AS MAIORES FALHAS ESTÃO EM PEQUENOS DETALHES. E GERALMENTE DEVEMOS ESQUECER DEFEITOS COMUNS E PARTIR PELOS MAIS COMPLEXOS.

                      Falha na aceleração:
                      - Válvulas desreguladas.
                      - Baixa Taxa de compressao dos cilindros.
                      - Aneis dos pistores com folga superior à 1mm
                      - Cabeçotes trincados.
                      - Cabeçotes frouxos.
                      - Coletores de admissão trincados.
                      - Varetas tortas.
                      - Velas com gap fora da faixa de 0,7-0,8.
                      - Sede das velas espanadas, frouxas.
                      - Velas com a cabeça muito para dentro ou muito para fora da base da camara de combustao.
                      - Comando de valvulas avariado.
                      - Pião do distribuidor fora do sincronismo.

                      DEPOIS DISSO TUDO É QUE IRIA PARA OS MAIS SIMPLES.

                      - Tubo injetor obstruído, diafragma furado.
                      - Base do carburador empenado.
                      - Ponto de ignição atrasado.
                      - Hastes de aceleração desreguladas.
                      - Gicle de ar muito alto.
                      - Parafuso da mistura muito fechado
                      - Gicle principal muito pequeno.


                      Na minha ultima experiência, o cilindro numero 03 estava com os anéis fora de faixa. estava com 2,4mm no primeiro e passando oleo. E as velas de igniçao totalmente incorretas, umas muito para dentro causando formaçao de residuos e detonação. Alem disso estava com cabeçote vazando compressao no primeiro cilindro.

                      Por fim voltei a usar carburaçao simples, com aquecimento no coletor, pois minha faixa de velocidade é 80 - 100km/h. Na Marginal vou a picos de 120km/h. No mais na cidade raramente é possivel desenvolver mais que isso por causa do trânsito.
                      Agora de fosse utilizar para viagens, certamente seria dupla carburação.

                      Sucesso e parabens pelo seu projeto!

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                      • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                        falha ficou duplicado.
                        Last edited by welson.as; 25-07-2011, 08:41 AM.

                        Comment


                        • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Isso é sintoma típico de motor frio e/ou falsa entrada de ar e/ou falta de injeção rápida no inicio do curso e/ou parafuso da mistura um pouco fechado.


                          Considere que seus carburadores não são novos e ...
                          Realmente Ricardo, noto que um dos carburadores tem um pequeno atraso até no injetor, mas aqui isso não viria ao caso, pois não e apenas acelerando "um pouquinho" que ele teima em apagar nessa situação logo que ligo. Se eu pisar um pouquinho mais, ele apaga. Nota-se perfeitamente que os injetores não estão injetando gasolina, e a questão em si não é esse problema, mas sim o fato de o motor não querer dar partida, pelo fato nítido das cubas estarem secando!!

                          E concordo plenamente, pelo fato de serem carburadores velhos (sem aspas, pois realmente são velhos ), o resultado foi realmente bom, só me resta resolver este problema, a partida ruim/cubas secando 'rapidamente'

                          Os valores:
                          giclê principal: 130
                          marcha lenta: 57.5
                          ar: 90
                          injetor: 40
                          venture: 22mm

                          o código vou ficar devendo, só tirando do lugar pra ver... Sei que são carburadores de Brasília!

                          abs
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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                          • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                            Postado originalmente por welson.as
                            Bom dia! Eu já instalei dupla carburação diversas vezes no meu 1600. E conseguia funcionar apos muita luta. Entao vou deixar algumas dicas...
                            Realmente Welson, meu motor não está legal não, mas tipo ainda não queima óleo, não encharca as velas consideravelmente, etc...

                            O motor está bem reguladinho e tudo mais, mas é como disse acima, creio que o problema está nos carburadores, pois a partir de testes, vi que as cubas estão secando. E também pelo fato que com a carburação simples, a partida dele era fantástica, fosse frio, ou quente!!!

                            O carro anda bem, acelera bem, e tudo mais, meu problema é só esse, partida ruim (péssima, cada vez pior) com o motor frio, após horas parado (de um dia pro outro, já está dando trabalho pra pegar). Quando quente pega bem (muito bem por sinal)!!!

                            vlw!
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                            • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                              Postado originalmente por JeferJ
                              Só pra avisar que está a mesma coisa... Hoje por exemplo, ele foi pegar na 6ª tentativa. Até pegou na 2ª, mas ao acelerar (bem pouquinho) ele ameaçava apagar (e apagou), ou seja, não tinha gasolina "disponível" para os injetores, mesmo após as 10 pisadas que dei antes da partida!!!!!!!

                              Em resumo, não sei mais o que fazer!! Em breve estarei abrindo um tópico: "voltando para a carburação simples"
                              Deixa que ande menos e gaste mais, contanto que pegue na primeira como sempre foi!!! Isso eu faço questão que seja assim!!!


                              Se tiver gasolina na cuba o problema pode ser as bilhas (esferas de aço ) que podem estar ficando presas e não deixam passar gasolina para o enjetor coisa inclusive comum que o pessoal costuma dar umas batidas na lateral do carburador para solta-la ou então elas não estão vedando direito, se não tiver gasolina na cuba seria bom examinar os estiletes e o nivel das boias dentro das cubas, no meu bugre acontece muito isto tambem mas basta colocar um pouco de gaz por cima dos carburadores umas 2/3 vezes que ele
                              já funciona normalmente, rapaz uma coisa te falo de cadeira carburador muito fuçado é a pior coisa que existe para dar dor de cabeça os do bugre na epoca que coloquei a dupla comprei com um cara muito bom por sinal que vende no mercado livre carburadores recondicionados e nunca tive problema...
                              Abrços
                              Luby
                              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                              Rio de Janeiro - RJ

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                              • Re: Instalando dupla Solex no 1300

                                Jefer, ve se troca os carburadores com algum amigo, aí vai tirar a dúvida sobre eles.

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