Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha
Olá guisnu!
Em primeiro lugar, obrigado pelas referências à minha planilha.
Quanto à diferença no raio em relação ao "achatamento" do pneu, fiquei pensando bastante no assunto, já que o perímetro do pneu realmente não se altera.
E se colocássemos assim: usando uma roda com tala bem larga, a ponto que um pneu perfil baixo murcho ficasse quase todo dentro da roda onde encosta no chão, marcando roda e chão com um giz o ponto inicial de contato no solo e rolássemos esta roda, medindo a distância quando a marca de giz chega novamente no chão, qual seria o perímetro? O da roda ou o do pneu? O da roda!
Não fiz os cálculos, mas provavelmente temos que descontar do perímetro do pneu o comprimento da área de contato. Consequentemente, teremos um raio efetivo equivalentemente menor.
Na minha planilha, considera-se apenas a medida teórica do pneu, ou seja, o contato com o solo seria uma linha, como se o pneu fosse rígido, e não uma área oval.
Mas, como disse antes, a planilha é mais para ter uma boa idéia, já que pneus de marcas diferentes ou até modelos e tipos diferentes de um mesmo fabricante têm diferenças no raio para a mesma medida, sem contar o desgaste do pneu, já que os gomos têm uma altura considerável quando novos.
Uma forma de medição para quem quer maior precisão para um carro em específico, seria tirar a fórmula de cálculo do perímetro e colocar uma medida empírica, ou seja, calibrar o carro com a pressão que normalmente usa, marcar pneu e chão com um giz, empurrar o carro até a marca chegar novamente no chão, medir a distância e colocar na fórmula.
O duro é medir isso com o carro em movimento, e na velocidade máxima, então...
Acredito que a idéia é essa. Se quiserem comentar ou corrigir, fiquem à vontade!
Olá guisnu!
Em primeiro lugar, obrigado pelas referências à minha planilha.
Quanto à diferença no raio em relação ao "achatamento" do pneu, fiquei pensando bastante no assunto, já que o perímetro do pneu realmente não se altera.
E se colocássemos assim: usando uma roda com tala bem larga, a ponto que um pneu perfil baixo murcho ficasse quase todo dentro da roda onde encosta no chão, marcando roda e chão com um giz o ponto inicial de contato no solo e rolássemos esta roda, medindo a distância quando a marca de giz chega novamente no chão, qual seria o perímetro? O da roda ou o do pneu? O da roda!
Não fiz os cálculos, mas provavelmente temos que descontar do perímetro do pneu o comprimento da área de contato. Consequentemente, teremos um raio efetivo equivalentemente menor.
Na minha planilha, considera-se apenas a medida teórica do pneu, ou seja, o contato com o solo seria uma linha, como se o pneu fosse rígido, e não uma área oval.
Mas, como disse antes, a planilha é mais para ter uma boa idéia, já que pneus de marcas diferentes ou até modelos e tipos diferentes de um mesmo fabricante têm diferenças no raio para a mesma medida, sem contar o desgaste do pneu, já que os gomos têm uma altura considerável quando novos.
Uma forma de medição para quem quer maior precisão para um carro em específico, seria tirar a fórmula de cálculo do perímetro e colocar uma medida empírica, ou seja, calibrar o carro com a pressão que normalmente usa, marcar pneu e chão com um giz, empurrar o carro até a marca chegar novamente no chão, medir a distância e colocar na fórmula.
O duro é medir isso com o carro em movimento, e na velocidade máxima, então...
Acredito que a idéia é essa. Se quiserem comentar ou corrigir, fiquem à vontade!
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