Material necessário:
- 1 par de lentes de lanterninha 1300 (qualquer uma, menos as originais né!!!)
- 1 par de lentes retas brancas de qualquer caminhão (não sei pra que caminhão, pode ser qualquer lente reta e com tamanho suficiente pro corte)
- 2 lâmpadas pequenas 12 volts um pólo.
- 2 soquetes universais para lâmpadas 1 pólo.
- 1 interruptor de ré original de fuscão.
- fios p/ corrente 12 volts.
- fita isolante/ ferro de solda/terminais elétricos automotivos.
Ferramentas:
- 1 jogo de limas pequenas (qualquer 1,99 tem) redonda, triangular, meia lua e chata.
uma serrinha de arco (serra para metal)
- 1 caneta de retroprojetor ou de escrever em cd preta, de ponta fina
- 1 furadeira com broca fina de aço rápido.
- cola araldite ou superbonder (araldite é melhor q não "sua")
Método:
Marque o contorno do olho-de-gato na lente com a caneta, para que possa visualizar o corte a ser feito com precisão. Depois, usando a furadeira, faça furos ao longo da parte interna do contorno, a fim de destacar o olho-de-gato da peça. Uma faca quente também pode ajudar. Tome cuidado para não trincar a lente, nem fazer o furo pegando em cima do contorno. Com as limas, retifique as beiradas, deixando o furo com a borda lisa e bem acabada.
Com a lanterna já cortada e limada, coloque-a em cima de um papel ofício e marque o buraco com a caneta no papel. recorte o desenho feito e certifique-se de que o pedaço de papel recortado caiba perfeitamente no buraco da lente. Use esse pedaço de papel como molde para riscar a peça na lente branca.
Recorte a peça da lente branca e faça os ajustes de borda com a lima chata, tendo cuidado de verificar a toda hora o encaixe dessa peça na lente vermelha. O ideal é q a peça branca encaixe bem justa na parte vermelha, o que ajuda no acabamento da peça. depois de encaixada, cole por dentro com araldite ou superbonder, tomando o cuidado de vedar todos os lados, para não entrar água. Ao usar superbonder, deixe secar com o lado de dentro da lente para cima, para evitar da cola "suar" e manchar a peça. depois de colada e pronta, encha de água a peça para verificair possíveis frestas. A lente está pronta.
Verifique o refletor original da lanterna traseira. Se estiver em mau estado, limpe-o e pinte com spray colorjet cromo para recuperar a superfície refletiva. para esse serviço, recomendo a compra de dois refletores novos, pois serão furados e modificados.
Verifique a posição da lâmpada de ré, e marque com a caneta. faça um furo no refletor para a lâmpada passar. como o espaço é reduzido no local, uma boa solução é a instalação da lâmpada de lado, o que não prejudica muito o desempenho da iluminação. O instalador pode achar alguma outra posição para a lâmpada, só não deixe ela muito perto da lente, pois derreterá a mesma quando acesa.
Instale o interruptor no local original da caixa de marcha, faça as ligações elétricas originais e monte a lente, tendo o cuidado de instalar uma latinha para separar a parte da luz de ré da luz de freio/lanterna.
interruptor (vulgo cebolinha) da luz de ré, instalado na caixa de marcha
essa separação é fundamental para que a luz de um lado não passe para o outro, dando a falsa impressão de que a ré está engatada o tempo todo.
lanterna com ré, sem a latinha separando as luzes de ré das lanternas. a luz passa e ilumina a parte branca, confundindo qual é qual.
lanterna montada, pronta e funcionando, e uma vista geral da traseira com as lentes modificadas.
- 1 par de lentes de lanterninha 1300 (qualquer uma, menos as originais né!!!)
- 1 par de lentes retas brancas de qualquer caminhão (não sei pra que caminhão, pode ser qualquer lente reta e com tamanho suficiente pro corte)
- 2 lâmpadas pequenas 12 volts um pólo.
- 2 soquetes universais para lâmpadas 1 pólo.
- 1 interruptor de ré original de fuscão.
- fios p/ corrente 12 volts.
- fita isolante/ ferro de solda/terminais elétricos automotivos.
Ferramentas:
- 1 jogo de limas pequenas (qualquer 1,99 tem) redonda, triangular, meia lua e chata.
uma serrinha de arco (serra para metal)
- 1 caneta de retroprojetor ou de escrever em cd preta, de ponta fina
- 1 furadeira com broca fina de aço rápido.
- cola araldite ou superbonder (araldite é melhor q não "sua")
Método:
Marque o contorno do olho-de-gato na lente com a caneta, para que possa visualizar o corte a ser feito com precisão. Depois, usando a furadeira, faça furos ao longo da parte interna do contorno, a fim de destacar o olho-de-gato da peça. Uma faca quente também pode ajudar. Tome cuidado para não trincar a lente, nem fazer o furo pegando em cima do contorno. Com as limas, retifique as beiradas, deixando o furo com a borda lisa e bem acabada.
Com a lanterna já cortada e limada, coloque-a em cima de um papel ofício e marque o buraco com a caneta no papel. recorte o desenho feito e certifique-se de que o pedaço de papel recortado caiba perfeitamente no buraco da lente. Use esse pedaço de papel como molde para riscar a peça na lente branca.
Recorte a peça da lente branca e faça os ajustes de borda com a lima chata, tendo cuidado de verificar a toda hora o encaixe dessa peça na lente vermelha. O ideal é q a peça branca encaixe bem justa na parte vermelha, o que ajuda no acabamento da peça. depois de encaixada, cole por dentro com araldite ou superbonder, tomando o cuidado de vedar todos os lados, para não entrar água. Ao usar superbonder, deixe secar com o lado de dentro da lente para cima, para evitar da cola "suar" e manchar a peça. depois de colada e pronta, encha de água a peça para verificair possíveis frestas. A lente está pronta.
Verifique o refletor original da lanterna traseira. Se estiver em mau estado, limpe-o e pinte com spray colorjet cromo para recuperar a superfície refletiva. para esse serviço, recomendo a compra de dois refletores novos, pois serão furados e modificados.
Verifique a posição da lâmpada de ré, e marque com a caneta. faça um furo no refletor para a lâmpada passar. como o espaço é reduzido no local, uma boa solução é a instalação da lâmpada de lado, o que não prejudica muito o desempenho da iluminação. O instalador pode achar alguma outra posição para a lâmpada, só não deixe ela muito perto da lente, pois derreterá a mesma quando acesa.
Instale o interruptor no local original da caixa de marcha, faça as ligações elétricas originais e monte a lente, tendo o cuidado de instalar uma latinha para separar a parte da luz de ré da luz de freio/lanterna.
interruptor (vulgo cebolinha) da luz de ré, instalado na caixa de marcha
essa separação é fundamental para que a luz de um lado não passe para o outro, dando a falsa impressão de que a ré está engatada o tempo todo.
lanterna com ré, sem a latinha separando as luzes de ré das lanternas. a luz passa e ilumina a parte branca, confundindo qual é qual.
lanterna montada, pronta e funcionando, e uma vista geral da traseira com as lentes modificadas.
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