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MegaSquirt controlando Ignição

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  • MegaSquirt controlando Ignição


    Após a queima de uma Bobina do Gol Mi, resolvi instalar a Mega para não ter mais problemas com queima

    Minha Mega eu comprei montada com chicote pronto, então depois de conferir todo o chicote, unica duvida surgiu, porque o antigo dono ligou o fio X12 da mega em um fusível e na saída de fios para o motor esse mesmo fio esta descrito como Val Idle +


    por favor sou iniciante, se alguém identificar alguma modificação que o antigo dono tenha feito agradeceria


    Alguém poderia me ajudar sobre a saída para a bobina


    Se alguém tiver uma foto de como tirar o fio de dentro da mega me ajudaria muito
    Last edited by julio.g5; 18-02-2012, 07:32 AM.
    Fusca 85 1600 Alcool Original

  • #2
    Re: MegaSquirt controlando Ignição

    Opáaa o fusca já ligou =D

    Mas ai agora as duvidas, marcha lenta ótima, mas ao acelerar percebo que chega a um ponto que não aumenta a aceleração, e se mesmo assim acelero mais ainda ele começa a dar estouros...

    Oque pode ser??? alguma configuração da mega? a mangueirinha do vácuo ?
    os únicos ajustes que eu fiz foi os descritos no tutorial de instalação
    Fusca 85 1600 Alcool Original

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    • #3
      Re: MegaSquirt controlando Ignição

      Isso aconteceu quando eu liguei a ignição na minha Mega. O problema era uma configuração de diferença de ponto da Mega para o distribuidor fisico.
      Para comprovar se é isso mesmo, faça o seguinte:
      Coloque o pistão 1 em PMS e verifique se o cachimbo no distribuidor aponta para a marca (um corte na borda do distribuidor). Se tiver diferença pode procurar a configuração na Mega. Se não me engano na época usei 45º.
      2276 FK8 .

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      • #4
        Re: MegaSquirt controlando Ignição

        amanhã continuarei, a patroa ta querendo me matar aqui ^^ olha a hora e ta nesse carro ainda!!!! vai toma banho rsrsrsrs

        Uma pergunta, se eu na hora de travar o distribuidor, quando fui montar parece que dava pra montar o cachimbo invertido, pode ser isso também? eu ter instalado o cachimbo invertido? a lenta ta legal, só não ta subindo o RPM mesmo
        Fusca 85 1600 Alcool Original

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        • #5
          Re: MegaSquirt controlando Ignição

          Postado originalmente por julio.g5
          amanhã continuarei, a patroa ta querendo me matar aqui ^^ olha a hora e ta nesse carro ainda!!!! vai toma banho rsrsrsrs

          Uma pergunta, se eu na hora de travar o distribuidor, quando fui montar parece que dava pra montar o cachimbo invertido, pode ser isso também? eu ter instalado o cachimbo invertido? a lenta ta legal, só não ta subindo o RPM mesmo
          Geralmente o rotor (cachimbo) tem uma cavidade que determina a posição dele e ele deve ficar totalmente encaixado para baixo.Verifique se ele não ficou ``alto``e ´´esmagando`` a ponta de carvão da tampa do distribuidor e cuidado ao esticar o carvãozinho com a molinha, porque quando solta aquele carvãozinho.ihhhh.... e como o disse o colega veja se as marcas coincidem: rotor apontado para o cilindro 1, a ponta do rotor coincidindo com a marca em baixo relevo na borda do distribuidor e os cortes da polia do virabrequim coincidindo com a emenda do bloco do motor.vlw ah! depois que vc conseguir ``amansar``a patroa, Seria bom conferir a abertura das borboletas dos carburadores...

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          • #6
            Re: MegaSquirt controlando Ignição

            eu não falo que coloquei o rotor invertido, e sim o eixo do distribuidor, parecia que dava pra por invertido, daqui a pouco irei la continuar a jornada Megasquirt
            Fusca 85 1600 Alcool Original

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            • #7
              Re: MegaSquirt controlando Ignição

              Postado originalmente por julio.g5
              eu não falo que coloquei o rotor invertido, e sim o eixo do distribuidor, parecia que dava pra por invertido, daqui a pouco irei la continuar a jornada Megasquirt
              Não tava invertido, tentei inverter e o carro não pegava


              Mas o carro após um tempo não pegou mais, ai eu comecei a retestar tudo, consegui um multímetro e testei os resistores e surpresa, o resistor que era pra ser de 1K era de 10K, após a correção eu acreditava que o carro ia ligar, e nada, acredito que a bobina nova já queimou

              antes de parar de vez, levei o Computador na garagem e consegui leitura normal de MAP ao acelerar ele abaixava, e RPM , que não passava de jeito algum de 2000 RPM
              Fusca 85 1600 Alcool Original

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              • #8
                Re: MegaSquirt controlando Ignição

                Postado originalmente por julio.g5
                Não tava invertido, tentei inverter e o carro não pegava


                Mas o carro após um tempo não pegou mais, ai eu comecei a retestar tudo, consegui um multímetro e testei os resistores e surpresa, o resistor que era pra ser de 1K era de 10K, após a correção eu acreditava que o carro ia ligar, e nada, acredito que a bobina nova já queimou

                antes de parar de vez, levei o Computador na garagem e consegui leitura normal de MAP ao acelerar ele abaixava, e RPM , que não passava de jeito algum de 2000 RPM

                Julio, esse resistor de 1K que vc se refere. Onde ele vai?
                2276 FK8 .

                Comment


                • #9
                  Re: MegaSquirt controlando Ignição

                  Postado originalmente por julio.g5
                  Não tava invertido, tentei inverter e o carro não pegava


                  Mas o carro após um tempo não pegou mais, ai eu comecei a retestar tudo, consegui um multímetro e testei os resistores e surpresa, o resistor que era pra ser de 1K era de 10K, após a correção eu acreditava que o carro ia ligar, e nada, acredito que a bobina nova já queimou

                  antes de parar de vez, levei o Computador na garagem e consegui leitura normal de MAP ao acelerar ele abaixava, e RPM , que não passava de jeito algum de 2000 RPM
                  Calma bobina nao "queima" tao facil assim.

                  Antes de mais nada, voce tem certeza que o ponto fisico no carro esta batendo com a mega?

                  Arrume uma pistola de ponto emprestada ou se possivel compre uma e deixe em casa.

                  De um print da tela na parte de configuraçao da bobina/igniçao.

                  Calma nesta hora que um errinho besta faz nao funcionar.

                  Comment


                  • #10
                    Re: MegaSquirt controlando Ignição

                    Conforme esse tutorial https://docs.google.com/Doc?id=ddwftgj7_63cznp9rdq

                    O resistor de 1K vai nessa ligação

                    eu também achei que queimou fácil de mais , mas já testei tudo, e esta indo pulso normal na bobina ao dar partida

                    vou verificar os itens como resistência do cabo de vela, tampa do distribuidor e rotor, alguma coisa pode ta fazendo queimar tão rápido, o pior é que nem esquentando ela tava, ou até posso ter pego uma com defeito mesmo
                    Fusca 85 1600 Alcool Original

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                    • #11
                      Re: MegaSquirt controlando Ignição

                      Alimente a bobina com positivo e negativo e de rapidos pulso com o positivo no pino de sinal.

                      Tem que sair faisca na bobina.

                      Pegue um cabo de vela e uma vela e monte na bobina, a parte da rosca da vela ligue no negativo/massa; tera que pular a centelha.

                      Comment


                      • #12
                        Re: MegaSquirt controlando Ignição

                        Bobina nova e problema antigo ainda persiste, para não queimar outra bobina comecei a ler as mensagens do antigo dono da minha Mega!!! e surpresa http://forum.msbr.com.br/viewtopic.p...p=15555#p15555

                        descobri qual foi a modificação que ele fez, para funcionar com o Hall do Kadett GSI





                        Agora a pergunta, como desfazer isso e como configurar pra funcionar com o distribuidor Aranha???
                        Fusca 85 1600 Alcool Original

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                        • #13
                          Re: MegaSquirt controlando Ignição

                          Amigo que voce esta confundindo as bolas...

                          Sua bobina eh 2 ou 3 pinos?

                          Se for 3 nao se usa nem o aranha e nem a caixinha.

                          Comment


                          • #14
                            Re: MegaSquirt controlando Ignição



                            vamos la, meu distribuidor é 2 fios, minha bobina do MI é de 3 fios

                            Quanto a modificação esta parecendo que é simples, como diz ali pra remover componentes, irei recoloca los e testar
                            Last edited by julio.g5; 25-02-2012, 01:09 PM.
                            Fusca 85 1600 Alcool Original

                            Comment


                            • #15
                              Re: MegaSquirt controlando Ignição

                              Postado originalmente por julio.g5
                              Conforme esse tutorial https://docs.google.com/Doc?id=ddwftgj7_63cznp9rdq

                              O resistor de 1K vai nessa ligação

                              eu também achei que queimou fácil de mais , mas já testei tudo, e esta indo pulso normal na bobina ao dar partida

                              vou verificar os itens como resistência do cabo de vela, tampa do distribuidor e rotor, alguma coisa pode ta fazendo queimar tão rápido, o pior é que nem esquentando ela tava, ou até posso ter pego uma com defeito mesmo
                              Aí Brod

                              Pega uma 5a Vela, retira um cabo de vela do motor do se VW, e coloque essa 5a vela nesta cabo, dê a partida e peça para alguem olhar se chega faísca nesse cabo com a 5a vela. Caso Negativo, retire o rotor e veja com multimetro se está dando continuídade. Verifique se vc colocou os cabos de vela na mesma ordem.Verifique se a tampa não está rachada.Verifique se está passando a faisca do carvãozinho para o rotor.A bobina trabalha com uma Tensão de Entrada de 8 (oito) Volts e não 12 V.
                              Teste da bobina
                              Para o teste correto da bobina de ignição recomenda-se o uso do osciloscópio, onde se mede a tensão máxima fornecida pela bobina, testando-a sempre na temperatura normal de funcionamento do motor.
                              Outra opção, menos confiável do que o osciloscópio, é medir as resistências dos enrolamentos primário e secundário com um ohmímetro. A medição da resistência deve ser feita na temperatura ambiente entre 20 a 30 graus (a temperatura influi consideravelmente nos valores de medição).
                              Importante: nem sempre medindo a resistência pode-se assegurar que a bobina esteja perfeita. O correto é testá-la com o veículo em funcionamento usando o osciloscópio
                              OUTROS DADOS : A bobina correta para o seu carro é a Bosch de nº
                              9.220.081.067 que é uma KW-12V construída em carcaça de alumínio na cor vermelha e proporciona até 18.000 faíscas por minuto com a potência entre 28.000 a 34.000 volts. Esta bobina possui o enrolamento secundário com maior número de espiras para aumentar a tensão máxima e, para aumentar a oferta de número de faíscas por minuto, foi reduzida a quantidade de espiras do enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido. Esse tempo foi reduzido para 5 ms. Porém, essa modificação no enrolamento primário acarretou a diminuição do valor de resistência desse mesmo enrolamento. Sendo o valor de resistência menor, a corrente no circuito primário será maior. Por exemplo: Tensão da bateria = 12V; Resistência do enrolamento primário = 1,5 ohms; 12V : 1,5ohms = 8A (ampéres). Sendo a corrente de 8A o dobro das demais bobinas de ignição, o enrolamento primário será percorrido por essa corrente mais elevada. A consequência disso será a "queima" prematura dos contatos do platinado quando é o caso e o aquecimento da bobina. Para evitar esses inconvenientes, deve ser instalado um resistor (resistência) para diminuir a corrente de 8A para 4A, cujo procedimento não é necessário em veículos equipados originalmente com a bobina KW, o sistema de ignição já vem provido do resistor na forma de um fio resistivo. Esse fio resistivo (condutor), geralmente feito de níquel-cromo, está instalado entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição. O resistor instalado em série com o primário da bobina de ignição terá o seu valor de resistência adicionado ao valor de resistência do enrolamento primário. Portanto, se temos a bobina KW com o valor de resistência do enrolamento primário em torno de 1,5 ohms mais a resistência do fio resistivo também de 1,5 ohms, temos o valor total de resistência de 3 ohms. 12V : 3ohms = 4A. Com 3 ohms de resistência do primário e a tensão da bateria de 12V, a corrente será novamente de 4A. Para testar o fio resistivo, tomamos os seguintes procedimentos: 1) instalar o voltímetro com o positivo no borne 15 da bobina e o negativo no massa do veículo; 2) com a chave de ignição ligada, medir a tensão de alimentação no borne 15 (positivo) da bobina; 3) se a tensão for igual à da bateria, 12 volts, o veículo não possui o resistor; 4) se a tensão for entre 7... 9 volts, existe resistor no circuito.
                              Existe uma outra situação, da possibilidade de a bobina do impulsor, que se aloja no interior do distribuidor, tenha em seu enrolamento algum fio partido. A bobina do impulsor não passa de um eletroimã que, com o aquecimento e a sua consequente dilatação, as pontas do fio partido se afastam, perdendo totalmente o contato e, por consequência, desligando o eletroimã, retornando o contato assim que este esfriar e os fios se juntarem novamente. Para se efetuar o teste, basta medir a resistência elétrica da bobina do impulsor quando este estiver aquecido a uma temperatura superior a 80°C e este não deve ser superior a 1250 ohms.
                              Valeu....

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