Boa noite a todos...Tive a oportunidade de trocar o dinamo por um alternador esses dias. Foi uma troca facil,porem ficou uma dúvida no ar...Usando um multimetro digital na bateria pra monitorar a tensão, obtive os seguintes valores: Carro desligado: 12,5V Ligado em media e alta rotação: 13,7V do meu ponto de vista valores normais. Porem a dúvida é em marcha-lenta, a tensão nao passa dos 12,7V...O alternador nao deveria manter a tensao sempre na casa dos 13,5V? independente da rotação? Do jeito q esta agora esta igual o dinamo...Uma troca de escovas do alternador sera q resolveria a questao? Detalhe, o funcionamento da luz espia esta normal, sempre apagada,exceto claro com o carro desligado,mas com a ignição ligada...Atenciosamente....
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Dúvida sobre alternador
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Re: Dúvida sobre alternador
Faça o seguinte teste, ligue o motor e marcha lenta meça a tensao, se der os 12.7V de uma bombada no acelerador, tipo para chegar nos 3 a 4k rpm e depois solta mede novamente... se chegou a 13 e poucos V eh porque voce esqueceu de ligar a luz espia do painel, eh ela que faz a excitaçao para começar a carregar (ou a bombada).
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Re: Dúvida sobre alternador
Um teste simples, logo que der partida, mas sem elevar demais a rotação e deixando em marcha-lenta, faça uma ligação direta no alternador, entre o contado B+ e D+, só um toque, pois é o suficiente para excitação, assim como Museu descreveu, só com isso já começa carregar. Agora só medir e mesmo assim estiver baixo.
Aconselho trocar o cabo de energia do alternador para bateria, coloque algo em torno 16mm2 ou superior.
E levar em alguma auto-elétrica que possua estrutura suficiente pra testar o alternador em bacada e conferir a tensão e corrente.
Obs: Isolou ou retirou o regulador de voltagem do dínamo? Pois o alternador possui ele internamente.Last edited by ernest0h; 10-05-2012, 11:35 PM.
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Re: Dúvida sobre alternador
Postado originalmente por Genio_Motor_UABoa noite a todos...Tive a oportunidade de trocar o dinamo por um alternador esses dias. Foi uma troca facil,porem ficou uma dúvida no ar...Usando um multimetro digital na bateria pra monitorar a tensão, obtive os seguintes valores: Carro desligado: 12,5V Ligado em media e alta rotação: 13,7V do meu ponto de vista valores normais. Porem a dúvida é em marcha-lenta, a tensão nao passa dos 12,7V...O alternador nao deveria manter a tensao sempre na casa dos 13,5V? independente da rotação? Do jeito q esta agora esta igual o dinamo...Uma troca de escovas do alternador sera q resolveria a questao? Detalhe, o funcionamento da luz espia esta normal, sempre apagada,exceto claro com o carro desligado,mas com a ignição ligada...Atenciosamente....
a rotação especifica para qualquer motor é de no minimo 850RPM. aquela ideia de o motor estar contando bem devagar não existe, e influencia na carga da bateria, refrigeração e lubrificação do motor, principalmente nesse especificamente.
Antes de procurar um eletricista, faz a aferição da rotação de marcha lenta do motor, pra poder fazer um teste com mais precisão.
depois de a luz de arga da bateria estiver apagada, vc mede em marcha lenta, e levanta a rotação até uns 2500rpm, e mede novamente com ele acelerado, e com todos os consumidores ligado(principalmente farol alto, de milha se tiver tbm).
com o motor parado , tem de estar com aproximadamente 12,8v
em marcha lenta sem consumidores, no minimo 13,5v
acelerado em 2500rpm, acima de 13,5v
em marcha lenta com consumidores, tem de dar uma caida rapida perto de 13.2v, e depois recuperar até a posição de antes de ligar os consumidores, se não estiver com essas medidas, pode ser problema no alternado, nos cabos, com mal contato, na bateria....
se vc tiver um multimetro, é simples de fazer o teste de bateria..
vc mede a carga dela logo de manhã com o motor desligado, e frio( sem ligar o carro antes).tem de estar entre 12,6v e 12,8v. se estiver abaixo ou acima disso, tem de trocar a bateria, senão, fazer o teste de partida a frio.
apos o teste estatico da bateria, fazer o teste de partida a frio: com o multimetro instalado na bateria, fazer a medição (12,6v a 12,8v), logo em seguida dar a partida no motor por 5seg. sem fazer pegar(desligue o positivo da bobina). a tensão de carga da bateria deverá cair até por volta de 11,0v a 11,5v e deverá voltar rapidamente aos 12,6v (minimo). se isso ocorrer, tua bateria está boa.
apos esse teste ligue novamente o positivo da bobina, com o multimetro ligado, de partida no motor normalmente, faça a medição de partida novamente, mas pode deixar funcionar, acelere em 1500rpm e faça a medição da carga.(tem de ficar entre 13,5v e 14v), deixe cair em rotação de marcha lenta (+- 850rpm) a medição tem de estar em 13,5v.
se acontecer como o descrito acima, não tem problema nenhum com teu sistema de carga, caso não seria conveniente vc colocar pra agente as medições que vc tomou, pra poder dar uma opinião mais direcionada pra vc ...
Boa sorteAnor Mecânico
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Re: Dúvida sobre alternador
Ja resolvido Era a bateria q estava com os dias contados...Troquei de bateria e obtive as seguintes medições: Carro desligado-12,6V. Marcha-lenta-13,3. Acelerando em alta-14,2. Dando partida sem o fio da bobina-10,6V (dei uma partida de uns 30Seg.)...Estou satisfeito com agora...Agradeço a todos pela atençao e esclarecimentos...Q DEUS abençoe a todos...
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