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Ajuda urgente!! Usando modulo de ignição imcompatível com ano do Fusca.

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  • Ajuda urgente!! Usando modulo de ignição imcompatível com ano do Fusca.

    Olá a todos, após várias dores de cabeça, compra de uma bobina e superaquecimento do motor acabo de descobrir que o modulo de ignição que estou usando conforme a descrição do fabricante é imcompatível como o meu fusca.

    Alguém pode me ajudar e me dar sugestões se essa informação procede bem o que posso fazer? Tenho que troca o modulo, bobina, etc... ou posso ficar com ele?


    MODULO IGNICAO 7 PINOS DPL404142
    Fusca 1974 - 1500
    Segue especificações!! MODULO_IGNICAO_7PINOSDPL404142.png

  • #2
    Mas qual o distribuidor que está utilizando? Aranha ou Hall? Se for Hall é este módulo. Se for aranha tem que ser o DPL 404005
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

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    • #3
      Esse modulo é HALL, qual bobina está usando?
      2276 FK8 .

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      • #4
        Entendi melhor a sua questão.
        Para o seu carro realmente não existe um modulo especifico, ele usa platinado e bobina de no mínimo 3ohms no enrolamento primário.
        A bobina que casa com esse seu modulo é a Bosch 9 220 081 097
        Este modulo equivale ao Bosch 0227100142 TZ-h

        A bobina que esse modula usa tem de 0,65 a 0,75 ohms no primário.

        http://br.bosch-automotive.com/media...as_2016_v7.pdf
        2276 FK8 .

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        • #5
          Então pelo que entendi posso usar assim como está sem problemas.

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          • #6
            Repito a pergunta, qual bobina vc está usando? Se não souber a marca e o modelo, pegue um multímetros e meça a residência do primário dela.
            2276 FK8 .

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            • #7
              A bobina indicada para o módulo TZ-H é realmente a 097. Isso significa que o módulo consegue chavear bobinas de até 0,65 Ohms no primário. Se estiver usando uma bobina com restistência maior no primário, o módulo irá chavear sem problemas, até mais tranquilamente, pela menor corrente que terá que suportar.

              Teremos que avaliar somente se a bobina aplicada irá satisfazer o motor, fornecendo tensão suficiente na vela, e conseguindo alcançar a frequência que a rotação desse motor exige. Em motores de Fusca, mesmo preparados com taxa de compressão elevada e comando/alimentação que permite maior giros, praticamente qualquer bobina asfaltica atende. Uma Bosch E, por exemplo, atende tranquilamente um motor com W110 e taxa de 8,5:1, inclusive poderá até ser chaveada pelo platinado que continuará atendendo.

              O que não pode é o contrário, como por exemplo tentar chavear uma 097 com um TSZ-i de primeira geração, o 6 pinos. Esse não suporta nem a 067, que é indicada para ele, sem uma pré-resistência. Os carros que saíram de fábrica com essa ignição, tem o fio positivo da bobina resistivo, não sendo necessário pré-resistor. Mas no caso de uma adaptação o pre-resistor será necessário. Nesses casos, a aplicação de uma Bosch K, a 054, no lugar da 067, elimina essa necessidade da resistência, e o módulo trabalhará tranquilo, por anos à fio.
              Last edited by WalterJunior; 19-01-2018, 09:55 AM.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

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              • #8
                Luis final 097 da Bosch

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                • #9
                  Estou usando TZ-H com bobina bosch final 097 contudo a mesma está esquentando muito, mas digo muito mesmo. Então se estou usando a bobina e o modulo correto o que pode estar causando isso? Velas, cabos de velas?

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                  • #10
                    No seu caso, o mais certo é que seja defeito na bobina.
                    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                    www.waltergjunior.com

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                    • #11
                      Esse distribuidor sem avanço está correto para essa bobina e modulo?

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                      • #12
                        Esses xingling...

                        Mas parece estar tudo certo para funcionar corretamente sim. O distribuidor aparenta ser com sensor Hall. E o módulo, apesar de não dar para ver numeração, aparenta ser o que recebe sinal de distribuidor com sensor Hall.

                        O que pode te deixar em dúvida seria a bobina. É uma Marflex, que substitui a 067, que é indicada para TSZi, com bobina impulsora. Mas não há mal algum usar essa bobina com módulo Hall, pois ela tem impendância maior no primário e o módulo vai até trabalhar mais tranquilo chaveando ela. Além do mais ela supre tranquilamente o que o motor precisa. Motor mais normal, inclusive preparados. Ela só não atenderia em motores altamente preparados, para competição mesmo.

                        O que não poderia é fazer o contrário, colocar uma bobina 097 em um módulo TSZ-i, que ai ele não suportaria a corrente maior.

                        Essa bobina Marflex eu tenho minhas dúvidas pela marca, que não é lá grandes coisas. Mas minha Kombi está rodando com uma dessas. Eu sempre usei bobinas Bosch, mas um mecânico colocou essa bobina sem me consultar, e não me indispus com ele, é uma peça barata. E eu sabia que não era a bobina o problema, já tinha colocado outra que tenho e o problema persistiu. Era um terminal de vela trincado, o baquelite, que encontrei depois. Nada como olho do dono...
                        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                        www.waltergjunior.com

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                        • #13
                          @WalterJunior está foto esta desatualizada com relação a bobina, estou usando hoje uma Bosch 097. O que me preocupa é o fato de estar usando distribuidor sem avanço, isso não é um problema?
                          Arquivos Anexos

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                          • #14
                            O distribuidor tem avanço, só que é somente o centrífugo, ele não tem avanço à vácuo. Isso não tem problema algum, não dá problema nenhum na ignição. Tem só que ver se a curva de avanço dele é adequada ao motor. Deveria ser, é um distribuidor de Fusca, mas como é xingling não é muito se conferir isso.

                            Não é o tipo de avanço quem está fazendo a bobina esquentar. Pode ser algum problema no distribuidor ou módulo, que faça o dwell, o tempo de carga da bobina ser maior que o necessário, e a faça aquecer por isso.

                            Se essa bobina 097 é nova, devemos descartar problemas nela, ao menos tem teoria ela não tem problema. Mas essa 097 é a de menor resistência no primário entre as bobinas asfálticas, e isso faz com que a corrente nela seja maior que nas outras. Se o tempo de carga que o módulo e o distribuidor proporcionam estiver maior, vai esquentar mesmo.

                            O que te sugiro é testar a 067, a Marflex Vermelha que tinha, e ver se resolve esse problema. Teoricamente teria que melhorar dessa forma, caso a Marflex esteja boa, pois ela tem maior resistência no primário, o que reduziria a corrente na bobina e o aquecimento consequentemente.

                            Devemos lembrar que a 097 tem menor resistência no primário para fornecer maior frequência, ou seja, conseguir alcançar rotações maiores no motor. E armazenar mais energia também. Só que a 067 já armazena energia e dá frequência mais que suficiente para a enorme maioria dos motores de Fusca. Eu diria todos que possam rodar nas ruas, inclusive os normalmente preparados.

                            Esse problema que está enfrentando é típico, e pode ser dito que é até normal nessas peças chinesas. Não entendo o porque de se retirar o distribuidor com platinado que está quieto e funcionando sem dar problema algum e montar isso no carro. Eu fico com os platinados, uso um módulo eletrônico junto à eles, e tenho ignição até melhor que essas outras com isso, uma centelha de grande qualidade. E o platinado do meu Fuscão, que é o bicho papão, tem somente 53.000 Km de uso por isso, e vai ao menos dobrar esse tanto. É difícil explicar isso, que o platinado dure até mais que o próprio motor.

                            Mas não quietei, inclusive estou para montar um CDI, comandado pelo platinado. Só não montei ainda porque cismei de usar somente peças de sucata, e tenho que estudar um pouco para adequar isso, e arrumar tempo para isso. Quando tiver tudo pronto, passo o caminho para quem quiser montar, vai ser coisa boa e extremamente barata. Só não sei se vou rodar com o CDI, é capaz de eu só testar e tirar. A ignição à transístor com sinal pelo platinado que tenho hoje já é boa demais, não precisa melhor. Vou partir para o CDI somente por satisfação pessoal, mais nada. Necessidade não tenho não.



                            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                            www.waltergjunior.com

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                            • #15
                              Este distribuidor é "hall" e está parecendo com o da kombi, que não tem avanço. Todo distribuidor hall de fusca/kombi tem avanço, exceto o da kombi injetada (que parece este ai).

                              Você deve estar rodando com avanço fixo.. o carro deve estar uma bosta!

                              Troque, nem que seja para teste!

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