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Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

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  • #31
    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Estou postando apenas pra complementar o Tópico.

    Na apostila da Fuel tech
    http://www.hotrodrs.com.br/RacePRO_1Fi_v20_color.pdf

    na pág. 12 confirma que o DWELL time (tempo de carga) é mesmo 3.60 milisegundos.

    Descobri tambem que a Bobina do gol Mi de 3 fios é uma bobina de egnição interna. segundo o manual da fueltech. vou pesuisar o que é isso e posto aqui.

    Pois tenho uma bobina desta de 3 fios aqui em casa. inclusive no manual indica a posição dos fios 1. 2. 3. da bobina

    abraço
    Last edited by fernando ferro; 08-01-2010, 01:00 PM.

    Comment


    • #32
      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      estou postando isso aqui pois é importante.

      pinagem de bobinas:

      Bobina: Individual
      Tipo: Sem ignição Interna
      Carros que normalmente é encontrado: Fiat Marea 5 cilindros, Audi/VW 20V, BWM
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: Potência de Ignição
      Pino 2: Terra no cabeçote
      Pino 3: 12V pós Chave

      Bobina: Delphi 4 cilindros (4 fios, arredondada)
      Tipo: Com IgniçãoInterna
      Carros que normalmente é encontrado: GM Corsa MPFI (de 98 a 2002)
      Ligação dos Pinos:
      Pino A: Spark B (Cilindros 2 e 3)
      Pino B: Spark A (Cilindros 1 e 4)
      Pino C: Terra de Potência
      Pino D: 12V pós chave de Potência

      Bobina: Delphi 4 cilindros(4 fios,quadrada)
      Tipo: Com Ignição Interna
      Carros que normalmente é encontrado: GM Corsa MPFI (até 97)
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: 12V pós chave de Potência
      Pino 2: Terra de Potência
      Pino 3: Spark A (Cilindros 1 e 4)
      Pino 4: Spark B (Cilindros 2 e 3)

      Bobina: Bosch 4 cilindros (4 fios)
      Tipo: Com ignição Interna
      Carros que normalmente é encontrado: VW Golf
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: Spark A (Cilindros 1 e 4)
      Pino 2: 12V pós chave de Potência
      Pino 3: Spark B (Cilindros 2 e 3)
      Pino 4: Terra de Potência

      Bobina: Bosch 6 cilindros
      Tipo: Sem ignição Interna
      Carros que normalmente é encontrado: GM Omega 4.1, Ford V6
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: Spark A
      Pino 2: Spark B
      Pino 3: Spark C
      Pino 4: 12V pós Chave

      Bobina: VWAudi 20V
      Tipo: Sem ignição interna
      Carros que normalmente é encontrado: Todos VW/Audi 1.8 20V Turbo
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: Spark
      Pino 2: Aterrado na tampa de Válvulas ou Bloco do
      Motor
      Pino 3: Positivo pós chave (linha 15)

      Bobina: Audi/VW 06B 905 115E - Hitachi CM11-201
      Tipo: Bobina Individual com módulo integrado 4 pinos Com ignição interna
      Carros que normalmente é encontrado: Audi S3
      Ligação dos Pinos:
      Pino 1: 12V pós chave
      Pino 2: Negativo da Bateria
      Pino 3: Spark
      Pino 4: Aterrado ao Bloco do Motor

      Comment


      • #33
        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Peguei esta citação de outro forum.

        citação:

        se tiver igniçao interna, é so ligar direto como esta no manual, ou seja a bobina possui um driver de igniçao , q nada mais é q um vb 921 acoplado a bobina internamente, mas isso nao é necessariamnete um amplificador de centelha, é apenas o driver .se vc quizer usar um amplificador de centelha, vc teria q utilizar bobinas sem drivers internos, como as do gol mi 1.8 ou 1.6, marea turbo, etç..


        agora vou ter que descobrir o que é esse tal vb 921, pra que serve etc.

        abraço

        Comment


        • #34
          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Puts ninguèm visitou o tòpico

          kkkkk

          Preciso de alguém que saiba calcular angulo de permanencia, rpm , e saiba dividir segundos em centesimos ou milésimos, justamente pra conferir o meu cálculo.


          Só pra complementar a minha explanação aqui é uma explicação sobre angule de permanencia vs Dwell time

          xiste uma diferença sim entre esses dois valores, embora muitos associem um ao outro. Vejamos as diferenças:
          Ângulo de permanência é o tempo em que o circuito primário da bobina de ignição fica energizado. Isso era medido em ângulo em função da ignição por ruptor (platinado) que corresponde ao seu estado fechado. Veja a ilustração abaixo:

          Na figura ao lado, se o eixo do distribuidor girar no sentido horário, o platinado irá se fechar no ponto "b" e abrir no ponto "a". Neste intervalo ( b - a ) o mesmo se encontra em posição fechado, formando um ângulo a qual chamamos "permanência".


          O ângulo de contato em Dwell indica a rotação do came entre o fechamento do platinado e a sua abertura, isto é, o ângulo percorrido enquanto o circuito primário é estabelecido. A indicação em Dwell é um valor relativo. Indica em % a rotação do came durante a ligação do circuito primário em relação à sua rotação de uma ruptora à outra. Vejamos um exemplo:

          Num motor de 4 cilindros, o came provoca uma ruptura no circuito primário a cada 90 graus (360/4). Se o ângulo de permanência for de 45 graus o valor Dwell será 50, resultado obtido da seguinte maneira:


          45 x 100 / 90 = 50 Dwell

          Em termos, 45 graus em permanência corresponde exatamente a 50% do espaço em que o platinado fica fechado.


          bom anexo está mais um material sobre ignição bobina etc, mas o que inporta pra gente é o que sta na ultima página, que é o calculo de angulo de permanencia que nada mais é o tempo de carga, ou seja quando o tempo que o platinado fica fechado possibilitando o carregamento do primário da bobina.

          mas vamos lá.

          quero descobrir como regular o TEMPO de carga atraves do angulo de permanecia.

          Percebam:

          admitindo um regime de 1000 rpm, teremos em 1 segundo o equivalente á 16,66 rotações do virabrequim enquanto o eixo came deu apenas meia volta.

          1000/60 seg= 16,666666666 / 2 = 8,333333

          pois bem

          para calcularmos o tempo que leva para o eixo de came dar uma volta completa será então:

          1 seg/ 8,333333 voltas = 0,12 seg

          Bom, segundo a apostila anexo na ultima pagina quando se tem 45º de permanecia gera-se um dwell de 50, ou seja platinado 50% do tempo fechado e 50% aberto.

          ai ficou fácil.

          se 0,060 se temos uma volta completa temos 4 posições de platinado aberto e 4 posições deplatinado fechado:

          0,12 seg / 8 posições = 0,015 seg

          creio que isso significa que

          0,015 x 1000 = 15 milisegundos.



          Então rapaziada eis que creio que o SUPERAQUECIMENTO da bobina do Gol Mi se deve ao angulo de permanencia.

          Nos posts anteriores existem citações de que a bobina do GOL Mi funciona com Dwell ou tempo de carga de apenas 3,60 milisegundos.

          Então parece bem obvio que com 15 milisegundos , 4 vezes mais tempo. ela tem esquentar mesmo.

          Pois bem se todos cponcordarem comigo agora vamos ao segundo passo.

          que grau de permanencia deve ser usado no platinado pra atingirmos os tão sonhados 3,60 milisegundos de tempo de carga (permanencia)?

          Eu acho que não vei ter jeito de alterar a folga do platinado, pra alcançar esse tempo de permanecia, pois creio que vai sair do ponto.

          mas vou pensar hoje e dar uma olhada no eixo no platinado e pensar numa saida.



          abraços
          Arquivos Anexos
          Last edited by fernando ferro; 25-03-2010, 05:34 PM. Razão: faltou admitir que o eixo came dá meia volta enquanto o virabrequim dá uma volta inteira

          Comment


          • #35
            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

            Bom aqui está uma citação de um cara que manja de eletrica do forum 4x4 Brasil

            citação:

            Em distribuidor equipado com platinado não existe muito o que fazer. Ou se faz uso da bobina original (Bosch E-12V, carcaça cor aluminio, ou K-12V, carcaça cor azul, que é um pouco mais eficiente) ou então a KW-12V (carcaça cor vermelha) com razoável diminuição na vida util do platinado.
            As duas primeiras tem uma corrente de primario em torno de 4 Ampéres, valor limitado neste patamar por conta da vida útil dos contatos do platinado, já a KW tem corrente de 8 Ampéres e foi projetada para uso em sistemas eletrônicos.

            Muita gente pensa que é só instalar a KW com resistor Ballast que tudo fica resolvido, mas a coisa não é tão simples assim e para explicar o assunto em detalhes seria necessário muita conversa sobre indutância - que é uma das propriedades mais importantes da bobina de ignição - e é esta propriedade que na verdade "frita" os contatos do platinado.

            De forma simples e bem resumida, para se obter faísca mais energética - em tensão e/ou corrente - maior deve ser a indutância da bobina, e quanto maior a indutância maior a corrente circulante, e uma forma de limitar a corrente é incluir um resistor em série com o primário da bobina. Com isso limita-se a corrente mas em contrapartida aumenta-se o tempo de carga da bobina, que requer alteração - para mais - no tempo de permanência dos contatos do platinado (menor abertura), caso contrário a bobina não terá tempo para armazenar energia na quantidade adequada, tendo como resultado uma faísca "fraca".
            Primeiro resumo:
            instalar bobina mais energética - precisando ou não de resistor Ballast - sem a devida alteração no ângulo de permanência é o mesmo que gastar dinheiro para trocar seis por meia duzia.

            Em termos de vida útil do platinado o resistor Ballast resolve parte do problema, pelo menos no que diz respeito ao período em que os contatos ficam fechados, porém não resolve o grande problema ocasionado pela força contraeletromotriz, e é justamente esta força a maior responsável pelo desgaste dos contatos e que é tanto maior quanto maior for a indutância, e que dá o ar da graça no momento em que os contatos se abrem.
            Uma forma de atenuar a força contraeletromotriz é a inclusão, em paralelo aos contatos, de capacitor (condensador) de maior valor, só que este artifício tem resultado prático muito limitado e não "segura a onda" sequer de uma bobina de baixa indutância, quem dirá de uma bobina mais energética. Tanto isso é verdade que o capacitor original, que tem valor adequado para uma bobina também original, não impede o faiscamento dos contatos no momento da abertura, e o aumento indiscriminado na capacitância em paralelo aos contatos armazenará tanta energia que no momento do fechamento dos contatos a energia acumulada (força contraeletromotriz) será dissipada nestes contatos, diminuindo a vida vida útil dos mesmos.
            Ultimo resumo: se ficar o bicho pega se correr o bicho come, literalmente! :mrgreen:


            Isso encerra minha desconfiança quanto a resistencia em paralelo com a bobina, ou seja diminui a potencia da mesma, ñao justificando seu uso.

            Até por que a bobina do gol não precisa de resistencia sugundo a bosch.

            abraço


            Comment


            • #36
              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

              Boa Noite Meus Amigos,

              Para ajudar um pouco na busca destas respostas, consegui um material sobre distribuidor que achei na Internet.

              Espero que ajude.
              Arquivos Anexos
              Ricardo Zampolli
              Fusca - Ano 1965
              Motor 1300
              Pertronix Ignitor I
              São Paulo - SP

              Comment


              • #37
                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                Antes de tudo quero agradecer o zampillir pela sua contribuição.

                Vou demontrar aqui quantos graus de permanencia e dwell precisariamos regular no platinado pra obter um performance original com a bobina do gol mi.

                Vejam que estou pesuisando incessantemente este assunto passei inclusive madrugadas estudando sobre o assunto, que no inicio me parecia facil de resolver, mas percebi com o passar do tempo que eu não sabia nada, e que o assunto era mais profundo do que eu imaginava.

                Partindo da conclusão de que a bobina do gol mi não nescessita de pré resitencia, fio resistivo ou resistencia (todos tem o mesma função) "caso contrario sua tensão seria menor", e que seu tempo de carga do primário é de 3,60 milisegundos (isso explica por que ela pode gerar tensão a regimes de rotação de até 9000 rpm )

                Para o entendimento do calculo abaixo é necessário ler o POST 34

                Então é o seguinte:


                O angulo de permanecia ideal pro platinado, numa ignição com bobina do gol Mi é de 22º graus.

                ou seja dimiunuir este angulo de 45º para 22º






                Por que?

                vejam:

                Em um regime de rotação de 1000 rpm

                o eixo came demora 0,12 segundos pra dar uma volta completa.

                então:

                10,8º x 100 / 90 = 12 (dwell) , ou seja de todo o tempo que o eixo came nescessita pra dar uma volta completa, o 12% deste tempo o platinado estará fechado.

                Logo 12% de 0,12 segundos é igual = 0,0144

                Então:

                como nesta volta completa o platinado fecha 4 vezes temos:

                0,0144 / 4 = 0,0036

                ou seja 0,0036 segundos

                isso é milesimos

                0,0036 x 1000 = 3,66 milesimos de segundo.


                ATENÇÃO:

                AGORA TENTAREI DESCOBRIR QUANTOS MILIMITROS DE FOLGA O PLATINADO PRECISA PRA ATINGIR ESTE ANGULO DE PERMANENCIA
                E SE ISSO NÂO VAI TIRAR DO PONTO

                ABRAÇO
                Last edited by fernando ferro; 25-03-2010, 05:46 PM. Razão: eixo came da meia volta enquanto o virabrequim da uma volta inteira

                Comment


                • #38
                  Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                  put!@#$%¨&* que pariu só eu que posto neste tópico.

                  não tem problema...

                  decerto isso vai servir pra alguem, pelo menos pra mim vai rsrsrs.

                  primeiramente quero deixar claro que é IMPOSSÍVEL UTILIZAR A BOBINA DO GOL MI EM SISTEMAS DE IGNIÇÂO C/ PLATINADO, devido a impossibilidade de alterar seu angulo de permanecia de 45º para 22º, que seria o necessário pra o funinamento correto da bobina.

                  Então partindo pra uma ignição eletrônica, já encontrei novos problemas.

                  1º- até agora não consegui nenhum manual ,informaçoes de fabricantes dos módulos, sobre o dwell, tempo de carga, em especifico do módulo TZ-H.


                  e tambem encontrei esta citação de um cara que manja demais de eletrica automotiva.

                  ele diz em resumo que não é simplesmente pegar um módulo e escolher uma bobina e pronto.

                  vejam:

                  Sua dúvida se enquadra na questão "par casado bobina/módulo" e na questão "bobina plástica versus bobina asfaltica", que comentei na resposta ao Luciano e que agora comento com maiores detalhes.

                  A grande diferença entre estes dois tipos de bobinas está na forma como é controlado o tempo de carga.

                  Bobinas asfalticas (que levam este nome por causa do tipo de isolação interna, mas que pode ser estendido para qualquer bobina com formato cilindrico, "a lá antiga") tem o controle de carga efetuado por ângulo de comando, que é a única forma de controlar o tempo de carga sem o uso de muita eletrônica.
                  Por exemplo, no sistema com platinado quem determina este ângulo é a geometria do came do eixo + distância dos eletrodos, no sistema equipado com Hall é a relação entre abertura/fechamento do disco de janelas.
                  Como o controle é angular, significa dizer que o tempo de comando varia em função da rotação do motor, e como a bobina tem um tempo de carga fixo, significa dizer que só em uma determinada rotação a bobina terá o comando igual ao seu tempo de carga. Abaixo desta determinada rotação o comando é maior que o tempo necessário a carga, aí a bobina - e até o módulo - vão dissipar o excesso de carga na forma de calor. Acima desta determinada rotação o comando é menor que a necessidade de carga, aí a bobina não gera a faísca que poderia gerar.
                  Como em relação a necessidade de carga o tempo de comando varia de forma absurda, as bobinas asfalticas são projetadas pra aguentar o tranco, e isso é feito aumentando sua capacidade de dissipação térmica, só que esta capacidade também tem um limite, e este limite térmico era o verdadeiro gargalo que impedia o aparecimento de bobinas com faíscas mais energéticas, pelo menos a um custo razoável.

                  Bobinas plásticas (que levam este nome por causa do tipo de material utilizado na isolação) tem o mesmo princípio de funcionamento das asfalticas, e surgiram em função do uso de microprocessadores no sistema de ignição, onde é possível controlar o comando da bobina diretamente em tempo e não em ângulo (ou tempo angular). Assim, da marcha lenta até a rotação no talo o tempo de comando será sempre igual ao tempo de carga, e com isso tornou-se possível projetar bobinas mais eficientes, com características muito mais específicas para um determinado motor e com menos material, já que não existe mais a necessidade de transformar excesso de carga na forma de calor.

                  Resumo desta história:

                  -Bobina asfaltica é mais eficiente do que plástica em função do controle, o que não significa dizer que toda bobina plástica gera faísca mais energética que bobina asfaltica.

                  -Bobina asfaltica tem margem para dissipar excesso de carga, bobina plástica nem tanto ou nada.

                  Agora vamos ao seu caso em particular, ignição com controle por ângulo, módulo idem, bobina plástica do Gol Mi.

                  De cabeça não sei os valores exatos (quem tiver o catálogo da Bosch pode postar os valores corretos) mas os números que interessam são mais ou menos o seguinte: o módulo eletrônico foi projetado para chavear a corrente produzida por uma bobina com enrolamento primário de 1,5 Ohm (vou até desprezar o uso de resistor ballast, que dobraria este valor) e a bobina do Mi tem um primário com resistência de 0,5 Ohm.
                  Sob 14 volts, 1,5 Ohm representa uma corrente de 9,3 ampéres para ser chaveada pelo módulo, o que já é muito e deveria ser limitada com o uso de ballast, e 0,5 Ohm representa uma corrente de 28 ampéres, isso mesmo, o módulo deveria aguentar o chaveamento de VINTE E OITO AMPÉRES, algo como 5 vezes a sua capacidade nominal, que é por volta de 6 ampéres, e não é de se estranhar que seu módulo esteja esquentando.

                  E a coisa não pára por aí. De memória não lembro do valor exato, mas com certeza a bobina do Mi tem um tempo fixo de carga que não supera 4 mS (0,004 segundo).
                  Com o motor em marcha lenta, digamos 1.000 RPM, 4mS é o tempo angular de 15°, e com boa margem de acerto seu distribuidor deve estar gerando um ângulo de controle duas ou três vezes superior a isso, e não é de se estranhar que sua bobina esteja esquentando.

                  Acima eu disse que bobina plástica tem pouca ou nenhuma margem de dissipação e a sua bobina esquenta mas não pifa. Pra sorte sua, esta bobina entra na categoria que tem pouca margem de dissipação, ou seja, não pifa de imediato, mas nem pai de santo arrisca dizer o tempo que vai durar, e a encrenca vai começar com trincas na isolação, gerando fuga de corrente ou, de cara e sem aviso, interrompendo o funcionamento. Fosse uma plástica da linha Fiat, por exemplo, poucos minutos com o motor em marcha lenta seriam suficientes para literalmente explodir a camada plástica da isolação externa.

                  Acima eu também disse que o módulo está aguentando 5 vezes mais do que deveria aguentar, e o seu módulo esquenta mas não pifa. Não pifa porque na verdade não está aguentando 28 ampéres, exatamente. A corrente é alta, com certeza, mas também com certeza existe uma resistência em série diminuindo este valor, e esta resistência adicional vem da própria fiação, dos contatos nos conectores, dos contatos da chave de ignição, da fixação à terra e por aí vai. Talvez nisso tudo dê para somar 0,5~1 Ohm ou até mais, o que pode diminuir o valor real de corrente para algo em torno de uns 10 ampéres, o que também é muito para o módulo chavear sem que isso diminua sua vida útil.

                  Já que está preocupado com o calor da bobina e do módulo, dê uma checada "a quantas andam" a temperatura do resto do circuito. Depois de meia ou uma hora usando o carro, cheque com a mão a temperatura da fiação do circuito da ignição, contatos elétricos da chave de ignição e conectores. Tudo deve estar com a mesma temperatura ambiente, qualquer coisa a mais é indício de SÉRIOS problemas futuros.


                  Imagino que muita gente que usa esta receita de bobina de Mi em ignição convencional pode torcer o nariz ao ler este texto, mas qualquer um pode checar estas informações e valores, já que catálogo de fabricante e lei de Ohm estão aí pra isso mesmo, e chegar a mesma conclusão de que o módulo e a bobina estão no limite do talo, que tem coisa fritando no ar, e que, principalmente e finalmente, o anjo da guarda ainda não está de saco cheio com tanto abuso!



                  bom meus caros preciso encontrar especificações tecnicas dos módulos pra ver qual o melhor pra funcionar em conjunto com a bobina mi.

                  até a próxima

                  Comment


                  • #39
                    Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                    quanto mais eu pesquiso mais estou chegando a conclusão de que a bobina do gol mi só pode serusada com ECU.

                    Na ignição indutiva, quem determina as características da faísca (tensão, corrente e duração) é a bobina de ignição (indutância e relação de espiras entre primário e secundário), módulo de controle (capacidade de corrente e rapidez na comutação) e duração do tempo de energização da bobina (disco de janelas do distribuidor). Isso em ignição indutiva convencional, que faz uso de bobina asfáltica. Com bobina plástica a diferença fica por conta do controle do tempo de energização, que é fixo e controlado pela ECU.

                    Na ignição capacitiva (CDI), quem determina as características da faísca é a relação de espiras entre primário e secundário da bobina de ignição e o montante de energia fornecido pelo módulo CDI, normalmente expresso em volts e mJoule.


                    amigos esta citação e outras que coloquei anteriormente são de um cara do 4x4 Brasil chamado Sukys, podem jogar no google o nome do cara, ele tem até um site de produtos pra competição todos na parte eletrica que ele mesmo desenvolveu acho qeu o cara é engenheiro eletronico ou algo deste tipo

                    Comment


                    • #40
                      Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                      Em outro forum o cara perguntou se era melhor usar um distribuidor hall de um determinado carro com a bobina do gol mi

                      e o Sukys responde:

                      Dizer que é melhor é muito relativo.

                      Se a idéia é utilizar bobinas que necessitem de Dwell Time maior, no Hall é RELATIVAMENTE mais simples fazer a alteração, com a substituição ou retrabalho do disco de janelas.

                      Se o problema está na partida, motores com alta taxa, por exemplo, onde o motor gira "pesado" e de forma irregular, o Hall garante o disparo da faísca mesmo em rotações extremamente baixas.

                      Na prática, fora estas duas situações, tanto o Hall quanto o impulsor (ou "aranha") se equivalem, tanto que as montadoras abandonaram o uso do impulsor por uma questão de custo, exclusivamente.


                      A matéria da revista Autopower citada neste tópico é sobre a adaptação de sensor Hall em função do uso de injeções programáveis que não possuem entrada para impulsor.


                      com isso tive a ideia de mudar a configuração do disco de janelas do distribuidor hall pra diminuir o dwell time da bobina.

                      será que é possivel?

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                      • #41
                        Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                        ATENÇÃO:

                        É COM TRISTEZA QUE VENHO INFORMAR AOS LEITORES DESTE TÓPICO QUE A BOBINA DO GOL MI É IMCOMPATIVEL EM SISTEMAS A PLATINADO, INDUTIVO E HALL com módulos de ignição.

                        depois de longa pesquisa e madrugadas em busca de solução.

                        descobri um camarada conhecido como sukys que é expert em eletronica de competição.

                        o mesmo tentou desenvolver um componente eletronico que pudesse controlar o tempo de carga da bobina do gol mi, que funcionaria em sistemas c/ platinado, indutivo ou hall.

                        Obteve sucesso, más surgiu outra variável que é a queirma do módulo

                        no fórum 4x4 brasil esse cara é considerado um expert como o "Vader" do nosso fórum.

                        juntando minhas pesquisas estudos e explicações do Sukys chuegeui a esta conclusão e creio que todos que leram o tópico desde o seu inicio chegarão a mesma conclusão

                        segue citação 1

                        Ontem arrumei um tempo livre e aproveitei pra fazer testes com a bobina do Gol Mi que havia comprado (reposição Bosch).
                        Pra identificar o tempo de carga da bobina (duty cicle) fiz uso de gerador de funções acionando diretamente o módulo eletrônico do Gol ( modelo 7 pinos, que comprei junto com a bobina). Na saída da bobina instalei centelhador, ponta de prova de alta tensão e ponta de prova de corrente pra checar valores no osciloscópio, e para alimentar o circuito fiz uso de fonte linear de 36A ajustada em 14V.
                        Resultado, fazendo uma comparação com a KW-12V (vermelha), a Mi só apresentou vantagem no tempo de carga (1,4 mS a menos). Em termos de faísca deu empate, e em termos de garantia de funcionamento do arranjo de bobina plástica acionada por módulo de bobina asfáltica não aposto um tostão furado. Fazendo simulação de rotação de motor 4 cil. em 5.000 RPM, com uso de termômetro digital (sensor do tipo termopar) a temperatura na carcaça do módulo batia em 80°C depois de uns 15 minutos de funcionamento, quando a saída do módulo pifou. Só por curiosidade, peguei um módulo de Chevette que estava ocupando espaço na garagem, e depois de uns dez minutos nas mesmas condições também pifou, sem ao menos a carcaça atingir a mesma temperatura, o que é explicável pela maior quantidade de alumínio na carcaça.
                        Resumo, a vantagem da bobina do Gol Mi está no menor tempo de carga, e isso permite rotações mais elevadas sem queda de potência da faísca, mas requer chaveamento com capacidade de corrente compatível, coisa que não encontrei nos dois módulos utilizados, o que me leva a crer que dificilmente será encontrado em qualquer outro utilizado em bobinas asfálticas.
                        Em outro tópico já fiz comentários sobre a temperatura de funcionamento do módulo, onde levei em consideração tanto o acréscimo de resistência proporcionado pela fiação quanto o tempo de carga longe do ideal, onde um compensava o outro, mas mesmo assim ainda acreditava que fazendo uso de tempo de carga adequado houvesse resultado satisfatório, o que não ocorreu, e se for pra pensar em também desenvolver módulo de potência adequado, o custo final do sistema não justificará o resultado obtido com tal configuração.

                        citação 2

                        Que a bobina plástica resolve alguma coisa, até que resolve, porque o menor tempo de carga garante faísca adequada em rotação mais elevada, mas tem o problema de chaveamento, onde os módulos para bobina asfáltica deixam a desejar mesmo com controle por duty cicle (meu circuito) ao invés de dwell (circuito original).
                        Quando abri este tópico até comentei que uma forma de melhorar o custo/benefício seria implementar ajuste para "atualizar" a curva de avanço, que depende quase que exclusivamente de programação, mas implementação de amplificador de corrente adequado implica em aumento de custo. Pensar em 200 reais para o controle, mais 60~80 reais para o amplificador (que obrigatóriamente deve ser inserido em caixa de alumínio) e mais outro tanto pra bobina e vamos passar dos 350 reais, onde, de concreto, existirá a garantia de funcionamento em rotação elevada, já que a curva de ignição atualizada seria vantagem somente para motores do tempo da gasolina pura.
                        Houvesse a garantia de faísca mais energética até que seria uma boa opção, mas sem isso, no meu entender, não justifica o empenho.

                        CDI, por sua vez, só tem vantagens e nenhuma contra indicação, podendo ser utilizada junto a sistema com platinado, com módulo convencional ou microprocessado, sem nenhuma troca dos compontentes originais (que por sinal passarão a apresentar menor "esforço"), e mesmo o CDI-D custando a metade do preço da CDI importada mais barata, o quesito preço continua pesando pra muita gente. Não fosse isso nem haveria a necessidade de perder tempo pensando em outras soluções.

                        No mais, quando o assunto é técnico, não adianta querer vender banana como linguiça. Um ou outro pode até cair na lábia, mas milagre do tipo não resiste muito tempo



                        Aqui está o site do sukys que mencionei anteiormente

                        www.sukys.com.br/

                        bom, pra quem comprou a bobina do gol Mi como eu, só resta a opção de uma CDI
                        Last edited by fernando ferro; 16-01-2010, 05:36 PM.

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                        • #42
                          Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                          parabens fernando...persistencia é um dos principais ingredientes qdo se fala sobre lidar com fusca e ter algum ganho de desempenho sem comprometer as suas caracteristicas originais... parabens mesmo!!

                          Comment


                          • #43
                            Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                            Parabens pelo trabalho Fernando.
                            Ricardo Zampolli
                            Fusca - Ano 1965
                            Motor 1300
                            Pertronix Ignitor I
                            São Paulo - SP

                            Comment


                            • #44
                              Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                              Valeu, fernando.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

                                respondendo aos colegas

                                hobeomoroni , maccouto e zampollir

                                Que isso, esse fórum exsite pra isso, agregar valores, conhecimentos, aprendizagem a todos usuários.

                                E quem ganha mais com isso somos nós que pesquisamos corremos atrás de desvendar coisas meio obscuras como essa bobina.

                                Bom

                                pra fechar entrei em contato com o Sukys, o expert que me ajudou a desmascarar a bobina do gol Mi.

                                entrei no site dele e descobri o e-mail do cara, fiz isso pra saber se hoje 2010 ele tinha derrepente bolado um sistema que pudesse solucionar as problemas que a bobina do gol mi causa quando casada com um a ignição convencional.

                                e obtive resposta negativa

                                aqui esta a resposta:

                                qualquer pessoa que tenha sólidos conhecimentos em ignição automotiva oferecerá a mesma explicação, mas se a idéia é comprovar na prática, basta instalar a bobina do Mi em ignição controlada por sensor Hall e, após uns dez minutos com o motor ligado em marcha lenta, observar "a quantas andam" a temperatura do módulo, bobina e até mesmo fiação.

                                Bobina do Gol Mi, ou qualquer outra "bobina plástica", pode ser utilizada em sistemas de ignição convencional apenas quando se faz uso de módulo de ignição por descarga capacitiva (CDI), mas mesmo assim faço restrições para a bobina do Mi, em particular, porque a capacidade de isolação elétrica desta bobina não é das melhores, tanto que é muito comum, até quando instalada no sistema original, a fuga de corrente entre o enrolamento do secundário com o entre-ferro (armadura).


                                ENTÃO CONCLUI-SE QUE

                                SISTEMAS DE IGNIÇÃO CONVENCIONAL SEJA PLATINADO, INDUTIVO (ARANHA), OU HALL. DO FUSCA CARBURADO, OU SEJA TODOS OS QUE POSSUEM, MÓDULOS DE IGNIÇÃO, NÃO FUNCIONAM BEM COM BOBINA DO GOL MI. PODENDO OCASIONAR QUEIMA DA BOBINA OU DO MÓDULO.

                                FUSCA QUE TENHA AMPILFICADOR DE FAISCA (CDI) TAMBEM NÃO É ACONSELHAVEL O USO DA BOBINA MI POIS PODE OCORRER FUGA DE CORRENTE.

                                A UNICA OPÇÃO EM QUE SE PODE UTILIZAR A BOBINA DO GOL MI É SE O FUSCA FOR INJETADO, E POSSUIR A E.C.U DA KOMBI 1.6 MI ORIGINAL, OU UMA E.C.U PROGRAMÁVEL.

                                ABRAÇOS E ATÉ O PRÓXIMO MITO

                                RSRSRSRSR

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