Olá amigos decidi abrir este tópico pois não achei informações suficientes que sanacem minhas dúvias.
Pesquisando no forum 4x4 comecei a ficar confuso quanto a bobina do Gol Mi.
veja esta citação:
Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.
De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:
-Temperatura:
Fiação NÃO PODE esquentar.
Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.
-Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.
-Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
Vermelho é lixo.
Amarelo é meia-boca.
Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.
E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição.
Vejam tambem esta outra citação:
e vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.
a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel .
Então é o seguinte:
Originaldmente as bobinas asfalticas trabalham com tempo variavel de carga e as plasticas "gol mi" com tempo fixo de carga. ou seja Full Time.
Então pessoal se alguem ai entende disso me respondam.
Eu estou com o modulo I.E.A Tonella funcionando no meu fusca com bobina asfaltica Amarela Marflex, só que ja fiquei na mão duas vezes.
1-O Módulo do Tonella faz com que a minha bobina asfaltica marflex trabalhe com carga máxima "Full Time" por isso ela esta superaquecendo?
2-De acordo com as citações acima se eu colocar uma bobina "gol mi" no fusca c/ platinado trabalhando em "dwell time" não vou ter total eficiência da bobina?
3-Caso eu coloque a bobina do Gol Mi + I.E.A do tonela na teoria o carro iria trabalhar em "Full Time"?
4-E o aquecimento da bobina no caso da pergunta 3 se eu colocar a Resistencia vai acabar diminuindo a eficiencia da bobina Plastica do Gol Mi?
Amigos estou levantando estas considerações pra que nós não joguemos dinheiro no lixo caso a bobina do Mi não se adapte aos nosso motores c/ platinado como no meu caso.
Espero que alguém que entenda do assunto sanem essas dúvidas definitivamente.
Pesquisando no forum 4x4 comecei a ficar confuso quanto a bobina do Gol Mi.
veja esta citação:
Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.
De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:
-Temperatura:
Fiação NÃO PODE esquentar.
Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.
-Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.
-Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
Vermelho é lixo.
Amarelo é meia-boca.
Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.
E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição.
Vejam tambem esta outra citação:
e vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.
a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel .
Então é o seguinte:
Originaldmente as bobinas asfalticas trabalham com tempo variavel de carga e as plasticas "gol mi" com tempo fixo de carga. ou seja Full Time.
Então pessoal se alguem ai entende disso me respondam.
Eu estou com o modulo I.E.A Tonella funcionando no meu fusca com bobina asfaltica Amarela Marflex, só que ja fiquei na mão duas vezes.
1-O Módulo do Tonella faz com que a minha bobina asfaltica marflex trabalhe com carga máxima "Full Time" por isso ela esta superaquecendo?
2-De acordo com as citações acima se eu colocar uma bobina "gol mi" no fusca c/ platinado trabalhando em "dwell time" não vou ter total eficiência da bobina?
3-Caso eu coloque a bobina do Gol Mi + I.E.A do tonela na teoria o carro iria trabalhar em "Full Time"?
4-E o aquecimento da bobina no caso da pergunta 3 se eu colocar a Resistencia vai acabar diminuindo a eficiencia da bobina Plastica do Gol Mi?
Amigos estou levantando estas considerações pra que nós não joguemos dinheiro no lixo caso a bobina do Mi não se adapte aos nosso motores c/ platinado como no meu caso.
Espero que alguém que entenda do assunto sanem essas dúvidas definitivamente.
Comment