Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?
Apenas um adendo:
Lendo com cuidado a "Apostila sobre sistemas de ignição.pdf", página 36, tabela de aplicação de bobinas plásticas, postado na página 3, post #21, colocado por Zampollir, podemos ver que a bobina asfáltica 9 220 081 097, usada em conjunto com o módulo de ignição 0 227 100 142, dos VW modelo 1992 a 1994/96, incluindo aí o Fusca Itamar, é intercambiável com bobinas plásticas (F 000 ZS0 100, especificamente a F 000 ZS0 105 ou 9 220 081 504, de dois fios).
Ou seja, o distribuidor Hall/módulo pequeno do Itamar, e dos Gols/Paratis/Saveiros a partir do modelo 92 podem usar a bobina do Mi, sem pré-resistência, simplesmente trocando uma pela outra. Não são exatamente iguais, já que tem diferenças como abaixo:
9 220 081 097 primário 0,65 a 0,75 ohms, secundário 3,5 a 4,5 Kohms.
F 000 SZ0 105 primário 0,47 ohms +-12%, secundário 8 Kohms +- 0,8Kohms.
Para comparação, segue os valores da KW do Fusca ignição eletrônica caixa grande:
9 220 081 067 primário 1,2 a 1,6 ohms, secundário 5,2 a 8,8 Kohms.
Com estas pequenas diferenças, acredito que a bobina do Mi dê uma faísca melhor, em relação à KW 9 220 081 097, mas sem problema de aquecimento. Obviamente a 097 não pode ser usada no lugar da 067 na ignição eletrônica "aranha", devido ao risco de sobreaquecimento, já que a resistência do primário é bem mais baixa.
Mas, se a tabela da apostila, que suponho que seja da Bosch, diz que é intercambiável, acredito que não dê problema para quem usa o sistema Hall completo do Fusca Itamar.
Eu uso a bobina do Mi no meu Gol e Parati 92, rodo há 3 anos com elas, por volta de 40km por dia, 20 ida e 20 volta, em trânsito pesado, e funciona perfeitamente, sem aquecimentos, tanto no módulo como na bobina. Inclusive me baseei na apostila publicada pelo Zampollir para partir à prática.
Podem conferir os códigos na apostila do Zampollir e no catálogo anexo.
fernando ferro, aprecio muitíssimo o seu esforço e dedicação, não é qualquer um que faz o que você fez.
Gostaria de uma opinião sua acerca do acima exposto.
Abração!
Apenas um adendo:
Lendo com cuidado a "Apostila sobre sistemas de ignição.pdf", página 36, tabela de aplicação de bobinas plásticas, postado na página 3, post #21, colocado por Zampollir, podemos ver que a bobina asfáltica 9 220 081 097, usada em conjunto com o módulo de ignição 0 227 100 142, dos VW modelo 1992 a 1994/96, incluindo aí o Fusca Itamar, é intercambiável com bobinas plásticas (F 000 ZS0 100, especificamente a F 000 ZS0 105 ou 9 220 081 504, de dois fios).
Ou seja, o distribuidor Hall/módulo pequeno do Itamar, e dos Gols/Paratis/Saveiros a partir do modelo 92 podem usar a bobina do Mi, sem pré-resistência, simplesmente trocando uma pela outra. Não são exatamente iguais, já que tem diferenças como abaixo:
9 220 081 097 primário 0,65 a 0,75 ohms, secundário 3,5 a 4,5 Kohms.
F 000 SZ0 105 primário 0,47 ohms +-12%, secundário 8 Kohms +- 0,8Kohms.
Para comparação, segue os valores da KW do Fusca ignição eletrônica caixa grande:
9 220 081 067 primário 1,2 a 1,6 ohms, secundário 5,2 a 8,8 Kohms.
Com estas pequenas diferenças, acredito que a bobina do Mi dê uma faísca melhor, em relação à KW 9 220 081 097, mas sem problema de aquecimento. Obviamente a 097 não pode ser usada no lugar da 067 na ignição eletrônica "aranha", devido ao risco de sobreaquecimento, já que a resistência do primário é bem mais baixa.
Mas, se a tabela da apostila, que suponho que seja da Bosch, diz que é intercambiável, acredito que não dê problema para quem usa o sistema Hall completo do Fusca Itamar.
Eu uso a bobina do Mi no meu Gol e Parati 92, rodo há 3 anos com elas, por volta de 40km por dia, 20 ida e 20 volta, em trânsito pesado, e funciona perfeitamente, sem aquecimentos, tanto no módulo como na bobina. Inclusive me baseei na apostila publicada pelo Zampollir para partir à prática.
Podem conferir os códigos na apostila do Zampollir e no catálogo anexo.
fernando ferro, aprecio muitíssimo o seu esforço e dedicação, não é qualquer um que faz o que você fez.
Gostaria de uma opinião sua acerca do acima exposto.
Abração!
Comment