Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cabo de vela comum ou supressivo???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cabo de vela comum ou supressivo???

    Tive recentemente problemas com os cabos supressivos que estava usando, a resistência que eles estavam realizando na corrente estava muito alta e o carro começou a ter problema de superaquecimento e perda de potência, troquei por um cabo antigo que tinha guardado da época que comprei o carro e comparei a resistência deles, o cabo antigo também era supressivo, mas a resistência dele era bem menor. Ao coloca-ló no Fusca o problema de superaquecimento sumiu e a potência melhorou.

    Pergunta: Se eu utilizar os cabos comuns que não tem quase nenhuma resistência, poderia melhorar um pouco mais a potência do carro?

    Obs.: Utilizo a bobina da boch azul k12v

  • #2
    Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

    Postado originalmente por jgosoftwares
    Tive recentemente problemas com os cabos supressivos que estava usando, a resistência que eles estavam realizando na corrente estava muito alta e o carro começou a ter problema de superaquecimento e perda de potência, troquei por um cabo antigo que tinha guardado da época que comprei o carro e comparei a resistência deles, o cabo antigo também era supressivo, mas a resistência dele era bem menor. Ao coloca-ló no Fusca o problema de superaquecimento sumiu e a potência melhorou.

    Pergunta: Se eu utilizar os cabos comuns que não tem quase nenhuma resistência, poderia melhorar um pouco mais a potência do carro?

    Obs.: Utilizo a bobina da boch azul k12v
    Olá, com cabos diretos, não resistivos, a única coisa que se pode conseguir é ter menos perda na tensão e corrente que chega até as velas, mas é algo
    que só pode ser medido num osciloscópio na prática não se percebe nada.

    Entretanto, se um cabo estiver com um valor de rsistência muito elevado acontecerá o que você diagnosticou em seu carro, falhas e perda de potência. O maior problema em usar cabos diretos é a interferência que a ignição pode provocar em sistemas eletrônicos e de som, a resistividade é justamente aplicada para anular ou reduzir esse efeito.
    Last edited by Celso Soares; 28-10-2010, 07:11 PM. Razão: Correção ortográfica.
    Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

    Comment


    • #3
      Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

      Eaê xará, que bom que conseguiu arrumar teu motor aí. Me lembro como sofreu nesse dilema...

      Eu uso cabos comuns e não troco por supressivos! A bobina esquenta bem menos, já que ela não precisa "empurrar" a energia para o cabo. Li há uns tempos atrás, que cabos supressívos podem tirar até 50% da potência da faísca! Eu acredito...

      Cabos comuns são bem mais baratos, duram muito mais, e o sistema funciona melhor!

      A interferência do rádio voce mata puxando o positivo direto da bateria, e colocando um supressor de ruídos, encontrado em casas de eletrônica.
      abraço
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • #4
        Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

        Valeu pelo esclarecimento Celso agora entendi bem a diferença entre eles, JeferJ, realmente foi uma luta com o meu motor, ainda estou me acostumando com este que é bem mais fraco que o anterior, mas até poder melhorar tá de bom tamanho, assim não fico sofrendo em ver ele parado e não poder dirigir.
        Ele pode dar o problema que for, mas não troco de jeito nenhum por esses plastimóveis.
        Bom, já que os comuns são baratos, vou testar eles esse final de semana e ver se melhora realmente alguma coisa.
        Se o resultado for bom coloco o resultado aqui, caso mais alguém tenha dúvidas em qual cabo usar.

        Valeu pela ajuda pessoal.

        T+

        Comment


        • #5
          Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

          Fiz a troca dos cabos de vela e instalei os cabos normais. Medi a resistência dos cabos antigos, cada cabo tinha 4.9kΩ de resistência, os novos tinham 0.04Ω cada.
          Já ao ligar o motor senti que foi mais rápido do que antes, pude até reduzir um pouco mais a regulagem da marcha lenta.
          Testei o som para ver se teria algum ruído nos alto-falantes, mas não teve, continuou como antes sem nenhuma distorção.
          Dei algumas voltas com ele para ver se teve alguma melhora, passei por subidas onde normalmente ele pede a 1ª marcha e consegui manter a 2ª sem problemas, antes até o motor alcançar uma temperatura mais alta ele dava alguns engasgos, agora não teve mais esse problema.

          Para mim a melhora foi significativa e bem visível, não sei se os cabos que tinha já estava muito ruins, mas a partir de agora só usarei cabos comuns que são inclusive bem mais baratos que os supressivos.

          T+

          Comment


          • #6
            Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

            Postado originalmente por jgosoftwares
            Fiz a troca dos cabos de vela e instalei os cabos normais. Medi a resistência dos cabos antigos, cada cabo tinha 4.9kΩ de resistência, os novos tinham 0.04Ω cada.
            Já ao ligar o motor senti que foi mais rápido do que antes, pude até reduzir um pouco mais a regulagem da marcha lenta.
            Testei o som para ver se teria algum ruído nos alto-falantes, mas não teve, continuou como antes sem nenhuma distorção.
            Dei algumas voltas com ele para ver se teve alguma melhora, passei por subidas onde normalmente ele pede a 1ª marcha e consegui manter a 2ª sem problemas, antes até o motor alcançar uma temperatura mais alta ele dava alguns engasgos, agora não teve mais esse problema.

            Para mim a melhora foi significativa e bem visível, não sei se os cabos que tinha já estava muito ruins, mas a partir de agora só usarei cabos comuns que são inclusive bem mais baratos que os supressivos.

            T+
            Cabos com 4.9Kohms estao dentro do padrao tranquilo, talvez seu problema seja o rotor ou ate tampa.

            O rotor tb tem resistencia. Pode ser bobina fraca tb, ja que nao conseguia vencer a pequenissima resistencia dos cabos.

            Me diz ai, ignicao eletronica ou platinado??

            Outra coisa, perder 50% de potencia de faisca???

            Mitos da internet...

            Abracao
            Wagner Luis
            BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
            INTERESSADOS MANDAR MP

            http://www.fastpowerperformance.com.br

            Comment


            • #7
              Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

              Postado originalmente por wagnerls
              Cabos com 4.9Kohms estao dentro do padrao tranquilo, talvez seu problema seja o rotor ou ate tampa.

              O rotor tb tem resistencia. Pode ser bobina fraca tb, ja que nao conseguia vencer a pequenissima resistencia dos cabos.

              Me diz ai, ignicao eletronica ou platinado??

              Outra coisa, perder 50% de potencia de faisca???

              Mitos da internet...

              Abracao
              Wagner Luis
              Wagner, a bobina que estou utilizando é nova, é a boch azul k12, o distribuidor é platinado, troquei na época platinado, condensador e rotor junto com a bobina, mantive apenas a tampa, velas e os cabos.
              Antes de trocar a bobina ele estava muito pior, nem sei de que carro era a bobina que estava nele, a certeza que tenho é que não era do fusca.
              Depois da troca melhorou, mas ainda estava bem longe do ideal, depois que troquei os cabos a melhora foi bem visível, não digo que melhorou 50%, mas uns 10% a 15% melhorou, vou verificar a tampa do distribuidor e as velas e ver como estão.

              Qualquer novidade sobre isso posto aqui.

              Valeu pela ajuda.

              T+

              Comment


              • #8
                Re: Cabo de vela comum ou supressivo???

                O que pode ser tb e alguma fuga de corrente nos cabos supressivos, algo bem pequeno, dificil de se ver, principalmente se os cabos eram aqueles com baquelite na ponta (tipo original).

                Digo isso pq pela Norma NBR que nao lembro o numero, o padrao e de 6 a 10 kohms por metro de cabo, entao fica dentro do padrao o que vc encontrou.

                Pra efeito de comparacao, os cabos do VW AP que tem os terminais supressivos e nao os cabos, a resistencia dele e de 5,5kohms em cada cilindro

                Abracao
                Wagner Luis
                BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                INTERESSADOS MANDAR MP

                http://www.fastpowerperformance.com.br

                Comment

                Working...
                X