Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bobina queimando

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bobina queimando

    Minha ignição é eletrônica, com módulo fino e já uso há três anos. Queimou duas bobinas essa semana, sendo que uma queimou com o motor frio, acredito que foi no momento da partida. O que pode estar causando esse problema?

  • #2
    Re: Bobina queimando

    Postado originalmente por Débora
    Minha ignição é eletrônica, com módulo fino e já uso há três anos. Queimou duas bobinas essa semana, sendo que uma queimou com o motor frio, acredito que foi no momento da partida. O que pode estar causando esse problema?
    Boa noite Débora.

    Não entendo muito de eletrica.
    Mais algo na instalação de sua ignição deve estar errado. Pode ser coisa simples como o positivo e o negativo como algo mais grave (ligação do modulo etc).

    alguem mais entendido te responderá melhor. Mais acho que é algo na ligação ou da bobina ou do modulo ;)
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

    Comment


    • #3
      Re: Bobina queimando

      Débora,

      Você notou se a sua bobina está esquentando muito? A ponto de não poder manter a mão encostada nela? A minha esquetava bastante mas não chegou a queimar.

      A ignição que você fala(eletrônica com caixinha fina) deve ser a ignição Hall, que é a mesma que uso. É essa daqui:


      Acabei com o problema ao instalar uma resistencia em um dos fios que alimenta a bobina(positivo ou negativo). A resistencia limita um pouco a voltagem que está indo pra bobina, evitando um aquecimento indesejado desta. Acredito que, tendo voltagem em excesso, pode chegar a queimar a bobina sim.

      Aqui você encontra o tópico referente ao meu problema, e que pode lhe ajudar bastante: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7261

      A resistencia que usei é uma dessa: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-de-ignico-_JM

      Lá no tópico onde a galera me ajudou com esse problema tem várias dicas, como por exemplo, medir a voltagem que está indo na bobina. Caso tenha um multimetro é bom dar uma olhada nisso. Se não, leve num auto-elétrico e peça para conferir se o alternador não está mandando mais voltagem do que precisa.

      Abraço e espero ter ajudado!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Bobina queimando

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Débora,

        Você notou se a sua bobina está esquentando muito? A ponto de não poder manter a mão encostada nela? A minha esquetava bastante mas não chegou a queimar.

        A ignição que você fala(eletrônica com caixinha fina) deve ser a ignição Hall, que é a mesma que uso. É essa daqui:


        Acabei com o problema ao instalar uma resistencia em um dos fios que alimenta a bobina(positivo ou negativo). A resistencia limita um pouco a voltagem que está indo pra bobina, evitando um aquecimento indesejado desta. Acredito que, tendo voltagem em excesso, pode chegar a queimar a bobina sim.

        Aqui você encontra o tópico referente ao meu problema, e que pode lhe ajudar bastante: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7261

        A resistencia que usei é uma dessa: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-de-ignico-_JM

        Lá no tópico onde a galera me ajudou com esse problema tem várias dicas, como por exemplo, medir a voltagem que está indo na bobina. Caso tenha um multimetro é bom dar uma olhada nisso. Se não, leve num auto-elétrico e peça para conferir se o alternador não está mandando mais voltagem do que precisa.

        Abraço e espero ter ajudado!
        Só para explicar, o que muitos parece que desconhecem, inclusive eletricistas: A bobina p/ ignição eletronica para NÃO trabalha com 12 Volts e sim com 9 VOLTS, se o carro possui ignição eletronica de FABRICA, o proprio carro em algum lugar da instalação possui uma RESISTENCIA que abaixa a tensão de 12 VOLTS para 9 VOLTS na entrada da bobina. Essa resistencia é feita em porcelana e custa em media 25 reais. Acontece que muitas pessoas fazem a modificação e não sabe deste detalhe. Mas o colega tambem falou certo. É melhor verificar o alternador para cientificarse não está gerando mais do que convem, ainda ontem ouvi de um funcionario da Bosch, se a ``caixinha``a Bosch 6 pinos ou sensor Hall, estiver com problemas,(componentes internos FORA das especificações) ela ajuda a esquentar a bobina mais do que convem. Grato

        Comment


        • #5
          Re: Bobina queimando

          Pessoal, queria colocar algo que conheço por experiência própria.

          A bobina das ingnições transistorizadas dos VW até 92 é a BOSCH 9.220.081.077

          Por causa da conexão "pinada", existe um pino que trava o conector do cabo de vela, a aparência dela é similar a utilizada pelas ignições TZ-H dos VW posteriores a 93, que se utilizam da unidade de comando 142, esta bobina é a 9.220.081.097 no máximo se pode utilizar sem problemas a 098 dos VW 2.0.

          A utilização da 077 no lugar da 097 causa a queima da bobina em pouco tempo, devido as diferenças de enrolamento dos primario e secundário.

          Infelizmente, seja por má fé, ou por desconhecimento, muitos balconistas vendem a 077 como substituta para a 097, causando problemas aos usuários.

          Comment

          Working...
          X